Andrelândia, MG: natureza, cachoeiras e um projeto fantástico

No interior de Minas Gerais, a aproximadamente 100 km de Aiuruoca e a 190 km de Tiradentes encontra-se a charmosa Andrelândia. O município tem pouco mais de 10 mil habitantes segundo o IBGE em 2014 e foi fundada em 1868.

Cachoeira dos Querubins, Andrelândia, Minas Gerais, Cachoeiras, Natureza, Projeto Guairá. Créditos: Gisele Rocha

Clique na imagem acima para adicionar este artigo em seu Pinterest e veja também nossos painéis. Foto por: Gisele Rocha

Agora você nos pergunta, como descobriram essa preciosidade? Bom, já tínhamos ouvido falar da cidade, até por conta de seu nome chamar atenção… a terra dos Andrés? Todo mundo que nasce lá se chama André? Não. Tudo “culpa” de André da Silveira, um dos primeiros fazendeiros a se instalar no município, que até 1930 se chamava Turvo.

No início de 2017 recebemos um convite mais do que especial feito por uma pousada. Ela não se encontra ali apenas para exploração turística, mas também colabora e muito com o desenvolvimento de Andrelândia. Nossa missão era ver de perto esse trabalho, que resulta em valores incalculáveis à região.

O que fazer em Andrelândia

Peraí, vocês falaram de um convite de pousada e de um trabalho… e fim? Calma, a gente chega lá. Deixe-nos despertar seu interesse em conhecer Andrelândia primeiro.

Você pode nunca ter ouvido falar, mas há bastante coisa para se fazer tanto na área urbana quanto na área rural. Rodando pelas ruas calçadas típicas de um autêntico município mineiro é possível visitar casarões antigos, praças acolhedoras e uma réplica do Cristo Redentor aliado a uma vista maravilhosa e, claro, igrejas.

Até mesmo quem não é fã de turismo religioso vai querer visitar a Igreja de São Benedito e conferir de perto sua fachada que representa o gesto acolhedor de Jesus Cristo feito com as mãos.

Como bom município mineiro que é, não podiam faltas as cachoeiras e trilhas. Por conta do pouco tempo que tivemos, só conseguimos visitar a Cachoeira dos Querubins, que fica a, aproximadamente, 2,5 km de trilha partindo-se da pousada, que falaremos mais adiante.

Andrelândia possui também um parque arqueológico muito tradicional e riquíssimo em pinturas rupestres, espécies de plantas e árvores, como a Araucária – ameaçada de extinção – e também em diversidade animal.

De acordo com seu site oficial, é possível observar Lobo Guará, Ouriço, Gambá, Mico-Estrela, Bugio, Jaguatirica, Suçuarana, Tatu, Veado Campeiro, aves como Pintassilgo, Canário Chapinha, Gavião Cará-cará, Coleirinha, Coruja, Bem-te-vi, João-de-barro, Seriema, Jacu, Tucano e répteis como Cascavel, Urutu, Jararaca, Coral, Calango e Lagarto Teiú.

Além disso, o parque conta com grutas, picos, formações rochosas, trilhas e muitas outras atrações interessantíssimas. Para maiores informações sobre visitação, recomendamos consultar seu site oficial para ter certeza de que você terá em mãos informações atualizadas.

Voltando à área urbana, mais precisamente no centro da cidade, encontra-se um casarão antigo muito importante na história de Andrelândia que hoje é sede da Fundação Guairá. Eu te disse, já estamos chegando na hora de falar daquele convite.

A Fundação Guairá

O projeto que leva o nome de Fundação Guairá nasceu em 1983 e é um elemento importantíssimo na vida dos moradores de Andrelândia e região. Não é à toa que seu trabalho foi reconhecido como entidade de Utilidade Pública nos âmbitos municipal, estadual e federal, de acordo com seu site oficial.

Fizemos um tour pelo casarão na companhia de Yago Marryel, que na ocasião nos recebeu muito bem e apresentou a nós cada detalhe da casa, passando por todos os cômodos e contando um pouco da história da fundação. Durante esse tour, um dos fatores que mais nos chamou a atenção foram os pilares da fundação – assim chamadas as áreas de atuação do projeto: Educação, Sociocultural, Turismo, Rural, Sustentabilidade e Saúde. Identificou ali o turismo, não é? Viu? Tá fazendo sentido agora!

Através de projetos que buscam a captação de recursos tanto públicos quanto privados, a fundação procura engajar os moradores a participar, desenvolver a si mesmos e também colaborar para o município como um todo. São projetos nas áreas de música, artes, bioconstrução e, principalmente, sustentabilidade, entre outras.

Se você está gostando do artigo até o momento, que tal curtir nossa página no Facebook?

Durante nossa visita, tivemos acesso aos ambientes, todos eles muito bem conservados e ricos em preservação da história e cultura de Andrelândia. Um desses ambientes é dedicado a uma coleção histórica de enciclopédias! Dá pra acreditar? Ficamos encantados com aquelas aulas de história!

E como havíamos dito, um dos pilares da fundação é justamente o desenvolvimento do turismo na região. E é aí que o Viajei Bonito entra. Recebemos esse convite mais do que especial realizado pela Pousada dos Querubins, que representa essa ação do projeto.

Pousada dos Querubins

A pousada encontra-se a 5 km do centro da cidade e você estará completamente imerso no campo. Se hospedar nela não se trata apenas de viajar e relaxar, mas também de fazer parte de um projeto muito importante na vida de Andrelândia.

Além de toda a importância que a Pousada dos Querubins exerce na Fundação Guairá, falando um pouco de sua estrutura, seu espaço contém chalés muito aconchegantes como o que nós ficamos!

Seu entorno conta com piscina, sauna, quadra de tênis, e muito espaço para relaxar, caminhar e curtir a natureza, obviamente. Ao lado dos chalés há também uma capela muito acolhedora.

E a comida? Faltam palavras para elogiar. Você acredita que eles plantam praticamente tudo que cozinham? Sim! Almoçar por lá não é apenas aproveitar o que há de melhor na culinária mineira, mas também garantia de estar consumindo produtos orgânicos e saudáveis. E não falamos apenas do almoço: o café da manhã e da tarde contam com bolos, pães e biscoitos produzidos ali mesmo.

Em nosso último dia fomos apresentados ao lambari de horta. O que? É um peixe que nada na terra? Não! É uma planta! Incrível, não? Ficamos muito curiosos quando nos disseram que experimentaríamos tal iguaria. Nossa reação era de espanto em como uma simples folhinha empanada e frita pudesse ser tão boa!

Lambari de horta na Pousada dos Querubins

Lambari de horta na Pousada dos Querubins. Créditos: Gisele Rocha

Ah! Lambari combina com cachaça! Pelo menos aqui em Minas isso é mais do que verdade. Nos arredores da pousada é possível conhecer um verdadeiro alambique! E na recepção da própria pousada havia também garrafas de cachaça como cortesia aos hóspedes! É pra tomar uma ou duas doses, hein!? Não é pra levar a garrafa!

Não há dúvidas de que Andrelândia é sim um destino ao qual queremos voltar um dia, ainda mais quando soubemos que a pousada fica ainda mais charmosa no frio! Se você quer maiores informações sobre eventos, passeios e reservas, acesse seu site oficial ou então faça sua reserva pelo Booking.

Pousada dos Querubins

Estrada Madre de Deus, s/n

Descrição obtida de Booking

A Pousada dos Querubins dispõe de uma piscina exterior aquecida e de um restaurante. A propriedade está localizada em Andrelândia. O pequeno-almoço e o acesso Wi-Fi estão disponíveis de forma gratuita.

Quando você utiliza o botão abaixo para procurar sua hospedagem, o Viajei Bonito ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. É uma forma de ajudar nosso blog a continuar vivo, trazendo informações valiosas para sua viagem.

Verificar disponibilidade

Torcemos para que você também se encante com Andrelândia! Se já esteve por lá, compartilhe abaixo suas experiências ou então tire suas dúvidas.

Um grande abraço e até o próximo artigo!

Prepare-se para sua viagem

Em Andrelândia, nossa sugestão de hospedagem é a Pousada dos Querubins. Você pode procurar outros hotéis através do Booking, ou então se sua preferência é por albergues, acesse o Hostel World.

Vai alugar um carro? Na Rentcars você compara preços em diversas locadoras no mundo todo com muita segurança, sem taxas no cartão de crédito, 5% de desconto no boleto, parcelamento em até 12 vezes e isenção de IOF.

Mesmo sem a obrigatoriedade de contratar um seguro viagem ao viajar pelo Brasil, é altamente recomendável para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiro.

Viajei Bonito

Somos duas pessoas apaixonadas por movimento. Para nós, cair na estrada é mais importante do que um projeto futuro de estabilidade e quaisquer oportunidades de novas viagens, por mais remotas e loucas que pareçam ser, a gente tá pegando! Créditos da imagem de capa: Gisele Rocha
  • Aninha Lima

    Deve ser bem legal ficar no lugar e se alimentar só de produtos orgânicos… sensacional! Aigreja nem se fala… como eu nunca tinha ouvido falar de Andrelândia???

  • VIVIANE CARNEIRO

    Que delícia de lugar é Andrelândia, simplesmente adorei. Já quero conhecer.

  • Marlise Vidal

    Sério que tem uma cidade com este nome no Brasil? Nunca tinha ouvido falar mas fiquei louca para conhecer. E esta comida toda? Nossa, parece deliciosa. Abs, Marlise

  • Gisele Rocha

    Fica no sudoeste de Minas, Marlise. É uma cidade bem tranquilinha, excelente pedida para desestressar. A pousada era estupenda, passamos um fim de semana mágico nela. Agora quero voltar no frio para aproveitar as lareiras da sala e do quarto do chalé.

  • KEUL FORTES

    Que tudo esse achado! Nunca tinha ouvido falar de Andrelândia. Adorei essas cachoeiras! São lindas. Obrigada pelas dicas!

  • Ana Clara Flores

    ê minas gerais! Passeios em cidades de nomes estranhos te dá sempre duas certezas: comida fantástica e cachoeiras! hahaha nao tem erro! hahahah adorei as dicas de andrelandia!

  • Leandro Fonseca

    Só faltou vocês colocarem a foto da placa com “qr codes” com todas as atrações turísticas da cidade. Lá tem internet wifi para o turista baixar direto no celular o mapa através do Google Maps para o local desejado. As atrações são divididas por rotas, como rota romântica, colonial cachoeiras. Toda a tecnologia a serviço do turista.

  • Gente, fiquei ENCANTADA com tudo o que vocês postaram 🙂 É um projeto e tanto e deu pra sentir que vocês gostaram demais da experiência – que obviamente não foi só turística! Quero conhecer e fiquei curiosíssima com esse lambari que não nada oO

  • Não conheço quase nada do estado de Minas, mas Andrelândia? Nunca tinha ouvido falar. Que charme de cidadezinha. Adorei tomar conhecimento dela e quem sabe um dia conhecer. Vai ficar anotado.

  • Reginaldo Francisco de Mattos

    Mesmo sendo Carioca nato ! É aqui que eu moro, Andrelândia.
    É aqui que eu quero estar, pois não há,
    lugar melhor para se morar ! (reginaldo.cozinheirocarioca@gmail.com)

  • Giulia Sampogna

    Nunca escutei falar desse lugar, que cidade encantadora. Adorei a fachada da igreja e a pousada, que charme.

  • Carina Takahama

    Quero experimentar o lambari de horta! Parece muuito gostoso!
    Uma das coisas que mais fascina em Minas é que as cidadezinhas são muito especiais!

  • Gisele Rocha

    Que bacana! Jura que tem isso lá, Leandro? Não encontramos e nem ouvimos falar sobre essas placas. O balcão de informações turísticas estava fechado em todos os dias que passamos em Andrelândia, então o Yago do casarão e o Marcílio da Pousada dos Querubins foram os nossos guias na cidade.

  • Leandro Fonseca

    Tem sim, vou tirar foto e te mandar posso? Fica do lado da casinha de informações turísticas. E te dou um conselho, vc n viu nem 10% das nossas atrações políticas. Vcs n foram na estação, cavernas, fazendas antigas e super tecnológicas. Aqui por ser pequena tem muito ranço político. Infelizmente isso atrapalha nosso futuro.

    Enviado do meu dispositivo Samsung

    ——– Mensagem original ——–
    De : Disqus
    Data: 22/04/17 20:01 (GMT-03:00)
    Para: leandrocunhafonseca@yahoo.com.br
    Assunto: Re: Comment on Andrelândia, MG: natureza, cachoeiras e um projeto fantástico

    “Que bacana! Jura que tem isso lá, Leandro? Não encontramos e nem ouvimos falar sobre essas placas. O balcão de informações turísticas estava fechado em todos os dias que passamos em Andrelândia, então o Yago do casarão e o Marcílio da Pousada dos Querubins foram os nossos guias na cidade.”

    Settings

    A new comment was posted on Viajei Bonito

    Gisele Rocha

    Que bacana! Jura que tem isso lá, Leandro? Não encontramos e nem ouvimos falar sobre essas placas. O balcão de informações turísticas estava fechado em todos os dias que passamos em Andrelândia, então o Yago do casarão e o Marcílio da Pousada dos Querubins foram os nossos guias na cidade.

    7:01 p.m., Saturday April 22

    |

    Other comments by Gisele Rocha

    Reply

    to Gisele Rocha

    Gisele Rocha’s comment is in reply to

    Leandro Fonseca:

    Só faltou vocês colocarem a foto da placa com “qr codes” com todas as atrações turísticas da cidade. Lá tem internet wifi para o turista … Read more

    You’re receiving this message because you’re signed up to receive notifications about replies to disqus_c0FMfxajtb.

    You can unsubscribe
    from emails about replies to disqus_c0FMfxajtb
    by replying to this email with “unsubscribe”
    or reduce the rate with which these emails are sent by
    adjusting your notification settings.

  • Michela Borges Nunes

    Olha só! Vocês descobriram uma preciosidade mesmo, eu nunca tinha ouvido falar. Amei o casarão. Que lindas fotos, que lugares encantadores e esta pousada, dos anjos mesmo.

  • Realmente, Michela! Como você mesmo disse: uma preciosidade! =)

  • As cidades mineiras são muito acolhedoras! Um outro lugar que a gente gostou muito e que fica ali perto é Aiuruoca: http://viajeibonito.com.br/tag/aiuruoca/.

  • Não deixe de visitar se tiver oportunidade, Giulia!

  • Olá, Reginaldo! Obrigado pelo comentário! Você como morador, acha que conseguimos passar pelo menos um pouquinho do que é Andrelândia!? 😀

  • Quando visitar não se esqueça de falar com a gente se gostou! 😀 Adoraremos saber!

  • Se você quis conhecer então missão cumprida em Andrelândia! 🕺

  • Exatamente! Comida mineira não tem erro! *-*

  • Obrigado a você pelo comentário, Keul!