Onde ficar em Praga: os melhores bairros, hotéis e albergues

Buscando informações sobre onde ficar em Praga? Depois de passarmos um tempo na cidade e transformá-la em nosso escritório, podemos te contar com propriedade quais são as melhores bairros para se hospedar na capital da República Tcheca. 

Conhecida também como “Cidade Dourada” e “Cidade das Mil Torres”, Praga é formada pela união de cinco antigas cidades, que viraram 10 distritos subdivididos em vários bairros. Falando assim parece que a cidade é enorme, mas se comparada a outras capitais europeias, Praga é relativamente pequena e ainda conta com um sistema de transporte urbano exemplar, com linhas de metrô, bondes e ônibus, o que facilita o deslocamento de uma região para a outra.

Para ajudá-lo na escolha de onde se hospedar em Praga, montamos um guia com sete bairros da capital, apresentando suas particularidades, pontos turísticos, vantagens e desvantagens. Leia com atenção, pois escolher um lugar que não tenha nada a ver com o seu estilo pode interferir na percepção que você terá sobre a cidade.

Por fim, disponibilizamos também um guia de onde ficar em Budapeste e outro sobre onde se hospedar em Viena, para caso você tenha o intuito de explorar outros destinos do leste europeu.

Boa leitura!

Onde fica em Praga: os melhores bairros para se hospedar

Cada bairro da capital tem suas características próprias e é importante que você as conheça antes de escolher onde se hospedar em Praga para evitar equívocos e frustrações.

Há áreas mais agitadas e outras mais tranquilas, bairros mais turísticos e outros onde é possível acompanhar o cotidiano local, lugares com atmosfera familiar e bairros boêmios, caros e econômicos… você escolhe!

Staré Město (Cidade Velha)

Charles Bridge, um dos cartões postais de Praga, fica no bairro Staré Město
Charles Bridge, um dos cartões postais de Praga, fica no bairro Staré Město. Créditos: R Boed / Fonte: Flickr

Staré Město é o bairro mais central e popular da capital tcheca, já que concentra alguns dos principais pontos turísticos, além de bons restaurantes, bares movimentados, grande variedade de lojas de lembrancinhas e os melhores hotéis em Praga. 

Quem se hospeda aqui pode fazer todo o roteiro pela Cidade Velha a pé, dispensando o transporte público, o que torna essa localização perfeita para quem está visitando a cidade pela primeira vez ou tem pouco tempo para conhecê-la! Em contrapartida a tamanha praticidade, aqui os preços são mais elevados e o contato com a população local é bastante reduzido. De qualquer maneira, vale a pena ficar em Staré Město se o seu foco for conhecer as principais atrações em um curto espaço de tempo.

Pontos turísticos em Staré Město: Charles Bridge, Praça da Cidade Velha, Relógio Astrológico, Convento de Santa Inês de Boêmia Torre de Pólvora, Torre da Prefeitura Velha, Museu Judaico, Antigo Cemitério Judaico, Rudolfinum, Sinagoga Espanhola, Museu da Cerveja, Museu das Máquinas Sexuais e Museu do Lego.

Onde ficar em Praga no bairro Staré Město

Hotéis:

Albergues:

Reserve hospedagem em Staré Město

Malá Strana (Cidade Pequena)

Malá Strana é o bairro perfeito para quem procura onde se hospedar em Praga próximo aos pontos turísticos
Malá Strana é o bairro perfeito para quem procura onde se hospedar em Praga próximo aos pontos turísticos. Créditos: SimpleSample / Fonte: Flickr

Atravessando a Charles Bridge chegamos a Malá Strana, ou “Cidade Pequena”, um dos melhores lugares para se hospedar em Praga. O bairro abrigou a aristocracia, que aqui construiu elegantes edifícios. Embora a região tenha sido devastada por um incêndio há centenas de anos, ela ainda preserva algumas das construções mais antigas do país. Ainda hoje é uma área nobre, perfeita para quem quer estar próximo aos principais pontos turísticos mas prefere dormir em um lugar mais calmo. Seu único ponto negativo são algumas ruas íngremes, então é importante atentar-se a isso caso você tenha problemas de locomoção.

Uma dessas ruas é a Nerudova, que merece destaque pelas esculturas inseridas nas fachadas dos edifícios mais antigos. Antes de serem numeradas, os adornos serviam como referência e facilitavam a localização. Tem violinos, cálices, chaves, animais… não deixe esses detalhes passarem batidos!

Pontos turísticos em Malá Strana: Charles Bridge, Castelo de Praga, Golden, Lane, Igreja de São Nicolau, Museu Franz Kafka, Muro de Lennon, Museu KGB, Palácio Wallenstein, Petrin Hill, Museu Tcheco da Música e Parque Kampa.

Onde ficar em Praga no bairro Malá Strana

Hotéis:

Albergues:

Reserve hospedagem em Malá Strana

📌 PASSEIOS EM PRAGA

Não falta o que fazer em Praga! E se você procura algo além dos passeios autoguiados, não deixe de conhecer as experiências que a GetYourGuide oferece na cidade. Há cruzeiros diurnos e noturnos, passeios de balão, passeios guiados pela Cidade Histórica, tour por lugares mal-assombrados, pub crawl e muito mais! Veja todos os passeios

Nové Město (Cidade Nova)

Dancing House, ponto turístico no bairro Nové Město, Praga
Dancing House, ponto turístico no bairro Nové Město, Praga. Créditos: Nicolas Pirson / Fonte: Flickr

O nome pode levá-lo a pensar que essa é a parte moderna da cidade, mas não é, não. Nové Město tem mais de 670 anos de existência, foi fundada por Carlos IV em torno de três grandes mercados: o de gado, o de cavalo e o de feno. A região era habitada por artesãos e comerciantes, sendo que até hoje se caracteriza como uma área comercial pulsante.

É uma ótima localização para se hospedar em Praga, levando em consideração a proximidade com parte turística da cidade e os preços mais acessíveis. Além disso, a área é bem conectada por transporte público, com inúmeras paradas de metrô e bonde. Também é indicada para quem precisa ficar perto da estação Praha Hlavní Nádraží, a principal estação de trem da cidade.

Pontos turísticos em Nové Město: Praça Wenceslas, Museu Nacional, Ópera Estatal de Praga, Casa Dançante, Sinagoga de Jerusalém, Museu do Comunismo e Museu Mucha.

Onde ficar em Praga no bairro Nové Město

Hotéis:

Albergues:

Reserve hospedagem em Nové Město

Vinohrady

Vinohrady, o bairro ideal para quem procura onde ficar em Praga em uma área mais tranquila
Vinohrady, o bairro ideal para quem procura onde ficar em Praga em uma área mais tranquila. Créditos: AnastasiyaShiler / Fonte: iStock

Vinohrady é uma zona residencial cheia de graça, agradável e segura, repleta de ruas arborizadas combinadas com edifícios art nouveau e neo-renascentistas. É um dos bairros mais cotados entre os moradores da capital, o que é ótimo para quem gosta de observar a vida cotidiana sem se distanciar muito dos pontos turísticos. É possível chegar à Cidade Velha a pé em poucos minutos, mas se preferir testar o transporte público, Vinohrady possui várias estações de metrô e inúmeras paradas de ônibus e bonde que podem levá-lo a qualquer bairro, além da estação ferroviária Praha Hlavní Nádraží, que conecta Praga a outras cidades europeias.

Apesar de ser um bairro residencial, Vinohrady também é conhecido pelos bares e boates badalados, frequentadas principalmente pela comunidade LGBTQI+. Se você for do tipo de viajante que não dispensa uma festa, nem precisa continuar lendo, pois você já encontrou onde ficar em Praga!

Pontos turísticos em Vinohrady: Mercado de Vinohrady, Praça da Paz, Igreja de Santa Ludmila, Igreja do Sagrado Coração de Nosso Senhor, Riegrovy Sady Beer Garden, Jardins de Havlicek e Teatro Vinohrady

Onde ficar em Praga no bairro Vinohrady

Hotéis:

Albergues:

Reserve hospedagem em Vinohrady

Holešovice

Holešovice, bairro indicado para quem procura onde ficar em Praga gastando pouco
Holešovice, bairro indicado para quem procura onde ficar em Praga gastando pouco. Créditos: Dietmar Rauscher / Fonte: iStock

O antigo subúrbio industrial de Holešovice transformou-se em um bairro vibrante, multicultural e bem localizado, com dezenas de restaurantes maravilhosos, bares autênticos, galerias de arte, ateliês e estúdios. É um cenário completamente diferente do que vem à nossa mente quando pensamos em Praga e por isso mesmo merece ser explorado.

Mesmo com essa atmosfera jovem e artística, Holešovice mantém sua tranquilidade. Hospedar-se aqui pode ser uma ótima ideia se você procura onde ficar em Praga sem gastar muito ou se já visitou a cidade e agora quer conhecer sua outra face. Seu único problema é a escassez de estações de .

Pontos turísticos em Holešovice: DOX Centro de Arte Contemporânea, Galeria Nacional, Lapidarium do Museu Nacional de Praga, Palácio de Feiras, Museu Técnico Nacional, Letna Beer Garden, Planetário de Praga, Cervejaria Holesovice, Stromovka e Metrônomo de Praga.

Onde ficar em Praga no bairro Holešovice

Hotéis:

Albergues:

Reserve hospedagem em Holešovice

Karlín

Main Point, um marco arquitetônico no bairro Karlin, Praga
Main Point, um marco arquitetônico no bairro Karlin, Praga. Créditos: Nicolas Pirson / Fonte: Flickr

Karlín é o bairro da moda entre os moradores da cidade, mas ainda pouco frequentado por viajantes. Era uma área marginalizada até o começo dos anos 2000, quando sofreu com severas inundações que danificaram boa parte de suas construções antigas. Muitos edifícios foram demolidos e outros foram erguidos no lugar, o que levou à revitalização do bairro. Isso também explica a pouca quantidade de locais históricos e o baixo fluxo de turistas por essas bandas.

Hoje Karlín é um bairro residencial que também abriga escritórios, galerias de arte, bares e restaurantes, mantendo uma atmosfera familiar completamente diferente do Centro Histórico. Ainda assim, é rápido e fácil chegar aos principais pontos turísticos de Praga usando o transporte público. Fique aqui se você estiver procurando uma experiência cultural autêntica e se quiser economizar em acomodação.

Pontos turísticos em Karlín: Colina Vitkov, Teatro Musical de Karlín, Museu da Cidade de Praga, Igreja de São Cirilo e São Metódio

Onde ficar em Praga no bairro Karlín

Hotéis:

Reserve hospedagem em Karlín

Smíchov

Smíchov, um bairro tranquilo para se hospedar em Praga, República Tcheca
Smíchov, um bairro tranquilo para se hospedar em Praga, República Tcheca. Créditos: Sarfoto / Fonte: iStock

Smíchov já foi um bairro industrial mal frequentado, mas hoje em dia é repleto de edifícios modernos com escritórios, centros comerciais, galerias de arte e casas de shows. Falando assim parece desestimulante ficar aqui, mas saiba a região é muito conveniente. Com uma caminhada de menos de 20 minutos é possível chegar às principais atrações da parte histórica, porém, se você quiser evitar a fadiga, pode se locomover através da rede de transporte público que passa pelo bairro.

Caso resolva ficar em Smíchov, não deixe de conferir o edifício Zlaty Andel, que fica logo acima da estação de metrô com o mesmo nome. A construção foi projetada pelo arquiteto francês Jean Nouvel e sua fachada apresenta uma enorme imagem de um anjo do filme Asas do Desejo.

Pontos turísticos em Smíchov: Jardins de Kinský, Exposição Etnográfica de Musaion, Igreja de São Venceslau, MeetFactory, Cervejaria Staropramen, Museu, Portheimka, Igreja de São Miguel, Parque Sacre Coeur e Centro de Arte Contemporânea Futura.

Onde ficar em Praga no bairro Smíchov

Hotéis:

Reserve hospedagem em Smíchov

Outras opções de hospedagem em Praga

Fizemos uma seleção criteriosa de hospedagens com o melhor custo-benefício nas regiões mais convenientes para quem viaja a turismo, mas o motivo da sua permanência na cidade for outro e você quiser conhecer outras opções de bairros para ficar em Praga, há centenas de opções no Booking e no Hostelworld. Para estadas mais longas, pode ser mais barato alugar um quarto através do Airbnb.

Airbnb
giseler55
Cupom que dá direito a até R$200 para sua primeira viagem Ver todos os cupons Enviar por e-mail

Como utilizar este cupom
  1. Acesse o convite clicando aqui
  2. Cadastre-se na plataforma a partir do link
  3. Siga as instruções e restrições do convite presentes na página do Airbnb

Informe abaixo seu e-mail para receber este cupom em sua caixa postal. Ele não será armazenado, nem utilizado para enviar campanhas de marketing.

O que você achou deste guia de hospedagem?

Você gostou deste guia de bairros para se hospedar em Atenas? Tem sugestões para melhorá-lo? Deixe a sua opinião na caixa de comentários, ela é muito importante para que possamos aperfeiçoar o nosso trabalho!

Ah! Não esqueça de adquirir o seu seguro viagem para a Europa, porque ele é obrigatório! Faça uma cotação na Seguros Promo, o comparador de seguros viagem internacional mais utilizado por viajantes brasileiros.

Seguros Promo
VIAJEIBONITO5
Cupom que dá direito a 5% de desconto Ver todos os cupons Enviar por e-mail

Como utilizar este cupom
  1. Acesse a página da Seguros Promo
  2. Preencha as datas de sua viagem e escolha um destino
  3. Selecione a apólice
  4. Utilize o cupom na etapa de pagamento

Informe abaixo seu e-mail para receber este cupom em sua caixa postal. Ele não será armazenado, nem utilizado para enviar campanhas de marketing.

Leia mais sobre Praga

Onde ficar em Praga: os melhores bairros, hotéis e albergues

Prepare-se para viajar

Ícone seguro viagem

Use o cupom CRIANCA para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto, pagando via PIX ou boleto bancário. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom SPRING e garanta 50% de desconto.

Compre passagens aéreas com até 35% de desconto usando o comparador de preços ou utilize a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus, a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo