10 hostels em Paraty que valem a pena!

Com uma boa infraestrutura turística, você encontra diversos hostels em Paraty para se hospedar bem gastando pouco. Entre o mar e as montanhas, a cidade parece ter sido posicionada estrategicamente para o agrado dos turistas. A região oferece roteiros para todos os gostos, desde programas culturais a um descanso à beira-mar ou aventuras em meio a natureza. 

Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, a cidade se desenvolveu durante o ciclo do ouro e servia de rota para o escoamento dessa valiosa commodity. Assim, extraído nas Minas Gerais, o ouro era transportado para a Europa por meio dos portos de Paraty e do Rio de Janeiro.

Chamada de “Veneza brasileira”, o apelido remonta à época de fundação da cidade. Neste sentido, a cidade foi projetada para que, na maré alta, as águas invadam as ruas e limpem os dejetos que os animais deixavam para trás ao transportar o ouro. Hoje, esse fenômeno, que já não exerce a mesma função, surpreende muitos turistas.

Está planejando conhecer as belezas da cidade e, por isso, está em busca dos melhores lugares para ficar em Paraty? Você está no lugar certo! Acompanhe a leitura e confira.

A escolha de onde ficar em Paraty vai depender dos seus objetivos para essa viagem. Se quiser conhecer as construções coloniais e poder contar com a maior oferta de restaurantes, lojas e agências de turismo, fique no Centro Histórico. Ainda na área central, você pode se hospedar no Caborê, um bairro residencial que reúne ótimas pousadas com diárias mais acessíveis. Por fim, se quiser um lugar à beira-mar, escolha entre as opções do Pontal e Jabaquara, mas esteja ciente que para os dois últimos você precisará se deslocar de carro.

Agora que você conhece os bairros mais acessíveis da cidade, encontre o melhor hostel em Paraty para se hospedar.

Melhores hostels em Paraty

Além dos hotéis e pousadas, cujas diárias podem apresentar preços altos, os turistas encontram hostels em Paraty que não deixam a desejar em termos de conforto e praticidade. Confira, a seguir, nossa seleção.

1. Che Lagarto Hostel

Che Lagarto, um dos melhores hostels em Paraty
Che Lagarto, um dos melhores hostels em Paraty. Créditos: Divulgação

Situado a poucos metros do Centro Histórico de Paraty, o Che Lagarto é uma propriedade com recepção 24 horas que oferece três tipos de acomodações: quartos duplos, quádruplos ou compartilhados com espaço para 8 camas. Independentemente da escolha, os hóspedes contam com boa iluminação, ar-condicionado, TV, banheiro e roupas de cama. Além disso, o estabelecimento organiza alguns programas turísticos, como passeios de barco e jeep tour.

Bem acessível, a propriedade também possui um salão de jogos, uma piscina, um terraço ao ar livre e outro coberto, churrasqueira e um belo jardim. O hostel ainda oferece serviços de transfer, limpeza diária, Wi-fi gratuita em toda a propriedade, jantar todas as noites e um café da manhã super variado por um custo adicional.

2. Maracujá Hostel

Com uma oferta de quatro diferentes tipos de acomodações, o Maracujá Hostel recebe um público diversificado. Todas as acomodações contam com serviço de limpeza diária e um banheiro de acesso privado, mas as suítes ainda possuem varanda, ar-condicionado e TV plana. Além disso, os hóspedes podem aproveitar o terraço ao ar livre e o belo jardim para relaxar, uma cozinha compartilhada e Wi-fi em todas as áreas da propriedade.

Assim, se você procura um hostel no centro histórico de Paraty, esta é uma boa opção, uma vez que está situado a cerca de 200 metros da região central. A propriedade também oferece um bar com drinks deliciosos e um café da manhã continental com opções para todos os gostos. Com recepção 24 horas, vale destacar que a idade mínima para check-in é 18 anos.

3. Casa do Rio Hostel

O hostel Casa do Rio é o local perfeito para quem deseja praticidade. Situado a poucos metros do Centro Histórico de Paraty, da Praia do Pontal e de outras atrações populares. A propriedade oferece suítes privativas ou dormitórios compartilhados. Os hóspedes ainda têm acesso a uma cozinha compartilhada, piscina ao ar livre, espaço de convivência com TV a cabo e um terraço que oferece uma bela vista da paisagem paratiense. Além disso, um café da manhã continental é servido todos os dias — assim, você garante energia para os programas turísticos.

Outras comodidades da Casa Rio incluem um bar com algumas bebidas típicas brasileiras, recepção 24 horas, serviços de transfer e Wi-Fi gratuito em toda a propriedade. Para os hóspedes mais aventureiros, o hostel possui um balcão turístico onde é possível agendar trilhas e atividades como mergulho e canoagem.

4. Carpe Diem Hostel

Se você busca um hostel em Paraty próximo à rodoviária, o Carpe Diem é a escolha certa. Situada a 1 km da Praia do Cais, a propriedade oferece uma experiência incrível aos hóspedes, fazendo jus ao nome. As acomodações podem ser privadas ou compartilhadas, e todas elas contam com armário, ar-condicionado, TV e banheiros. 

Além do conforto dos dormitórios, a estadia concede acesso à cozinha compartilhada, piscina ao ar livre, lounge com TV, churrasqueira e bar. O hostel ainda proporciona serviços básicos, como limpeza diária, segurança 24 horas e Wi-Fi gratuito em toda a propriedade. O estabelecimento ainda aceita pets sem custos adicionais, desde que o hóspede fique nos quartos privativos.

Antes de continuar a leitura, que tal ver as nossas fotos no Instagram?

5. Maresia Hostel

Maresia Hostel, um albergue em Paraty com ótima estrutura
Maresia Hostel, um albergue em Paraty com ótima estrutura. Créditos: Divulgação

O Maresia Hostel Paraty é um dos lugares para se hospedar próximo ao Centro Histórico de Paraty, que fica a 500 metros da propriedade. Com uma recepção 24 horas, conexão Wi-Fi gratuita e cozinha totalmente equipada, o hostel oferece praticidade aos hóspedes. Além disso, a estadia inclui acesso a uma área externa super confortável com churrasqueira e café da manhã completo.

As acomodações, por sua vez, são divididas em cinco categorias, com quartos privados ou compartilhados. Todos eles dispõem de banheiro, ventilador e roupa de cama — e alguns deles ainda oferecem TV de tela plana. Para oferecer ainda mais comodidade, o hostel possui um balcão turístico onde os hóspedes podem negociar passeios sem sair da propriedade.

6. Selina Paraty

Localizado em um parque que concentra uma vegetação típica da Mata Atlântica, o Selina Paraty é um dos melhores lugares para ficar em Paraty. O hostel possui um charme que encanta os hóspedes. Com uma decoração colonial com toques rústicos, a propriedade oferece diversos tipos de acomodações, privativas ou compartilhadas. Todos eles contam com banheiro, ar-condicionado e armários — alguns ainda possuem varanda com uma bela vista para o Rio Perequê e a mata dos arredores.

Dentre as comodidades, o hostel apresenta Wi-fi e estacionamento gratuitos, serviços de limpeza diário, recepção 24 horas, cozinha de uso compartilhado, biblioteca e salão de jogos. Além disso, os hóspedes podem aproveitar a sauna, o jardim, a piscina com bar, o elogiado restaurante e os eventos de música ao vivo que o estabelecimento organiza.

7. Sereia do Mar

O Sereia do Mar é uma boa escolha para quem deseja um hostel em Paraty próximo à praia
O Sereia do Mar é uma boa escolha para quem deseja um hostel em Paraty próximo à praia. Créditos: Divulgação

Um pouco mais afastado do Centro, mas em uma área super acessível no bairro à beira-mar Jabaquara, fica o Hostel Sereia do Mar. A propriedade conta com uma vista exuberante sobre a baía e possui estruturas de bar e clube náutico, no qual os hóspedes podem alugar equipamentos como stand ups, kayaks, lanchas e barcos. Além disso, o local apresenta um restaurante de frente para a Praia do Jabaquara, espaço aberto ao público que oferece música ao vivo. 

Com suítes privativas equipadas de ar-condicionado e TV ou dormitórios compartilhados mais simples, o Sereia do Mar atrai hóspedes de todos os tipos. A estadia ainda concede acesso a uma cozinha de uso comum, piscina ao ar livre e churrasqueira. Dentre as comodidades, os visitantes contam com café da manhã completo, recepção 24 horas, serviços de transfer e Wi-Fi gratuito.

8. Caá Brasil Hostel

Caá Brasil, hostel em Paraty, RJ
Caá Brasil, hostel em Paraty, RJ. Créditos: Divulgação

Localizado a 500 metros do Centro Histórico, o Caá Brasil Hostel é uma opção de hostel em Paraty com super alto-astral e atmosfera relaxante. Com uma área externa repleta de verde, a propriedade oferece acomodações simples, com quartos duplos e dormitórios compartilhados. Dentre as principais comodidades, os hóspedes contam com serviços de transfer, limpeza diária e Wi-Fi gratuito.

Para a diversão dos visitantes, o hostel possui um bar e proporciona entretenimento noturno, além da transmissão de eventos esportivos ao vivo e happy hour. A estadia inclui ainda lounge compartilhado, terraço ao ar livre, um belo jardim, churrasqueira e área para piquenique. Além de tudo isso, o Caá Brasil oferece café da manhã continental todos os dias e trilhas a pé pela região.

9. Leo's Clan Beach Hostel

Leo's Clan é uma opção de hospedagem em Paraty modesta e econômica

Situado no bairro Pontal, a 200 metros do Centro de Paraty, o  Hostel World é um dos hostels mais descolados da cidade. A propriedade conta com uma modesta piscina, terraço com uma vista incrível da região central, jardim com churrasqueira, bar e 4 áreas de chill out. Além disso, os hóspedes podem utilizar a cozinha compartilhada e a biblioteca, além de jogar dardos, tênis de mesa e pingue-pongue.

O Leo’s Clan Beach oferece quartos privados duplos, quádruplos ou dormitórios compartilhados. Os primeiros contam com TV e frigobar, enquanto todos possuem ar-condicionado, conexão Wi-Fi gratuita e banheiros particulares. Com segurança 24 horas, o estabelecimento aceita pets mediante aviso prévio e recebe pagamento somente em dinheiro.

10. Remo Hostel

Localizado em Paraty-Mirim, cerca de meia hora de carro do Centro Histórico de Paraty, o Remo está na lista de melhores hostels do Brasil. Essa casa na árvore proporciona tranquilidade e contato com a natureza. Construído com madeira e bambu, o hostel apresenta uma decoração rústica e oferece dormitórios equipados com armário e com uma bela vista para o mar. A estadia inclui ainda café da manhã continental, cozinha totalmente equipada, recepção 24 horas e estacionamento gratuito.

A propriedade também proporciona aventuras. Situada em meio a Mata Atlântica, os hóspedes contam com trilhas e passeios de caiaque, stand-up ou snorkel. Além disso, é possível visitar as diversas ilhas da região por meio de um passeio de barco. Para a diversão dos visitantes, o hostel oferece duas áreas de convivência, bar, churrasqueira, salão de jogos e biblioteca. Vale destacar, no entanto, que o Remo Hostel não possui Wi-Fi, sinal de telefone ou TV, sendo ideal para o descanso.

Outros lugares para ficar em Paraty

Paraty é uma das cidades históricas mais encantadoras do Brasil, graças à variada oferta de programas turísticos. Assim, sua infraestrutura é bastante ampla e oferece hospedagens para todos os tipos de público. O que achou das opções que apresentamos aqui? Nossa seleção leva em conta a localização, o custo-benefício e a oferta de passeios nos arredores.

Contudo, se as opções apresentadas não estiverem mais disponíveis na data da sua viagem, você ainda pode conferir outros hostels em Paraty através do Hostelworld ou pelo Booking.

SALVE ESTA IMAGEM NO SEU PINTEREST!

Clique na imagem para adicionar este artigo ao seu Pinterest e viaje pelos nossos painéis.

Seguro viagem nacional

Após escolher o melhor hostel em Paraty para você, considere a contratação de um seguro viagem nacional e viaje com tranquilidade. Assim, você pode aproveitar todos os programas que a cidade tem a oferecer sem preocupações.

Esse serviço funciona para todas as viagens nacionais com distância mínima de 100 km do endereço residencial. Desse modo, ele é indicado até mesmo para quem possui um plano de saúde, pois estes, muitas vezes, não oferecem cobertura nacional ou reembolso de consultas realizadas na cidade.

FERIAS

Esse cupom dá direito a 15% de desconto.

  1. Acesse a página da Seguros Promo
  2. Preencha as datas de sua viagem e escolha um destino
  3. Selecione a apólice
  4. Utilize o cupom na etapa de pagamento

Cupom temporário válido até 31/07/2021

10 hostels em Paraty que valem a pena!

Prepare-se para viajar

Use o cupom CLIENTE para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom SPRING e garanta 50% de desconto.

Economize em passagens aéreas usando o comparador de preços ou a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus, a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

5 pensou em “10 hostels em Paraty que valem a pena!

  1. Adorei ver que os hostels em Paraty são bem estruturados, acho que esse tipo de hospedagem tá ficando cada vez melhor – e mantendo os preços justos, o que é ótimo. Linda a decoração do Maracujá e a piscina do Casa do Rio.

  2. Ameeei suas dicas de hostel para ficar em Paraty! Estou planejando uma viagem pra lá e vai encaixar direitinho no meu orçamento. Muito obrigada por compartilhar, esse Selina é uma lindeza, quero ficar nele!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo