Onde ficar em Praga: os melhores bairros, hotéis e albergues
Buscando informações sobre onde ficar em Praga? Depois de passarmos um tempo na cidade e transformá-la em nosso escritório, podemos te contar com propriedade quais são as melhores bairros para se hospedar na capital da República Tcheca.
Para ajudá-lo na escolha de onde se hospedar em Praga, montamos um guia com sete bairros da capital, apresentando suas particularidades, pontos turísticos, vantagens e desvantagens.
Leia com atenção, pois escolher um lugar que não tenha nada a ver com o seu estilo pode interferir na percepção que você terá sobre a cidade.
E para complementar, disponibilizamos também guias de hospedagens em outros destinos do leste europeu, como Budapeste, Viena e Bratislava.
Boa leitura!
Navegue pelo post
Onde fica em Praga: os melhores bairros para se hospedar
Geralmente, turistas que visitam Praga pela primeira vez escolhem ficar na Cidade Velha pela proximidade com os principais pontos turísticos. Porém, essa facilidade interfere nos valores das diárias.
E, sinceramente, Praga possui um sistema de transporte urbano tão eficiente que faz valer a pena conhecer e se hospedar em outras áreas.
Aqui, vamos apresentar os melhores bairros para se hospedar em Praga, descrevendo as características e particularidades de cada um deles.
Staré Město (Cidade Velha)
Staré Město é a Cidade Velha, a região mais popular da capital tcheca, que concentra alguns dos principais pontos turísticos, além de bons restaurantes, bares movimentados, grande variedade de lojas de lembrancinhas e os melhores hotéis em Praga.
Quem se hospeda aqui pode fazer todo o roteiro pela Cidade Velha a pé, dispensando o transporte público, o que torna essa localização perfeita para quem está visitando a cidade pela primeira vez ou tem pouco tempo para conhecê-la!
Em contrapartida a tamanha praticidade, aqui os preços são mais elevados e o contato com a população local é bastante reduzido.
De qualquer maneira, essa é um bom lugar para de hospedar em Praga se o seu foco for conhecer as principais atrações em um curto espaço de tempo.
Pontos turísticos em Staré Město: Charles Bridge, Praça da Cidade Velha, Relógio Astrológico, Convento de Santa Inês de Boêmia, Torre de Pólvora, Torre da Prefeitura Velha, Museu Judaico, Antigo Cemitério Judaico, Rudolfinum, Sinagoga Espanhola, Museu da Cerveja, Museu das Máquinas Sexuais e Museu do Lego.
Onde ficar em Praga no bairro Staré Město
Hostels:
Hotéis econômicos:
Hotéis luxuosos:
Malá Strana (Cidade Pequena)
Atravessando a Charles Bridge chegamos a Malá Strana, ou “Cidade Pequena”, um dos melhores lugares para se hospedar em Praga.
Embora a região tenha sido devastada por um incêndio há centenas de anos, ela ainda preserva algumas das construções mais antigas do país. Ainda hoje é uma área nobre, perfeita para quem quer estar próximo aos principais pontos turísticos mas prefere dormir em um lugar mais calmo.
Seu único ponto negativo são algumas ruas íngremes, então é importante atentar-se a isso caso você tenha problemas de locomoção.
Uma dessas ruas é a Nerudova, que merece destaque pelas esculturas inseridas nas fachadas dos edifícios mais antigos.
Antes de serem numeradas, os adornos serviam como referência e facilitavam a localização. Tem violinos, cálices, chaves, animais… não deixe esses detalhes passarem batidos!
Pontos turísticos em Malá Strana: Charles Bridge, Castelo de Praga, Golden, Lane, Igreja de São Nicolau, Museu Franz Kafka, Muro de Lennon, Museu KGB, Palácio Wallenstein, Petrin Hill, Museu Tcheco da Música e Parque Kampa.
Onde ficar em Praga no bairro Malá Strana
Hotéis econômicos:
Hotéis luxuosos:
Nové Město (Cidade Nova)
O nome pode levá-lo a pensar que essa é a parte moderna da cidade, mas não é, não. Nové Město tem mais de 670 anos de existência, foi fundada por Carlos IV em torno de três grandes mercados: o de gado, o de cavalo e o de feno. A região era habitada por artesãos e comerciantes, sendo que até hoje se caracteriza como uma área comercial pulsante.
É uma ótima localização para se hospedar em Praga, levando em consideração a proximidade com parte turística da cidade e os preços mais acessíveis. Além disso, a área é bem conectada por transporte público, com inúmeras paradas de metrô e bonde. Também é indicada para quem precisa ficar perto da estação Praha Hlavní Nádraží, a principal estação de trem da cidade.
Pontos turísticos em Nové Město: Praça Wenceslas, Museu Nacional, Ópera Estatal de Praga, Casa Dançante, Sinagoga de Jerusalém, Museu do Comunismo e Museu Mucha.
Onde ficar em Praga no bairro Nové Město
Hotéis econômicos:
Hotéis luxuosos:
Vinohrady
Vinohrady é uma zona residencial cheia de graça, agradável e segura, repleta de ruas arborizadas combinadas com edifícios art nouveau e neo-renascentistas.
É um bairro que concentra um grande número de expatriados e nômades digitais, provavelmente porque aqui estão alguns dos melhores hostels de Praga, e também os mais baratos!
É possível chegar à Cidade Velha a pé em poucos minutos, mas se preferir testar o transporte público, Vinohrady possui várias estações de metrô e inúmeras paradas de ônibus e bonde que podem levá-lo a qualquer bairro, além da estação ferroviária Praha Hlavní Nádraží, que conecta Praga a outras cidades europeias.
Apesar de ser um bairro residencial, Vinohrady também é conhecido pelos bares e boates badalados, frequentadas principalmente pela comunidade LGBTQI+. Se você for do tipo de viajante que não dispensa uma festa, nem precisa continuar lendo, pois você já encontrou onde ficar em Praga!
Pontos turísticos em Vinohrady: Mercado de Vinohrady, Praça da Paz, Igreja de Santa Ludmila, Igreja do Sagrado Coração de Nosso Senhor, Riegrovy Sady Beer Garden, Jardins de Havlicek e Teatro Vinohrady.
Onde ficar em Praga no bairro Vinohrady
Hostels:
Hotéis econômicos:
Hotel luxuoso:
🤑 ECONOMIZE NAS VIAGENS INTERNAS!
Há mais de 10 anos, o site da Omio tem sido nosso aliado para comprar passagens de trem, ônibus, avião e ferry na Europa.
O que gostamos na plataforma, além de estar em português, é a facilidade de comparar preços de várias empresas e tipos de transporte em um só lugar. Isso otimiza o nosso tempo e, claro, nos ajuda a poupar dinheiro!
Holešovice
O antigo subúrbio industrial de Holešovice transformou-se em um bairro vibrante, multicultural e bem localizado, com dezenas de restaurantes maravilhosos, bares autênticos, galerias de arte, ateliês e estúdios.
É um cenário completamente diferente do que vem à nossa mente quando pensamos em Praga e por isso mesmo merece ser explorado.
Mesmo com essa atmosfera jovem e artística, Holešovice mantém sua tranquilidade.
Hospedar-se aqui pode ser uma ótima ideia se você procura onde ficar em Praga sem gastar muito ou se já visitou a cidade e agora quer conhecer sua outra face. Seu único problema é a escassez de estações de metrô (mas há ônibus e bondes).
Pontos turísticos em Holešovice: DOX Centro de Arte Contemporânea, Galeria Nacional, Lapidarium do Museu Nacional de Praga, Palácio de Feiras, Museu Técnico Nacional, Letna Beer Garden, Planetário de Praga, Cervejaria Holesovice, Stromovka e Metrônomo de Praga.
Onde ficar em Praga no bairro Holešovice
Hostels:
Hotéis econômicos:
Hotéis luxuosos:
Karlín
Karlín é o bairro da moda entre os moradores da cidade, mas ainda pouco frequentado por viajantes.
Era uma área marginalizada até o começo dos anos 2000, quando sofreu com severas inundações que danificaram boa parte de suas construções antigas. Muitos edifícios foram demolidos e outros foram erguidos no lugar, o que levou à revitalização do bairro. Isso também explica a pouca quantidade de locais históricos e o baixo fluxo de turistas por essas bandas.
Hoje Karlín é um bairro residencial que também abriga escritórios, galerias de arte, bares e restaurantes, mantendo uma atmosfera familiar completamente diferente do Centro Histórico.
Ainda assim, é rápido e fácil chegar aos principais pontos turísticos de Praga usando o transporte público. Fique aqui se você estiver procurando uma experiência cultural autêntica e se quiser economizar em acomodação.
Pontos turísticos em Karlín: Colina Vitkov, Teatro Musical de Karlín, Museu da Cidade de Praga, Igreja de São Cirilo e São Metódio.
Onde ficar em Praga no bairro Karlín
Hostels:
Hotéis econômicos:
Hotel luxuoso:
Smíchov
Smíchov já foi um bairro industrial mal frequentado, mas hoje em dia é repleto de edifícios modernos com escritórios, centros comerciais, galerias de arte e casas de shows.
Falando assim parece desestimulante ficar aqui, mas saiba a região é muito conveniente. Com uma caminhada de menos de 20 minutos é possível chegar às principais atrações da parte histórica, porém, se você quiser evitar a fadiga, pode se locomover através da rede de transporte público que passa pelo bairro.
Caso resolva ficar em Smíchov, não deixe de conferir o edifício Zlaty Andel, que fica logo acima da estação de metrô com o mesmo nome. A construção foi projetada pelo arquiteto francês Jean Nouvel e sua fachada apresenta uma enorme imagem de um anjo do filme Asas do Desejo.
Pontos turísticos em Smíchov: Jardins de Kinský, Exposição Etnográfica de Musaion, Igreja de São Venceslau, MeetFactory, Cervejaria Staropramen, Museu, Portheimka, Igreja de São Miguel, Parque Sacre Coeur e Centro de Arte Contemporânea Futura.
Onde ficar em Praga no bairro Smíchov
Hostels:
Hotéis econômicos:
Hotéis luxuosos:
Outras opções de hospedagem em Praga
Fizemos uma seleção criteriosa de hospedagens com o melhor custo-benefício nas regiões mais convenientes para quem viaja a turismo, mas o motivo da sua permanência na cidade for outro e você quiser conhecer outras opções de bairros para ficar em Praga, há centenas de opções no Booking e no Hostelworld.
O que você achou deste guia de hospedagem?
Você gostou deste guia de bairros para se hospedar em Praga? Tem sugestões para melhorá-lo? Deixe a sua opinião na caixa de comentários, ela é muito importante para que possamos aperfeiçoar o nosso trabalho!
Ah! Não esqueça de adquirir o seu seguro viagem para a Europa, porque ele é obrigatório! Faça uma cotação utilizando os nossos cupons de desconto.
- Acesse a página da Seguros Promo
- Preencha as datas de sua viagem e escolha um destino
- Selecione a apólice
- Utilize o cupom na etapa de pagamento
Cupom temporário válido até 31/03/2025
- Acesse a página da Real Seguro Viagem
- Preencha as datas de sua viagem e escolha um destino
- Selecione a apólice
- Utilize o cupom na etapa de pagamento
Cupom permanente
Leia mais sobre Praga
Prepare-se para viajar
Use o cupom CONSUMIDOR20 para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto, pagando via PIX ou boleto bancário. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.
Gisele Rocha
Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.