Afinal de contas, turbulência derruba avião?
Em nosso blog já demos diversas dicas para viajantes, além de contar várias histórias. Chegou a hora de encorajar aqueles que ainda têm medo de voar, colocando em pauta uma pergunta que muitos ainda não sabem a resposta: turbulência derruba avião?
Continue lendo para descobrir, e veja que ao final deste artigo deixamos um espaço para você contar sobre aquela viagem assustadora de que você se lembra.
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Mas o que é turbulência e por que ela acontece?
Turbulência é quando o avião começa a balançar ou tremer no meio do voo, como se estivesse passando por um caminho esburacado, só que no ar. Isso acontece porque o ar em que o avião está voando não está sempre tranquilo.
Às vezes, o vento muda de direção ou velocidade, ou o avião passa por áreas com correntes de ar que se movem de formas diferentes, causando esse “sacolejo”.
Na verdade, a turbulência pode acontecer por vários motivos, como mudanças de temperatura, ventos fortes ou até quando o avião passa perto de montanhas. Mas, apesar de ser desconfortável, a turbulência raramente oferece perigo para o avião, que é projetado para lidar com ela.
Quais são os tipos de turbulência e qual é a mais perigosa?
Existem vários tipos de turbulência classificadas. Pra falar a verdade, os tipos que geralmente as pessoas classificam são as turbulências que fazem o avião parecer estar andando sobre uma estrada de terra e as que fazem a aeronave despencar por alguns segundos. As duas são aterrorizantes o suficiente pra começarmos a pensar em acidentes.
Vou explicar de forma breve:
- Turbulência mecânica: ocorre quando o fluxo de ar encontra obstáculos, como montanhas, edifícios ou outras formações no terreno. À medida que o ar é desviado por esses obstáculos, o avião começa a balançar. Geralmente, é mais forte próximo ao solo ou em áreas com grande variação de relevo.
- Turbulência térmica: por conta da diferença de temperatura. Quando o solo está bem quente, ele aquece o ar, que sobe rápido. Ao mesmo tempo, o ar frio desce, e o avião acaba entrando nesse sobe-e-desce natural. É mais comum em dias quentes, especialmente quando o avião está subindo ou descendo. Os passageiros sentem o avião “pular” para cima e para baixo, como se estivesse em uma montanha-russa leve.
- Turbulência de cisalhamento: surge quando há uma mudança abrupta na direção ou velocidade do vento em altitudes elevadas, particularmente nas proximidades de frentes meteorológicas, tempestades ou correntes de jato. Essa é a famosa “turbulência de céu limpo”, que pega todo mundo de surpresa e pode ser bastante assustadora.
Afinal de contas, turbulência derruba avião?
Por mais assustadoras que sejam, as turbulências não podem derrubar um avião, e os motivos são muitos. Pra começar, toda aeronave passa por uma bateria exaustiva de testes que visa garantir sua segurança.
Complementando a esse fato, saiba que a fuselagem de uma aeronave é construída para lidar com forças muito superiores a de uma turbulência. Pra quem acha que as asas estão balançando demais e que podem se partir a qualquer momento, fique tranquilo pois a própria física de sua estrutura impede que isso aconteça durante períodos turbulentos.
Os mais pessimistas podem ainda imaginar que uma turbulência extrema virará o avião de cabeça pra baixo ou fazê-lo despencar de ponta. Isso não acontece. Aviões são projetados para manterem-se na horizontal, aconteça o que acontecer.
Desconsidere, nesse caso, quedas por falhas humanas.
O que os pilotos fazem em caso de turbulências?
Você provavelmente já percebeu que, durante uma longa viagem, os pilotos elevam a altitude da aeronave e, em alguns casos, alertam aos passageiros que estão fazendo isso para fugir de áreas com maiores probabilidades de turbulência.
Isso pode preocupar em um primeiro momento, afinal de contas, se elas não são assim tão perigosas, por que fugir? Na verdade eles fazem isso para evitar que passageiros desavisados possam se machucar, além de manter o conforto e diminuir o pânico.
Para fim de conversa
Vale ressaltar que este artigo tem como objetivo apenas tranquilizá-lo em suas viagens aéreas, mas não o de torná-lo confiante o suficiente para não seguir os procedimentos de segurança anunciados pela tripulação.
Turbulências não derrubam aviões, mas podem causar ferimentos gravíssimos aos passageiros que estão sem o cinto de segurança por serem arremessados violentamente ao teto da aeronave.
Infelizmente, é impossível prever com 100% de certeza as áreas turbulentas e nem sempre o aviso sonoro fará o alerta a tempo, por isso só tire o cinto para ir ao banheiro ou para rápidas caminhadas pelo corredor em viagens longas.
Você se lembra de alguma viagem daquelas que você achou que nunca pousaria?
Conte pra nós como foi essa experiência. E se este artigo lhe foi útil, compartilhe com seus amigos, principalmente com os que deixam de voar por medo!
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