Onde se hospedar em Belém: bairros seguros e os melhores hotéis

Ao escolher onde se hospedar em Belém você precisa levar em conta diversos fatores e o principal deles é a localização. A capital paraense se expande por uma área de 1.059,458 km² que se divide em 71 bairros, cada um com suas particularidades. Mas quais são os melhores e mais seguros? Quais devem ser evitados?

Para responder a essas perguntas, recorremos aos nossos amigos e seguidores que moram na cidade. Eles indicam onde ficar em Belém levando em conta critérios como: proximidade com pontos turísticos, segurança e facilidade de acesso. De nossa parte, selecionamos hotéis e albergues com o melhor custo-benefício. Faça a sua escolha! 

Onde ficar em Belém: os bairros mais seguros

Umarizal

Museu Emílio Goeldi, um dos principais pontos turísticos e Belém, Pará.
Museu Emílio Goeldi, um dos principais pontos turísticos e Belém, Pará. Créditos: Gisele Rocha

Umarizal é atualmente o melhor bairro para se hospedar em Belém, mas também um dos mais caros. Ele fica em uma área nobre e supervalorizada, já que está próxima de vários pontos turísticos, teatros, lojas, shoppings, restaurantes e casas de show. 

Pontos turísticos: Complexo Turístico do Ver-o-Rio, Museu Emílio Goeldi, Praça Brasil, Teatro Universitário Cláudio Barradas, Igreja de São Raimundo Nonato e Capela da Medalha Milagrosa.

Hotéis:

Hostel:

Reserve hospedagem no bairro Umarizal agora

Nazaré

Basílica de Nazaré, parte da rota do Círio de Nazaré, em Belém do Pará
Basílica de Nazaré, parte da rota do Círio de Nazaré, em Belém do Pará. Créditos: Gisele Rocha

Nazaré também é uma excelente localização para quem procura onde ficar em Belém. É uma das áreas mais valorizadas da cidade, com bela arquitetura, praças, parques, museus, cinemas, igrejas e vida noturna agitada. 

E por falar em templos católicos, o bairro é passagem da maior festa religiosa do mundo: o Círio de Nazaré. O evento acontece anualmente, sempre no segundo domingo do mês de outubro. Se você quiser participar, é melhor reservar hospedagem com antecedência, e se ao, contrário disso, você quiser escapar das multidões, é melhor procurar outro bairro para se hospedar em Belém.

Pontos turísticos: Basílica de Nazaré, Instituto de Artes do Pará, Memorial dos Povos, Casa da Linguagem, Palacete Bolonha, Palacete Bibi Costa e Palacete Augusto Montenegro (onde está o Museu da Universidade Federal do Pará).

Hotéis:

Hostels:

Reserve hospedagem no bairro Nazaré agora

Campina

Mercado Ver-o-Peso, o cartão-postal de Belém do Pará
Mercado Ver-o-Peso, o cartão-postal de Belém do Pará. Créditos: Gisele Rocha

Este foi o lugar onde escolhi ficar em Belém. o bairro faz parte do Centro Histórico, onde estão concentrados os principais pontos turísticos da cidade, que podem ser alcançados com uma curta caminhada ou breve corrida de Uber. É uma área comercial, o que a torna bastante movimentada durante o dia, mas deserta à noite, o que gera uma sensação de insegurança. Mesmo com essa questão, recomendo o Bairro da Campina para quem procura hotéis bons e baratos próximos aos lugares mais conhecidos da cidade. 

Pontos turísticos: Mercado Ver-o-Peso, Estação das Docas, Theatro da Paz, Praça da República, Igreja das Mercês, Igreja de Santana, Igreja do Rosário, Capela e Convento de Santo Antônio e Casarão Cultural SESC Boulevard.

Hotéis:

Hostel:

Reserve hospedagem no bairro da Campina agora

Reduto

Pôr do sol no Reduto, bairro de Belém do Pará
Pôr do sol no Reduto, bairro de Belém do Pará. Créditos: Emerson Pardo / Fonte: Flickr

Entre o final do século 19 e início do século 20, Belém vivia o ápice do ciclo da borracha e foi no bairro do Reduto onde se instalaram as primeiras fábricas da cidade. É uma área central sem muito apelo turístico, mas ainda importante economicamente, com muitas lojas, prédios comerciais e um grande shopping center.

Sofre com o mesmo problema do bairro da Campina: movimentado durante o dia e soturno após o horário comercial, com áreas de prostituição e consumo de drogas. Fique aqui pela localização, mas não se arrisque a andar a pé à noite.

Pontos turísticos: Doca do Reduto, Vilas do Reduto e casario da rua Quintino Bocaiuva.

Hotéis:

Hostels:

Reserve hospedagem no bairro do Reduto agora

Batista Campos

Praça Batista Campos, em Belém, Pará
Praça Batista Campos, em Belém, Pará. Créditos: Gisele Rocha

Batista Campos é um bairro cheio de charme, com casarões antigos e lindos parques arborizados. Concentra também prédios comerciais, bons restaurantes e alguns dos melhores hotéis em Belém, além de estar próximo de alguns dos pontos turísticos mais visitados da cidade.

Pontos turísticos: Praça Batista Campos, Igreja da Santíssima Trindade, Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves, Cemitério da Soledade e Praça Milton Trindade.

Hotéis:

Reserve hospedagem no bairro Batista Campos agora

Marco

Bosque Rodrigues Alves, Belém do Pará
Bosque Rodrigues Alves, Belém do Pará. Créditos: Macapuna / Fonte: Flickr

Este é um bairro de classe média alta localizado um pouco mais afastado das áreas turísticas, sendo ideal para quem viaja sem pressa e procura onde se hospedar em Belém longe do burburinho. É bem abastecido pelo transporte público e pelo comércio, além de possuir lindas áreas verdes que proporcionam bons momentos de descanso ao ar livre.

Pontos turísticos: Bosque Rodrigues Alves e Teatro do SESI.

Hotéis:

Reserve hospedagem no bairro Marco agora

Áreas a serem evitadas em Belém

Hospedar-se no Centro Histórico de Belém pode não ser uma boa ideia
Hospedar-se no Centro Histórico de Belém pode não ser uma boa ideia. Créditos: Cayambe / Fonte: Wikimedia Commons

Guamá, Jurunas, São Brás, Sacramenta, Terra Firme, Canudos e Cremação são bairros com altos índices de criminalidade, portanto, tente evitá-los a todo custo ao escolher onde se hospedar em Belém.

Outras opções de onde se hospedar em Belém

Trouxemos neste guia recomendações de hotéis e albergues nos bairros mais seguros de Belém, mas você ainda pode procurar outras opções no Booking, Hostelworld ou Airbnb.

Airbnb
giseler55
Cupom que dá direito a até R$200 para sua primeira viagem Ver todos os cupons Enviar por e-mail

Como utilizar este cupom
  1. Acesse o convite clicando aqui
  2. Cadastre-se na plataforma a partir do link
  3. Siga as instruções e restrições do convite presentes na página do Airbnb

Informe abaixo seu e-mail para receber este cupom em sua caixa postal. Ele não será armazenado, nem utilizado para enviar campanhas de marketing.

Seguro viagem nacional

Ainda falando sobre segurança e bem-estar, se o seu plano de saúde não oferece cobertura em todo o território brasileiro, você deve contratar um plano de seguro viagem nacional.

Ele custa apenas R$3,57 por dia e te deixa tranquilo para viver qualquer aventura. Mesmo os planos mais básicos cobrem despesas médico-hospitalares, transporte para consultas, reembolso com despesas em farmácias, regresso sanitário, traslado de corpo e seguro por morte acidental. Mas não é só isso, ele também cobre coisas mais simples (mas muito úteis), como assistência de localização de bagagem, e ainda oferece indenização por bagagem extraviada. Use o banner para fazer uma cotação!

Seguros Promo
VIAJEIBONITO5
Cupom que dá direito a 5% de desconto Ver todos os cupons Enviar por e-mail

Como utilizar este cupom
  1. Acesse a página da Seguros Promo
  2. Preencha as datas de sua viagem e escolha um destino
  3. Selecione a apólice
  4. Utilize o cupom na etapa de pagamento

Informe abaixo seu e-mail para receber este cupom em sua caixa postal. Ele não será armazenado, nem utilizado para enviar campanhas de marketing.
Real Seguro Viagem
PROMO10
Cupom que dá direito a 10% de desconto Ver todos os cupons Enviar por e-mail

Como utilizar este cupom
  1. Basta utilizar este link
  2. No momento da conclusão da compra, o valor do desconto será automaticamente aplicado ao total

Informe abaixo seu e-mail para receber este cupom em sua caixa postal. Ele não será armazenado, nem utilizado para enviar campanhas de marketing.

Leia mais sobre Belém e outros destinos no Pará

Onde se hospedar em Belém: bairros seguros e os melhores hotéis

Prepare-se para viajar

Use o cupom SAUDE para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom MULHER50 e garanta 50% de desconto.

Economize em passagens aéreas usando o comparador de preços ou a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus,  a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo