Bem-vindo à cidade medieval mais bem preservada da Europa, segundo a UNESCO. Neste artigo você descobrirá o que fazer em Tallinn, capital da Estônia, o terceiro destino que visitamos durante o mochilão pelos países bálticos.

Tallinn cresceu dentro de uma muralha sob a vigilância de dezenas de torres, que permanecem intocadas e proporcionam deliciosos passeios com direito a vistas panorâmicas. Hoje a cidade é uma rica mistura do antigo e do moderno, com belos edifícios, palácios grandiosos, castelos deslumbrantes e majestosas igrejas, que contrastam com a arte urbana dos distritos criativos frequentados por artistas, designers e também pelos nômades digitais.

Este guia completo traz informações sobre os principais pontos turísticos de Tallinn, bem como a melhor forma de chegar à cidade, como se deslocar nela, a melhor época para visitá-la, quantos dias ficar, a melhor região para se hospedar, entre outras dicas essenciais

Boa leitura!

Para ler em seguida

Documentos necessários para viajar

Com base no acordo firmado entre Brasil e União Europeia, brasileiros não precisam de visto de turismo para viagens que durem até 90 dias. Ainda assim o agente de imigração poderá exigir os seguintes documentos:

  • Passaporte com validade mínima de 6 meses contados a partir da data de entrada no país.
  • Apólice de seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médico-hospitalares.
  • Comprovante de hospedagem (pode ser de hotel ou Airbnb).
  • Comprovantes de subsistência (extratos bancários, comprovante de rendimentos, contracheque, declaração de Imposto de Renda, etc). 
  • Passagens de volta para o Brasil.

Melhor época para ir a Tallinn

No verão os dias são mais longos, o sol nasce antes das 5h e se põe depois das 22h. A parte negativa é que a cidade fica mais cheia e o custo da viagem é mais elevado. Já no inverno o sol nasce por volta das 10h e se põe às 16h, encurtando muito o dia. Por outro lado, é o período indicado para quem quer ver a neve.

Na nossa opinião, a melhor época para ir a Tallin é no começo do outono, em outubro, quando as férias de verão já acabaram e os preços de hospedagens e passeios são mais baixos. Outra vantagem é que o índice de chuva é menor nesse mês, o que favorece passeios ao ar livre.

Quantos dias ficar em Tallinn

Há quem vá somente para um bate e volta, o que consideramos um grande desperdício, levando em conta que há muito para se ver e fazer na cidade. Recomendamos que sua estada em Tallinn dure ao menos dois dias, tempo suficiente para explorar a Old Town (ou Centro Histórico). Porém, se o seu roteiro for flexível, acrescente mais alguns dias para conhecer os arredores da cidade, repletos de cenários fantásticos e natureza exuberante.

Como chegar a Tallinn

Ônibus de Riga para Tallinn, nos países bálticos
Ônibus de Riga para Tallinn, nos países bálticos. Créditos: Adriano Castro

Avião

O Aeroporto de Tallinn é bem pequeno, recebe voos principalmente da companhia Nordica e não recebe voos diretos do Brasil. Para ir ao Centro ou voltar ao aeroporto, você pode tomar o tram nº 4, cujo percurso dura menos de 20 minutos. Consulte aqui horários e preços atualizados.

Ônibus

Essa foi a opção que escolhemos para nos deslocar de Riga para Tallinn. Os ônibus são confortáveis, com poltronas espaçosas, alguns também possuem entretenimento à bordo e bebidas grátis. Muito melhor que qualquer companhia low cost. Consulte preços e compre sua passagem aqui.

Para ir do terminal rodoviário ao Centro você pode pegar os ônibus de número 17 ou 23, como também tomar o tram 2 ou 4. 

Comprar passagem 

Ferry

Há rotas de ferry partindo da Finlândia, Suécia e Rússia com destino a Tallinn. Esse foi o meio de transporte que usamos para ir até Helsinque. Leia o nosso relato completo sobre a viagem de balsa de Tallinn para Helsinque, ou compre o bilhete aqui.

O porto fica a uma curta distância da Cidade Velha, então, se você estiver com uma mochila leve, é possível ir andando. Se esse não for o caso, chame um Uber, Taxify ou Bolt.

