O que fazer em caso de perda ou furto do passaporte no exterior
Sabemos que, junto com o visto, o passaporte é o documento de maior importância em viagens internacionais, e que, sendo assim, ele deve ser tratado como uma relíquia durante toda a jornada. Por outro lado, sabemos que acidentes e eventualidades acontecem e, por isso, estamos aqui para te ajudar a descobrir o que fazer em caso de perda ou furto do passaporte no exterior. Sabemos que essa situação, num cenário de desconhecimento, pode se tornar um dos piores pesadelos do turista.
Navegue pelo post
Registre a denúncia de roubo ou extravio
A primeira medida a ser tomada em caso de perda ou furto do passaporte é o registro do boletim de ocorrência. Isso precisa ser feito com urgência, para garantir que ele não seja utilizado com más intenções por terceiros, e para que você possa dar continuidade ao processo de solicitação do novo passaporte.
Esse registro deve ser feito na delegacia de polícia mais próxima do local onde ocorreu a perda.
Solicite um novo documento na embaixada ou consulado
Com o BO em mãos, é hora de correr atrás da emissão de um novo passaporte. Para realizar a solicitação, é preciso preencher um formulário disponível para acesso no portal do Ministério das Relações Exteriores e ir até consulado ou embaixada do Brasil no país em que você está. Caso não saiba se a cidade onde está possui representação consular, consulte a lista de pontos de assistência ao redor do mundo.
Com a apresentação da documentação correta (lembre-se de consultar a lista completa no portal online antes de ir ao local, para não perder viagem), é possível dar entrada no processo e solicitar a redução no prazo de entrega do passaporte — que varia de acordo com o local, podendo ser de 7 a 20 dias — com a apresentação de documentos que comprovem a urgência no recebimento do material
Importante saber: perda de documentos não configura “situação de emergência” segundo as normas do consulado, então, a solicitação de segunda via precisa ocorrer, obrigatoriamente, no horário de expediente do consulado ou embaixada.
Sim, este será mais um procedimento burocrático para a sua viagem. Mas não entre em pânico! Sabendo o que fazer em caso de perda ou roubo do passaporte no exterior, o nível de estresse no processo é reduzido e as chances de resolver o problema em menos tempo e com menos dor de cabeça são muito menores!
Faça a requisição do novo visto
Trâmites vencidos, passaporte em mãos, fim do trabalho, certo? Errado! Ter um novo passaporte não é suficiente para permanecer ou deixar países que exigem visto de documentação brasileira.
Para seguir com o processo, informe-se também nas Repartições Consulares sobre a emissão de novos vistos. Será preciso fazer contato com os órgãos locais dos países que serão visitados e obter novamente cada uma das permissões.
Dicas extras
1) ARB: forma rápida de retornar ao Brasil
Se sua viagem já está no fim e você só precisa voltar ao Brasil, existe uma maneira de adiar a burocracia, solicitando ao Setor Consular a emissão de uma ARB, ou Autorização de Retorno ao Brasil, que permite o embarque com deslocamento direto ao sem passaporte.
Essa solução também traz menos prejuízos a seu bolso viajante, já que o documento é emitido gratuitamente mediante a apresentação de um documento que comprove a perda do passaporte, sua nacionalidade e a necessidade de retornar ao país naquela data.
2) Como reduzir as chances de perda ou furto do passaporte?
Imprevistos acontecem, mas relembrar algumas dicas de segurança e proteção do passaporte nunca é demais!
- Guarde seu passaporte em locais estratégicos em suas bolsas e malas. Uma boa dica é guardá-lo no cofre do hotel e andar com uma cópia das páginas de identificação e do visto. A segunda opção é colocá-lo em uma doleira (uma espécie de pochete projetada especificamente para carregar documentos e dinheiro) junto ao corpo. Já falamos sobre ela no artigo sobre onde esconder dinheiro durante uma viagem.
- Faça cópias do documento e leve com você em diferentes formatos: fotografia no celular, versão digitalizada no e-mail, cópias autenticadas na mala. As cópias não substituem o documento original, mas facilitam sua identificação em casos emergenciais.
- Não utilize o passaporte levianamente! Esse documento é a garantia da continuidade da sua viagem, portanto, não faça uso dele como item decorativo ou objeto de ostentação. Isso aumenta a chance de perdas ou esquecimentos e chama a atenção de pessoas de má fé.
- Se além do passaporte você perdeu o Certificado Internacional de Vacinação, veja como retirar a segunda via no exterior gratuitamente.
Agora você já sabe o que fazer em caso de perda ou furto do passaporte no exterior. Que tal conferir a lista completa de documentos necessários para viajar para fora do país e começar a planejar a próxima aventura?