Quando ir ao Marrocos: melhores épocas de acordo com o clima e eventos

A melhor época para visitar Marrocos é durante a primavera (final de março a maio) ou outono (setembro a outubro). O clima é agradável, sem o frio congelante do inverno ou do calor escaldante do verão.

Apesar da resposta rápida e direta, baseada nas minhas próprias experiências morando no país, há muito mais a ser explorado sobre esse tema.

É possível viajar para o Marrocos em qualquer época do ano, ajustando o seu roteiro às questões climáticas, eventos e feriados que acontecem no país.

Ao longo deste artigo, vou descrever as características de cada estação do ano para que você saiba o que esperar e decidir quando ir ao Marrocos de acordo com as suas preferências pessoais.

Continue lendo para obter todas as informações essenciais para planejar uma viagem sob medida.

Qual é a melhor época par ir ao Marrocos?

Dada a diversidade geográfica do país, o clima pode variar significativamente de um lugar para outro. Leve isso em conta quando estiver planejando o seu itinerário.

A seguir, você verá as características climáticas predominantes em cada estação do ano. Com isso, você pode ter uma ideia sobre quais tipos de passeios priorizar e o que levar na mala.

Primavera (21 de março a 21 de junho)

Marrocos durante a primavera
Marrocos durante a primavera. Créditos: Julian Schlaen

A primavera no Marrocos é uma estação de temperaturas agradáveis. Ainda é fresco em boa parte do território e você vai precisar se vestir em camadas. Por isso, é aconselhável levar roupas para todos os cenários, inclusive para chuvas, pois o tempo pode ser imprevisível.

É uma boa época para escapar das multidões e, com isso, conseguir bons descontos em hospedagem.

Há de considerar, no entanto, o mês religioso do Ramadã (entre março e abril), em que os muçulmanos jejuam até o pôr do sol. O comércio muda o seu horário de funcionamento, abrindo mais tarde e fechando por volta das 18h para que a população local possa, enfim, ter a primeira refeição do dia.

No fim da estação, as temperaturas sobem e as praias passam a ser muito convidativas, mas ainda não estão tão movimentadas.

Melhor para: encontrar preços mais baixos, temperaturas agradáveis e ter uma experiência cultural genuína.

⚠️ Use o cupom de desconto VIAJEIBONITO20 para ter 20% de desconto no seguro viagem. Pagando pelo PIX, você garante mais 5% OFF!

Verão (21 de junho a 20 de setembro)

Marrocos durante o verão
Marrocos durante o verão. Créditos: Jakub Zajic

O verão é o período que coincide com as férias escolares, então é de se esperar que os pontos turísticos tenham filas, as ruas estejam ainda mais cheias que o normal e os preços subam consideravelmente.

Para quem viaja nesse período, o ideal é reservar hotéis com ao menos três semanas de antecedência, além de agendar os tours e excursões antes de chegar ao país, uma vez que as agências têm capacidade limitada e os guias profissionais já estão com a agenda cheia (não os fajutos que só guiam os clientes às lojas onde ganham comissão).

Cidades como Marrakech e Fez ficam muito tumultuadas e abafadas, a ponto de nos deixar irritados. O melhor é aproveitar o calor escaldante no litoral, nas praias paradisíacas do Marrocos e, quem sabe, se inscrever para um surf camp.

Melhor para: ir à praia, fazer trekking nas montanhas de Atlas, relaxar em um delicioso hammam.

Outono (21 de setembro a 20 de dezembro)

Marrocos durante o outono
Marrocos durante o outono. Créditos: Manamana

O outono é uma das melhores épocas para ir ao Marrocos, principalmente no início da estação, quando o fluxo de turistas já diminuiu e a temperatura começa a ficar mais agradável.

Já em meados de novembro, começa a ventar muito e as noites são mais frias, exigindo roupas mais pesadas. Pode chover em algumas cidades, principalmente no norte do país.

É a estação ideal para quem deseja englobar diversas atividades ao roteiro, já que é um período propício para banhos de mar, expedições pelo deserto, caminhadas nas montanhas e atividades culturais.

Por volta do dia 25 de setembro, acontece o Festival de Casamento de Imilchil, que é uma coisa de outro mundo! Centenas de berberes vestem seus trajes típicos e se dispõem a encontrar seu par perfeito. São três dias de evento e vale a pena ir, só não pode fotografar sem permissão das pessoas envolvidas.

Melhor para: bater perna pelas medinas sem derreter e nem pegar filas, fazer excursões para qualquer lugar e participar de eventos culturais.

Inverno (21 de dezembro a 20 de março)

Marrocos durante o inverno
Marrocos durante o inverno. Créditos: Ken Phung

Os últimos meses do ano se caracterizam por temperaturas mais baixas, com fortes rajadas de vento em alguns lugares. Mesmo assim é bonito, pois há dias ensolarados com céu azul, ainda que frios.

Não é uma boa época para viajar para o deserto, porque faz muito frio à noite, mas é um ótimo período para viajar para as grandes cidades sem ter de lidar com lugares lotados e filas de espera até para comer em restaurantes.

Para aquecer, vale a pena experimentar harira e bessara, dois tipos de sopas nutritivas e deliciosas.

Além disso, é durante o inverno que acontece o Festival Internacional de Cinema de Marrakech, um evento que reúne cineastas, atores e outras personalidades da Sétima Arte, tendo em vista que diversos filmes e séries já foram gravados no país.

A única parte desagradável de viajar para o Marrocos durante o inverno é que os riads são construções bem frias, a maioria não possui sistema de calefação e apenas os mais sofisticados dispõem de aquecedor elétrico para os hóspedes, então é preciso usar um pijama bem quentinho e contar com os cobertores do hotel.

Melhor para: ver neve nas montanhas, evitar aglomerações, conseguir preços ainda mais acessíveis.

Antes de continuar a leitura, que tal ver as nossas fotos no Instagram?

Vale a pena ir ao Marrocos durante o Ramadã?

Marrocos é um país predominantemente islâmico e durante o período do Ramadã (que varia de um ano para outro, mas geralmente começa em março ou abril) eles jejuam do nascer ao pôr do sol, além de se absterem de atividades consideradas por eles como impuras, tal como fumar e ter relações sexuais.

Durante esse período, os mercados de rua abrem mais tarde, a partir das 10h, e fecham mais cedo, por volta das 18h, para que as pessoas façam as suas orações e tomem a primeira refeição do dia. Alguns muçulmanos reabrem suas lojas após o desjejum, mas não existe uma regra.

Além do jejum, o Ramadã é um tempo de reflexão espiritual, oração intensificada e caridade, então não é incomum que os marroquinos nos convidem para nos juntar a eles durante a quebra do jejum.

Mas o que isso interfere na sua viagem?

Interfere positivamente, porque você vai poder vivenciar um período muito importante na cultura local.

Mas isso também demanda paciência e bom senso, tendo em vista que algumas pessoas podem ficar mais irritadas, sem paciência, ou sem energia.

É desrespeitoso comer em público enquanto os moradores locais estão jejuando. Você pode ir a um restaurante, mas se for comprar comida nas barraquinhas de rua, guarde para comer no hotel ou em outro lugar privado.

Leia mais sobre o Marrocos

Gostou de conhecer essas curiosidades? Já escolheu quando ir ao Marrocos?
Aproveite para ler as dicas de quem já morou no país e tirar as suas dúvidas na caixa de comentários.

Powered by GetYourGuide
Quando ir ao Marrocos: melhores épocas de acordo com o clima e eventos

Essas informações foram úteis para você?

Ajude-nos a continuar compartilhando histórias incríveis e dicas úteis! Escaneie o QR code abaixo com o seu app para pagamentos e faça uma contribuição voluntária para manter nosso blog de viagens vivo. Obrigada pelo seu apoio!

PIX para viajeibonito

Prepare-se para viajar

Ícone seguro viagem

Use o cupom TURISTA20 para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto, pagando via PIX ou boleto bancário. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 200 países utilizando o chip da America Chip, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. 

Compre passagens aéreas com até 35% de desconto usando o comparador de preços ou utilize a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo