Viajei Bonito

Planejamento de viagens e nomadismo digital

15 pontos turísticos de Curitiba (com mapa e fotos)

Sempre ouço pessoas comentando que a região sul é tão diferente que nem parece ser no Brasil. A capital do Paraná, por exemplo, é famosa por seu planejamento urbano e por ser muito preparada para receber turistas. Por isso separamos neste post os 15 principais pontos turísticos de Curitiba para você saber o que fazer na cidade de acordo com os seus interesses.

A cidade dos pinhões recebeu influência da Polônia, Itália, Ucrânia e várias outras partes do mundo, por isso, está acostumada a acolher viajantes de todos os lugares. Além de muito bem sinalizada, Curitiba tem diversas opções de hospedagem e transporte público de qualidade.

Onde se hospedar em Curitiba

Curitiba é uma cidade relativamente segura, porém, assim como em outras grandes cidades brasileiras, há áreas do Centro que devem ser evitadas durante a noite, finais de semanas e feriados, quando ficam mais desertas.

Para não cair em cilada e não te colocar em uma, perguntei para amigos e seguidores que moram lá quais são os melhores bairros para se hospedar em Curitiba e as respostas foram praticamente as mesmas: Centro Cívico, Alta da Glória, Batel e Mercês.

Algumas sugestões de hotéis e albergues em Curitiba:

[vb_gmap mid=”11_6gy45NPKNgKmfIhyotNndtayciwx67″]

Booking.com Search for Seasonal Deals

15 principais pontos turísticos de Curitiba

1. Jardim Botânico

O Jardim Botânico é o cartão postal de Curitiba, Paraná
O Jardim Botânico é o cartão postal de Curitiba, Paraná. Créditos: Gisele Rocha

Com sua estrutura metálica influenciada pela da art-nouveau e seus jardins geométricos, o Jardim Botânico é, sem dúvida, um dos principais pontos turísticos de Curitiba. Inaugurado em 1991, o local abriga inúmeras espécies nativas da mata atlântica, trilhas, lago, museu, quadras esportivas e até velódromo.

Uma atração à parte é o Jardim das Sensações, na qual você é vendado para conhecer as paisagens e plantas através dos outros sentidos, seja sentindo o perfume das flores, andando com os pés no chão ou percebendo cada textura da natureza. É um ótimo lugar para assistir ao pôr do sol!

Horário de funcionamento: todos os dias, das 6h às 19h30, se estendendo até às 20h no horário de verão. O Jardim das Sensações funciona de terça a domingo, das 9h às 17h (fechado no período de chuvas). É preciso agendar, ligando para (41) 3264-7365.

Valor dos ingressos: entrada franca

2. Ópera de Arame

Ópera de Arame, um dos pontos turísticos de Curitiba que não pode ficar de fora do roteiro
Ópera de Arame, um dos pontos turísticos de Curitiba que não pode ficar de fora do roteiro. Créditos: Gisele Rocha

Lugar exótico que mistura modernidade, natureza e cultura. A Ópera de Arame é uma estrutura metálica construída no meio de um lago, com vegetação nativa e cascata ao seu redor, se completando de uma forma única. É um dos passeios em Curitiba impossíveis de perder!

O local faz parte do Parque das Pedreiras e é cenário de shows, apresentações teatrais, festivais, concertos musicais e todo tipo de espetáculo. Por isso, recomendamos que você dê uma olhadinha na programação deles antes de fazer seu roteiro.

Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 18h
Valor dos ingressos: a visitação é gratuita, já a agenda de shows e preços você encontra no site do Parque das Pedreiras.

3. Museu Oscar Niemeyer

Museu Oscar Niemeyer, um dos principais pontos turísticos de Curitiba
Museu Oscar Niemeyer, um dos principais pontos turísticos de Curitiba. Créditos: Gisele Rocha

De todos os museus de Curitiba que listamos aqui no Viajei Bonito, o MON (ou “Museu do Olho”) é aquele que deve estar no topo da sua lista de pontos turísticos imperdíveis.

Composto por dois prédios, é um dos maiores complexos expositivos do país, com obras de arte, design e arquitetura, auditório, café, espaço de lazer e ainda um gramado ótimo para passear com pet ou para crianças se divertirem.

O MON tem programação especial aos domingos com oficinas livres e visitas guiadas, mas é preciso chegar cedo. Às quartas-feiras a entrada é gratuita. Confira a agenda de exposições e cursos.

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h.

Valor dos ingressos: meia entrada R$10,00 / inteira R$20,00 (retirada os ingressos até 17h30). Entrada gratuita às quartas-feiras.

4. Memorial da Imigração Polonesa

Memorial da Imigração Polonesa, Bosque do Papa, Curitiba, Paraná
Memorial da Imigração Polonesa, Bosque do Papa, Curitiba, Paraná. Créditos: Paulo Hulyk / Créditos: Flickr

Esse museu ao ar livre é formado por casas construídas com troncos de pinheiros encaixados, estilo polonês típico da imigração, e guardam utensílios e móveis usados no período. A edificação onde está instalada a capela foi pessoalmente abençoada pelo Papa João Paulo II.

Além das sete casas e da capela de Nossa Senhora de Czestochowa, o memorial conta com ampla área verde, quiosque para venda de produtos típicos e espaço onde são realizados eventos e exposições artísticas e culturais polonesas. Veja a programação no site Fundação Cultural de Curitiba.

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h.
Valor dos ingressos: atração gratuita

5. Largo da Ordem

Largo da Ordem, Curitiba, Paraná
Largo da Ordem, Curitiba, Paraná. Créditos: Gisele Rocha

Bem no coração do centro histórico de Curitiba está o Largo da Ordem, com as construções mais antigas da cidade, incluindo a primeira igreja local, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas.

É lá que também acontece a Feira do Lago da Ordem, na qual você encontra pinturas, artesanato, apresentações de artistas locais, cerâmicas, teatro de rua e comidas típicas. A feira rola aos domingos das 9h às 14h.

Horário de funcionamento: atração ao ar livre, sem horários (exceto a feira).

Valor dos ingressos: entrada franca

6. Praça Tiradentes

Catedral Metropolitana de Curitiba na Praça Tiradentes
Catedral Metropolitana de Curitiba na Praça Tiradentes. Créditos: Gisele Rocha

Local onde oficialmente nasceu a cidade, a Praça Tiradentes foi palco de grandes eventos políticos, históricos e religiosos. Hoje, com seu terminal de ônibus e variado comércio, faz parte do trajeto diário de muito curitibanos, se tornando um dos mais importantes pontos turísticos de Curitiba.

Passado e presente convivem em harmonia, podendo ser vistos na passarela de vidro que guarda o calçamento antigo e em dois obeliscos: um em celebração aos 250 anos da fundação da cidade e outro que faz alusão ao Marco Zero, estabelecendo a distância de outros Estados. Ali também se encontra a bela Catedral Metropolitana de Curitiba, que pode ser visitada por dentro, sempre com muito respeito para não atrapalhar as orações dos fiéis.

7. Rua 24 horas

Rua 24 horas, Curitiba, Paraná
Rua 24 horas, Curitiba, Paraná. Créditos: Morio / Créditos: Wikimedia Commons

Inaugurada em 1991 com o intuito de ofertar serviços dia e noite, a rua tinha restaurantes, lojas e bares que funcionavam 24 horas por dia. Com o passar dos anos, a prática acabou desaparecendo e, atualmente, os estabelecimentos não funcionam mais o tempo todo, mas ainda assim é um ponto importante para o turismo em Curitiba.

Apesar de ser uma galeria coberta, a Rua 24 horas é toda de arcos metálicos brancos e teto de vidro, dando a ideia de área aberta. Outra vantagem é que mesmo em dias chuvosos dá para conhecer o lugar, que oferece boa gastronomia, opções de lazer, wi-fi, comércio e serviços.

Dica: ao chegar, repare o relógio que ao invés de doze, marca 24 intervalos.

Horário de funcionamento: varia conforme o estabelecimento. Consulte o site oficial da Rua 24 horas.
Valor dos ingressos: atração gratuita

8. Memorial Ucraniano

O Memorial Ucraniano é um dos mais importantes pontos turísticos de Curitiba
O Memorial Ucraniano é um dos mais importantes pontos turísticos de Curitiba. Créditos: Gisele Rocha

Este é um dos principais pontos turísticos de Curitiba, um lugar muito emocionante que nos convida a refletir sobre tristes episódios que aconteceram na Europa e interferiram de forma direta na história do nosso país.

Localizado no Parque Tingui, o Memorial Ucraniano é uma homenagem emocionante aos imigrantes vindos da Ucrânia e às suas contribuições culturais. Festas típicas e apresentações folclóricas acontecem durante todo o ano como a Bênção dos Alimentos, no Sábado de Aleluia, a Festa Nacional da Ucrânia, em agosto e a Festa da Colheita, em outubro.

O local é composto por um portal de entrada; uma réplica da igreja ucraniana de São Miguel, uma das mais antigas do país; um campanário; uma exposição permanente de itens típicos e uma casa antiga, que funciona como lojinha. Tudo construído com madeira encaixada, estilo arquitetônico ucraniano da época. Leia mais sobre o Memorial Ucraniano no blog Panorama de Viagem.

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 17h45.
Valor dos ingressos: entrada franca

9. Bosque Alemão

Bosque Alemão, Curitiba, Paraná
Bosque Alemão, Curitiba, Paraná. Créditos: Claudete Dorocinski / Créditos: Flickr

Ainda procurando o que fazer em Curitiba? O Bosque Alemão tem muita área verde, oratório para apresentações musicais, lanchonete com comidas típicas, mirante de quase 20 metros de altura com vista panorâmica de Curitiba, praça de cultura germânica e réplica de um dos principais exemplares arquitetônicos da época de imigração.

É o passeio perfeito para quem viaja com crianças, pois lá é possível fazer a trilha de João e Maria, onde o conto dos irmãos Grimm é reproduzido em azulejos ao longo do caminho que cruza o bosque, chegando até a Casa da Bruxa, que, na verdade, é uma biblioteca de contos infantis.

Horário de funcionamento: o bosque funciona todos os dias das 8h às 18h. Já a Casa da Bruxa fica aberta das 9h às 17h (a hora do conto é apenas aos finais de semana às 11h, 14h e 16h).

Valor dos ingressos: entrada franca

10. Museu Egípcio

Sala da Tothmea, Museu Egípcio de Curitiba
Sala da Tothmea, Museu Egípcio de Curitiba. Créditos: Divulgação

Apesar do nome, o museu não conta apenas com peças relacionadas ao Antigo Egito, já que, desde 2014, foi reestruturado e passou a ser dividido em duas seções: a Egípcia e a Rosacruz.

A primeira, além de réplicas de objetos e de peças que contam as histórias de faraós e do povo egípcio, também tem duas múmias originais em exposição permanente. A segunda mostra a história da Ordem Rosacruz, com objetos recebidos por três grandes mestres da AMORC-GLP (Antiga e Mística Ordem Rosacruz).

Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h30, sábados das 10h às 17h e domingos das 9h às 12h. A Seção Rosacruz não abre aos finais de semana nem feriados.

Valor dos ingressos: meia entrada R$5,00 / inteira R$10,00

11. Museu do Holocausto

Museu do Holocausto em Curitiba, Paraná
Museu do Holocausto em Curitiba, Paraná. Créditos: Divulgação

Com o objetivo de mostrar os acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, o museu retrata a vida dos judeus antes, durante e depois do Holocausto, através de depoimentos, fotos, documentos e objetos.

Caminhando por ele, você percebe que o espaço é pequeno, incômodo e retorcido, justamente para dar a sensação de angústia, complementando as histórias dos que vivenciaram o genocídio.

As visitas são feitas apenas com agendamento, que você pode fazer clicando no site do Museu do Holocausto. Para outras informações, ligue (41) 3093-7461.

Horário de funcionamento: de segunda a quarta, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30, sextas das 8h30 às 11h30 e domingos das 9h às 12h. As quintas e sábados fica fechado.

Valor dos ingressos: entrada franca

12. Parque Tanguá

Parque Tanguá, lugar para assistir ao pôr do sol em Curitiba, Paraná
Parque Tanguá, lugar para assistir ao pôr do sol em Curitiba, Paraná. Créditos: Gisele Rocha

O que, originalmente, seria uma usina de reciclagem de caliça e lixo industrial, acabou se transformando num dos mais bonitos pontos turísticos de Curitiba, com dois lagos, cascata, enormes áreas verdes, pista de cooper, ciclovia e lanchonete.

Lá você ainda pode passear de barco ou a pé até um túnel artificial, caminhar pelos jardins com canteiros e espelhos d’água ou subir no mirante de 65m de altura para admirar a bela vista, que é especialmente mais bonita durante o pôr do sol.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 18h
Valor dos ingressos: atração gratuita

13. Torre Panorâmica

Torre Panorâmica de Curitiba, Paraná
Torre Panorâmica de Curitiba, Paraná. Créditos: Gisele Rocha

Localizada a 109,5 metros de altura, a torre é o ponto mais alto de Curitiba. De lá você pode ver a cidade inteira, com suas grandes avenidas tracejadas no meio do verde de árvores e áreas nativas, e ainda visitar o Museu do Telefone.

A torre dá suporte à telefonia celular local e é a única com deck aberto para visitação. Um ponto negativo é o elevador, que só transporta quatro pessoas, então, nos finais de semana, acaba dando fila, além disso, o ideal é não ir em dias de neblina ou chuva.

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 19h
Valor dos ingressos: meia entrada R$3,00 / inteira R$6,00

14. Unilivre

Unilivre, um passeio imperdível em Curitiba, Paraná
Unilivre, um passeio imperdível em Curitiba, Paraná. Créditos: Gisele Rocha

A Universidade Livre do Meio Ambiente busca conscientizar a população quanto à preservação ecológica e sistemas economicamente sustentáveis. E isso pode ser percebido logo em sua sede, feita com eucalipto, imbuia, cambará, cedro e vidro.

Localizada no Bosque Zaninelli, possui inúmeras espécies de aves, lago, mata nativa, um imponente paredão de pedra, espelhos d’água, mirante e auditório ao ar livre. Se você busca por tranquilidade e quer contato com a natureza, vai adorar a Unilivre.

Uma curiosidade interessante: logo na entrada da Unilivre você passará por arcos coloridos. Os primeiros são pretos, depois vêm os verdes e por último os amerelos. Eles representam a transição entre o ar poluído da cidade e o ar puro do parque.

Horário de funcionamento: diariamente das 8h às 18h
Valor dos ingressos: atração gratuita

15. Palácio Avenida

Palácio Avenida, Curitiba, Paraná
Palácio Avenida, Curitiba, Paraná. Créditos: André Ribeiro / Créditos: Flickr

Lugar cheio de histórias para contar, o Palácio Avenida já foi sede do Cine Theatro Avenida, por volta de 1929. Depois, deu lugar ao comércio local com escritórios, café e lojas e, posteriormente, virou matriz dos Bancos Bamerindus e HBSC, hoje, Banco Bradesco.

Enquanto no primeiro andar fica a agência bancária, no último está o Teatro Avenida, com atrações musicais, cinema, teatro, exposições de arte e apresentações de danças. No final do ano ocorre o tradicional “Natal do Palácio Avenida”, onde um coral de crianças canta nas janelas e sacadas do edifício, que é especialmente decorado para a época.

Horário de funcionamento: a agência funciona de segunda a sexta, das 10h às 16h.

Valor dos ingressos: o evento de Natal é gratuito. Já para outras atrações, é preciso consultar os preços ligando para (41) 3777-6000.

Linha Turismo em Curitiba

Linha Turismo Curitiba, Paraná, Brasil
Linha Turismo Curitiba, Paraná, Brasil. Créditos: Gisele Rocha

Quer conhecer os principais pontos turísticos de Curitiba de uma forma mais prática e cômoda? Embarque em um ônibus double decker da Linha Turismo, que passa por parques, museus, teatros, centros comerciais e espaços culturais.

O itinerário contempla 25 lugares importantes na cidade, entre eles: Praça Tiradentes, Rua das Flores, Rua 24 Horas, Museu Ferroviário, Teatro Paiol, Jardim Botânico, Estação Rodoferroviária / Mercado Municipal, Teatro Guaíra / Universidade Federal do Paraná, Paço da Liberdade, Memorial Árabe / Passeio Público, Centro Cívico, Museu Oscar Niemeyer, Bosque do Papa / Memorial Polonês, Bosque Alemão, Unilivre, Parque São Lourenço, Ópera de Arame, Parque Tanguá, Parque Tingui, Memorial Ucraniano, Portal Italiano, Santa Felicidade, Parque Barigui, Torre Panorâmica e Setor Histórico.

São 45 km percorridos em aproximadamente 3 horas. O passageiro pode descer quantas vezes quiser e ficar pelo tempo que desejar, respeitando sempre o horário de circulação da linha para o reembarque. Depois é só voltar para o ponto e apresentar o tíquete. O veículo passa a cada meia hora.

Horário de funcionamento: Normalmente ele circula de terça a domingo, das 9h às 17h30, mas na alta temporada e nos feriados o serviço também opera às segundas-feiras.

Valor do ingresso: R$ 50,00 para embarques e desembarques ilimitados durante 24 horas. A compra pode ser feita a bordo do veículo e a forma de pagamento é somente em dinheiro.

Agora que você já sabe que fazer na capital paranaense e quais os principais pontos turísticos em Curitiba, conta para gente aonde você vai primeiro e por quê.

Boa viagem!

[vb_post_list tag=”curitiba” limit=”5″ title=”Leia mais sobre Curitiba”]

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo