10 praias desertas no Brasil para fugir do tumulto
Sabe aqueles dias em que você só quer sombra, água fresca e um pouco de silêncio sem muita gente por perto? Quantos de nós não já sentimos vontade de ir para uma ilha deserta e ficar lá por um tempo na paz, é ou não é? Hoje viemos te mostrar 10 praias desertas brasileiras que você deve conhecer antes que se tornem povoadas!
Quando se fala em praias desertas muitos se lembram de praia de nudismo, mas não são só essas praias brasileiras que permanecem pouco exploradas! De norte a sul existem praias quase intocáveis! Conheça algumas delas.
Navegue pelo post
[su_dropcap]1[/su_dropcap] Ilha do Cardoso – São Paulo
Localizada quase na divisa com o estado do Paraná, no litoral sul paulista, a Ilha do Cardoso possui um faixa extensa de terra abrigando várias praias desertas em meio a parte da Mata Atlântica. O conjunto dessas praias desertas se encontra no município paulista de Cananéia e fazem parte do chamado Parque Estadual da Ilha do Cardoso, composto por paisagens incríveis entre praias, vegetação e cachoeiras.
A ilha do Cardoso não possui somente praias desertas, mas cachoeiras, diversidade de flora e fauna e tribos indígenas. Em 1999 o parque passou a integrar o Sítio do Patrimônio Mundial Natural pelo UNESCO. O local, também, conta com comunidades indígenas que influenciam a região com sua cultura.
Como chegar à Ilha do Cardoso?
Em se tratando de uma ilha, o meio de chegar até lá é de barco, canoa e afins. Se você estiver de carro, deixe o seu veículo no município de Cananéia e pegue um barco até a ilha. A travessia de barco dura em torno de 3 horas e não sai mais do que 30 reais por pessoa. As balsas, canoas e barcos podem ser contratados pelas agências de turismo ou você pode contratar o serviço dos nativos que também podem te levar até às praias.
[su_dropcap]2[/su_dropcap] Praia Triste – Santa Catarina
A Praia Triste, com 382 metros de extensão, fica na cidade de Bombinhas no estado de Santa Catarina e apesar do nome que leva, de triste ela não tem nada! Ela recebe esse nome por ser pouco visitada, ser isolada e deserta, mas suas belezas naturais espantam qualquer tristeza. O local deserto é cercado por outras praias e faz parte do roteiro da Trilha de Zimbro, um percurso de aproximadamente 8 km de caminhada, contando ida e volta. Você também pode aproveitar o passeio para conhecer a cachoeira da Praia do Triste que é um espetáculo a parte.
Como chegar à Praia Triste?
Do Municipio de Bombinhas você pode chegar à praia de carro em aproximadamente 33 minutos, (segundo o Google Maps) e depois seguir pela trilha. Não é uma praia de fácil acesso como as praias comuns. Se você curte fazer uma caminhada, pode aproveitar e fazer a Trilha de Zimbro toda, que permite que você conheça a Praia Triste e outras praias vizinhas. Vale ressaltar que não é permitido o uso de veículos na trilha, exceto bicicletas. Outra forma de se chegar à praia é por barco.
Onde se hospedar?
Embora a praia triste seja deserta, você encontra inúmeras opções de hospedagem em Bombinhas. Uma delas é o [bookinglink id=”542147″ text=”Hostel Toca da Moréia”], com diárias a preços módicos.
[su_dropcap]3[/su_dropcap] Praia de Icaraí de Amontada – Ceará
Essa praia é tão deserta e desconhecida que não aparece nem no Google Maps! Localizada no município de Amontada, a praia leva o nome de Icaraí de Amontada e fica a aproximadamente 200 km de Fortaleza. Para quem procura paz e tranquilidade, Icaraí é o lugar ideal! Como é uma praia pouco frequentada, muitos lugares não aceitam cartão de crédito e não pega sinal de internet muito bem. Alguns esportistas praticam kite-surf na praia, o que faz com que o movimento no local seja um pouco maior, mas ainda é pouco conhecida. Ali perto você pode visitar a praia de Moitas que já é bem mais movimentada e passear de buggy nos lençóis Cearenses.
Como chegar a Icaraí de Amontada?
Da cidade de Amontada até a região de Icaraí leva-se 30 minutos de carro. Não há aeroporto na cidade e se você planeja de viajar de avião o ideal é que você pouse em Sobral que fica a mais ou menos 103 km de distância de Amontada. Se você alugar um carro gastará quase 2 horas até Amontada e mais meia hora até a praia. Caso prefira, poderá ir de ônibus. A passagem custa cerca de 15 reais (pesquisa feita em agosto de 2016).
[su_dropcap]4[/su_dropcap] Praia do Secreto – Rio de Janeiro
Esqueça Copacabana ou Ipanema! No Rio de Janeiro há um pequeno paraíso pouco conhecido! Esse lugar é a Praia do Secreto, como o próprio nome sugere. Ela está localizada na região da Barra do Guaratiba, no Recreio dos Bandeirantes. A praia parece mais uma piscina natural devido a sua calmaria e pedras que emolduram o cenário.
Como chegar à Praia do Secreto?
O nome já sugere que a praia é pouco conhecida, quase um esconderijo secreto. Para se chegar lá é necessário uma caminhada por uma trilha na Avenida Estado da Guanabara que fica um pouco depois da Praia da Macumba. A caminhada é bastante íngreme, então tenha sapatos próprios para você não se machucar. Outra opção é ir pelas pedras da Praia da Macumba até a Praia do Secreto. Não tem ônibus para lá, então vá de carro e siga até a praia a pé.
[su_dropcap]5[/su_dropcap] Boipeba – Bahia
Com as águas verdes bem claras que lembram as praias caribenhas, a Ilha do Boipeba é rodeada de coqueiros e areia branca! O local fica no município de Cairu, na Bahia.
Muitos consideram que ali estão as melhores praias do estado, muitas delas ainda permanecem selvagens, intocadas: Praia Boca da Barra, Praia Outeiro e das Pedrinhas, Praia do Tassimirim, Praia da Cueira, Praia do Moreré, Praia do Bainema, Ponta dos Castelhanos.
Como chegar a Boipeba?
A chegada à ilha é feita via mar, carros não chegam até lá. Se você está a fim de desembolsar uma grana maior, alguns bimotores que saem de aeroportos vizinhos podem te levar até lá. Uma das rotas mais comuns é ir pelo mar da cidade de Valença (BA) até à ilha de barco. Os valores variam de acordo com a agência que você escolher, mas você consegue achar passagens por menos de 20 reais por trecho.
Onde se hospedar?
Um lugarzinho sossegado, mas muito bem localizado é o [bookinglink id=”769930″ text=”Abaquar Hostel”]. Quando não estiver na praia, você poderá deitar na rede recebendo um ventinho no rosto. Delícia! Leia mais sobre o que fazer em Boipeba no blog Trilhas e Cantos.
[su_dropcap]6[/su_dropcap] Praia do Paiva – Pernambuco
Também no nordeste brasileiro, a Praia do Paiva fica em Cabo de Santo Agostinho, no estado do Pernambuco. O local é sossegado e tido pelos moradores da região como um refúgio do dia-a-dia estressante. Vale ressaltar que a praia não possui muita infraestrutura, então sugerimos que você leve em um cooler o seu próprio lanche. As águas são um pouco agitadas e frequentadas por alguns surfistas no verão.
Como chegar à Praia do Paiva?
Saindo de Recife de carro é possível chegar à Praia do Paiva em mais ou menos 40 minutos sem trânsito. É importante ressaltar que a estrada possui pedágio. Caso você não esteja de carro e queira ir de ônibus, o trajeto entre Recife e a praia leva quase duas horas.
Onde se hospedar?
Não há hostel na Praia do Paiva, mas veja [bookinglink tag=”recife” text=”aqui nossa recomendação para Recife”].
[su_dropcap]7[/su_dropcap] Sagi – Rio Grande do Norte
Quase na fronteira com a Paraíba, a Praia do Sagi fica no Rio Grande do Norte, no município de Baía Formosa e é a última praia do estado. O que faz a beleza da praia são as dunas de areia que a cercam e que formam uma espécie de piscina! O local não tem infraestrutura boa, então, novamente, aconselhamos que você leve seu próprio lanche. Você pode aproveitar o passeio e visitar o mangue que fica próximo e a região de Sagi, habitada por pescadores.
