Todo mundo já sabe que viajar e estar resguardado por um seguro viagem é extremamente importante. Seja seguro para viagem nacional, seja para viagem internacional. No entanto, muitas dúvidas surgem quando a viagem planejada é a bordo de um cruzeiro marítimo. Devo fazer um seguro? A resposta é sim! Você deve sim fazer um seguro viagem para cruzeiro marítimo.

Imprevistos e eventualidades podem acontecer em qualquer viagem. A bordo de um navio, não é diferente. Você não tem como prever uma doença, um acidente, extravio de bagagens, perda de documentos, etc. Hoje vou falar sobre todas as particularidades desse tipo de seguro, os tipos de coberturas e as principais diferenças em relação ao seguro viagem convencional.

Antes que você inicie a leitura, clique aqui para ler tudo o que já escrevemos sobre seguro viagem e tirar todas suas dúvidas. Já neste link você será levado diretamente à página para cotação de seu seguro viagem.

Como funciona o seguro viagem para cruzeiro marítimo?

O funcionamento do seguro viagem para cruzeiro marítimo é bem parecido com o do seguro convencional. É claro que o fato de você estar a bordo de um navio, em alto mar, gera dificuldades de acessibilidade e mobilidade. No entanto, as coberturas principais como atendimento médico emergencial, assistência odontológica e seguro de vida estão sempre asseguradas.

Pela limitação da mobilidade e por estar no meio do oceano, a principal diferença do seguro para cruzeiro em relação ao seguro convencional está na forma de usá-lo. Há sempre uma equipe médica a bordo, pronta para qualquer eventualidade. Você deve realizar a consulta ou atendimento médico normalmente, pagar pelo serviço e solicitar o reembolso posteriormente. É bom sempre ficar atento ao valor limite da cobertura do seguro contratado. Tenha em mente que uma consulta “particular” em alto mar é consideravelmente cara: mais um motivo para corroborar a importância da contratação da apólice.

Meu cruzeiro marítimo vai para a Europa. Devo contratar o seguro?

Sim, a contratação do seguro viagem é obrigatória caso o seu destino seja a Europa. As regras do Tratado de Schengen são válidas também no caso de cruzeiros. Ou seja, além da obrigatoriedade em contratar um seguro, sua assistência mínima deve ser de 30 mil euros até a redação deste artigo.

Qual é a cobertura do seguro viagem para cruzeiro marítimo?

Os seguros marítimos também seguem a regulamentação da Superintendência de Seguros Privados – a Susep. Itens básicos como assistência médica, assistência odontológica, seguro de vida e traslado do corpo estão inclusos.

Há também outros itens que você deve checar se estão sendo oferecidos na sua apólice. Algumas coberturas bem importantes incluem atraso ou extravio de bagagem, medicamentos, diárias em hotel, etc. Lembre-se que muitas pessoas que estão fazendo um cruzeiro internacional viajam também um trecho de avião. Então é bem importante que todos os itens e coberturas sejam analisados.

Uma outra dica bem importante é a respeito dos esportes radicais. Se, durante o cruzeiro, você tiver intenção de praticar algum esporte radical, como por exemplo, mergulho, escalada ou tirolesa, assegure-se que sua apólice também cubra eventualidades decorrentes da práticas desses esportes.

O que pode acontecer a bordo de um cruzeiro marítimo?

Imprevistos e eventualidades acontecem sempre. Seja em casa, seja em viagens, em destinos nacionais ou internacionais, em viagens de ônibus, avião ou cruzeiros. Infelizmente, não temos como prever quando alguma emergência vai acontecer. Por isso é bom estar resguardado por um seguro viagem para que você fique mais tranquilo e confortável.

Durante uma viagem de cruzeiro, você pode escorregar na piscina e precisar de algum procedimento médico. Pode sentir algum mal estar por causa do balanço (mesmo que leve) do navio e precisar de alguma medicação. É muito comum também a ocorrência de infecção alimentar ou mal estar pelo consumo excessivo de bebida alcoólica. Evite doenças gastrointestinais aproveitando tudo com moderação.

Qual a diferença entre o seguro viagem para cruzeiro e o seguro viagem convencional?

Não há muitas diferenças, de fato. Tanto o seguro viagem para cruzeiro marítimo quanto o seguro viagem convencional costumam oferecer as mesmas coberturas básicas. É claro que se você estiver procurando por algum item específico na apólice, você deverá procurar uma seguradora ou um tipo de seguro que o ofereça.

A diferença principal é que no seguro viagem convencional, você aciona o seguro caso precise de uma consulta, um atendimento médico ou algo do tipo. Já no seguro marítimo, você deve pagar pelos serviços prestados pela equipe do navio e, posteriormente, entrar em contato com a seguradora para solicitar o reembolso dos gastos.

O seguro viagem para cruzeiro é mais caro?

Não necessariamente. Assim como todo seguro, o valor da apólice é calculado de acordo com algumas variáveis, como tempo total de viagem, destino escolhido, idade do segurado, coberturas incluídas, etc. Para efeitos de simulação, calculei o valor de um seguro marítimo através da Seguros Promo, que é nossa parceira. É um site onde você pode comparar as apólices e contratar o seguro que melhor atenda às suas necessidades, de forma fácil e transparente. Lembre-se de selecionar a opção “Marítimo” como destino (veja abaixo).

Lembre-se de escolher a opção "Marítimo" no campo "Destino"
Lembre-se de escolher a opção “Marítimo” no campo “Destino”. Créditos: Seguros Promo

Simulando uma viagem de uma semana de duração (novembro/2019), o seguro viagem para cruzeiro marítimo com melhor custo-benefício ficou em R$79,12 por segurado, ou seja, pouco mais de R$11,00 por dia. Lembre-se, novamente, que se seu destino for a Europa, a assistência médica hospitalar mínima deve ser de 30 mil euros.

Confira a assistência médica hospitalar e o valor total do seu seguro viagem para cruzeiro
Confira a assistência médica hospitalar e o valor total do seu seguro viagem para cruzeiro. Créditos: Seguros Promo

Nossa outra parceira quando o assunto é seguro viagem é a Real Seguro Viagem. Você também pode fazer uma simulação do seguro na plataforma deles e fazer uma comparação. São oferecidos também muitos seguros diferentes de seguradoras variadas. Veja qual é o mais indicado para o que você está procurando.

No final das contas, o que devo saber sobre o seguro viagem marítimo?

  • As coberturas básicas como assistência médica, odontológica, seguro de vida e traslado do corpo já costumam vir no pacote.
  • Veja sua necessidade de coberturas extras, como por exemplo o extravio/roubo de bagagens, diárias de hotel, medicamentos, etc.
  • Acidentes, mal estar e infecção alimentar podem acontecer. Desfrute com moderação.
  • Confira sempre o valor da assistência mínima do seguro contratado.
  • O valor do seguro varia de acordo com o destino, idade, tempo de viagem e coberturas incluídas.
  • O seguro viagem marítimo não é necessariamente mais caro que o convencional.
  • Se for para a Europa, o seguro viagem é obrigatório, observando o Tratado de Schengen.
  • Se o cruzeiro for desembarcar em algum país, fique atento se o seguro também dá cobertura.
  • O seguro viagem para cruzeiro marítimo é extremamente aconselhável. Viaje com mais conforto, comodidade e segurança.

Cupons de Desconto

Além de todas as vantagens oferecidas por um seguro viagem, há também uma notícia sempre bem vinda: cupom de desconto. Tanto a Seguros Promo quanto a Real Seguro Viagem são empresas confiáveis e parceiras do Viajei Bonito. Oferecemos cupons de desconto para ambas as plataformas.

Seguros Promo
VIAJEIBONITO5

Cupom que dá direito a 5% de desconto

Ver todos os cupons

Como utilizar este cupom

  1. Acesse a página da Seguros Promo
  2. Preencha as datas de sua viagem e escolha um destino
  3. Selecione a apólice
  4. Utilize o cupom na etapa de pagamento
Seguros Promo
FERIAS

Cupom que dá direito a 15% de desconto

Ver todos os cupons

Cupom temporário válido entre 04/12/2019 e 19/12/2019

Os passos são os mesmos do nosso cupom

Real Seguro Viagem
PROMO10

Cupom que dá direito a 10% de desconto

Ver todos os cupons

Como utilizar este cupom

  1. Basta utilizar este link
  2. No momento da conclusão da compra, o valor do desconto será automaticamente aplicado ao total

Além disso, é comum a liberação de cupons de desconto promocionais. Quando esses cupons estão disponíveis, as caixinhas acima são atualizadas. Por isso, é aconselhável você favoritar a página e retornar sempre que estiver pensando em comparar e contratar o melhor seguro viagem. Pode ser que o desconto em cima do valor final seja ainda maior.

Fique por dentro de todos os descontos oferecidos através do Viajei Bonito em nossa página de descontos.

Leia tudo que já escrevemos sobre seguro viagem

Assista ao vídeo

Prepare-se para sua viagem

Quer economizar em sua viagem? Conheça então os cupons de desconto oferecidos pelo Viajei Bonito.

É altamente recomendável contratar um seguro viagem para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiroE se liga que tá rolando promoção! Até o dia 19/12/19 você pode usar o cupom FERIAS para garantir 15% de desconto em sua apólice! Aproveite esse descontão porque ele é por tempo limitado! Como alternativa, nós sugerimos que você também faça uma cotação na Real Seguro Viagem.

Pesquise por preços de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais na plataforma da Kayak. Aprenda a criar um alerta de passagens aéreas em promoção.

Receba um desconto em sua primeira viagem com a Uber ao utilizar o cupom adrianoc135ue durante o cadastro pelo aplicativo ou então através deste link.

Osmar Sexto

Formado em Ciência da Computação, ex-analista de sistemas e jogador profissional de poker desde 2013, vai levando a vida rodeado por músicas, esportes, jogos, séries e viagens.

Ver mais artigos de Osmar Sexto

Créditos da imagem de capa: Erich Westendarp / Fonte: Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *