Onde ficar em Berlim: os melhores bairros, hotéis e albergues
Como visitante, decidir onde ficar em Berlim pode ser um pouco complexo. Desde bairros históricos até os mais descolados, Berlim oferece uma infinidade de opções para todos os gostos e bolsos.
Seja você um mochileiro em busca de hostels com boa estrutura, um viajante econômico que preza pelo custo-benefício ou alguém à procura de um hotel de luxo com todas as comodidades, há um lugar perfeito para você.
Neste guia, vou te levar por alguns dos melhores bairros para se hospedar em Berlim, explorando o que cada um tem de especial e as diferentes opções de hospedagem que eles oferecem.
Navegue pelo post
Onde ficar em Berlim: os melhores bairros
Mitte, que é literalmente o meio da cidade, é uma ótima área para quem visita a capital da Alemanha pela primeira vez, mas existem outros lugares excelentes.
O importante é sempre estar em áreas com uma boa oferta de transporte público, para te levar aonde você quiser. E é isso que eu mostro neste guia de hospedagem em Berlim.
Mitte
Mitte é um dos melhores bairros para se hospedar em Berlim para quem visita a cidade pela primeira vez. Aqui estão muitos dos principais pontos turísticos da capital alemã e é também uma área bem conectada por transporte público, cheia de restaurantes, cafés e lojas.
Esses pontos turísticos oferecem uma ótima mistura de história, cultura, arquitetura e entretenimento, tornando Mitte uma das áreas mais fascinantes de Berlim para explorar e também para se hospedar.
Vale lembrar que essa comodidade tem um custo, mas geralmente é mais acessível do que em outras capitais europeias. Se você estiver viajando na alta temporada, é imprescindível reservar com antecedência, pois a demanda é bem grande.
Pontos turísticos em Mitte: Portão de Brandemburgo, Ilha dos Museus, Alexanderplatz, Parlamento Alemão (Reichstag), Memorial do Holocausto, Torre de TV, Ópera de Berlim, Praça Gendarmenmarkt, Catedral de Berlim, Unter den Linden, Café Kranzler, Museu da DDR e Bebelplatz.
Tiergarten
Se você gosta de estar próximo à natureza e ainda assim no centro da cidade, Tiergarten é uma excelente escolha de onde ficar em Berlim.
O parque que dá nome ao bairro é ideal para passeios a pé ou de bicicleta, e a proximidade com alguns marcos de grande relevância histórica, como o Parlamento Alemão (Reichstag) e à Potsdamer Platz, faz desta uma área bastante estratégica.
Pontos turísticos em Tiergarten: Parque Tiergarten, Coluna da Vitória, Palácio de Bellevue, Memorial Soviético, Filarmônica de Berlim, Nova Galeria Nacional, Kulturforum, Casa das Culturas do Mundo e Memorial aos Homossexuais Perseguidos pelo Nazismo.
Hostel:
Hotéis econômicos:
Hotéis luxuosos:
Charlottenburg
Charlottenburg era o centro da antiga Berlim Ocidental durante o tempo em que a cidade estava dividida. Após a reunificação, o centro principal passou a ser no lado leste, enquanto esta região se tornou referência de luxo e bom gosto.
O bairro combina cultura, história, compras e lazer, oferecendo uma experiência refinada e tranquila na capital alemã. Seja explorando palácios históricos, aproveitando a arte moderna ou desfrutando de um dia de compras no Kurfürstendamm (Ku’damm), uma avenida cheia de lojas de grife, hotéis luxuosos e restaurantes sofisticados.
É também um ótimo lugar para se hospedar em Berlim com a família, com opções de entretenimento para todas as idades. E para chegar ao centro, basta uma curta viagem de U-Bahn (metrô) ou S-bahn (trem de superfície).
Pontos turísticos em Charlottenburg: Palácio de Charlottenburg, Lietzenseepark, Museu Berggruen, Kurfürstendamm, Igreja Memorial Kaiser Wilhelm, Charlottenburg Town Hall, Theater des Westens, Deutsche Oper Berlin e Museum für Fotografie.
Hotéis econômicos:
Hotéis luxuosos:
🤑 DICA PARA ECONOMIZAR!
O site Omio é o melhor lugar para pesquisar e comprar passagens para deslocamentos dentro da Europa.
Ele compara preços de passagens de trem, ônibus, avião e ferry pela Europa, mostrando inclusive o tempo de deslocamento de cada meio de transporte.
Além do mais, a plataforma está em português, o que torna o processo ainda mais fácil.
Schöneberg
Este bairro não costuma ser mencionado nos guias de hospedagem, mas é a minha sugestão para quem pergunta onde se hospedar em Berlim a fim de ter uma experiência mais autêntica e diversa.
Schöneberg é um bairro residencial muito vibrante, cheio de bares, cafés e clubes. É conhecido por sua cena LGBTQIA+ e por ser um local onde David Bowie viveu nos anos 70 (e tem até um ótimo tour chamado David Bowie e a Berlim dos anos 70 , que eu fiz e adorei).
Outra vantagem de ficar em Schöneberg é que nessa região há ótimos hostels e hotéis baratos. Além disso, há várias opções de transporte público, como S-Bahn, U-Bahn e ônibus, que permitem chegar ao centro rapidamente, muitas vezes sem precisar de baldeação.
Pontos turísticos em Schöneberg: Nollendorfplatz, Museu Käthe Kollwitz, Rathaus Schöneberg, Berlinische Galerie, Tempelhofer Feld e Café Einstein Stammhaus.
Hotéis econômicos:
Hotéis luxuosos:
Kreuzberg
Kreuzberg também é conhecido por sua atmosfera alternativa e multicultural, sendo um ótimo lugar para ficar em Berlim fugindo do mainstream.
Recomendo essa parte da cidade para quem gosta de assistir artistas talentosos desconhecidos, comer comida de rua, se deliciar com gastronomia internacional e aproveitar a vida noturna. Sempre tem alguma coisa interessante acontecendo aqui, para todos os gostos.
Pontos turísticos em Kreuzberg: Berlinische Galerie, Landwehrkanal, Markthalle Neun, Viktoriapark, Park am Gleisdreieck, Topografia do Terror, Museu Judaico de Berlim e Museu Alemão de Tecnologia.
Hotéis econômicos:
Hotéis luxuosos:
⚠️ Use o cupom de desconto VIAJEIBONITO20 para ter 20% de desconto no seguro viagem. Pagando pelo PIX, você garante mais 5% OFF!
Friedrichshain
Friedrichshain, vizinho de Kreuzberg, é um dos grandes centros da vida noturna de Berlim. O bairro abriga o icônico Berghain, famoso mundialmente entre os fãs de música techno e conhecido por suas festas intensas.
Mas Friedrichshain vai muito além da cena eletrônica. O bairro também tem uma forte ligação com a história de Berlim Oriental. Uma visita obrigatória é a East Side Gallery, um trecho de 1,3 km do Muro de Berlim que foi transformado em uma galeria de arte a céu aberto. Os murais, pintados logo após a queda do muro, simbolizam liberdade e celebração da reunificação da Alemanha.
Alguns dos melhores hostels de Berlim estão localizados aqui. E mais uma vez, vale a pena reservar hospedagem com antecedência, já que as melhores se esgotam com semanas de antecedência.
Pontos turísticos em Friedrichshain: East Side Gallery, Boxhagener Platz, RAW-Gelände, Volkspark Friedrichshain, Bunker Mont Klamott, Oberbaumbrücke, Frankfurter Tor e RAW Flohmarkt.
Hotéis econômicos:
Hotéis luxuosos:
Prenzlauer Berg
Prenzlauer Berg é uma excelente escolha para quem busca onde ficar em Berlim durante uma viagem em família, já que oferece uma combinação perfeita de tranquilidade e opções de lazer para todas as idades, tornando-se um destino atraente para crianças, jovens e adultos.
O bairro é repleto de cafés bonitinhos, perfeitos para nômades digitais que buscam um ambiente silencioso com internet estável para trabalhar.
A arquitetura histórica, que mescla edifícios antigos com detalhes modernos, também é um dos atrativos visuais de Prenzlauer Berg.
Além disso, você vai encontrar diversas galerias de arte, boutiques independentes e mercados de rua, o que dá ao bairro uma atmosfera vibrante e criativa, sem perder o toque de tranquilidade.
Pontos turísticos em Prenzlauer Berg: Mauerpark, Zeiss Major Planetarium, Prater Biergarten, Stadtbad Oderberger, Sinagoga Rykestrasse, Anomalie Art Club, Wasserturm, Helmholtzplatz, Kulturbrauerei e MachMit! Museu Infantil.
Hotéis econômicos:
Hotéis luxuosos:
Outras opções de hospedagem em Berlim
Selecionei cuidadosamente as melhores opções de hospedagem em Berlim, mas há muitos outros albergues, hotéis, flats e apartamentos disponíveis, que você pode conhecer por conta própria. Confira a lista completa no Booking e no Hostelworld, ou utilize o mapa interativo.
Seguro viagem obrigatório
Tão importante quanto saber onde ficar hospedado em Berlim é escolher um bom seguro viagem para a Alemanha. A contratação do serviço é obrigatória para turistas estrangeiros que viajam pelos países que fazem parte do Espaço Schengen e deve ter cobertura mínima de 30 mil euros.
Esse seguro não apenas garante o atendimento médico em caso de emergências, mas também protege contra imprevistos como perda de bagagem, cancelamento de voos e muitas outras coisas.
Use os nossos cupons de desconto e garanta uma viagem segura!
- Acesse a página da Seguros Promo
- Preencha as datas de sua viagem e escolha um destino
- Selecione a apólice
- Utilize o cupom na etapa de pagamento
Cupom temporário válido até 31/01/2025
- Acesse a página da Real Seguro Viagem
- Preencha as datas de sua viagem e escolha um destino
- Selecione a apólice
- Utilize o cupom na etapa de pagamento
Cupom permanente
Prepare-se para viajar
Use o cupom FERIAS31 para adquirir o seguro viagem com até 31% de desconto, pagando via PIX ou boleto bancário. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.
Gisele Rocha
Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.