Comprar bilhete 

Carro

Se você estiver viajando em grupo e quiser conhecer outras cidades da Estônia, pode ser interessante alugar um carro em Tallinn para ter mais autonomia e flexibilidade de horários. 

Apenas leve em consideração que carros não podem transitar no centro histórico da capital, então deixe para buscar o automóvel na locadora quando já estiver pronto para pegar a estrada.

Reservar carro 

Onde ficar em Tallinn

Se você estiver indo a Tallinn pela primeira vez e quiser conhecer os principais pontos turísticos do Centro Histórico, fique na Old Town. Se o seu negócio for explorar lugares alternativos, então é melhor se hospedar em Kalamaja, o distrito mais pulsante da cidade, que transpira arte.

Aqui estão alguns hotéis baratos e hostels bem avaliados:

Encontre hospedagem em Tallinn

O que fazer em Tallinn

A Cidade Velha (que aqui chamo de Centro Histórico) é dividida em duas: Cidade Alta e Cidade Baixa. A sede do poder ficava na Cidade Alta e ali viviam os ricos aristocratas. A Cidade Baixa, por sua vez, abrigava os mais pobres. As duas áreas eram separadas por um muro com portões, formando duas cidades diferentes. Essa divisão ainda é nítida na arquitetura e nas disposições das ruas, como você poderá perceber ao longo do passeio.

Há muito o que fazer em Tallinn e você pode se assustar com a quantidade de atrativos, no entanto a cidade é bem pequena e você poderá conhecer os principais pontos turísticos a pé. Se sua permanência for muito curta, recomendamos que você faça um passeio guiado, que otimizará o roteiro.

Reservar passeio 

Portão Viru

Viru Gate, o principal portão para a Old Town de Tallinn, Estônia
Viru Gate, o principal portão para a Old Town de Tallinn, Estônia. Créditos: Gisele Rocha

Começamos o nosso roteiro em Tallinn pelo principal portão de entrada da Cidade Velha, o mais bonito e bem preservado. São duas torres geminadas com um espaço central que desvenda uma linda vista para os edifícios históricos. Uma prévia de toda a maravilhosidade que você encontrará durante o passeio.

Praça da Câmara Municipal

Praça da Câmara, ou Town Hall, em Tallinn, Estônia
Praça da Câmara, ou Town Hall, em Tallinn, Estônia. Créditos: Gisele Rocha

Depois de passar pelo portão, seguimos para a Praça da Câmara Municipal, cujo edifício é datado de 1933. Na praça também se encontra a farmácia mais antiga da Europa, que está em funcionamento desde 1422. Por estar no coração da cidade, a praça frequentemente vira palco para concertos ao ar livre, feiras e outros eventos culturais.

Igreja do Espírito Santo

Inaugurada no século XIV, a Igreja do Espírito é uma das construções mais antigas do Centro Histórico e foi durante muito tempo o principal templo religioso da Cidade Baixa, frequentada pelos mais pobres. Sua fachada branca com torre hexagonal é inconfundível e tem um relógio que está em funcionamento há mais de 500 anos! 

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 18h e aos sábados, das 10h às 18h. Missa aos domingos, às 11h e às 13h (celebração em inglês).

Museu de História da Estônia

O Museu de História da Estônia funciona desde 1952 no Great Guild Hall, um dos edifícios públicos mais importantes de Tallinn durante o período medieval. A exposição permanente reconta a história do país através de painéis interativos, filmes, livros, fotos, maquetes, mobílias e manequins vestidos com trajes típicos. Em 40 minutos é possível conhecer o essencial, mas se quiser mergulhar a fundo na história deste pequeno país báltico, recomendo ao menos 2 horas e meia.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 18h.
Preço: € 8

Galeria Draakoni

A Galeria Draakoni foi fundada em abril de 1983 e segue valorizando os trabalhos de artistas locais através de galerias temporárias onde são exibidas pinturas, artes gráficas, fotografias e objetos 3D. Antes de entrar, pare por alguns instantes e observe a fachada em estilo Art Nouveau ornamentada com grandes dragões

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 11h às 18h; sábado das 11h às 17h.
Preço: entrada gratuita

Canute Guild Hall

Canute Guild Hall, Tallinn, Estônia
Canute Guild Hall, Tallinn, Estônia. Créditos: cohodas208c / Fonte: Flickr

Este edifício do século XVIII que um dia abrigou uma cooperativa de artesãos atualmente está aberto a apresentações de dança, produções teatrais e projeções de materiais audiovisuais. Na fachada principal há duas esculturas: a da esquerda representa São Canuto, padroeiro dos mestres artesãos, e a da direita homenageia o comerciante Alexander Martin Luther.

Casa da Irmandade dos Cabeças Negras

Casa da Irmandade dos Cabeças Negras, Tallinn, Estônia
Casa da Irmandade dos Cabeças Negras, Tallinn, Estônia. Créditos: Gisele Rocha

Continuando na rua Pikk passamos pela Casa da Irmandade dos Cabeças Negras, um dos edifícios mais importantes e mais bem preservados da Cidade Velha, que durante muitos anos foi sede das mais ricas corporações mercantis e artesãs de Tallinn. Se tiver a oportunidade de conhecê-lo por dentro, visite o Salão Branco, que foi o primeiro salão em estilo renascentista em Tallinn, e o salão gótico de duas naves dedicado a São Olavo. Se não der para entrar, faça ao menos uma foto da porta de entrada, que é belíssima.

Museu da Saúde da Estônia

Museu da Saúde da Estônia foi criado em 1924 com o objetivo de mostrar os avanços da medicina e promover a conscientização sobre cuidados com a saúde. Isso é feito através de exposições riquíssimas, aulas interativas e atividades lúdicas adequadas para crianças, jovens e adultos. Um passeio para quem procura o que fazer em Tallinn além dos pontos turísticos tradicionais.

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h. Aberto até às 19h nas quartas-feiras.
Preço: € 8 para adultos e grátis para crianças de até 8 anos.

Museu Estoniano de Arte Aplicada e Design

Esta é uma parada obrigatória para os amantes das artes, design e arquitetura. O Museu Estoniano de Arte Aplicada e Design está instalado em um edifício que foi usado como armazém durante o período medieval e hoje expõe cerca de 15 mil obras de artistas e designers locais incluindo joias, tecidos, artigos em couro, móveis de madeira, além de peças em metal, vidro, cerâmica e porcelana. Há ainda uma coleção de fotos, negativos e slides, além de uma biblioteca especializada.

Horário de funcionamento: de quarta a domingo, das 11h às 18h.
Preço: € 6

Prisão da KGB

Este não é o tipo de lugar que eu, Gisele, costumo visitar, pois a energia que paira no ambiente é muito pesada e eu me sinto tonta, às vezes até sem ar. Para se ter uma ideia, a prisão da KGB é vista pelos estonians como símbolo da opressão da União Soviética, uma vez que aqui aconteceram todos os tipos de violações aos Direitos Humanos que você possa imaginar. Os inimigos do Estados eram trazidos para cá para serem interrogados, torturados e mortos de forma sanguinária. Os que sobreviviam aos castigos eram enviados para trabalhos compulsórios na Sibéria.

O museu foi criado para homenagear as vítimas e manter a história viva na memória a fim de que ela não se repita. Há visitas guiadas em inglês para ajudar na compreensão dos fatos.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 18h.
Preço: € 5

Torre e Igreja de São Olavo

Igreja de São Olavo, Cidade Velha de Tallinn, Estônia
Igreja de São Olavo, Cidade Velha de Tallinn, Estônia. Créditos: Shchipkova Elena / Fonte: Shutterstock

Não há outra construção que se destaque mais no horizonte de Tallinn que a Igreja de São Olavo e sua torre de 124 metros, que chegou a ser considerada o edifício mais alto do mundo durante os anos de 1549 e 1625. Sua altura corresponde a um prédio de 41 andares, o que é impressionante para uma construção do século XVI. De abril a outubro os visitantes podem subir até o topo para ter uma vista magnífica da Cidade Velha e do mar Báltico, mas não é aconselhável para quem tem problemas cardiovasculares. 

Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 18h.
Preço: € 3 para subir até a plataforma de observação da torre. 

As Três Irmãs

Este é um complexo residencial típico do período medieval. As três casas foram construídas no século XIV e formam um dos imóveis mais caros da Cidade Velha, que foi adaptado para se tornar um luxuoso hotel, preservando as características originais dos edifícios sem abrir mão do conforto, sofisticação e modernidades do nosso século. Veja fotos do interior das Três Irmãs (93) e tente não se apaixonar.

Museu Marítimo da Estônia

A torre Fat Margaret já foi uma das principais estruturas de defesa de Tallinn e hoje abriga o Museu Marítimo da Estônia, que expõe peças de navios, equipamentos de pesca e instrumentos de mergulho que recontam de forma detalhada as expedições marítimas dos heróis nacionais. Entre os meses de maio e setembro é possível subir até o terraço da torre, de onde se tem uma vista sensacional do porto e da Cidade Velha.

Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 19h. Exceto durante feriados nacionais.
Preço: € 6

Centro Criativo de Tallinn

Em Tallinn nenhum espaço fica ocioso. Uma antiga usina deu lugar a um Centro Criativo, preservando o edifício industrial com suas caldeiras e a enorme chaminé. Aqui são realizados shows, apresentações de teatro, exposições, feiras, conferências, seminários, workshops e toda sorte de eventos culturais. Dê uma olhada no site oficial e fique por dentro da programação durante a sua permanência na cidade.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 17h, com esporádicos eventos noturnos.

Praça da Prefeitura

Originalmente chamado de Palácio Lenin da Cultura e do Esporte, essa foi mais uma obra faraônica do período soviético que acabou abandonada. Foi construída para os Jogos Olímpicos de Verão de Moscou em 1980, com capacidade para mais de 8 mil espectadores. Linnahall fica fora da área murada, mas a poucos metros do Centro Histórico, por isso vale a visita, principalmente para assistir ao pôr do sol. 

Uma grande obra de restauro está prevista para o segundo semestre de 2019 e nós torcemos para que ela realmente aconteça. Motörhead, Scorpions, Lou Reed, Whitesnake, A-ha e outros tantos grandes nomes da música já se apresentaram por aqui, esperamos que em breve outros astros possam trazer vida a este local.

Igreja Greco-Católica Ucraniana

Se o seu tempo estiver apertado, pule os dois pontos turísticos anteriores e venha direto para a Igreja Greco-Católica Ucraniana, uma construção um tanto curiosa, com janelas minúsculas. O templo é dedicado à Nossa Senhora das Três Mãos, por isso qualquer pessoa pode escrever suas intenções em um papelzinho e depositá-lo na janelinha da entrada principal, mentalizando coisas positivas para que a santa atenda ao seu pedido.

Ah! Já ia me esquecendo de dizer que ela possui um confessionário estilo drive-thru. Quanta praticidade!

Torres Nunna, Sauna e Kuldjala

Foram as muralhas e torres que fizeram de Tallinn um Patrimônio da Humanidade. Cerca de 2 km da muralha original e 26 torres permanecem intactos, mas nem todas estão abertas à visitação. Existe um trecho da muralha que liga as torres Nunna, Sauna e Kuldjala aberto ao público. Pagando uma pequena tarifa você pode subir e ver a Cidade Velha da mesma perspectiva que os guardas medievais a enxergavam 500 anos atrás.

Horário de funcionamento: variável de acordo com as estações do ano.
Preço: € 2

Mirante Patkuli

Se você tiver que escolher apenas um lugar para ver Tallinn do alto, escolha essa plataforma, pois além de oferecer a vista mais bonita, seu acesso é gratuito. A título de curiosidade, a escadaria que leva ao mirante tem 157 degraus e foi construída em 1903 para ligar Toompea (Cidade Alta) à Cidade Baixa. Tome cuidado para não escorregar se o chão estiver coberto de neve!

Horário de funcionamento: aberto 24 horas.
Preço: entrada gratuita.

Mirante Kohtuotsa

Mirante Kohtuotsa, Tallinn, Estônia
Mirante Kohtuotsa, Tallinn, Estônia. Créditos: Viajei Bonito

Este é outro mirante que proporciona uma ampla vista do Centro Histórico, mas não acho que o panorama se compare ao mirante anterior. O Kohtuotsa é mais conhecido pelos turistas por do grafite “The Times We Had” na parede rosa, que rende boas fotos para casais, famílias e grupos de amigos.

Horário de funcionamento: aberto 24 horas.
Preço: entrada gratuita.

Catedral de Santa Maria

A Catedral de Santa Maria é a igreja mais antiga de Tallinn, foi fundada em 1219 pelos dinamarqueses. Se o templo já impressiona pela fachada em estilo gótico com sua torre imponente, a visita interna também não decepciona. Entre para ver a coleção de brasões funerários, são mais de 100 epitáfios de madeira pendurados nas paredes da igreja!

Horário de funcionamento: diariamente, das 9h30 às 17h30. Recital de órgão aos sábados às 12h.
Preço: € 2 para conhecer a igreja e € 5 para subir o campanário.

Catedral de Alexandre Nevsky

Este é o principal cartão postal de Tallinn e mesmo que você não seja uma pessoa religiosa, vai ficar impressionado com tamanha riqueza de detalhes. 

A Catedral de Alexandre Nevsky foi construída no início do século passado a mando do governo russo e quase foi demolida após a dissolução da União Soviética por ser considerada um símbolo de opressão, sendo até hoje motivo de controvérsia entre os estonianos. O fato é que ela sobreviveu ao tempo e atualmente passa por um processo de restauro, que não impede a sua visitação.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 18h.
Preço: entrada gratuita

Castelo de Toompea

Castelo de Toompea, centro histórico de Tallinn, capital da Estônia
Castelo de Toompea, centro histórico de Tallinn, capital da Estônia. Créditos: Olga_V / Fonte: Shutterstock

O Castelo de Toompea é outro lugar que não pode ficar de fora da sua lista com o que fazer em Tallinn. Ele foi construído em 1227 por Cavaleiros Alemães para proteger a cidade contra invasores, mas além de servir como fortaleza, ele também era utilizado como sede do poder. Quase 800 anos se passaram e hoje ele abriga o Parlamento da Estônia. De frente ele parece ser apenas mais um belo palácio em estilo Barroco, mas andando para os lados você poderá ver os muros e torres de calcário em uma perspectiva muito mais medieval.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Visitas guiadas em inglês todas as sextas-feiras às 11h. 
Preço: entrada gratuita.

Jardim do Rei Dinamarquês

Depois de tanto andar pela Cidade Velha, acho que você merece um descanso. E o melhor lugar para fazer isso dentro do centro histórico é o Jardim do Rei Dinamarquês, um lugar agradável, arborizado, com vista para as muralhas medievais. Dizem que a bandeira da Dinamarca foi criada neste lugar, mas a história é longa demais para ser recontada neste guia de Tallinn. Se você tiver curiosidade, leia sobre ela aqui.

Horário de funcionamento: aberto 24 horas.
Preço: entrada gratuita.

Museu Kiek in de Kök 

Lendas, segredos, torres e túneis subterrâneos. Kiek in de Kök não é só mais uma torre, é um complexo de museus que abriga as Passagens de Bastião, a Torre da Donzela, a Torre Marstal, a Torre do Portão da Perna Curta e, por fim, o Museu de Pedra Esculpida

Aqui você terá uma verdadeira aula sobre as guerras da era medieval, que castigaram a população com mortes sanguinárias, fome e doenças que se alastraram pelo continente. A parte mais interessante, sem dúvidas, são as passagens subterrâneas construídas no século XVII para ajudar a proteger a cidade. Lá embaixo faz frio, portanto, leve agasalho!

Horário de funcionamento: de maio a setembro, todos os dias, das 9h às 18h. O tour pelas passagens subterrâneas precisa ser agendado com antecedência através do e-mail kok@linnamuuseum.ee.
Preço: € 14

Praça da Liberdade

Para os estonianos, esta é a principal praça da cidade. Foi construída para homenagear os quase 4 mil mortos na batalha que o país travou para libertar-se do domínio estrangeiro, entre 1918 e 1920. Depois foi rebatizada de “Praça da Vitória” durante o período em que a Estônia estava sob controle soviético, a Praça da Liberdade ganhou um novo significado após a independência do país, em 1991. O lugar que já foi palco de desfiles militares, agora é um centro de lazer para a população local, com espaço para a prática de esportes, shows, concursos musicais. A cruz de vidro com 23,5 metros de altura fica ainda mais bonita à noite, quando suas luzes são acesas. Não deixe de ver!

Museu das Ocupações e da Liberdade Vabamu

Este é um museu sobre ocupações, resistência, recomeço e liberdade, dedicado a recontar as histórias de coragem, sacrifício e resistência dos estonianos durante os anos em que o território foi ocupado pelos nazistas da Alemanha e pela União Soviética, culminando na Revolução Cantada, que foi um grande empurrão para a independência do país, que aconteceu em 1991. 

O Museu das Ocupações e da Liberdade Vabamu reconta a história da Estônia de forma lúdica, com equipamentos de última geração, que prendem a nossa atenção de verdade. Venha sem pressa, porque vai ser difícil querer ir embora.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 18h.
Preço: €11

Pista de Gelo da Rua Harju

Viajar para Tallinn no inverno tem alguns pontos positivos. Encontrar a pista de patinação em pleno funcionamento é um deles. Ela é aberta todos os anos no mesmo lugar, ao lado da Igreja de São Nicolau, e é um programa divertido para todas as idades, além de custar muito pouco.

Horário de funcionamento: todos os dias de dezembro a março, das 10h às 22h.
Preço: €7

Museu Niguliste – Igreja de São Nicolau

Museu Niguliste, na Igreja de São Nicolau, Tallinn, Estônia
Museu Niguliste, na Igreja de São Nicolau, Tallinn, Estônia. Créditos: Gisele Rocha

Dá pra imaginar que esta majestosa igreja quase foi ao chão após um bombardeio soviético durante a Segunda Guerra Mundial e um incêndio na década de 1980? Ela foi restaurada e hoje é casa do Museu Niguliste, com um acervo impressionante de arte religiosa medieval e uma coleção belíssima de lustres barrocos e renascentistas. Aos sábados e domingos acontecem concertos de órgão a partir das 16h.

Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 18h. Aos sábados, das 10h às 15h.
Preço: € 6

Poço dos gatos

Poço dos gatos, Old Town Tallinn
Poço dos gatos, Old Town Tallinn. Créditos: Jorge Láscar / Fonte: Flickr

Você já deve ter ouvido alguém usando a expressão “pensamento medieval” para se referir a ideias e conceitos totalmente irracionais, baseados apenas em crendices populares. Pois bem, a triste história deste poço ilustra perfeitamente essa expressão, principalmente porque realmente aconteceu na Idade Média.

Quando a água da cidade começou a ficar escassa, o povo passou a acreditar que isso era obra de maus espíritos que viviam no poço, então começaram a oferecer animais em sacrifício para que a água nunca secasse. Gatos, cabras e até gados foram jogados ali para que nunca faltasse água. De fato o poço nunca secou, mas foi fechado por causa da contaminação. Parabéns, gênios!

NUKU – Museu de Marionetes

Para nós, falantes da língua portuguesa, é necessário ter muita maturidade para não rir do nome desse lugar. O NUKU é um centro de artes visuais, com espaço para apresentações teatrais e um museu dedicado a marionetes. Há bonecos de todos os tamanhos, vindos de várias partes do mundo. A “sala do terror” é só para os fortes de coração. Prepare-se para ter pesadelos constantes nos meses seguintes à visita.

Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 18h.
Preço: €8.

Torre de Hellemann

Torre de Hellemann, na Cidade Velha de Tallinn, Estônia
Torre de Hellemann, na Cidade Velha de Tallinn, Estônia. Créditos: Gisele Rocha

Se você acha que ainda não viu torres suficientes, vale a pena visitar a Torre de Hellemann e seu corredor de 200 metros que passa pela muralha medieval. A torre tem três andares e já foi usada como prisão e loja de armas, agora está aberta ao público com painéis informativos sobre as construções mais emblemáticas de Tallinn.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 17h.
Preço: €4

Mosteiro de Santa Catarina

O Mosteiro de Santa Catarina foi fundado por monges dominicanos em 1246, mas acabou sendo fechado em 1525, quando os monges foram expulsos de Tallinn. Uma multidão de luteranos enfurecidos saqueou e incendiou o local, deixando apenas ruínas. Permaneceu assim por mais de 400 anos, até que passou por um processo de restauro em 1954.

Vá e toque o “pilar da energia”. Dizem que ele é uma fonte de bem-estar físico e mental.

Horário de funcionamento: todos os dias de de maio a setembro, das 11h às 17h30.
Preço: € 2

Ópera Nacional da Estônia

Visitar a Ópera Nacional da Estônia é um programa imperdível em Tallinn, não só pela opulência de sua fachada e riqueza de detalhes decorativos, mas por sua história. Este era o maior edifício de Tallinn à época de sua inauguração, em 1913. Poucas décadas depois, em 1944, o teatro sofreu um ataque aéreo do exército soviético e ficou extremamente danificado. Só reabriu suas portas após o fim da guerra, em 1947, mas foi recentemente que ele passou por uma reforma minuciosa que trouxe de volta o seu antigo resplendor.

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 11h às 19h.
Preço: consulte valores de ingressos no site oficial da Ópera Nacional.

Parque e Palácio Kadriorg

Parque e Palácio Kadriorg, em Tallinn, Estônia. Créditos: vikucka / Fonte: Pixabay

Há muito o que fazer em Tallinn fora das muralhas da Old Town e o Parque Kadriorg é um desses lugares que não podem ficar fora do roteiro, simplesmente porque é um dos mais belos jardins do norte da Europa, lembrando inclusive alguns dos magníficos parques de Paris.

O Palácio construído a mando de Pedro, o Grande, atualmente é sede do Museu de Arte, que exibe pinturas do século XVI ao XX. Nas redondezas você também pode visitar o KUMU – o maior museu de arte da Estônia -, o Palácio Presidencial e um centro de informações turísticas.

Horário de funcionamento: o jardim permanece aberto 24 horas por dia.
Preço: entrada gratuita.

Museu ao Ar Livre da Estônia

Encerramos a nossa lista com as principais atrações turísticas de Tallinn mencionando o Museu ao Ar Livre da Estônia, um lugar fora do comum, onde você pode voltar no tempo e ver como os aldeões viviam séculos atrás.

Uma vila foi reconstruída nesta área de 79 hectares e hoje conta com mais de 75 edifícios, que mostram a evolução da arquitetura estoniana do século XVIII ao XX. Além das casas de diferentes padrões sociais, o Museu ao Ar Livre conta também com escola, igreja, lojas, taverna e até um posto do corpo de bombeiros.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 20h.
Preço: entrada gratuita.

Continua após a publicidade

Como se locomover em Tallinn

Tallinn é uma cidade pequena que pode ser facilmente explorada a pé. O transporte público é composto por ônibus, trolleys (bondes) e trams (trens elétricos de superfície), mas funcionam apenas das 6h às 23h. Você pode comprar a passagem com o motorista ou pagar a metade do preço pelo aplicativo Pilet.ee. Independentemente da forma escolhida, lembre-se de validar o bilhete nas máquinas alaranjadas, do contrário poderá levar uma multa de € 40

Uber, Taxify e Bolt também são meios alternativos de transporte que funcionam através de aplicativos. Baixe antes de chegar à cidade.

Outras dicas essenciais sobre Tallinn

  • Boa parte dos hotéis e hostels estão situados em edifícios antigos, com longas e estreitas escadarias. Atente-se a isso quando estiver escolhendo a sua hospedagem. O alerta é válido para pessoas com dificuldade de locomoção e para aquelas que viajam com malas muito pesadas.
  • A cidade é pequena, porém há muito para ver e fazer. Comece o passeio o mais cedo possível e selecione no guia os pontos turísticos de sua preferência. Crie um mapa para auxiliá-lo e baixe no seu celular para usá-lo offline. Nós usamos e recomendamos o aplicativo MyMaps.
  • Alguns sites dizem que beber água da torneira é seguro, mas depois que li uma matéria afirmando que a água do aquífero que abastece a cidade é radioativa e que alguns casos de câncer estão ligados a esse fato, preferi comprar cerveja água mineral importada de outros países.
  • Muitos museus ficam fechados no começo da semana, fique atento aos horários de funcionamento quando estiver planejando o seu roteiro com o que fazer em Tallinn.
  • Pagar pelo transporte público direto com o motorista ao embarcar custa o dobro do preço do que comprando pelo aplicativo Pilet.ee. Lembre-se de validar a passagem nas máquinas alaranjadas para não ser multado pelos fiscais.
  • Mesmo durante o verão as noites são frias em Tallinn devido à brisa do mar. Escute a sua mãe e leve um casaquinho.
  • Gorjetas são bem-vindas em restaurantes e bares nos quais você tiver atendimento na mesa. 10% do valor final da conta é o padrão adotado por eles, mas você pode contribuir com mais se achar que deve.
  • Ao contrário dos brasileiros, os estonianos não são tão receptivos ao contato humano com pessoas desconhecidas. Respeite o espaço deles, mantenha distância quando estiver conversando ou esperando em uma fila, por exemplo. Cumprimentar com abraços e três beijinhos é impensável para eles, não force a barra.

Leia mais sobre a Estônia

Prepare-se para sua viagem

Em Tallinn, nossa sugestão de hospedagem é o Katus Hostel. Aprenda a reservar um hotel pela internet aqui. Você pode procurar outros hotéis através do Booking, ou então se sua preferência é por albergues, acesse o Hostelworld.

Quer economizar em sua viagem? Conheça então os cupons de desconto oferecidos pelo Viajei Bonito.

Vai alugar um carro? O preço do aluguel de veículos na categoria Mini em Tallinn é de aproximadamente R$260,00 por diária (confira mais preços aqui). Na Rentcars você compara preços em diversas locadoras no mundo todo com muita segurança, sem taxas no cartão de crédito, 5% de desconto no boleto, parcelamento em até 12 vezes e isenção de IOFTem cupom de desconto rolando! Até o dia 31/07/2019 você garante R$ 30 de desconto ao utilizar o cupom FERIAS30 (confira as condições aqui). Veja como é simples fazer sua cotação e reservar um carro pela internet.

Viajar pela Europa de trem é uma experiência que serve bem a qualquer tipo de viajante, é fácil e em muitos casos mais barato até mesmo que os voos low cost. Você pode pesquisar preços para uma infinidade de destinos na Omio. Aprenda aqui a comprar passagens de trem na Europa pela internet.

Receba um desconto em sua primeira viagem com a Uber ao utilizar o cupom adrianoc135ue durante o cadastro pelo aplicativo ou então através deste link.

testamos o chip internacional da Easysim4u e aprovamos tanto o serviço quanto a qualidade da internet no exterior. Clique aqui para ver todas as opções de coberturas disponíveis nos EUA e em mais de 210 países! Ainda, utilize o cupom VIAJEIBONITO10 para garantir 10% de desconto em seu pedido! Recomendamos que você dê uma olhada nos planos Dados Mundi e 4G Europa que saem a partir de R$194,84 e R$206,08 respectivamente. O Viajei Bonito indica também como alternativa o chip da Yes Brasil.

Se você teve algum voo cancelado, atrasado, perda de conexão, overbooking, extravio de bagagem ou outros tipos de imprevisto com companhias aéreas, faça aqui uma consulta e descubra se você tem direito a indenizações. A Resolvvi cuida de toda a burocracia e você recebe o valor sem sair de casa, além de pagar apenas se ganhar.

Os países europeus exigem que os viajantes tenham contratado seguro viagem, geralmente com valores mínimos estabelecidos para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Leia também o que escrevemos sobre seguro viagem para a Europa. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiro.

Em Tallinn, o almoço simples sai por volta de R$35,57, já o fast-food sairá por mais ou menos R$26,68. Considerando o cappuccino, podemos dizer que o cafezinho da tarde custa R$12,43. Em restaurantes, a garrafa d'água de 330ml custa R$6,38, o refrigerante - considerando também o de 330ml - custa R$7,80 e o pint de cerveja R$17,79.

Descubra quanto custa viajar para Tallinn.

A GetYourGuide oferece passeios, tours, visitas a atrações turísticas e guias para vários destinos no mundo! Descubra o que ela tem a oferecer para Tallinn. Você pode conferir também o nosso passo-a-passo sobre como reservar tours e guias pela internet.

Descubra quanto custam os voos para Tallinn, ou então pesquise por preços de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais na plataforma da Passagens Promo.

Com base em cotações atualizadas diariamente do Alpha Vantage, a proporção entre o Euro e o Real é de 1 EUR para 4,2058 BRL. Utilizando o voucher VIAJEIBONITO você garante em sua primeira compra 10% de desconto no spread da BeeCâmbio e 25% de desconto no spread da Remessa Online, além de garantir as melhores taxas para câmbio de moeda. Confira nosso passo-a-passo para enviar e receber dinheiro do exterior durante uma viagem.

Adicione ao Pinterest

Clique na imagem para adicionar este artigo em seu Pinterest e veja também nossos painéis. Foto por: travin_photo / Fonte: Shutterstock

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

Ver mais artigos de Gisele Rocha

Créditos da imagem de capa: Gisele Rocha

Um comentário em “Tallinn, Estônia: o que fazer, como chegar e onde ficar”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *