Montego Bay fica na costa noroeste da Jamaica, a 140 km de distância da capital Kingston. É uma cidade de grande importância turística, com praias surreais, natureza exuberante, construções históricas, vida noturna agitada e o maior porto da região, que recebe cruzeiros vindos do mundo inteiro.

Há muito o que fazer em Montego Bay e neste artigo vamos te mostrar tudo o que a cidade tem a oferecer. Conheça suas principais praias, sítios centenários (e mal assombrados), passeios em meio à floresta tropical, onde comer os pratos típicos da Jamaica, onde se hospedar, lugares para fazer compras, entre outras dicas práticas para você se dar bem durante a viagem.

Documentos necessários para viajar para a Jamaica

Brasileiros não precisam de visto para visitarem a Jamaica, porém outros documentos devem ser providenciados antes do embarque. São eles:

Melhor época para ir a Montego Bay

A Jamaica tem um clima tropical, com verão quente e úmido e inverno menos quente, porém mais seco. A temperatura média anual varia entre 23°C e 32°C, então dificilmente você passará frio na cidade.

Em relação ao período de chuvas, a Jamaica está na rota de furacões do Caribe, que vai de junho a meados de novembro. Portanto, a melhor época para ir a Montego Bay é entre dezembro e abril, meses em que chove menos.

Montego Bay sedia eventos de grande importância nacional. Se você quiser conhecer a cultura do país a fundo, programe-se para participar de algum deles:

  • Jamaica Jazz & Blues Festival (janeiro);
  • Bob Marley Birthday Bash (fevereiro);
  • Carnaval (abril);
  • Reggae Sumfest (julho)

Como chegar a Montego Bay

Aeroporto Internacional Sangster, Montego Bay, Jamaica
Aeroporto Internacional Sangster, Montego Bay, Jamaica. Créditos: Adriano Castro

Para chegar a Montego Bay existem basicamente duas opções. Abordaremos detalhadamente cada uma delas.

Navio

Em Montego Bay o verão nunca acaba! Há dias ensolarados em qualquer mês do ano, sempre com temperaturas agradáveis e mar azul turquesa. Não é à toa que as principais companhias de cruzeiro colocam a cidade em suas rotas pelo Caribe.

Veja o calendário de cruzeiros que passarão por Montego Bay em 2019, 2020 e 2021 e programe as suas próximas férias.

Avião

Montego Bay possui um dos principais aeroportos da Jamaica, o Aeroporto Internacional Sangster. Para ir até o seu hotel você pode alugar um carro ou contratar um transfer. Nós escolhemos a primeira opção.

Onde ficar em Montego Bay

Fomos informados de que ficar no Centro de Montego Bay não é seguro, pois a área é mal frequentada à noite. Sendo assim, tínhamos duas opções: ficar em um resort à beira-mar, onde as diárias são mais caras, ou nas colinas da cidade, em meio à natureza e mais próximos do cotidiano dos moradores locais.

Nem pensamos duas vezes, escolhemos a segunda opção e ficamos no Takuma Boutique Hotel (74). Você pode ler o review completo no post “Onde ficar em Montego Bay, Jamaica“.

Quantos dias ficar em Montego Bay?

Para conhecer as principais praias você precisará de apenas dois dias. Entretanto, para visitar outros pontos turísticos em Montego Bay e arredores, recomendamos que você fique na cidade ao menos 4 dias inteiros.

O que fazer em Montego Bay

Não falta o que fazer em Montego Bay! A cidade é o paraíso para quem gosta de praias calmas, mar cristalino e dias ensolarados. Há opções para todas as idades e orçamentos.

Não tenha dúvidas de que você irá se apaixonar pela cidade. Continue lendo e descubra o porquê!

Doctor’s Cave Beach

Contam que Doctor’s Cave Beach ganhou esse nome nos anos 1920, quando um osteopata britânico visitou o local e afirmou que a água desta praia possuía propriedades medicinais curativas, o que acabou atraindo cada vez mais visitantes e fez com que o turismo na região crescesse exponencialmente.

Por ser um ponto turístico recomendado em todos os guias de viagens, é natural que a praia fique lotada durante a alta temporada e nos dias de chegada de cruzeiros, o que não compromete sua beleza, mas atrapalha o sossego de quem só quer um lugar para relaxar.

Para quem foge das hordas de turistas, recomendamos lugares mais afastados, como o Rose Hall Beach Club, que tem praia privativa, ou a Wiltshire Beach, que fica a caminho de Falmouth, às margens da rodovia A1.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h30 às 17h30.
Preço: $7,50 para adultos e US$3,75 para crianças de até 12 anos.

Cornwall Beach

Royal Decameron Cornwall Beach, Montego Bay, Jamaica
Royal Decameron Cornwall Beach, Montego Bay, Jamaica. Créditos: Divulgação

Era uma vez uma linda praia de areias brancas como açúcar refinado, águas calmas e mornas, que fazia a alegria de moradores locais e turistas, promovendo a interação entre pessoas de diversos países.

Cornwall Beach sempre foi uma alternativa à badalada Doctor’s Cave, que fica a apenas cinco minutos de caminhada. Pagando uma quantia simbólica era possível ter acesso a estacionamento, vestiário, banheiro, aluguel de espreguiçadeiras, bares e restaurantes, mas essa fonte de lazer e trocas culturais secou quando foi comprada por uma rede de resorts que agora cobra uma taxa altamente restritiva para quem quiser botar os pés na água e admirar essa obra de arte da natureza.

Teoricamente, nenhum estabelecimento pode negar acesso à praia, mas você vai mesmo querer se desgastar entrando em uma discussão com um segurança que está ali apenas cumprindo ordens?

Você pode escolher entre tentar entrar sorrateiramente nadando desde a praia vizinha ou pagar a taxa de $70 do day use que dá direito a comidas e bebidas ilimitadas. Nós não quisemos nos sujeitar a nada disso e partimos direto para a praia seguinte.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 17h.
Preço: $70 por pessoa

Dead End Beach

De todas as praias em Montego Bay, essa foi a nossa favorita. Não só pelo mar azul turquesa, ou pelas águas calmas, pela gratuidade ou pela facilidade em encontrar vagas para estacionar o carro na rua.

Dead End Beach chamou a nossa atenção ainda durante o planejamento da viagem, quando descobrimos que ela está localizada nos fundos do Aeroporto Internacional Sangster e que seria possível ver os aviões pousando bem perto de nós, assim como acontece na famosa Maho Beach, em St. Maarten, onde fica o Aeroporto Internacional Princesa Juliana.

Diferente das praias anteriores, nesta não há banheiros e nem espreguiçadeiras disponíveis para aluguel, mas há barraquinhas e restaurantes por perto. Pode apostar que você não vai precisar de nada além disso.

Horário de funcionamento: 24 horas por dia.
Preço: entrada gratuita

Walter Fletcher Beach & Aquasol Theme Park

Walter Fletcher Beach & Aquasol Theme Park
Walter Fletcher Beach & Aquasol Theme Park. Créditos: Divulgação

Se estiver procurando o que fazer em Montego Bay com crianças, coloque o Aquasol Theme Park no topo da lista. Ele abriga a Walter Fletcher Beach, que passou alguns meses fechada, mas reabriu ao público recentemente mais bela do que nunca.

Possui águas tranquilas, perfeitas para passeios de barco, banana boat e jet-ski e favoráveis à prática de snorkeling e mergulho. Dentro do parque a criançada pode se divertir com mesas de pingue-pongue, toboáguas e corridas de kart, coisas que você não encontrará em nenhuma outra praia de Montego Bay.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h; sábados e domingos, das 9h às 12h.
Preço: $6 para adultos e $5 para crianças. Algumas atividades são cobradas à parte.

Tropical Bliss

Depois que a Cornwall Beach foi engolida por uma rede de resorts, a população de Montego Bay ficou carente de opções de praias públicas e baratas para frequentar nos dias de folga. Foi aí que um grupo de empreendedores locais teve a ideia de criar o Tropical Bliss, um espaço à beira-mar com área de lazer, gastronomia e programação cultural.

Para quem busca o que fazer em Montego Bay fora do circuito clichê, o Tropical Bliss é um lugar imperdível. Também é um dos poucos espaços da cidade adaptados para cadeirantes e com gerente poliglota que pode intermediar a comunicação entre turistas estrangeiros e funcionários jamaicanos.

Horário de funcionamento: indisponível
Preço: $5 por pessoa

Martha Brae River

Rafting Martha Brae River, Montego Bay, Jamaica
Rafting Martha Brae River, Montego Bay, Jamaica. Créditos: Barney Bishop / Fonte: Flickr

Martha Brae é um dos maiores rios da Jamaica e embora esteja isolado em meio à floresta, fica a poucos minutos do centro da cidade. É o passeio perfeito para quem procura o que fazer em Montego Bay longe das multidões de turistas que se aglomeram nas praias públicas em dias de chegadas de cruzeiros.

São aproximadamente 90 minutos de passeio a bordo de uma jangada de bambu ao longo do rio Martha Brae. As águas são calmas e a jangada bastante estável, então não há o que temer. É só se acomodar, relaxar e observar a natureza.

O passeio inclui uma visita ao “Miss Martha’s Herb Garden“, um jardim que abriga inúmeras espécies de plantas com propriedades medicinais e curativas. O único ponto negativo é a insistência dos vendedores de artesanato que aparecem no fim do tour, mas a essa altura do campeonato você já estará treinado a se desvencilhar deles.

Preço: $70

Reservar passeio

Continua após a publicidade

Outros pontos turísticos em Montego Bay

O tempo virou e agora você precisa encontrar o que fazer em Montego Bay além das praias? Pois saiba que a cidade preserva construções que recontam a história do tempo em que a Jamaica ainda era uma colônia britânica. Vale a pena reservar algumas horas do seu dia (ou da noite) para conhecê-las.

Rose Hall

Rose Hall Great House, uma casa mal assombrada em Montego Bay, Jamaica
Rose Hall Great House, uma casa mal assombrada em Montego Bay, Jamaica. Créditos: Divulgação / Fonte: GetYourGuide

Rose Hall Great House é a Casa Grande de uma antiga plantação de cana-de-açúcar cercada de lendas e histórias macabras. Esse é um dos pontos turísticos de Montego Bay que você só pode visitar se não tiver medo de fantasmas, espíritos e forças sobrenaturais.

O passeio guiado conta as histórias sinistras da vida de Annee Palmer, mais conhecida como “A Bruxa Branca“, que matou três de seus maridos e outros tantos escravos e amantes. O túmulo dela está na área externa da casa e os mais sensitivos contam que seu espírito ainda assombra o casarão. Na loja de souvenires, inclusive, são vendidas fotos com supostas aparições do fantasma de Annee. Cruz credão!

É possível fazer o tour durante o dia, mas se você for corajoso de verdade, é melhor fazê-lo à noite, à luz de velas, que cria uma atmosfera muito mais assustadora.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h às 17h e das 18h30 às 21h30.
Preço: $20 online e $25 na bilheteria.

Reservar passeio

Cinnamon Hill Great House

Construído em 1700, Cinnamon Hill não figura entre os principais pontos turísticos de Montego Bay, mas pode ser um passeio interessante para aprender sobre a história do país e das personalidades que nele viveram. A única forma de visitá-la atualmente é fazendo o tour guiado, cujos ingressos podem ser comprados no site da Rose Hall Great House ou na bilheteria dessa mesma casa.

Cinnamon Hill Great House também é uma remanescente do ciclo do açúcar da Jamaica. Daquele período ficaram apenas um aqueduto e um antigo moinho para contar a história, mas para ser honesta, o motivo que traz turistas do mundo inteiro a este local é outro: Johnny Cash!

O lendário cantor de country music nascido no Tennessee, Estados Unidos, viveu com sua esposa durante décadas nesse casarão e muitos de seus móveis, instrumentos musicais e objetos pessoais ainda podem ser visto durante o tour, que reconta a vida de Johnny Cash como uma pessoa comum, não como um astro da música. Um passeio que fã nenhum pode perder!

Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h às 17h.
Preço: $20 online e $25 na bilheteria da Rose Hall Great House.

Fort Montego

Estávamos procurando o que fazer em Montego Bay depois de um dia de praia e saímos de carro sem nenhum planejamento, foi aí que encontramos o Forte de Montego, que por si só não é nenhum grande atrativo, mas tem uma vista estupenda do mar do Caribe, além de estar cercado por bares, restaurantes e lojinhas de artesanato.

Montego Bay Cultural Centre

Montego Bay Cultural Centre, Jamaica
Montego Bay Cultural Centre, Jamaica. Créditos: Divulgação

Inaugurado em 2014, o Centro Cultural de Montego Bay é uma rica fonte de informação sobre a história do país e da cultura Rastafári, que desperta interesse em tantos turistas principalmente pelo uso da cannabis como erva espiritual. O passeio guiado traz luz acerca da cultura local, rompendo preconceitos e mostrando que há fundamentos por trás da religião que alguns acreditam ser apenas um estilo de vida de quem não quer nada com a dureza.

Além das exposições e galerias, no Centro Cultural você uma loja de lembrancinhas e um bistrô cujo cardápio é recheado de pratos jamaicanos deliciosos. Experimente!

Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 17h; aos domingo o Centro Cultural funciona das 12h às 17h.
Preço: entrada gratuita, mas doações são bem-vindas.

Imersão cultural nos arredores de Montego Bay

O Centro Cultural é um ponto turístico de Montego Bay que tem o objetivo de apresentar a história e tradições locais, mas se você estiver procurando experiências mais genuínas, aconselho que reserve ao menos um turno do seu dia para alguns destes passeios nos arredores da cidade.

Rastafari Indigenous Village

O movimento Rastafári nasceu na Jamaica na década de 1930 e ficou conhecido mundialmente através de cantores famosos como Bob Marley, Jimmy Cliff e Peter Tosh, adeptos dessa religião.

O passeio que leva à Rastafari Indigenous Village é uma oportunidade única de experimentar esse estilo de vida e aprender mais sobre seus valores de preservação da natureza e desapego material.

O guia mostra os alimentos usados como base na dieta vegana dos rastas, apresentando as propriedades medicinais de cada legume, verdura, erva e tempero. Eles acreditam que a cura vem da natureza e se recusam a tomar remédios produzidos em laboratórios.

Para fechar o passeio, os visitantes participam de um momento de meditação e de música, onde os anfitriões entoam o “Satta Massagana“, uma espécie de mantra. Antes de ir embora você pode comprar produtos artesanais, acessórios, roupas e até remédios, todos feitos ali na aldeia como forma de angariar fundos para a manutenção daquele espaço que mantém viva a cultura rasta.

Horário de funcionamento: sem horários definidos. Chegue entre às 9h e 17h e aguarde a formação de um grupo.
Preço: $35 por pessoa

Ahhh Ras Natango Garden and Gallery

Mais um passeio para quem procura o que fazer em Montego Bay fora do circuito turístico convencional. Ahhh Ras Natango é um reduto de paz nas colinas de St. James, cercado por floresta tropical, com mais de 50 espécies de samambaias, orquídeas, bromélias, árvores frutíferas e outras plantas exóticas.

Quem mantém a propriedade é Ian Williams (mais conhecido como Ras Natango), sua esposa Tamika e a filha Ayale, que juntos transformaram esse lugar tranquilo em um jardim botânico, ateliê, galeria de arte e restaurante. O negócio familiar cresceu tanto que hoje emprega dezenas de pessoas da região!

As obras de arte criadas por Ras Natango já foram vendidas para 17 países. Algumas peças também embelezam resorts de luxo em Montego Bay, como o RIU e Half Moon. Sua arte é inspirada na natureza, na cultura e na vida jamaicana. Vale a pena conferir!

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 18h. Para os finais de semana é necessário fazer agendamento prévio através do e-mail amika@ahhhrasnatango.com.
Preço: $35 por pessoa

Reservar passeio

Hampden Estate Rum Tour

Chegar à Hampden Estate não é tarefa fácil. Você vai precisar de atenção, paciência e habilidade para transitar pelas estradas sinuosas, esburacadas e estreitas que levam até lá. Internet e GPS também são imprescindíveis, já que não há sinalização pelo caminho.

Quem superar o desafio será recebido com um delicioso “rum punch“, coquetel de frutas que tem tudo a ver com o clima tropical da Jamaica.

A Hampden Estate é uma das fazendas de açúcar mais antigas da ilha e sua destilaria funciona há mais de 265 anos com os aparatos originais. Durante o tour, que dura cerca de 2 horas, o guia mostra cada etapa da produção do rum, a bebida mais apreciada no Caribe.

No final os visitantes podem degustar doses de Rum Fire e Hampden Gold, duas bebidas premiadas produzidas ali, enquanto saboreiam uma deliciosa refeição com pratos típicos da gastronomia jamaicana.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, com tours entre 10h e 11h.
Preço: $50, com almoço incluído.Observação: apenas maiores de 18 anos podem participar do Hampden Sugar Estate Tour.

O que e onde comer em Montego Bay

Patties, prato típico da Jamaica
Patties, prato típico da Jamaica. Créditos: ritcharnd moskow / Fonte: Wikimedia Commons

A culinária jamaicana é rica em cores e sabores. Felizmente ela tem certa similaridade com a cozinha brasileira, baseada em arroz, feijão, legumes e carne, o que diferencia as suas são as especiarias utilizadas no tempero e a forma de preparo.

Entre os pratos típicos da Jamaica que você não pode deixar de experimentar durante a viagem, podemos destacar: jerk chicken, patties, callaloo, gizzada e especialmente o ackee and saltfish, que eu não vou dizer exatamente o que é para você não torcer o nariz antes de provar.

Todos estes restaurantes servem comida jamaicana, alguns mais econômicos, outros mais sofisticados.

  • Tastee Patties
  • Juici Patties
  • Pier Onde
  • The Pelican Grill
  • Scotchies

Compras em Montego Bay

Craft Market Montego Bay, Jamaica
Craft Market Montego Bay, Jamaica. Créditos: Gisele Rocha

As principais áreas comerciais da cidade e os craft markets mais completos ficam na área central de Montego Bay. A começar pela “Hip Strip“, nome popular da Avenida Gloucester, que vai do Harbour Beach Park até Avenida Gloucester. Lá você encontra lojas de artesanato, roupas de grife, cafés, restaurantes, boate e tudo mais que você possa precisar para a sua viagem.

O mercado de artesanatos mais popular da cidade é o da Harbour Street, que ocupa três quarteirões. Lá você encontra roupas, instrumentos musicais, esculturas, pinturas, lembrancinhas, peças de madeira, bolsas de palha e mais uma infinidade de produtos feitos à mão.

⚠️ DICAS PARA SE DAR BEM: Os vendedores são bastante insistentes, às vezes chegam a ser agressivos e desrespeitosos. Nossa dica é que você vá focado no que quer comprar, ao invés de andar pelos corredores olhando os produtos.

Barganhar é fundamental! Eles não gostam de perder nenhuma venda, jogam os preços nas alturas para ver se cola e já esperam que os clientes negociem os valores.

Leia mais sobre a Jamaica

Agora que você já conhece todos os pontos turísticos em Montego Bay e tem todas as dicas necessárias para aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer, que tal ler sobre outros destinos na Jamaica? Boa viagem!

Montego Bay

Negril

Ocho Rios

Port Antonio

Prepare-se para sua viagem

Takuma Boutique Hotel and Villa Suites

Mount Zion Rose Hall

Descrição baseada em avaliações do Booking

De acordo com revisões retiradas do Booking, a localização do hotel é ótima. Os serviços prestados e as comodidades beiram a excelência, chamando atenção também pelo conforto. Podemos dizer que o custo benefício é excelente.

Diárias a partir de R$285,00 (preço atualizado em 06 de junho de 2019)

Quando você utiliza o botão abaixo para procurar sua hospedagem, o Viajei Bonito ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. É uma forma de ajudar nosso blog a continuar vivo, trazendo informações valiosas para sua viagem.

Verificar disponibilidade

Em Montego Bay, nossa sugestão de hospedagem é o Takuma Boutique Hotel and Villa Suites (74, diárias a partir de R$285,00). Aprenda a reservar um hotel pela internet aqui. Você pode procurar outros hotéis através do Booking, ou então se sua preferência é por albergues, acesse o Hostelworld.

Quer economizar em sua viagem? Conheça então os cupons de desconto oferecidos pelo Viajei Bonito.

Vai alugar um carro? O preço do aluguel de veículos na categoria Compacto em Montego Bay é de aproximadamente R$185,00 por diária (confira mais preços aqui). Na Rentcars você compara preços em diversas locadoras no mundo todo com muita segurança, sem taxas no cartão de crédito, 5% de desconto no boleto, parcelamento em até 12 vezes e isenção de IOF. Veja como é simples fazer sua cotação e reservar um carro pela internet.

Receba um desconto de R$10 em sua primeira viagem com a Uber ao utilizar o cupom adrianoc135ue durante o cadastro pelo aplicativo ou então através deste link.

testamos o chip internacional da Easysim4u na Jamaica e aprovamos o serviço. Clique aqui para ver todas as opções de coberturas disponíveis nos EUA e em mais de 210 países! Ainda, utilize o cupom VIAJEIBONITO10 para garantir 10% de desconto em seu pedido! Recomendamos que você dê uma olhada no plano Dados Mundi que sai a partir de R$202,60. O Viajei Bonito indica também como alternativa o chip da Yes Brasil.

Se você teve algum voo cancelado, atrasado, perda de conexão, overbooking, extravio de bagagem ou outros tipos de imprevisto com companhias aéreas, faça aqui uma consulta e descubra se você tem direito a indenizações. A Resolvvi cuida de toda a burocracia e você recebe o valor sem sair de casa, além de pagar apenas se ganhar.

É altamente recomendável contratar um seguro viagem para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiro.

Em Montego Bay, o almoço simples sai por volta de R$24,74, já o fast-food sairá por mais ou menos R$25,49. Considerando o cappuccino, podemos dizer que o cafezinho da tarde custa R$10,49. Em restaurantes, a garrafa d'água de 330ml custa R$3,00, o refrigerante - considerando também o de 330ml - custa R$3,00 e o pint de cerveja R$8,40.

Descubra quanto custa viajar para Montego Bay.

A GetYourGuide oferece passeios, tours, visitas a atrações turísticas e guias para vários destinos no mundo! Descubra o que ela tem a oferecer para Montego Bay. Você pode conferir também o nosso passo-a-passo sobre como reservar tours e guias pela internet.

Descubra quanto custam os voos para Montego Bay, ou então pesquise por preços de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais na plataforma da Passagens Promo.

Com base em cotações atualizadas diariamente do Alpha Vantage, a proporção entre o Dólar jamaicano e o Real é de 1 JMD para 0,0299 BRL. Utilizando o voucher VIAJEIBONITO você garante em sua primeira compra 10% de desconto no spread da BeeCâmbio e 25% de desconto no spread da Remessa Online, além de garantir as melhores taxas para câmbio de moeda. Confira nosso passo-a-passo para enviar e receber dinheiro do exterior durante uma viagem.

Adicione ao Pinterest

Clique na imagem ao lado para adicionar este artigo em seu Pinterest e veja também nossos painéis. Foto por: CO Leong / Fonte: Shutterstock

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

Ver mais artigos de Gisele Rocha

Créditos da imagem de capa: Adriano Castro. Imagem utilizada nas redes sociais: Jam Voyage / Fonte: Shutterstock.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *