10 passeios no Rio de Janeiro para fazer ao menos uma vez na vida

Hoje vou listar e falar um pouquinho de 10 passeios no Rio de Janeiro para se fazer ao menos uma vez na vida. O Rio de Janeiro é a cidade brasileira mais visitada pelos turistas. É o sonho de muita gente conhecer o que a cidade maravilhosa possui que gera tanto encanto ao redor do mundo. Durante o ano inteiro, a cidade está repleta de turistas buscando passeios por lá. Em épocas festivas, como no Carnaval e no Réveillon, a cidade “transborda” de tantas pessoas. A rede hoteleira atinge seu limite e os pontos turísticos ficam bem concorridos.

No Rio de Janeiro os passeios são bem variados, indo de uma visita simples aos Arcos da Lapa até um voo de asa-delta na Pedra Bonita. Tem para todos os gostos. Turistas ou não. Muitos brasileiros também não conhecem vários pontos turísticos de lá. Se você se identificou, quem sabe este texto não vai te convencer a conhecer alguma das atrações?

Melhor época para ir ao Rio de Janeiro

A Cidade Maravilhosa está de braços abertos para turistas o ano inteiro. A melhor época para ir ao Rio de Janeiro vai depender dos seus interesses, da sua disposição para enfrentar o calor e do seu orçamento.

Com clima tropical marítimo, quente e úmido, a cidade ganhou o apelido de “Hell de Janeiro”. Passar o verão aqui será ótimo se você pretende ficar todo o tempo na praia, nas cachoeiras e na piscina do hotel ou albergue, mas se o objetivo for somar com a programação cultural, é melhor programar sua viagem para outra época.

A estação chuvosa vai de dezembro a abril, mas isso não quer dizer que seus passeios serão arruinados nesse período. O comum é ter dias de sol intenso seguidos por pancadas de chuva no fim da tarde e à noite.

Já o inverno tem temperaturas mais amenas, com mínima de 18°C e máximas superiores aos 25°C. As chances de chuvas são muito remotas, beneficiando agradáveis passeios ao ar livre.

💡 Alerta de passagens baratas!

Para encontrar promoções de passagens aéreas para o Rio de Janeiro e ficar por dentro da época mais barata para viajar, recomendamos que você crie um alerta no site Kayak ou verifique o calendário da seção Quando Viajar da Viajanet.
Criar alerta

Onde se hospedar no Rio de Janeiro

Copacabana e Ipanema são os bairros mais procurados por turistas que querem se hospedar perto da praia. Para quem busca opções mais econômicas e menos concorridas, CateteBotafogoFlamengo Laranjeiras são opções de áreas seguras, próximas dos principais pontos turísticos e bem abastecidas pelo transporte público.

Já a Lapa e Santa Teresa são bairros conhecidos pelo estilo boêmio, no entanto, apesar dos sinais de renovação, a região ainda sofre com a violência e por isso é preciso ter cuidado redobrado ao andar por lá, principalmente à noite. Vá durante o dia, quando as ruas estão mais movimentadas, mas evite se hospedar ali.

Aqui estão algumas sugestões de hotéis e albergues para você se hospedar no Rio de Janeiro:

Passeios no Rio de Janeiro

1 Cristo Redentor

Cristo Redentor, Rio de Janeiro, Brasil
Cristo Redentor, Rio de Janeiro, Brasil. Créditos: paulgalbraith / Fonte: Flickr

O Cristo Redentor é, sem dúvida, o ponto turístico mais famoso do Rio de Janeiro. Essa visita guiada dura cerca de 5 horas, pois além do Cristo, ela também leva a vários outros pontos famosos. O tour começa na estação do Cosme Velho, onde o trem levará você até o topo do Corcovado. É lá que você verá uma das sete maravilhas do mundo – o Cristo Redentor.

Há um passeio oferecido pela GetYourGuide que te leva a bordo de um ônibus com ar condicionado. Além da visita ao Cristo, ele passa em frente ao Maracanã. Pode-se visitar a parte externa do parque de um dos estádios mais famosos do mundo. Depois, o ônibus segue caminho para o Sambódromo, onde é realizado o Carnaval. Em seguida, os pontos visitados serão a Catedral Metropolitana e a Escadaria Selarón, onde você poderá ver os famosos azulejos coloridos.

Horário de funcionamento: diariamente, de 8h às 19h. Mas é bom ficar atento que o embarque se encerra um pouco mais cedo.

Ver passeio

2 Trem do Corcovado

Trem do Corcovado, um passeio imperdível no Rio de Janeiro
Trem do Corcovado, um passeio imperdível no Rio de Janeiro. Créditos: Halley Pacheco de Oliveira / Fonte: Wikimedia Commons

O ingresso para o trem do Corcovado te dará direito de atravessar uma floresta deslumbrante rumo ao Cristo Redentor. O trem é uma locomotiva elétrica ecologicamente correta. Com duração de cerca de 2h, ele atravessará o Parque Nacional da Tijuca, considerada a maior floresta urbana do mundo. Lá “de cima”, você poderá desfrutar paisagens exuberantes, como a própria floresta, a montanha do Pão de Açúcar e a Baía de Guanabara.

Horário de funcionamento: diariamente, de 8h às 19h e com saídas a cada meia hora.

Ver passeio

3 Pão de Açúcar

Pão de Açúcar, um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro
Pão de Açúcar, um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro. Créditos: GetYourGuide

Visitar o Pão de Açúcar certamente está entre os passeios no Rio de Janeiro que não podem ficar de fora. O passeio começa ao lado do balcão de informações, na entrada do Pão de Açúcar. É lá que o guia estará te esperando com o bilhete, sem filas. Você subirá a bordo do teleférico – o famoso bondinho – e fará a primeira parada na estação do Morro da Urca. De lá, poderá vislumbrar belas paisagens, antes de seguir caminho até o topo do Pão de Açúcar.

Todo o trajeto é acompanhado de um guia profissional e o tour dura cerca de 1h. Do topo do Pão de Açúcar, você verá belas paisagens e vistas panorâmicas, como a praia de Copacabana e a Baía de Guanabara.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 21h.

Ver passeio

4 Maracanã

Maracanã, um dos principais passeios no Rio de Janeiro
Maracanã, um dos principais passeios no Rio de Janeiro. Créditos: Daniel Basil / Fonte: Wikimedia Commons

Esta excursão dura cerca de 3h e te levará a um dos estádios mais famosos e lendários do mundo, o Maracanã. Estará presente um guia profissional. Você poderá visitar o museu do estádio e explorar sua história através dos itens lá expostos, de vídeos e gravações e de várias experiências interativas. Além disso, você passará por todas as facilidades do estádio, como a zona do vestiário, a sala de aquecimento e o próprio campo.

Ver passeio

5 Arcos da Lapa e Escadaria Selarón

Escadaria Selarón, um ponto turístico icônico do Rio de Janeiro
Escadaria Selarón, um ponto turístico icônico do Rio de Janeiro. Créditos: Adriano Castro

Aqui vai uma dica de um passeio interessantíssimo e que pode ser feito por conta própria. Para isso, basta você descer na estação de metrô Carioca. É recomendável fazê-lo na parte da manhã, de preferência antes das 9h, dessa forma, você estará evitando multidões. Por motivos de segurança, é aconselhável evitar a área à noite.

Os Arcos da Lapa – que também são conhecidos como Aqueduto da Carioca – datam do século 18 e representam a arquitetura da era colonial. Das obras realizadas naquela época, é uma das de maior porte. A estrutura possui 42 arcos duplos e incríveis 17,6m de altura por 270m de comprimento. Foi construída inicialmente para sanar o problema da falta de água da cidade. Depois, virou via para os bondes da capital, que eram o principal meio de transporte para o bairro de Santa Teresa. É hoje um dos cartões postais mais famosos da cidade e considerado símbolo do Rio de Janeiro antigo.

A Escadaria Selarón também tem todo o seu charme e muita cultura por trás de sua história. Ela fica a apenas 5 minutos a pé dos Arcos da Lapa. A escadaria, na verdade, é uma rua de acesso ao bairro de Santa Teresa. Descontente com seu visual e péssimo estado de conservação, o artista plástico chileno Jorge Selarón resolveu ousar. Ele decidiu fixar espelhos, cerâmicas e azulejos coloridos nos degraus da escada. São 215 degraus, cerca de 125 metros de comprimento. Foram usados mais de 2.000 azulejos, muitos deles trazidos por turistas de outros países. Em 2005, a escadaria foi tombada pela prefeitura do Rio de Janeiro.

6 Boulevard Olímpico e Museu do Amanhã

Mural Etnias do artista Kobra, no Boulevard Olímpico, Rio de Janeiro
Mural Etnias do artista Kobra, no Boulevard Olímpico, Rio de Janeiro. Créditos: NakNakNak / Fonte: Pixabay

O Boulevard Olímpico é um legado de quando a cidade se preparava para as Olimpíadas de 2016. Fica localizado na região portuária da cidade e conta com 3.2 quilômetros de extensão. O local oferece uma vista incrível da Baía de Guanabara e do pôr-do-sol – que antes só era possível ser admirado da Zona Sul. Além disso, fica próximo ao centro histórico do Rio e promove diversos eventos culturais. Ele abriga um corredor artístico que objetiva se tornar a maior galeria de arte a céu aberto do mundo. É lá que está a obra do grafiteiro Eduardo Kobra, o mural Etnias. O trabalho de Kobra já entrou para o livro dos recordes como o maior mural de grafite do mundo. Representando a união de todo o planeta, as pinturas são em 3D e feitas com cores bem fortes e marcantes.

Também presente no Boulevard Olímpico, está o Museu do Amanhã. A proposta do museu é pioneira em todo o mundo. É um ambiente de explorações e questionamentos sobre o futuro e as grandes mudanças em que vivemos e os diferentes caminhos que podem ser tomados. Ele oferece uma narrativa sobre como os próximos 50 anos podem ser moldados e vividos. O visitante é instigado a filosofar sobre as perguntas que (ainda) não tem respostas. Quem somos? Para onde vamos? De onde viemos?

Horário de funcionamento: de terça a domingo, de 10h às 18h (última entrada às 17h). Vale lembrar que nas terças a entrada é gratuita.

Ver passeio

7 Floresta da Tijuca

Floresta da Tijuca, um dos passeios no Rio de Janeiro que não dá para perder
Floresta da Tijuca, um dos passeios no Rio de Janeiro que não dá para perder. Créditos: Anacarla Az / Fonte: Wikimedia Commons

A Floresta da Tijuca é um dos quatro setores do Parque Nacional da Tijuca. O Parque é o mais visitado do Brasil, atraindo mais de 3 milhões de visitantes por ano. A Floresta da Tijuca é considerada a maior floresta urbana do mundo replantada pelo homem. É uma área de lazer e práticas de esportes, como montanhismo, ciclismo e corrida. Para ver a lista completa das atividades, você pode dar uma olhada aqui no site oficial. Possui inúmeras trilhas, que podem ser feitas por conta própria ou na companhia de um guia. Além das trilhas, há muita coisa para ser explorada: morros, grutas, cascatas, mirantes e lagos. Veja a lista de todas as atrações da Floresta e se informar um pouco mais sobre cada uma delas.

Vale a pena dizer que se você preferir fazer esta excursão com um guia, você pode contratar o passeio pela GetYourGuide. O tempo total de duração é de aproximadamente 7h. Além da Floresta da Tijuca, a excursão inclui uma visita à praia de São Conrado, ao Cristo Redentor e também um tempo explorando o bairro de Santa Teresa. Para ver todas as informações sobre o tour, clique no botão abaixo.

Horário de funcionamento: de 8h às 17h, todos os dias. No verão, vai até às 18h.

Ver passeio

8 Voo de Asa-Delta na Pedra Bonita

Voo de asa delta na Pedra da Gávea, Rio de Janeiro
Voo de asa delta na Pedra da Gávea, Rio de Janeiro. Créditos: GetYourGuide

Este passeio é um pouco diferente dos demais e um prato cheio para os aventureiros de plantão. Saltando da Pedra Bonita, você terá a oportunidade de cruzar o céu do Rio de Janeiro e desfrutar das mais belas vistas da cidade. Antes do salto, uma experiente equipe de saltadores irá explicar todos os detalhes da decolagem e os demais aspectos do uso da asa-delta. Durante o voo, você verá vários cartões postais, como o Pão de Açúcar e o Corcovado. Verá também vários bairros notáveis, como Ipanema, Copacabana e Lagoa. É possível avistar até mesmo a cidade de Niterói, do outro lado da Baía de Guanabara. O pouso é feito na praia de São Conrado. Todo o voo é fotografado e filmado. Assim, se quiser, você terá a oportunidade de levar para casa o registro da aventura.

Ver passeio

9 Pedra do Telégrafo

Pedra do Telégrafo, Rio de Janeiro, Brasil
Pedra do Telégrafo, Rio de Janeiro, Brasil. Créditos: GetYourGuide

Provavelmente você já viu a foto de alguém na Pedra do Telégrafo. Na verdade, esta pedra onde as fotos são tiradas é a Pedra da Bigorna. A Pedra do Telégrafo, de fato, é o cume do Morro de Guaratiba. Graças à ilusão de ótica gerada pelas fotografias, o destino passou a ser muito badalado e visitado. Para se chegar até lá, você pode ir de carro ou através de transporte público. Se for de trem, vá até a estação Campo Grande e pegue o ônibus da linha 867, descendo em seu ponto final. Outra opção é descer na última estação (Jardim Oceânico) da linha 1 do metrô. De lá, pegue o BRT número 25 (Jardim Oceânico x Mato Alto) em direção a Malto Alto e desça na estação Ilha de Guaratiba. Aí é só pegar o ônibus da linha 867 e descer no ponto final.

Se você estiver procurando por facilidade, poderá contratar uma excursão. Ela parte da Zona Sul ou da Barra da Tijuca e dura cerca de 6h, em transporte com ar condicionado. O passeio conta com a presença de um guia turístico e ainda está inclusa na excursão uma caminhada ao longo da praia de Guaratiba.

Ver passeio

10 Ilha Fiscal

Ilha Fiscal, Rio de Janeiro
Ilha Fiscal, Rio de Janeiro. Créditos: Gian Cornachini / Fonte: Flickr

A Ilha Fiscal faz parte do Complexo da Marinha e certamente figura entre as principais atrações quando o assunto é passeios no Rio de Janeiro. Foi lá onde ocorreu o chamado “Último baile do Império”, poucos dias antes da Proclamação da República. Além de conhecer o torreão, os salões e as exposições do espaço, os guias também explicam sobre o papel da Marinha no desenvolvimento do país.

O passeio até a Ilha é feito a bordo da escuna Nogueira da Gama. Você ainda tem a oportunidade de conhecer o Submarino Riachuelo e o Navio Bauru, que esteve presente na Segunda Guerra Mundial.

Horários de funcionamento: normalmente, a visitação da Ilha vai de quinta a domingo, em três horários: 12h30, 14h e 15h30 e sua duração é de cerca de 2h. No entanto, esses dias e horários podem variar, então é sempre bom dar uma conferida no site oficial da atração.

Bônus: Paquetá

Barcos na Ilha de Paqueta
Barcos na Ilha de Paqueta. Créditos: Gisele Rocha

Entre todos os passeios no Rio de Janeiro, a visita à Ilha de Paquetá poderá te surpreender. A Paquetá é na verdade um bairro do Rio que lembra uma cidade do interior, com apenas 4.500 habitantes. Por ser pequena, a ilha te proporciona a oportunidade de conhecer todos os principais pontos turísticos em um só dia. Praças, parques, praias e monumentos fizeram parte do passeio. Aproveite também para se informar no post sobre os meios de locomoção por lá, além de pousadas e restaurantes.

Outros passeios no Rio de Janeiro

Essa lista apresentou apenas alguns dos principais passeios no Rio de Janeiro, mas as possibilidades são infinitas. Você também pode participar de um ensaio de escola de samba, por exemplo, ou até mesmo assistir a um desfile de Carnaval na Sapucaí.

Se você busca as melhores vistas da Cidade Maravilhosa, o passeio de helicóptero certamente vai atender às suas expectativas. Um passeio de barco durante o pôr do sol também pode render boas fotos.

Procure outras opções no site da GetYourGuide ou entre as experiências do Airbnb. Use o nosso cupom de desconto na sua primeira reserva!

Airbnb
giseler55
Cupom que dá direito a até R$200 para sua primeira viagem Ver todos os cupons Enviar por e-mail

Como utilizar este cupom
  1. Acesse o convite clicando aqui
  2. Cadastre-se na plataforma a partir do link
  3. Siga as instruções e restrições do convite presentes na página do Airbnb

Informe abaixo seu e-mail para receber este cupom em sua caixa postal. Ele não será armazenado, nem utilizado para enviar campanhas de marketing.

Então é isso! Se tiver ficado alguma dúvida referente aos passeios citados ou se tiver outro ponto turístico bacana para indicar para gente, use o espaço dos comentários abaixo. O Rio de Janeiro e suas belezas merecem ser visitadas e conhecidas por todos!

Leia mais sobre o Rio de Janeiro

10 passeios no Rio de Janeiro para fazer ao menos uma vez na vida

Prepare-se para viajar

Use o cupom SEGURANCA para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom SPRING e garanta 50% de desconto.

Economize em passagens aéreas usando o comparador de preços ou a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus,  a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Osmar Sexto

Formado em Ciência da Computação, ex-analista de sistemas e jogador profissional de poker desde 2013, vai levando a vida rodeado por músicas, esportes, jogos, séries e viagens.

5 pensou em “10 passeios no Rio de Janeiro para fazer ao menos uma vez na vida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo