Em quais países da Europa podemos beber água da torneira?

No Brasil são raros os lugares onde a água da torneira é própria para consumo, mas na Europa nem sempre você vai precisar de filtro ou água mineral, o que é excelente, já que assim economizamos uma grana e ainda poupamos o meio ambiente de tantas garrafinhas de plástico que levam centenas de anos para se decompor.

Por outro lado, as causas mais comuns de doenças que afetam viajantes estão relacionadas à ingestão de água e alimentos contaminados. Sendo assim, é muito importante saber em quais países podemos ou não beber água diretamente da torneira.

Já que essa sempre foi uma dúvida minha, resolvi pesquisar no CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos) se beber água da torneira na Europa realmente é saudável e agora compartilho as informações que obtive com os leitores do Viajei Bonito.

Pode beber água da torneira na Europa?

Sim, em 31 dos 50 países do continente. Neles você pode beber água da torneira, encher garrafinhas vazias nas fontes da cidade (ao menos quando houver um aviso dizendo o contrário) e até pedir água de graça nos restaurantes.

Estes são os países europeus onde podemos beber água da torneira sem medo são: Andorra, Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslovênia, Eslováquia, Espanha, Finlândia, França, Gibraltar, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Luxemburgo, Macedônia, Malta, Mônaco, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, San Marino, Suécia, Suíça e Vaticano.

Nos demais países, o consumo não é indicado pelo CDC. Nesses lugares, a água pode ser responsável por transmitir doenças gastrointestinais para as quais nem todos estão imunes. Entre elas a hepatite A, giardíase, febre tifoide, diarreia e cólera. No pior dos casos, beber água de origem desconhecida pode causar envenenamento com agentes químicos.

Fique atento ao viajar para: Albânia, Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Cazaquistão, Chipre, Croácia, Estônia, Geórgia, Kosovo, Lituânia, Moldávia, Montenegro, Romênia, Rússia, Sérvia, Turquia e Ucrânia.

Ah! Lembre-se de que a água das torneiras dos aviões, trens e ônibus não é adequada para consumo em nenhum lugar do mundo.

Gráfico com informações do Center for Desease Control and Prevention

Gráfico com informações do Center for Desease Control and Prevention. Créditos: Viajei Bonito

Problemas além do consumo

Ainda de acordo com o CDC, não é só através do consumo de água da torneira que nos tornamos suscetíveis a doenças. Escovar os dentes, bochechar a água durante o banho ou lavar os alimentos com água contaminada também pode ser devastador.

Achou exagerado? Lembre-se de que qualquer mal estar pode estragar a viagem que você sonhou durante anos. Você não vai querer passar as férias inteiras no banheiro, mesmo que ele esteja na lista dos banheiros mais incríveis do mundo. Então aprenda de uma vez por todas a purificar a água da torneira.

Siga nossa página no Facebook

Purificando a água da torneira

Ainda que em algumas regiões a água da torneira seja considerada própria para consumo, é necessário continuar atento. Encanamentos sujos ou enferrujados podem contaminar a água, então fique de olho na cor do líquido e em eventuais partículas que possam sair da torneira. Na dúvida, sempre purifique a água. Aqui estão algumas maneiras para fazê-lo:

Filtros de torneira

Com a filtragem da água é possível eliminar a maioria dos agentes causadores de doenças, como protozoários e bactérias. No entanto, não é eficiente contra vírus e compostos químicos. Combinar esse processo com a fervura é mais eficaz para obter água apropriada para beber.

Fervendo a água

Coloque a água da torneira em um recipiente limpo e espere mais 10 minutos após começar a borbulhar, isso exterminará quaisquer micro-organismos. A fervura também é eficiente na eliminação de alguns químicos através da evaporação.

Além da água da torneira, você pode aplicar esse procedimento para purificar a água da chuva. Excelente, né?

Expondo ao sol

Um estudo da Unicamp mostra que a utilização da energia solar é eficiente na eliminação de bactérias através dos raios ultravioletas.

O método consiste em colocar água em uma garrada ou recipiente de plástico transparente e deixar exposto aos raios solares por 6 horas. Não funciona em dias nublados ou chuvosos, justamente devido à diminuição da radiação solar.

Purificadores portáteis

São ótimos instrumentos para purificar a água da torneira, da chuva, dos rios, ou de qualquer outro lugar. Além da praticidade, os purificadores são indicados por sua eficácia, já que filtram a água e matam os vírus aplicando pequenas doses de iodo ou outro elemento equivalente. Aliás, esse pode ser um ótimo presente para viajantes.

Mesmo em alguns casos em que a água é potável, você poderá estranhar o gosto devido à concentração de minerais. Aí você escolhe se beberá ou se tentará outros meios.

Água mineral

Se mesmo com todas as dicas acima você ainda não estiver se sentindo confortável para beber água da torneira, poderá encontrar garrafinhas e galões de água mineral em qualquer mercado, barraca ou restaurante. São sempre insípidas e confiáveis.

Você deve apenas refletir sobre a quantidade de lixo que produz a cada garrafinha de plástico comprada e jogada fora. É sabido o material leva centenas de anos para se decompor, então procure sempre por embalagens retornáveis ou biodegradáveis.

Agora que você já sabe em quais países da Europa é seguro beber água da torneira, que tal conhecer as bebidas típicas desses mesmos lugares? Só não exagere!

Prepare-se para sua viagem

Vai alugar um carro? Na Rentcars você compara preços em diversas locadoras no mundo todo com muita segurança, sem taxas no cartão de crédito, 5% de desconto no boleto, parcelamento em até 12 vezes e isenção de IOF. Veja como é simples fazer sua cotação e reservar um carro pela internet.

Viajar pela Europa de trem é uma experiência que serve bem a qualquer tipo de viajante, é fácil e em muitos casos mais barato até mesmo que os voos low cost. Você pode pesquisar preços para uma infinidade de destinos na GoEuro.

Os países europeus exigem que os viajantes tenham contratado seguro viagem, geralmente com valores mínimos estabelecidos para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Leia também o que escrevemos sobre seguro viagem para a Europa. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiro.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo. Créditos da imagem de capa: Spencer Wright / Fonte: Flickr
  • Brunno

    Tudo bom? Há uma divergência no texto e no mapa em relação a potabilidade da água na Estônia.