Onde ficar em Porto, Portugal: hotéis nos melhores bairros
A cidade do Porto vem se consolidando, a cada ano, como um dos destinos mais procurados de Portugal. Só neste ano, até julho, o aeroporto da cidade recebeu mais de 7,5 milhões de passageiros! Por essa razão, saber onde ficar em Porto, Portugal é um fator determinante para desfrutar plenamente do passeio!
A explicação para esse número crescente de turistas não é difícil: uma cidade com múltiplos traços culturais, com paisagens de tirar o fôlego e um custo de vida ainda bastante acessível. É ou não é um combo perfeito?
Se você está pensando em conhecer a Invicta, continue lendo esse post: preparamos algumas dicas imperdíveis para você escolher onde ficar em Porto, Portugal.
Navegue pelo post
Onde ficar em Porto, Portugal: o que levar em conta antes de decidir?
Antes de decidir o lugar perfeito para se hospedar em Porto, é bacana fazer algumas reflexões que podem influenciar bastante na sua escolha:
- Qual é o fator determinante para a sua decisão? Economia? Conforto? Proximidade dos pontos turísticos?
- Você está considerando a possibilidade de visitar locais mais distantes? Se sim, é importante optar por um alojamento próximo de paradas de ônibus (autocarro) e estações de metrô.
- Em que estação do ano você viaja? Além de influenciar muito no número de turistas que viajam para Porto, o verão também pode ser determinante para te ajudar na escolha de um lugar para ficar, afinal, ter acesso fácil a atividades a céu aberto e até praias pode ser um belo diferencial, não é?
Os melhores locais para se hospedar em Porto
A cidade do porto é dividida em freguesias, que correspondem a regiões/bairros no Brasil. Algumas freguesias são agrupamentos de bairros, e outras, representam apenas a extensão de um deles.
A seguir, indicamos os melhores locais para ficar em cada freguesia de acordo com o seu perfil de viagem. Confira!
Cedofeita
A região de Cedofeita faz parte de uma união de freguesias que engloba, também, Miragaia, Sé, Santo Ildefonso, São Nicolau e Vitória, conhecida como União de Freguesias do Centro.
No entanto, Cedofeita é a parte mais cultural e descolada dessa união de freguesias e, portanto, uma de nossas dicas de onde ficar em Porto, Portugal.
Por sua proximidade com o centro, Cedofeita abriga, também, uma ativa vida noturna, com bares e pubs e ruas repletas de comércio. Em seus arredores, travessas e becos recontam a história do Porto por meio das casinhas coloridas com suas grandes portas.
Pontos turísticos na região de Cedofeita: Fonte das Oliveiras, Espaço 77 (o bar famoso por vender versões mini da cerveja Super Bock a apenas €0,50), Galeria Paris, Igreja de São Martinho de Cedofeita, Rotunda da Boavista, Mercado Bom Sucesso, Igreja e Cemitério da Lapa, Casa da Música, Fundação Serralves e Ó! Galeria.
Hotéis:
Hostels:
Baixa do Porto
A Baixa do Porto é o coração pulsante da cidade. Nesta região, que reúne muito da arquitetura tradicional da cidade, está localizada a Avenida Aliados, que interliga praticamente todos os pontos turísticos centrais de Porto, e que abriga vida a qualquer hora do dia.
Para quem busca conforto e facilidade de locomoção, a Baixa do Porto pode ser um bom lugar para se hospedar em Porto.
Pontos turísticos na região da Baixa do Porto: Praça da Liberdade, Estação São Bento, Igreja da Santíssima Trindade, Capela das Almas, Mercado Bolhão, Praça da Batalha, Rua Santa Catarina, Torre dos Clérigos, Livraria Lello, Majestic Café, Teatro Municipal do Porto, Antigo Palácio dos Constantinos, entre muitos outros pontos.
Hotéis:
Hostels:
Ribeira
Ah, a Ribeira! Não há quem não se encante por um pôr do sol à beira do Rio Douro. Aqui, se concentra a maioria esmagadora dos turistas que visitam Porto, por razões que não são difíceis de entender.
Seja à beira do rio ou num dos bares e restaurantes com vista para a Ponte Luís I, estar na Ribeira é se sentir, de fato, em Porto. Não à toa, o local foi classificado, junto do centro histórico, como Patrimônio Mundial da Unesco.
Pontos turísticos na região da Ribeira: margem do Rio Douro, repleta de bares, restaurantes, arte, cultura, música e aquele pôr-do-sol difícil de ser superado. Temos também o Museu do Vinho do Porto, a Igreja Monumento de São Francisco, a Sé do Porto, a Igreja Paroquial de São Nicolau, A Praça da Batalha, resquícios da Mulhada Primitiva e da Muralha Fernandina e a ponte D. Luis I, que leva ao Jardim do Morro.
Hotéis:
Hostel:
Bonfim
Puxando um bocado de sardinha, não posso deixar de incluir aqui, como dica, a freguesia do Bonfim, que, por acaso, vem sendo minha casa desde que cheguei aqui.
Para quem busca um local estratégico, o Bonfim certamente deve ser considerado como opção na hora de decidir onde ficar em Porto.
Encantador do início ao fim, o bairro mistura o que há de mais tradicional e moderno em termos de comércio e construções, e reúne excelentes praças e parques para sentar e curtir o dia com um bom livro (e uns bons vinhos). Além de uma vasta gama de mercados próximos, é possível caminhar até o centro histórico, Ribeira e outros pontos turísticos sem grandes esforços.
No Bonfim está localizada a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, e, por isso, o bairro é repleto de galerias de arte, brechós e outros comércios voltados para o segmento artístico e cultural.
Pontos turísticos na região do Bonfim: Igreja do Bonfim, Biblioteca Pública Municipal do Porto, Museu Militar, Lavadouro das Fontainhas, Igreja Paroquial de Santo António das Antas, Monte do Tadeu, Baixa do Porto, Ribeira e Estádio do Dragão.
Hotéis:
Hostels:
Vila Nova de Gaia
Vila Nova de Gaia é uma cidade litorânea que faz divisa com o Porto. Com o boom do turismo e o consequente aumento expressivo dos preços de aluguéis de casas e quartos no Porto, Gaia se tornou uma opção muito considerada, tanto por quem viaja para ficar, quanto para quem visita.
O grande pulo do gato é escolher bem o local. Por ser uma cidade, há hotéis por toda parte, e alguns deles exigem que o deslocamento para os pontos turísticos do Porto seja feito via algum meio de transporte.
As freguesias de Santa Marinha e Afurada e as regiões próximas à estação de metrô (aqui chamadas de métro, com acento no “e”) General Torres são recomendadas!
Pontos turísticos em Vila Nova de Gaia: Jardim do Morro, Mosteiro da Serra do Pilar, Caves de vinho do Porto, Capela do Senhor da Pedra, Teleférico, praias!
Hotéis:
Hostels:
Seguro viagem obrigatório
O Seguros Promo é exigido por todos os países-membros do Tratado de Schengen. Viajantes que não estiverem em posse de uma apólice podem ser deportados ao país de origem.
Além de obrigatório, o seguro é altamente recomendado, uma vez que ele oferece cobertura médico-hospitalar, cobertura odontológica, traslado do corpo e regresso sanitário, seguro por invalidez ou morte acidental, além de oferecer assistência em questões menos graves, como perda de documento e extravio de bagagem. Leia mais sobre o seguro viagem para a Europa e use os nossos cupons para conseguir descontos.
[vb_post_list tag=”portugal” limit=”15″ title=”Leia mais sobre Portugal”]