Perito Moreno: o dia em que conhecemos a famosa geleira
A gigante geleira chamada Perito Moreno já estava em nossos planos de viagem assim que decidimos viajar para Ushuaia e suas cidades próximas. É uma daquelas atrações que supera até mesmo a maior das expectativas, por mais que sempre tomemos muito cuidado com elas. Ver de perto uma geleira é a certeza de ter observado um elemento natural raro no planeta, e valeu a pena ter dedicado um dia inteiro de nossa viagem por El Calafate para visita-la.
A excursão ao Glaciar Perito Moreno pode ser feita através da Civitatis e nós vamos te mostrar todos os detalhes neste post.
Se estiver interessado também no que fazer na região próxima ao parque, você pode ler mais sobre [link tag=”el-calafate”] o que fazer em El Calafate[/link].
Navegue pelo post
O tour do Glaciar Perito moreno
O dia amanhecia quando nos buscaram no [bookinglink id=”174977″ text=”Boutique Hotel La Cantera”]. Como El Calafate é uma cidade bem pequena, os demais turistas que participaram do tour foram rapidamente coletados sem muitas voltas e poucos minutos depois já estávamos a caminho da geleira.
O percurso é longo, e nos momentos em que a guia ficava em silêncio era inevitável fechar os olhos para cochilar, mesmo com todas as paisagens belíssimas que passavam na janela, em especial o Lago Argentino com seus paredões de montanhas nevadas ao fundo. Felizmente a van parava em alguns pontos estratégicos para que pudéssemos acordar e tirar boas fotografias.
Nossa guia era muito atenciosa e em vários momentos nos perguntava se estava falando rápido demais para que pudéssemos entender suas explicações. E ela falou de tudo um pouco: geografia, história e muitas informações interessantes sobre o parque Los Glaciares. Uma delas se refere ao nome da geleira Perito Moreno, que não deve ser confundido com o Parque Nacional Perito Moreno, uma vez que são lugares completamente diferentes.
Depois de muita estrada, adentramos no parque, onde pagamos 12.000 pesos argentinos (R$ 170 novembro/2023) por pessoa – tarifa que não está incluída no pacote do tour. O deserto plano que há pouco tempo estávamos observando pela janela foi rapidamente substituído por uma sinuosa estrada congelada em meio a sobes e desces entre as árvores.
Alguns minutos depois avistávamos a grande geleira de longe, nos primeiros mirantes que a van parou para tirarmos fotos.
Vale a pena fazer o passeio de barco pelo Perito Moreno?
Terminada a parada do último mirante antes que desembarcássemos no Parque Nacional, a guia perguntou aos participantes quem faria a navegação pelo Perito Moreno para ver de perto a geleira. Decidimos que apenas a Gisele participaria dessa parte do passeio. O preço por pessoa era de R$ 182 (novembro/2023) e não estava incluído no pacote.
A van chega até o restaurante, onde os participantes têm alguns minutos para ir ao banheiro e tomar um café. Logo em seguida ela seguiria para a área de embarque.
Eu resolvi ficar e caminhar por conta própria nos arredores do restaurante, de onde era possível ver a geleira e até mesmo pegar alguns dos pedaços dela que se desprenderam e foram boiando até a margem do rio.
A navegação tem duração de uma hora e, pelo que entendi com o feedback da Gisele, não se deve ir com muita expectativa: o custo-benefício não vale tanto a pena, uma vez que o passeio seguinte nos levaria até uma distância considerável da geleira.
Antes de continuar a leitura, que tal ver as nossas fotos no Instagram?
A última parte do tour – e também a mais emocionante – nos levou até uma plataforma com uma vista sensacional para o grande paredão de gelo. A alguns metros do restaurante está o início do complexo de trilhas suspensas que conta com 5 percursos: branca (acessível), amarela (central), vermelha (inferior), verde (bosque) e azul (da costa).
Essa parte do tour é livre. Você pode optar por acompanhar a guia ou fazer o percurso que mais lhe chamar a atenção. Deve-se prestar atenção apenas ao tempo, que era limitado. Tínhamos algo em torno de 90 minutos para encaixar nosso percurso e encontrar o pessoal no restaurante para ir embora.
Era possível fazer o trajeto completo, que pegava as trilhas verde, vermelha, amarela e azul, entretanto não teríamos tempo para parar e fazer fotos e vídeos com calma, como gostamos de fazer. Logo, optamos pela amarela, que nos trouxe uma visão inesquecível da zona de ruptura da Perito Moreno.
Durante toda a caminhada ouvíamos barulhos estrondosos, como se fossem trovões. Na verdade, eram os pedaços de gelo se desprendendo da geleira, que muitas vezes caiam no lago, provocando ondas: é simplesmente um espetáculo. Tivemos a sorte de ver uma dessas quedas praticamente em nossa frente.
O problema é saber para onde olhar, já que são quilômetros de fachada. A dica é você evitar ao máximo se distrair com o celular ou qualquer outra coisa senão a geleira. Esperar pelo som de nada adiantará, visto que quando você escutar o estrondo, o pedaço de gelo já caiu ou está terminando de cair, dada a distância da plataforma à geleira. Por isso se quiser fotografar um evento imprevisível como esse, recomendo travar a câmera em um tripé de forma que você possa estar prestando atenção na geleira e não no equipamento.
O que fizemos foi parar e fixar nossa atenção em um ponto, que era justamente chamado de zona de ruptura, e ficamos ali por uns 10 minutos. Pudemos observar um bloco que se desprendeu da parte central da fachada e despencou na água. Não deu tempo de fotografá-lo, infelizmente.
Assista ao vídeo sobre o tour do Perito Moreno
Como contratar o tour
Como você viu no início deste guia, o passeio pode ser contratado através da Civitatis, uma empresa estruturada no mercado de turismo, que oferece tours nacionais e internacionais, sem taxas de IOF e com a possibilidade de pagamento parcelado pelo cartão.
Leia mais sobre nossa viagem ao extremo sul das Américas
- Diário de Bordo: Viajei Bonito no extremo sul das Américas
- Quanto custa viajar pela Patagônia
- Chip de internet da Easysim4u funciona na América do Sul?
- Seguro viagem para a América do Sul é necessário?
Buenos Aires
Ushuaia
- O que fazer em Ushuaia, Patagônia Argentina
- Como ir do aeroporto de Ushuaia para o Centro
- A fantástica navegação pelo Canal de Beagle em Ushuaia
- Onde nos hospedamos em Ushuaia, Argentina
- O trekking da Laguna Esmeralda no inverno
- Expedição Off Road 4×4 em Ushuaia
- Um dia inteiro no Centro Invernal Tierra Mayor, em Ushuaia
- Silencio andino em Llanos del Castor, Ushuaia
- O Parque Nacional Tierra del Fuego e o Trem do Fim do Mundo
- Aluguel de roupas em Ushuaia: quanto custa? Vale a pena?
- A Noite de Pioneiros e mais uma renovação de votos em Ushuaia
Punta Arenas
- Viajando de ônibus entre Ushuaia e Punta Arenas no inverno
- Onde nos hospedamos em Punta Arenas, no Chile
- O que fazer em Punta Arenas: roteiros para 1, 2 ou 3 dias
- Compras na Zona Franca de Punta Arenas: o vale a pena?
Puerto Natales
- Onde nos hospedamos em Puerto Natales, Chile
- O que fazer em Puerto Natales, na Patagônia Chilena
- Torres del Paine: o tour de um dia pelo parque
El Calafate
- Onde nos hospedamos em El Calafate, Argentina
- Perito Moreno: o dia em que conhecemos a famosa geleira
- Experiência Nativa em El Calafate
- O que fazer em El Calafate passeios imperdíveis
Vídeos
- DIA#1 - De Juiz de Fora a Buenos Aires
- DIA#2 - O primeiro dia em Ushuaia
- DIA#3 - Expedição Off Road 4x4 em Ushuaia
- DIA#4 - Parque Nacional, Canal de Beagle e Casamento
- DIA#5 - Um dia inteiro no Centro Invernal Tierra Mayor
- DIA#6 - O trekking da Laguna Esmeralda no inverno
- DIA#7 - De Ushuaia a Punta Arenas
- DIA#8 - Punta Arenas em uma tarde
- DIA#9 - Torres del Paine
- DIA#10 - Conhecendo Puerto Natales
- DIA#11 - Comendo mais do que devia em Puerto Natales
- DIA#12 - Chegando a El Calafate
- DIA#13 - A geleira Perito Moreno
- DIA#14 - Experiência Nativa em El Calafate
Adriano Castro
Formado em Ciência da Computação pela UFJF, trabalhou durante 10 anos como analista de sistemas até chutar o balde e tocar a vida como freelancer, carregando seus projetos para onde quer que vá.
Gente que experiência incrível! Olha que nunca me interessei em conhecer essa região, mas depois do seu post tudo mudou. Essa trilha amarela tem uma visão incrível. Agora que conhecer.
Deve ser muito legal ir no externo sul das Américas, um lugar que ainda vou visitar, aguardei suas dicas para quando o dia chegar.
Maravilhoso!
Quis muito conhecer a Patagonia nesta minha ùltima viagem pro Chile! O Perito Moreno està faz tempo na minha wish list
Deve ser incrível ver essas geleiras de perto! As fotos estão maravilhosas e as dicas também… adorei o post e quero muito um dia viver essa experiência. Parabéns pelo post! Bjs