Onde ficar em Paraty sem ser afetado pela maré cheia
Você acabou de achar o guia com todas as informações necessárias para não errar na hora de escolher onde ficar em Paraty, cidade que faz parte do Caminho Velho da Estrada Real.
Só para contextualizar, no século 17 Paraty foi um importante porto para o escoamento do ouro de Minas Gerais para Portugal. A cidade foi planejada para que as marés altas limpassem as ruas, funcionando como canais, o que lhe rendeu o apelido de “Veneza brasileira”.
Esse fenômeno ainda ocorre, especialmente durante as luas cheia e nova, entre junho e agosto, criando um charme único, mas podendo causar inconvenientes para quem se hospeda nas áreas inundadas. Tenha isso em mente ao escolher onde se hospedar em Paraty. E eu te ajudo com isso!
Navegue pelo post
Onde ficar em Paraty: prós e contras do Centro Histórico
O Centro Histórico de Paraty é a área mais charmosa da cidade, com seu conjunto arquitetônico tombado como Patrimônio Histórico Nacional e Mundial pela Unesco. Quem se hospeda aqui fica perto dos principais pontos turísticos, do porto para passeios de barco e dos melhores bares e restaurantes.
No entanto, a circulação de automóveis é proibida, exigindo que visitantes deixem seus carros em estacionamentos e façam o restante do percurso a pé, o que pode ser complicado para quem viaja com crianças e idosos.
Outro ponto de atenção são as mudanças das marés, que podem inundar as ruas, dificultando o acesso às hospedagens. Apesar disso, o cenário das ruas alagadas oferece um charme único, mas pode trazer inconvenientes, como dificuldade para caminhar com água na altura das canelas.
⚠️ ATENÇÃO!
O fenômeno da maré cheia não acontece durante os 365 dias do ano, ele se intensifica durante os dias de lua cheia e nova e entre os meses de junho e agosto.
Selecionei algumas pousadas e albergues em ruas do Centro Histórico ou muito próximas a ele que não são afetadas pelas marés. Todos estão muito bem localizados, próximo dos principais pontos turísticos de Paraty.
Onde se hospedar no Centro Histórico de Paraty
Pousadas:
Bairro Caborê
Do outro lado da ponte que cruza o Rio Perequê-Açu está a avenida Beira-Rio, porta de entrada para o agradável bairro Caborê, que está a poucos minutos a pé do Centro Histórico e não sofre com as inundações causadas pela maré cheia.
Caborê é uma excelente alternativa para quem procura onde ficar em Paraty sem gastar muito, encontrando aqui um equilíbrio entre conforto, economia e tranquilidade, especialmente para famílias ou casais que preferem evitar o movimento constante do centro da cidade.
Também pode ser uma boa escolha para quem viaja de carro, uma vez que nesta parte da cidade não há restrições de veículos. O ideal é encontrar pousadas com estacionamento para não deixar o automóvel na rua.
Onde se hospedar em Paraty no bairro Caborê
Bairro Pontal
O bairro Pontal é ideal para quem busca conveniência e quer estar perto de tudo, sem abrir mão de uma atmosfera relaxante. É uma ótima escolha para casais e grupos de amigos que desejam explorar Paraty a pé, embora também seja possível circular de carro.
Nesta área é possível encontrar quiosques, bares e restaurantes à beira-mar, perfeitos para assistir ao pôr do sol e saborear frutos do mar.
A Praia do Pontal, a única praia urbana de Paraty, fica a uma curta distância do Centro Histórico e apesar da proximidade do mar, o bairro não alaga durante a maré cheia. Aqui fica o Forte Defensor Perpétuo, que oferece uma vista panorâmica para as construções históricas, o porto e a baía.
Onde se hospedar em Paraty no bairro Pontal
Praia de Jabaquara
Se você procura onde ficar em Paraty fora do circuito turístico, mas próximo a uma área de natureza exuberante, a Praia da Jabaquara pode ser uma boa escolha. Aqui estão localizadas as melhores pousadas de Paraty, ao menos é o que dizem as avaliações do Booking, com médias acima de 9.
Mar tranquilo, lamas medicinais, árvores que proporcionam sombra e quiosques com preços justos é o que você encontra nessa área. O clima de paz é interrompido no Carnaval, quando o Bloco da Lama entra em cena fazendo a festa de milhares de foliões.
Para chegar ao Centro Histórico, é necessário caminhar por 20 minutos, ou ir de carro até o bairro Caborê e andar a pé por algumas quadras. Essa é a única desvantagem.
Onde se hospedar em Paraty no bairro Jabaquara
Vila de Trindade
A Vila de Trindade fica a 24 km de distância de Paraty e é o lugar recomendável para mochileiros que não ligam para luxo e sofisticação.
A localização é privilegiada, com praias idílicas, trilhas, mirantes e cachoeiras deslumbrantes cercadas por Mata Atlântica. Um prato cheio para os amantes de ecoturismo! Aproveite para ler o nosso guia completo de Trindade.
Onde ficar em Trindade
Praia do Sono
Localizada em uma área remota e preservada em Paraty, a Praia do Sono é uma escolha especial para quem busca se desligar do mundo em contato direto com a natureza. No entanto, a experiência de se hospedar lá tem características bem específicas.
30 km separam a Praia do Sono do Centro Histórico de Paraty e para chegar lá é preciso fazer uma caminhada de aproximadamente 1h20 ou pegar um barco ao preço de R$ 50, com travessia de 10 minutos. Se você gosta de trilhas e praias isoladas, valerá cada passo dado ou cada centavo gasto.
Uma coisa importante a ser dita é que essa sensação de natureza selvagem é interrompida durante feriados prolongados, como Carnaval e Ano Novo, quando as praias são tomadas pela multidão e o caos impera. Leia o guia completo da Praia do Sono.
Onde se hospedar na Praia do Sono
Pousadas:
Camping:
Dicas para economizar com hospedagem em Paraty
- O calendário de eventos de Paraty é bastante diversificado. A cada mês ocorre ao menos uma festa importante e é justamente nessas datas que os preços aumentam e as pousadas lotam. Se você quiser participar dessas festividades, reserve hospedagem com antecedência.
- Se o seu objetivo for gastar pouco, programe a viagem para dias de semana ou, se não tiver escolha, para finais de semana que precedem feriados nacionais e festas locais. As diferenças de preços são expressivas!
Seguro viagem nacional
Você tem plano de saúde? Ele oferece cobertura em todo o território brasileiro? Se as respostas forem negativas, aconselho que você contrate um seguro viagem nacional. Ele custa apenas R$ 4 por dia e cobre despesas médico-hospitalares, inclusive para prática de esportes de risco, além de reembolsar seus gastos com remédios.
Alguns planos também cobrem gastos por atraso de voo e extravio de bagagem, um plus para quem viaja pelo Brasil de avião. Use o nosso cupom de desconto e pague ainda menos!
- Acesse a página da Seguros Promo
- Preencha as datas de sua viagem e escolha um destino
- Selecione a apólice
- Utilize o cupom na etapa de pagamento
Cupom temporário válido até 30/11/2024
Leia mais sobre Paraty
Gisele Rocha
Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.
Ótimas dicas para escolher bem onde ficar em Paraty, realmente é muito importante ficar de olho na maré e garantir que não vai afetar a viagem… :)
Post super completo sobre hospedagem em Paraty! O que eu mais gostei foi que vc colocaram realmente todos os lugares e deram dicas diversas
Muito muito bom! Obrigada pelas dicas de onde ficar em Paraty. Na única vez que fui dei sorte de ficar numa localização boa, mas dessa próxima vou seguir suas sugestões. Obrigada
eu acompanhei a sua viagem por paraty e nem sabia dessa maré maluca haueahe é bizarro construirem as casas onde sobe a agua, na minha cidade tambem constroem mas ai o iguaçuzão toma conta da parada uma vez a cada década e vira noticia no JN com direito a barquinho nas ruas também haha
achei muito fofa a região do riozinho ali Perequê-Açu, adorei o nome
Eu ameeei essas dicas! Não conhecia essas opções de onde ficar em Paraty em Caborê e Pontal e achei excelentes opções! Post guardado com carinho!