Como chegar a Sagi?
Se você está em Natal e está de carro, em duas horas você chegará a Sagi. Você também tem a opção de comprar uma passagem na rodoviária de Natal para Baía Formosa e seguir de lá para a praia.
Onde se hospedar?
Em Natal é verão o ano inteiro e nada melhor que aproveitar em um espaço arejado e tranquilo. Assim é o [bookinglink id=”360737″ text=”Republika Hostel”], que recebe turistas do mundo inteiro.
[su_dropcap]8[/su_dropcap] Ilha de Maiandeua – Pará
Mais uma ilha pouco frequentada do nosso país é a Ilha de Maiandeua, também conhecida como ilha de Algodoal. Está localizada em Maracanã, no estado do Pará. A ilha é formada por quatro vilas: Algodoal, Fortalezinha, Camboinha e Mocooca. A região é quase deserta e está situada em uma Área de Proteção Ambiental.
O cenário da ilha é coisa de cinema, composto por dunas e falésias. Se você gosta de fazer caminhadas, poderá passar horas nas trilhas que ligam os quatro vilarejos. Aproveite a estadia para saborear a culinária local, que é de lamber os dedos.
Como chegar?
O acesso à ilha é feito de barco, que saem da cidade de Marudá, no Pará e em mais ou menos 40 minutos você já estará na ilha! Os preços dos barcos são em conta, menos de 10 reais por trecho.
[su_dropcap]9[/su_dropcap] Praia do Ermitão– Espírito Santo
A praia do Ermitão não recebeu esse nome à toa. Ela está isolada no Parque Natural Morro da Pescaria, em Guarapari, no Espírito Santo. Curioso pensar que em meio a tantas praias que fervem no verão, ainda exista uma pouco frequentada (ao menos por enquanto).
Para ter acesso a ela, é preciso pagar uma taxa de R$2, que ajuda na preservação do parque. A praia tem águas calmas e limpas, estando cercada por mata nativa, que embeleza ainda mais o ambiente.
O mesmo caminho leva para a Praia Vermelha, que também é deserta.
Durante a alta temporada é mais fácil encontrar quiosques e ambulantes, mas não há horário certo de funcionamento. Sendo assim, leve algumas frutas e águas na bolsa, mas lembre-se de recolher tudo ao ir embora.
Como chegar
A trilha ecológica do Parque Morro da Pescaria, em Guarapari, é o único meio de se chegar à Praia do Ermitão. Pessoas de todas as idades conseguem fazê-la tranquilamente.
[su_dropcap]10[/su_dropcap] Praia Deserta – Paraná
Com o nome que tem, ela não poderia ficar de fora dessa lista. Quase na fronteira do Paraná com São Paulo, relativamente próximo à Ilha do Cardoso no estado paulista, a Praia Deserta faz parte do Parque Nacional do Superagui, em Guaraqueçaba, no Paraná. O Parque foi reconhecido como Reserva da Biosfera pela UNESCO, em 1991.
Como o próprio nome sugere, a praia é deserta e muito bonita. Não há comércio nas redondezas, então você deverá levar seu próprio lanche. Você pode aproveitar o dia para conhecer todo o parque e se der sorte poderá avistar os botos cinza que habitam ali!
Como chegar à Praia Deserta?
Para ter acesso à praia é necessário seguir por uma pequena trilha que leva de 30 a 40 minutos caminhando. Para se chegar ao Parque Nacional do Superagui, onde se encontra a Praia Deserta, é necessário um barco já que o parque é uma ilha. Você pode pegar os barcos que saem de Guaraqueçaba e Paranaguá e em mais ou menos 3 horas você estará lá! Caso prefira, contratar lanchas também é uma opção, porém apesar de chegar mais rápido o custo é maior.
Agora você já pode se programar para conhecer algumas dessas praias desertas mais próximas do seu estado! Volte para nos contar o que achou do passeio.
A trajeto de Cananeia ao Parque Estadual do Cardoso, demoro em média 20 minutos.
Oie, adorei o site! vou adicioná-lo em meus favoritos, assim
consigo me manter atualizada, irei voltar mais vezes para
ver o que terá de novo. Obrigada. Até a próxima
Oi, Flavia! Aproveita para seguir a gente no Instagram e no Pinterest também!
Abraços!