Viajei Bonito

Planejamento de viagens e nomadismo digital

Onde ficar em São Petersburgo: os melhores distritos

Decidir onde ficar em São Petersburgo é uma tarefa muito difícil por dois motivos: a cidade possui um bairro mais atrativo do que o outro e você vai precisar escolher o hotel ou albergue que permita aproveitar ao máximo o que ela tem a oferecer.

São Petersburgo, é considerada o centro cultural da Rússia. A segunda maior cidade do país já atendeu pelo nome de Petrogrado e Leningrado. É um dos locais mais bonitos da Europa e seu centro histórico é Patrimônio Mundial pela UNESCO.

A cidade foi fundada no século XVI pelo czar Pedro, o Grande e foi capital da Rússia até 1918. Depois da Revolução Russa, a administração do país foi transferida para a Moscou. Não é à toa que São Petersburgo tem um centro histórico e cultural enorme e fascinante. Passear pelas ruas, igrejas e museus da cidade é conhecer profundamente a história da Rússia, dos seus czares e de seu povo.

Mas antes, conheça um pouquinho mais de São Petersburgo. A gente contou aqui sobre os significados ocultos do metrô da cidade, além de uma resenha bem bacana sobre o que esperar do Museu da Vodka. Para completar o passeio, também temos uma lista do que ver e fazer na Rússia durante a Copa de 2018.

🚗 Alugue um veículo em São Petersburgo!

Caso você tenha a intenção de alugar um carro para ser locomover pela segunda maior cidade russa ou para cidades próximas, recomendamos que você veja este nosso tutorial passo-a-passo de como alugar um carro pela internet.

Booking.com Search for Seasonal Deals

Onde ficar em São Petersburgo

Para esse guia selecionamos quatro distritos de São Petersburgo: Admiralteyskiy, Nevskiy, Petrogradsky, Ilha de Vasilievsky e Tsentralny. Todos esses locais estão centro histórico de cidade ou em suas imediações. O deslocamento pode ser feito basicamente a pé ou, se for o caso, de metrô.

Esses distritos também oferecem passeios de barco pelo rio Neva com uma vista incrível de São Petersburgo. Nesses locais estão alguns dos principais pontos turísticos da cidade, como o Hermitage, a Fortaleza de São Pedro e São Paulo e a Catedral de Nossa Senhora de Kazan.

Admiralteyskiy

Gisele no Hermitage
Gisele no Hermitage, em São Petersburgo, Rússia. Créditos: Adriano Castro

Banhado pelos rios Neva e Yekateringofka, é no distrito de Admiralteysky que está um dos maiores museus de arte do mundo, o Hermitage. Dentro dele estão itens de várias épocas da Rússia, da Europa, Ásia e África. O conjunto arquitetônico do Hermitage é composto por dez prédios, entre eles o Palácio de Inverno, residência oficial dos czares até o final da monarquia russa, em 1917.

Em Admiralteysky também está a Catedral de Santo Isaac, a maior de São Petersburgo. Erguida no século XIX, a construção neoclássica e com toques bizantinos, é ricamente decorada, sendo seu domo banhado a ouro puro.

Outro ponto importante do distrito é a Praça do Palácio. O local foi palco de vários eventos históricos, entre eles a Revolução de Outubro de 1917. Ali na praça estão também o Palácio do Estado Maior, a Coluna de Alexandre e o Quartel do Corpo de Guardas.

Onde ficar em Admiralteyskiy

  • Alexander House: Hotel muito aconchegante e bem localizado, próximo ao Teatro Mariinsky e das Catedrais de São Nicolau e Santo Isaac. É, sem dúvida, uma excelente opção de onde se hospedar em São Petersburgo;
  • Hostel Novaya Gollandiya: Albergue localizado a 2 km da Avenida Nevsky Prospekt e do Museu Hermitage;
  • Soul Kitchen: Um outro albergue muito bem cuidado e que se encontra a, aproximadamente, 400m da estação de metrô Admiralteyskaya e a pouco mais de 1km da Catedral do Sangue Derramado.

Nevskiy

Igreja do Salvador do Sangue Derramado, em São Petersburgo, Rússia
Igreja do Salvador do Sangue Derramado, em São Petersburgo, Rússia. Créditos: Viajei Bonito

O distrito de Nevskiy está ao lado de Admiralteysky. Dá para ir andando a partir do Hermitage. Por ali está a Igreja do Salvador do Sangue Derramado, construída no local onde o Czar Alexandre III foi assassinado, em 1881. Durante a II Guerra Mundial, o templo foi atingido por uma bomba que não explodiu.

Ainda no distrito de Nevskiy está a Catedral de Nossa Senhora de Kazan. Após as Guerras Napoleônicas, a igreja se tornou um memorial de comemoração da vitória russa. A catedral foi construída no início do século XIX e possui 136 colunas e 79 metros de altura.

A Avenida Nevsky é a principal de São Petersburgo e o melhor lugar para comprar lembrancinhas, aproveitar os bares e restaurantes e apreciar cada pedacinho da arquitetura da cidade. Vale a pena considerá-la em sua busca por onde ficar em São Petersburgo.

Hotéis e albergues em Nevskiy

  • Hotel Corona: Muito bem pontuado nos quesitos “comodidades” e “conforto” no Booking;
  • Hotel Elle: Localizado a 15 minutos a pé da estação de metrô Prospekt Bolshevikov, é uma ótima opção em Nevskiy;

Petrogradsky

Petrogradsky
Petrogradsky, São Petersburgo, Rússia. Créditos: Andris Malygin / Fonte: Wikimedia Commons

O distrito de Petrogradsky é um dos mais antigos de São Petersburgo. O czar Pedro, o Grande, transformou o local no centro comercial e administrativo da cidade. O distrito está localizado em uma ilha, entre os rios Bolshaya Nevka, Neva e Malaya Neva.

A principal atração do distrito, sem dúvida alguma, é a Fortaleza e Igreja de São Pedro e São Paulo. Construída na fundação da cidade, a fortificação visava proteger a entrada de São Petersburgo. Durante a União Soviética, o local foi usado como prisão. Além disso, na fortaleza estão sepultados boa parte dos czares russos e seus familiares.

Apesar de ser uma ilha, acessar o distrito de Petrogradsky é bem fácil, já que há pontes e todo o passeio pode ser feito a pé ou mesmo de metrô. Na ilha também está o Museu Histórico e Militar de Artilharia. No museu estão expostos tanques de guerra, veículos militares, jipes e uma sala dedica Mikhail Kalashnikov, inventor da AK-47. Completam o distrito belos parques, monumentos e a casa do Czar Pedro I.

Onde ficar hospedado em Petrogradsky

  • 338 Hostel: Está localizado a 550m da Estação de Metrô Gorkovskay. Apesar da Rússia ser um país muito frio durante grande parte do ano, alguns quartos do albergue incluem ar-condicionado para os dias mais quentes;
  • Artefact: Seu forte está na singularidade da decoração de cada quarto;
  • Hermes Park Hotel: Muito bem localizado, o hotel oferece café da manhã continental, além de restaurante e um bar aconchegante;

Ilha de Vasilievsky

Blagoveshchensky Bridge em São Petersburgo, Rússia
Blagoveshchensky Bridge em São Petersburgo, Rússia. Créditos: hausratte / Fonte: Flickr

A Ilha de Vasilievsky faz parte do centro histórico de São Petersburgo e é ligado ao continente por pontes, entre elas as mais famosas da cidade: a Ponte do Palácio e a Ponte Blagoveshchensky. Além de fazer o passeio até a ilha a pé, é também possível acessar o local por metrô.

Entre tantas atrações, o distrito é a casa do Museu Erarta e Galerias de Arte Contemporânea, local destinado a artistas russos. A Capela de Santa Xênia de São Petersburgo é um local de peregrinação e muito cultuada e reverenciada pelos cristãos ortodoxos. Porém, o local mais impressionante da Ilha de Vasilievsky é o memorial, cuja travessia pode ser feita a pé a partir do Hermitage. De lá, é possível ver boa parte da cidade, inclusive a Fortaleza de São Pedro e São Paulo.

É aquele lugar especial para fotografar por todos os ângulos. Completam o distrito muitos teatros, museus e igrejas. Não é à toa que a ilha é um local perfeito quanto o assunto é onde ficar em São Petersburgo.

Onde ficar hospedado na Ilha de Vasilievsky

  • Ostrovok Rooms: Possui uma ótima nota de localização no Booking, além de ter a Wi-Fi elogiada constantemente por quem já se hospedou por lá;
  • Nashotel: Hotel com decoração temática inspirada em jardins de cores alegres e florais;
  • Sakvoyazh Hotel: O hotel aceita pets, possui recepção 24 horas e fica próximo de vários locais de interesse, entre eles catedrais, estações de metrô e museus;
  • Solo Sokos Hotel Vasilievsky: Destaque para a individualidade na decoração de cada quarto, o que pode ser observado em outros hotéis em São Petersburgo;
  • Tuchkov Hotel: O Hotel fica a 3 minutos a pé da estação de metrô Sportivnaya e apenas a 6,3 km da Estação de Trem Moskovsky, além de disponibilizar transfers do Aeroporto de Pulkovo (custo adicional).

Tsentralny

A Vosstaniya Square é um dos principais locais de interesse da região central, que conta com ótimas opções sobre onde ficar em São Petersburgo
A Vosstaniya Square é um dos principais locais de interesse da região central, que conta com ótimas opções sobre onde ficar em São Petersburgo. Créditos: Alex ‘Florstein’ Fedorov / Fonte: Wikipedia, CC-BY-SA 4.0

Tsentralny é um bairro da região central de São Petersburgo. É um dos distritos mais ricos em história, tanto nas ruas quanto em suas construções. Sua vida noturna é muito conhecida e diversa, sendo o lugar ideal caso você queira ficar localizado no centro.

É imprescindível dizer, também, que Tsentralny é uma das (senão a melhor) áreas mais bem servidas de transporte público. Assim como acontece em várias cidades do Brasil e do mundo, boa localização pode resultar em um custo de vida mais alto e, por essa e outras razões, os preços de hospedagem observados em Tsentralny, podem estar ligeiramente maiores que nos demais bairros.

Dentre suas atrações turísticas, podem ser citados: o Museu Memorial Literário F. M. Dostoyevsky, o Monastério e a ponte Alexandre Nevsky.

Onde ficar em Tsentralny

  • Aristocrat Boutique Hotel Dostoevsky: Um dos campeões de vendas no Booking, se hospedar no Aristocrat é ficar no coração de São Petersburgo em um estabelecimento muito elogiado pelos hóspedes;
  • Hotel Onyx: O hotel fica a 6 minutos a pé da Estação de Trem Moskovsky e também da Nevsky Prospect;
  • The State Hermitage Museum Official Hotel: Situado em uma mansão datada de 1830, o hotel possui quartos e suítes de luxo, além de contar com o Michelangelo Boutique Restaurant, que serve pratos italianos tradicionais e deliciosas sobremesas.

Já sabe agora onde se hospedar em São Petersburgo?

Espero que esse guia sobre onde ficar em São Petersburgo tenha sido útil no planejamento de sua viagem. Como leitura complementar, sugiro que você dê uma lida no artigo do Vida Cigana, que apresenta 17 atrações imperdíveis na cidade.

Vale lembrar que ao viajar pela Europa, você precisará de um seguro viagem. E para ajudar no orçamento de sua viagem, o Viajei Bonito oferece cupons de desconto.

VOUDE28

Esse cupom dá direito a 28% de desconto.

  1. Acesse a página da Seguros Promo
  2. Preencha as datas de sua viagem e escolha um destino
  3. Selecione a apólice
  4. Utilize o cupom na etapa de pagamento

Cupom temporário válido até 30/11/2024

PROMO10

Esse cupom dá direito a 10% de desconto.

  1. Acesse a página da Real Seguro Viagem
  2. Preencha as datas de sua viagem e escolha um destino
  3. Selecione a apólice
  4. Utilize o cupom na etapa de pagamento

Cupom permanente

Um grande abraço e até o próximo artigo!

Adriano Castro

Formado em Ciência da Computação pela UFJF, trabalhou durante 10 anos como analista de sistemas até chutar o balde e tocar a vida como freelancer, carregando seus projetos para onde quer que vá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo