Como identificar notas falsas de pesos argentinos, pesos colombianos, soles e bolivianos

Tudo o que queremos na hora de viajar é um bom preço no câmbio, não é mesmo? Mas como diz aquela velha frase: “o barato sai caro”. Fato! Dinheiro é bom, trocá-lo a um bom câmbio é melhor ainda. Mas e quando você descobre que foi enganado e caiu no golpe das notas falsas? E quando você vai comprar alguma coisa e descobre que sua nota é falsa? Que saia justa, hein?

Não é tão simples como parece reconhecer uma nota falsa. Tanto é que às vezes até mesmo os nativos se confundem e caem em golpes. Alguns cambistas são ilegais e te passam notas falsas, ainda mais se você for turista e não souber identificar tão bem os elementos de segurança da moeda do país. Para você não ter dor de cabeça na sua viagem, o Viajei Bonito preparou este artigo com dicas sobre como reconhecer notas falsas em alguns países da América do Sul: Argentina, Peru, Bolívia, Colômbia.

Para isso recorremos às dicas dos Bancos Centrais de cada país. Se você não sabe, o Banco Central é uma entidade responsável por gerir a economia do país. Vejamos os conselhos que eles nos deram na hora de reconhecer a veracidade das cédulas provenientes de alguns países da América do Sul.

Biblioteca Nacional estampada na nota de 100 soles peruanos

Biblioteca Nacional estampada na nota de 100 soles peruanos. Créditos: Ryan McFarland / Fonte: Flickr

Como identificar notas de Pesos Argentinos falsas

As notas falsas não possuem riquezas de detalhes como as cédulas verdadeiras. Sendo assim, o melhor caminho é aprender quais são os detalhes de uma cédula autêntica para que, através disso, você possa saber quais são as falsas. No peso argentino é possível identificar a marca d’água. Sob a luz, com o desenho do personagem estampado na cédula, além de refletir as inicias do nome do personagem. Por exemplo: Julio Argentino Roca reflete JAC na marca d’água.

Outro ponto a ser observado é o valor localizado no canto superior esquerdo da nota. Dependendo do ângulo, a cor do número muda de verde para azul. Há, também, um pequeno losango do lado esquerdo superior da nota e esse deverá estar em relevo.

Observe, também, o relevo do personagem estampado na nota que é obrigatório, assim como o escrito BANCO CENTRAL DE LA REPUBLICA ARGENTINA! O peso argentino tem uma fita de segurança na vertical e dentro dessa fica está escrito BRCA, além do valor da cédula, por exemplo: BRCA $100.

Por fim, no lado inferior direito, dentro do valor em número da nota está estampado o mesmo valor em menor tamanho, ou seja, um 100 dentro de um desenho de 100 menor. Por meio da cartilha do Banco Central de la República Argentina você consegue ter acesso à descrição total da cédula argentina. Como material, dimensão, cores etc.

Aprenda a identificar notas falsas de pesos argentinos

Aprenda a identificar notas falsas de pesos argentinos. Créditos: lanacion / Arte: Viajei Bonito

Como identificar Soles Peruanos falsos

No site do Banco Central de Reserva Del Perú encontramos um manual de como reconhecer notas falsas do sol peruano. Esse manual é chamado de “Toque, Mire y Gire” e garante que você possa reconhecer em poucos segundos se uma nota é falsa ou não. Explicamos.

Tocar

As cédulas de soles são fabricadas de algodão, então pela textura já dá para perceber o material do qual é feita. Outro ponto é que por ser feito desse material a nota é mais resistente, semelhante ao dólar, então estique para ver sua resistência. Se o material for fraco, peça para trocar na hora o seu dinheiro, porque depois que você sai sem conferir, perde o direito de reclamar. Confira as cédulas na hora da troca na casa de câmbio.

Nas cédulas encontramos alguns relevos como o nome do Banco Central, o personagem da nota e o escudo nacional. Todos esses elementos devem estar em alto-relevo.

Olhar

Se você colocar a nota sob uma fonte de luz, encontrará a famosa marca d’água. Quando em contato com a luz, o personagem do papel reflete em diversas tonalidades. As notas falsas têm o rosto do personagem no dinheiro, mas não possuem no desenho as tonalidades e tridimensionalidade de uma nota verdadeira.

Girar

Para identificar alguns elementos da cédula, é importante girar o papel. Ao lado do escudo nacional na nota há o número impresso com o valor numérico dela e esse valor muda de cor ao ser movimentado! As notas antigas de 10, 20, 50 e 100 mudam de fúcsia par um dourado esverdeado, enquanto as notas de 200 mudam de verde para azul. O modelo mais novo (o da foto), muda a posição do brilho e varia entre tons azulados e esverdeados, sempre brilhosos.

Veja como identificar notas falsas de soles peruanos

Veja como identificar notas falsas de soles peruanos. Créditos: BCRP / Arte: Viajei Bonito

Identificando moedas de Soles falsas

Há, também, a falsificação do que chamamos de moedas ou pratinhas. Esta é mais rara em outros países, mas no Peru é mais comum. Para distinguirmos uma moeda verdadeira da falsa é necessário estarmos atentos aos detalhes dela. Independentemente do valor da moeda, ela possui a representação do escudo nacional em que se encontram os desenhos de uma vicunha, uma chinchona (tipo de planta) e de uma cornucópia. Os desenhos são cercados pelo nome “Banco Central de Reservas del Perú” e do ano em que a moeda foi produzida.

Voltando ao desenho, podemos notar que da cornucópia saem moedinhas, como podemos ver no desenho abaixo. A primeira moeda que sai da cornucópia é totalmente redonda, enquanto quase todas as outras são sobrepostas uma a outra, não sendo um círculo completo. Geralmente as moedas falsas não possuem esses detalhes e todas as moedinhas que saem da cornucópia são circulares.

Confira o manual completo pelo site do Banco Central de Reserva Del Perú.

Aprenda a identificar moedas falsas de soles peruanos

Aprenda a identificar moedas falsas de soles peruanos. Créditos: BCRP / Arte: Viajei Bonito

Se você está gostando do artigo até o momento, que tal curtir nossa página no Facebook?

Como identificar notas de Bolivianos falsas

Até agora vimos que os procedimentos de identificação de notas falsas são muito semelhantes e não é diferente com os bolivianos. Vejamos:

Tocar

O material com que é feito as notas falsas não são bons, então se você fizer o movimento de estirar a moeda, indo e voltando, pode ser que a fita de segurança solte e você perceberá que está diante de uma nota falsificada.

Ao tocarmos a nota deveremos sentir o alto relevo nas barras consecutivas do lado superior esquerdo e no valor numérico na cédula e a sigla BCB abaixo do personagem.

Olhar

Ao observar a nota contra luz, podemos encontrar as marcas d’águas típicas da moeda. Uma delas é a imagem do personagem em multitons. Ao lado do personagem refletido é possível ver uma espécie de figura geométrica pixelada e o valor da cédula invertida. A fita de segurança deve possuir as siglas BCB, o valor numérico da nota e, sob a luz possuir uma coloração azul fluorescente.

Confira as características das cédulas bolivianas por meio do site do Banco Central Boliviano.

Como identificar notas falsas de bolivianos

Como identificar notas falsas de bolivianos. Créditos: BCB / Arte: Viajei Bonito

Como identificar Pesos Colombianos falsos

O Banco Centro de La República oferece um curso para que você saiba reconhecer notas falsas, não é um máximo? Dentro desse curso existem vídeos gratuitos que você pode ter acesso livre de qualquer lugar do mundo. Pessoas com deficiência auditiva e visual também poderão fazer o curso virtual.

O exemplo que eles usam nos vídeos é a nova nota de 100 mil pesos, que é o primeiro da família das novas cédulas em circulação. Sabendo identificar uma, as outras ficam fáceis.

O conselho do Banco Central da Colômbia é: mire, toque, levante, gire e compruebe (olhe, toque, levante, gire e comprove).

Veja como reconhecer os elementos de segurança dos pesos colombianos.

Lado 1: 

Toque

Alguns elementos da cédula estão em relevo e estes são: o personagem, o valor da nota no canto superior esquerdo (nesse caso o número 100), os escritos “”BANCO DE LA REPÚBLICA” e “COLOMBIA”. Podemos ver também as assinaturas do gerente geral e do gerente executivo no rodapé da cédula, além das listras geométricas ao lado do rosto do personagem. Existem também 7 linhas diagonais nas bordas laterais da cédula, além do valor da nota em braille na parte inferior central do papel. Há o desenho de uma flor verde e ela deverá possuir seu nome científico em alto-relevo.

Levante

Ao movimentar a nota de um lado para o outro, encontramos a marca d’água com o rosto do personagem em efeito tridimensional. Ao lado dele está o valor numérico da nota. Contra a luz conseguimos ver, também, a fita de segurança na vertical dentro dela o escrito “BRC”.

Também é possível ver a silhueta de um pássaro. Dos dois lados do papel é possível observar, sob a luz, a imagem do pássaro barranqueiro que se encontram do lado esquerdo inferior da cédula.

Olhe

Confira se ao lado do personagem da nota encontra-se o pássaro barranqueiro e a quaresmeira (uma flor de cinco pétalas). Esses elementos são importantes! Depois confira se ao lado do personagem encontra-se o pseudônimo dele por escrito: El Bachiller Cleofás Pérez e Hefestos, por exemplo. Feita essas verificações, as outras notas seguem praticamente o mesmo procedimento.

Como identificar notas falsas de pesos colombianos

Como identificar notas falsas de pesos colombianos. Créditos: BRC / Arte: Viajei Bonito

Dicas para não ser cair no golpe das notas falsas

Listamos algumas medidas eficazes para evitar receber dinheiro falso ao viajar pela América do Sul. Memorize todas elas:

  • Fuja dos cambistas informais.
  • Troque seu dinheiro em casas de câmbio legalizadas ou saque em caixas eletrônicos.
  • Procure sacar valores quebrados, pois as notas de maior valor são as mais visadas entre os falsificadores. Ao invés de sacar 200 soles/pesos/bolivianos, saque 175, por exemplo.
  • Evite trocar dinheiro na rua, pois é uma maneira de evitar assalto.
  • Confira seu dinheiro na hora do cambio, não deixe para depois.
  • Se na hora você vir que seu dinheiro está rasgado, amassado, muito velho ou suspeito, peça para trocarem. Mesmo que uma nota rasgada ou amassada não seja falsa, muitas casas de câmbio não aceitam e as que aceitam pagam menos por ela.
  • Verifique o dinheiro recebido como troco ainda na frente do caixa, sem receio de parecer rude.
    Evite trocar dinheiro com cambistas para não receber dinheiro falso

    Evite trocar dinheiro com cambistas para não receber dinheiro falso. Créditos: mustafaleonardo / Fonte: Flickr

Recebi dinheiro falso, o que devo fazer?

O Banco Central não trocará a sua nota falsa por uma verdadeira. Se você foi enganado e sabe disso, não precisamos nem dizer que não deverá passar essa nota para frente, não é mesmo? Colocar uma nota falsa em circulação, tendo plena consciência disso, é crime! No Brasil o infrator pode ficar detido de 6 meses a 2 anos por isso. Não devemos disseminar o crime, mas procurar combatê-lo da maneira correta. Se dirija ao Banco Central do país em que você esteja e apresente a nota falsa para que eles possam investigar e descartá-la.

Não aceite notas amassadas ou velhas, pois mesmo que não sejam falsas, muitos lugares não as aceitam

Não aceite notas amassadas ou velhas, pois mesmo que não sejam falsas, muitos lugares não as aceitam. Créditos: Natalia Pinilla / Fonte: Flirck

Agora que você já aprendeu a identificar uma nota falsa, você não terá mais que fazer papel de trouxa, pois já é quase um analista master! Compartilhe esse artigo para ajudar seus amigos a identificarem notas falsas também!

Créditos da imagem de capa: amybbb / Fonte: Shutterstock

Prepare-se para sua viagem

Vai alugar um carro? Na Rentcars você compara preços em diversas locadoras no mundo todo com muita segurança, sem taxas no cartão de crédito, 5% de desconto no boleto, parcelamento em até 12 vezes e isenção de IOF.

Veja o motivo pelo qual recomendamos o seguro viagem para quem viaja pela América do Sul. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Ou então aprenda aqui a contratar um seguro viagem.

Com base em cotações atualizadas do Yahoo Finance a cada duas horas, a proporção entre o Peso argentino e o Real é de 1 ARS para 0,2035 BRL, já a proporção entre o Boliviano e o Real é de 1 BOB para 0,4672 BRL e a proporção entre o Novo sol peruano e o Real é de 1 PEN para 0,9961 BRL. Você pode simular o valor que deseja converter com os preços das casas de câmbio clicando aqui.

Viajei Bonito

Somos duas pessoas apaixonadas por movimento. Para nós, cair na estrada é mais importante do que um projeto futuro de estabilidade e quaisquer oportunidades de novas viagens, por mais remotas e loucas que pareçam ser, a gente tá pegando!