Qual é a melhor época para ir ao Peru?

Escolher a melhor época para ir ao Peru vai depender dos seus interesses e das cidades que pretende visitar. A decisão se torna ainda mais difícil se a intensão for viajar para várias regiões.

De fato, não existe uma época ruim para viajar para o Peru, é tudo uma questão de evitar o período de chuvas e adaptar o seu roteiro. Para facilitar, separarei as regiões por clima.

Selva Amazônica

A melhor época para visitar a selva peruana é entre os meses de abril e outubro

A melhor época para visitar a selva peruana é entre os meses de abril e outubro. Créditos: Nicolas / Fonte: Flickr

Nessa região, a umidade é alta durante o ano inteiro e chuvas mais intensas podem ser esperadas entre os meses de novembro e março.

Sendo assim, se você quer incluir Chanchamayo, Tambopata, Manu e Iquitos no seu planejamento, considere comprar as passagens entre os meses de abril e outubro, durante a estação seca. Nessa época há menos mosquitos e os rios estão mais baixos, o que é ótimo para passeios que incluem observação de animais.

Região Serrana

Urubamba, no Valle Sagrado de los Incas, Peru

Urubamba, no Valle Sagrado de los Incas, Peru. Créditos: Jason Hollinger / Fonte: Flickr

Quem visita a região montanhosa do Peru deve estar sempre preparado para dias frios e muito vento. Esse é o caso de quem viaja para Cusco, Machu Picchu, HuarazPuno, Lago Titicaca, etc.

Evite a época de chuvas, entre novembro e março. Fuja também da alta temporada, quando tudo fica mais caro e a aglomeração de turistas é maior. Na minha opinião, os melhores meses para visitar a região serrana do Peru são maio e junho, fora do período de chuvas e de férias.

Região Costeira

Playa la Herradura, Chorrillos, Lima, capital do Peru

Playa la Herradura, Chorrillos, Lima, capital do Peru. Créditos: H. Silenus / Fonte: Flickr

O Peru atrai surfistas do mundo todo e se você também quer ser banhar nas águas do Pacífico, sugiro que vá ao Peru entre dezembro e março, quando o clima estará quente e seco. Essa é a melhor época para visitar Ica, Paracas, as Ilhas Ballestas e a capital, Lima.

Durante maior parte do ano, Lima apresenta céu cinzento devido ao alto nível de poluição. Entretanto, com um pouco de sorte você conseguirá ver um dia de céu azul no verão. De qualquer forma, a capital é linda e vale uma visita em qualquer mês do ano.

Qual é a melhor época para ir a Machu Picchu?

O cartão postal mais famoso de Machu Picchu logo pelo amanhecer

O cartão postal mais famoso de Machu Picchu logo pelo amanhecer. Créditos: Gisele Rocha

A melhor época para ir Machu Picchu é entre abril e setembro, durante o inverno. Embora as temperaturas estejam mais baixas, os dias são mais bonitos, com céu azul e as chances de dias chuvosos são reduzidas, visto que essa é uma estação seca na região da serra peruana.

Se você já pesquisou sobre como ir a Machu Picchu e escolheu uma das trilhas, tente marcar a sua viagem para essa época do ano, já que os caminhos podem ficar fechados no período de chuvas.

Durante o verão, as altas temperaturas podem causar desconforto ou, no pior dos casos, o passeio pode ser interrompido por fortes chuvas. Os piores meses para visitar Machu Picchu são entre janeiro a março, mas isso tem variado nos últimos anos.

Independentemente das condições climáticas, o parque permanece aberto à visitação durante todos os meses do ano, recebendo turistas do mundo inteiro. Sendo assim, não deixe para comprar o seu ingresso em cima da hora, pois as entradas são limitadas.

Antes de embarcar, não deixe de ler o nosso guia completo sobre Machu Picchu, com segredos que poucas pessoas conhecem a respeito dessa cidadela tão misteriosa.

Se você está gostando do artigo até o momento, que tal curtir nossa página no Facebook?

Onde se hospedar no Peru

Veja nossas sugestões de hospedagens em Lima, Cusco, Aguas Calientes (cidade mais próxima a Machu Picchu), Ica, Arequipa, Paracas, HuarazChanchamayo.

Gostou? Achou útil? Então compartilhe com seus amigos.

Prepare-se para sua viagem

Andino Hotel

Calle Wiñaywayna urb las orquideas M-c L Lt 16

Descrição obtida de Booking

Não há descrição disponível.

Quando você utiliza o botão abaixo para procurar sua hospedagem, o Viajei Bonito ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. É uma forma de ajudar nosso blog a continuar vivo, trazendo informações valiosas para sua viagem.

Verificar disponibilidade

Em Machu Picchu, nossa sugestão de hospedagem é o Andino Hotel. Você pode procurar outros hotéis através do Booking, ou então se sua preferência é por albergues, acesse o Hostel World.

Vai alugar um carro? Na Rentcars você compara preços em diversas locadoras no mundo todo com muita segurança, sem taxas no cartão de crédito, 5% de desconto no boleto, parcelamento em até 12 vezes e isenção de IOF.

Veja o motivo pelo qual recomendamos o seguro viagem para quem viaja pela América do Sul. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiro.

Com base em cotações atualizadas do Yahoo Finance a cada duas horas, a proporção entre o Novo sol peruano e o Real é de 1 PEN para 0,9623 BRL. Você pode simular o valor que deseja converter com os preços das casas de câmbio clicando aqui.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo. Créditos da imagem de capa: Alexander Schimmeck / Fonte: Flickr