São Bonifácio e São Martinho: opções de turismo pouco conhecidas em Santa Catarina

Santa Catarina tem aparecido muito nos noticiários, principalmente por causa do frio nas cidades da região serrana (Urupema, Urubici, São Joaquim, Lages etc). Mas vocês sabem que o Viajei Bonito gosta de ir na contra mão da grande mídia e apresentar opções diferentes para os viajantes. Agora é a vez de duas cidadezinhas que dá para fazer um bate e volta de Florianópolis, curtir bem a natureza e conhecer a influência alemã na região.

As temperaturas por lá até são baixas, mas esse não é o atrativo principal. São Bonifácio e São Martinho são conhecidas por outros motivos, dentre eles a culinária, as cachoeiras e até o turismo religioso.

Diversificado né? Então leia tudo para entender direitinho.

São Bonifácio

Paisagem calma e tranquila em São Bonifácio, no estado de Santa Catarina. Créditos: Guylherme Morais

Paisagem calma e tranquila em São Bonifácio, no estado de Santa Catarina. Créditos: Guylherme Morais

A apenas 80 km de Florianópolis, a pequena cidade de 3 mil habitantes ostenta o título de “Capital Catarinense das Cachoeiras” e, mesmo não sendo muito famosa, recebe cerca de 600 visitantes por final de semana (dados da Secretaria de Turismo). Colonizado pelos alemães, o município tem um museu – fundado em 1980 – com mais de 1200 peças que contam sua história e das famílias que a fundaram.

Mas o carro chefe tem sido mesmo o ecoturismo. Os hotéis e pousadas da região tem aproveitado muito a natureza para promover a cidade. Você pode fazer trilhas a pé ou de bicicleta, rafting, boiacross, rapel, visitar as estâncias termais, etc. No caminho para a cidade também há mirantes com paisagens deslumbrantes da região.

São Martinho

São Martinho e suas belezas naturais

São Martinho e suas belezas naturais. Créditos: Guylherme Morais

Assim como São Bonifácio, São Martinho também foi colonizada por alemães e, sendo repleta de cachoeiras, tem um grande potencial para o ecoturismo. Porém, a cidade tem um título bem diferente da sua vizinha: ela é reconhecida pelo Vaticano como a “Capital Mundial das Vocações”.

O município tem tradição em revelar sacerdotes da Igreja Católica, sendo que uma delas, a Beata Albertina, foi beatificada pelo papa Bento XVI em 2007 e um outro, Padre Aloisio, está em processo de beatificação. Por esses motivos dá para entender porque o turismo religioso também é forte na região.

Se for à cidade, não deixe de experimentar o famoso café colonial, pessoas viajam quilômetros para se empanturrar com a tradicional culinária alemã e comidas para todos os gostos. Sério, você não tem noção do tanto de comida que é!

Vale à pena tirar um fim de semana e conhecer logo as duas cidades de uma vez só.

* Você pode conhecer mais sobre essas e outras cidades catarinenses no site oficial do Turismo do estado.

São Bonifácio e São Martinho: opções de turismo pouco conhecidas em Santa Catarina

Prepare-se para viajar

Use o cupom SEGURANCA para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom SPRING e garanta 50% de desconto.

Economize em passagens aéreas usando o comparador de preços ou a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus,  a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Guylherme Morais

Formado em Comunicação Social, amante do futebol e do esporte da bola laranja, viajar é literalmente a sua vida. Em 25 anos morou em seis cidades diferentes e não sabe se um dia vai simplesmente ficar em uma pra sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo