Países onde o seguro viagem é obrigatório em 2024
Planejar uma viagem internacional desperta em nós uma mistura de emoções. De um lado, a euforia de conhecer pontos turísticos e mergulhar em uma nova cultura, do outro, a preocupação em calcular as despesas, montar o melhor roteiro, reservar hospedagens, converter moedas e providenciar os documentos. E na empolgação do momento, é fácil se esquecer de algum item obrigatório.
Você sabia que, além de passaporte e visto, há diversos países que exigem seguro viagem?
São poucos os países que possuem sistema de saúde gratuito e ainda mais raros são aqueles onde esse tipo de cobertura se estende a turistas estrangeiros.
Além de cobrir despesas hospitalares, seguros de viagem também oferecem proteção em caso de extravio de bagagem, cancelamento de voo, perda de documentos e até assessoria jurídica em caso de envolvimento em acidente de trânsito.
A seguir, você encontra uma lista atualizada em janeiro de 2024 com os nomes dos países onde o seguro viagem é obrigatório, além de todas as informações necessárias para contratar e acionar o serviço.
Preste atenção nos detalhes e não se distraia durante a leitura!
Navegue pelo post
Por que alguns países exigem seguro viagem?
Isso é feito para garantir que os viajantes tenham acesso a assistência médica em caso de doença ou acidente durante a estadia.
Em muitos lugares, especialmente em países desenvolvidos, os custos com serviços médicos podem ser extremamente altos. O seguro viagem garante que os visitantes estarão financeiramente protegidos em caso de emergências, evitando assim situações em que um turista fica sem recursos financeiros para cobrir despesas médicas necessárias e acumulem dívidas.
Além disso, o seguro viagem internacional é importante para cobrir despesas com repatriação, traslado médico, cancelamento de viagem, extravio de bagagem, perda ou roubo de pertences e outros imprevistos que possam ocorrer durante a sua viagem.
É obrigatório ter seguro viagem na Europa?
O seguro viagem não é obrigatório em todos os países da Europa, mas em todos aqueles que fazem parte do Espaço Schengen, um tratado que possibilita a livre circulação de pessoas entre eles. Os países-membros são: Áustria, Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.
Há, ainda, outros países europeus em que o seguro viagem é obrigatório, mesmo que eles não façam parte do Tratado de Schengen, como é o caso da Rússia, Bielorrússia (Belarus) e da Ucrânia.
O que acontece se não tiver seguro viagem?
Ao viajar sem seguro viagem internacional, você assume o risco de ter que cobrir despesas médicas e hospitalares decorrentes de situações imprevisíveis no exterior, que podem incluir desde uma simples queda até casos mais graves, como atropelamento, intoxicação alimentar ou até mesmo um infarto.
Se você não dispuser de seguro viagem, todos os gastos decorrentes desses incidentes serão de sua responsabilidade, o que pode se tornar ainda mais problemático caso não tenha recursos suficientes disponíveis.
Nos Estados Unidos, por exemplo, é tão comum despejar pacientes que não tenham dinheiro para custear atendimento médico que a prática até ganhou nome, se chama “patient dumping”. Não importa a gravidade do caso, as pessoas são largadas à própria sorte. É uma triste realidade!
Para completar, se o pior acontecer, seus familiares serão obrigados a arcar com todas as despesas relacionadas ao repatriamento do corpo. Portanto, a ausência de seguro viagem não apenas compromete a sua saúde e segurança, mas também pode resultar em implicações financeiras significativas para você e outras pessoas próximas.
Agora, se você estiver viajando para países onde o seguro viagem é obrigatório, poderá enfrentar consequências mais sérias, como ser forçado a adquirir um plano local ou até mesmo ser vetado de prosseguir viagem. Nesses casos, os prejuízos financeiros também são enormes, pois você terá que arcar com o voo de volta e não terá direito de reembolso das despesas pagas.
Sendo assim, mesmo que o seguro não seja obrigatório, é uma precaução sensata para garantir uma viagem mais tranquila e protegida.
Qual é o valor de cobertura mínima do seguro viagem?
Geralmente, não há uma exigência quanto ao valor mínimo de cobertura para o seguro viagem internacional. Os países do Espaço Schengen, no entanto, requerem ao menos 30 mil euros para despesas médicas, regresso sanitário e repatriação funerária.
A Venezuela é outra exceção e exige que turistas estrangeiros contem com cobertura mínima de 40 mil dólares para as mesmas finalidades citadas acima, enquanto Cuba pede apenas 10 mil dólares.
Enfim, como você pode perceber, os requisitos de entrada são muito específicos. Para garantir que você esteja em conformidade, é fundamental consultar páginas oficiais de turismo, embaixadas ou consulados do país de destino antes de embarcar.
Quais países exigem seguro viagem?
Tenha em mente que as regras de entrada em um país podem ser alteradas por inúmeras razões, por isso se faz necessário consultar sites oficiais para ficar a par dos documentos exigidos.
Em janeiro de 2024, fizemos uma consulta minuciosa para checar quais países exigem seguro viagem e esta é a lista.
América do Sul
- Equador
- Guiana Francesa (por fazer parte do território francês)
- Suriname
- Venezuela
Leia mais sobre seguro viagem para a América do Sul.
América Central
- Cuba
- Guadalupe
- Martinica
- São Bartolomeu
- São Martinho
Europa
- Áustria
- Alemanha
- Bélgica
- Bielorrússia (Belarus)
- Croácia
- Dinamarca
- Eslováquia
- Eslovênia
- Espanha
- Estônia
- Finlândia
- França
- Grécia
- Hungria
- Islândia
- Itália
- Letônia
- Lituânia
- Liechtenstein
- Luxemburgo
- Malta
- Noruega
- Países Baixos
- Polônia
- Portugal
- República Tcheca
- Rússia
- Suécia
- Suíça
- Ucrânia
Leia mais sobre seguro viagem para a Europa.
África
- Argélia
- Namíbia
- Seychelles
Ásia
- Arábia Saudita
- Bahrein
- Brunei
- Catar
- Emirados Árabes Unidos
- Irã
- Israel
- Jordânia
- Kuait
- Líbano
- Myanmar
- Omã
- Vietnã
Leia mais sobre seguro viagem para a Ásia.
Oceania
- Austrália
Antártida
- obrigatório em todos os cruzeiros e expedições.
Quanto custa o seguro viagem internacional?
É possível contratar seguro viagem internacional a partir de R$ 9 por dia. No entanto, os valores finais podem variar de acordo com o plano escolhido, a duração da viagem, idade dos segurados e número de pessoas contratando o serviço juntas.
Utilize sempre um comparador de seguros para encontrar o melhor custo-benefício. Veja o passo a passo ou continue acompanhando a leitura.
Como contratar o seguro viagem internacional?
O passo a passo para contratar o seguro viagem internacional é muito simples e não leva nem 5 minutos:
- Entre no site da Seguros Promo ou Real Seguro Viagem.
- Preencha os dados atentamente.
- Selecione entre até 4 planos e faça a comparação entre eles.
- Escolha o plano que atenda melhor às suas necessidades.
- Preencha os dados de pagamento e aplique o cupom de desconto.
Descontos de até 20%
Agora que você já viu a lista de países que exigem seguro viagem e está ciente da importância de estar protegido contra eventuais emergências, temos um incentivo a mais para você não se arriscar.
Use os nossos cupons de desconto e economize em qualquer destino!
- Acesse a página da Seguros Promo
- Preencha as datas de sua viagem e escolha um destino
- Selecione a apólice
- Utilize o cupom na etapa de pagamento
Cupom temporário válido até 30/11/2024
- Acesse a página da Real Seguro Viagem
- Preencha as datas de sua viagem e escolha um destino
- Selecione a apólice
- Utilize o cupom na etapa de pagamento
Cupom permanente
Como acionar o seguro no exterior?
Para utilizar o seguro viagem no exterior, é simples. Basta ligar para o número de telefone fornecido na sua apólice, o documento que a seguradora envia para o seu e-mail quando você contrata o serviço.
Para facilitar a comunicação, as ligações podem ser feitas de qualquer lugar do mundo, e o atendimento é disponibilizado em português, todos os dias da semana, 24 horas por dia.
Em situações de emergência, você tem a opção de se dirigir diretamente ao consultório médico ou hospital. Contudo, é fundamental que você guarde os comprovantes de atendimento e pagamento, pois eles serão solicitados no momento de pedir o reembolso, seguindo os limites de gastos do plano contratado e as regras específicas de cada seguradora.
Ficou com alguma dúvida sobre este assunto? Envie a sua pergunta na caixa de comentários, teremos o maior prazer em ajudar.
Leia mais sobre seguro viagem
- Cupom de 30% de desconto para seguro viagem
- Países que exigem seguro viagem em 2024
- Como fazer seguro viagem (guia passo a passo)
- Como comparar planos de seguro viagem
- Como analisar e entender a apólice do seguro viagem
- Como contratar ou estender o seguro viagem no exterior
- Diferenças entre seguro saúde e seguro viagem
- Seguro viagem anual: quando vale a pena?
Gisele Rocha
Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.
Oi, tudo bom?
Sabe me confirmar a informação sobre os países que exigem seguro viagem? Pois procurei esta informação no portal de Relações Exteriores e o que encontrei por lá era praticamente metade dos países que você citou (estava Europa, Venezuela, Cuba e Austrália). Procurei em outras fontes também e a informação era semelhante com o que vi por lá. Pode me ajudar?
Muito obrigado!
Oi, Éder! Comigo tudo bem, e com você?
Na última vez que consultei, o site do Itamaraty estava desatualizado.
Sobre quais países especificamente você deseja saber?
Abraços,
Gisele