Qual é a melhor época para ir ao Peru?
Escolher a melhor época para ir ao Peru vai depender dos seus interesses e das cidades que pretende visitar. A decisão se torna ainda mais difícil se a intensão for viajar para várias regiões.
De fato, não existe uma época ruim para viajar para o Peru, é tudo uma questão de evitar o período de chuvas e adaptar o seu roteiro. Para facilitar, separarei as regiões por clima.
Mas antes que você inicie a leitura, caso esteja interessado em tours guiados, pacotes e excursões, sugerimos a plataforma da [getyourguide_link url=”peru-n15″ text=”GetYourGuide”], que disponibiliza uma infinidade de atrações para diversas cidades peruanas. [getyourguide_link url=”peru-n15″ text=”Clique aqui para conhecer e reservar online”].
Navegue pelo post
Selva Amazônica
Nessa região, a umidade é alta durante o ano inteiro e chuvas mais intensas podem ser esperadas entre os meses de novembro e março.
Sendo assim, se você quer incluir [link tag=”chanchamayo”]Chanchamayo[/link], Tambopata, Manu e Iquitos no seu planejamento, considere comprar as passagens entre os meses de abril e outubro, durante a estação seca. Nessa época há menos mosquitos e os rios estão mais baixos, o que é ótimo para passeios que incluem observação de animais.
Região Serrana
Quem visita a região montanhosa do Peru deve estar sempre preparado para dias frios e muito vento. Esse é o caso de quem viaja para [link tag=”cusco”]Cusco[/link], [link tag=”machu-picchu”]Machu Picchu[/link], [link tag=”huaraz”]Huaraz[/link]Puno, Lago Titicaca, etc.
Evite a época de chuvas, entre novembro e março. Fuja também da alta temporada, quando tudo fica mais caro e a aglomeração de turistas é maior. Na minha opinião, os melhores meses para visitar a região serrana do Peru são maio e junho, fora do período de chuvas e de férias.
Região Costeira
O Peru atrai surfistas do mundo todo e se você também quer ser banhar nas águas do Pacífico, sugiro que vá ao Peru entre dezembro e março, quando o clima estará quente e seco. Essa é a melhor época para visitar [link tag=”Ica”]Ica[/link], [link tag=”paracas”]Paracas[/link], as Ilhas Ballestas e a capital, [link tag=”lima”]Lima[/link].
Durante maior parte do ano, Lima apresenta céu cinzento devido ao alto nível de poluição. Entretanto, com um pouco de sorte você conseguirá ver um dia de céu azul no verão. De qualquer forma, a capital é linda e vale uma visita em qualquer mês do ano.
Qual é a melhor época para ir a Machu Picchu?
A melhor época para ir Machu Picchu é entre abril e setembro, durante o inverno. Embora as temperaturas estejam mais baixas, os dias são mais bonitos, com céu azul e as chances de dias chuvosos são reduzidas, visto que essa é uma estação seca na região da serra peruana.
Se você já pesquisou sobre como ir a Machu Picchu e escolheu uma das trilhas, tente marcar a sua viagem para essa época do ano, já que os caminhos podem ficar fechados no período de chuvas.
Durante o verão, as altas temperaturas podem causar desconforto ou, no pior dos casos, o passeio pode ser interrompido por fortes chuvas. Os piores meses para visitar Machu Picchu são entre janeiro a março, mas isso tem variado nos últimos anos.
Independentemente das condições climáticas, o parque permanece aberto à visitação durante todos os meses do ano, recebendo turistas do mundo inteiro. Sendo assim, não deixe para comprar o seu ingresso em cima da hora, pois as entradas são limitadas.
Antes de embarcar, não deixe de ler o nosso guia completo sobre Machu Picchu, com segredos que poucas pessoas conhecem a respeito dessa cidadela tão misteriosa.
Onde se hospedar no Peru
Veja nossas sugestões de hospedagens em [bookinglink id=”1913859″ text=”Lima”], [hostelworldlink id=”38610″ text=”Cusco”], [hostelworldlink id=”61380″ text=”Aguas Calientes”] (cidade mais próxima a [link tag=”machu-picchu”]Machu Picchu[/link]), [hostelworldlink id=”268276″ text=”Ica”], [bookinglink id=”343226″ text=”Arequipa”], [bookinglink id=”866756″ text=”Paracas”] e [bookinglink id=”1099810″ text=”Huaraz”].
Gostou? Achou útil? Então compartilhe com seus amigos.
Muito bom p seu relato o que vai me ajudar e muito no meu roteiro à Machu Picchu.