Onde ficar em Viena: os melhores bairros e hotéis

Independentemente de onde ficar em Viena, terá fácil acesso à arte, não tenha dúvida quanto a isso. Os bairros são encantadores e vamos ajudar você a escolher o que seja perfeito para a sua hospedagem. Saiba, também, quais são os melhores hotéis em Viena para que esta viagem seja perfeita e inesquecível. 

Capital da Áustria, Viena foi o berço do sucesso de artistas consagrados como Mozart e Beethoven, e, quem passa pela belíssima cidade, às margens do encantador Rio Danúbio, respira arte e é completamente seduzido pela glamorosa urbe europeia. Por toda Viena a história é viva: palácios e bailes de gala, lojas que fabricam e vendem artefatos vintage e retrôs, óperas e espetáculos estão por toda parte, o que torna a cidade a mais elegante e esplendorosa da Europa. 

Para uma viagem mais completa pelo leste europeu, leia também os nossos guias de onde ficar em Budapeste, Praga e Bratislava.

Onde ficar em Viena: os melhores bairros

Saber onde se hospedar em Viena é imprescindível para uma viagem perfeita. A cidade é dividida em distritos, ao todo são 23, mas, para ajudar você, vamos listar os seis melhores bairros para quem viaja a turismo. Embora todos eles sejam nomeados, por lá eles usam a numeração para facilitar a localização (1° distrito, 2° distrito e assim por diante). Com certeza, terá um que irá encantar você .

Innere Stadt (1º distrito)

Palácio Imperial de Hofburg, Innere Stadt, 1º distrito de Viena
Palácio Imperial de Hofburg, Innere Stadt, 1º distrito de Viena. Créditos: Unclepodger / Fonte: iStock

O Innere Stadt é o Centro Histórico de Viena, antiga área murada da cidade. Todo o distrito é tombado pelo Patrimônio Mundial da UNESCO, dada a riqueza de seus palácios, igrejas e jardins. 

É a localização perfeita para quem está visitando a cidade pela primeira vez e para aqueles que têm pouco tempo para desfrutá-la, uma vez que os principais pontos turísticos podem ser alcançados a pé. No entanto, a comodidade tem o seu preço. Aqui você encontrará alguns dos melhores hotéis em Viena, mas também os mais caros. Há também bons hostels, que precisam ser reservados com antecedência dada a grande procura.

Pontos turísticos próximos: Palácio Imperial de Hofburg, Parlamento Austríaco, Ópera de Viena, Biblioteca Nacional Austríaca, Catedral de Santo Estevão, Kunsthistorisches Museum (Museu de História da Arte), Weltmuseum Wien (antigo Museu de Etnologia), Kunsthistorisches Museum (Museu da Arte), Kunsthistorisches (História da Arte), MAK (Museu de Artes Aplicadas), Museu Judaico de Viena, Universität (Universidade de Viena), Stadtpark (Parque da Cidade), Volksgarten (Jardim do Povo), Heldenplatz (praça) e Burggarten (parque público).

Onde se hospedar em Viena no distrito de Innere Stadt:

Albergue:

Hotéis:

Outras opções no 1º Distrito

Leopoldstadt (2º distrito)

Igreja de São Francisco de Assis, Leopoldstadt, 2º distrito de Viena
Igreja de São Francisco de Assis, Leopoldstadt, 2º distrito de Viena. Créditos: Dimitry Anikin / Fonte: Unsplash

Leopoldstadt é uma ilha situada no coração de Viena, separada do Centro pelo Rio Danúbio e do restante da cidade pelo Canal Donaukanal. O bairro é bastante procurado principalmente no verão, devido às praias e aos bares ao seu redor, além da possibilidade de fazer trilhas em meio à natureza exuberante. O grande atrativo do 2º Distrito é o Prater, o famoso parque que abriga a Wiener Riesenrad, uma roda-gigante datada de 1897, com 65 metros de altura e aproximadamente 430 toneladas! 

Como você pode perceber, Leopoldstadt é a localização ideal para quem procura um lugar tranquilo onde ficar em Viena com a família e também para viajantes que desejam colocar em seu roteiro programações não muito turísticas, mas sem se afastar demais dos pontos mais conhecidos. Se comparados ao Distrito 1, os hotéis tendem a ser mais baratos aqui, mas a grande sacada é escolher hospedagem próximo às estações de metrô. A gente te ajuda!

Pontos turísticos próximos: Augarten (parque público), Prater (parque de diversão), Schweizerhaus Beer Garden (cervejaria), Madame Tussauds (museu de cera), Museu do Chocolate de Viena, Igreja de São Francisco de Assis, Ernst Happel Stadium (estádio de futebol) e Stadionbad (piscina pública).

Onde se hospedar em Viena no distrito de Leopoldstadt:

Albergue:

Hotéis:

Outras opções no 2º Distrito

Landstrasse (3º distrito)

Palácio Belvedere, Landstrasse, 3º distrito de Viena
Palácio Belvedere, Landstrasse, 3º distrito de Viena. Créditos: BwanaHenry / Fonte: Pixabay

Landstrasse é o bairro perfeito para quem procura onde ficar em Viena sem gastar muito, mas sem se afastar das áreas turísticas. A região é muito bem conectada pelo transporte público, com acesso fácil não só ao centro, mas também ao aeroporto.

Aqui estão localizadas as embaixadas de diversos países, em palácios surrealmente lindos. A arquitetura do distrito é, por si só, uma atração: jardins estonteantes e construções de estilo Barroco, tal como o Palácio Belvedere, além de construções extravagantes, como o KunstHaus Wien e o Hundertwasserhaus

Pontos turísticos próximos: Österreichische Galerie Belvedere, Schweizer Garten (parque público), Remise (museu que conta a história do transporte público da capital), Museu de História Militar de Viena e Cemitério de São Marcos, onde descansam os restos mortais de Mozart.

Onde se hospedar em Viena no distrito de Landstrasse:

Albergue:

Hotéis:

Outras opções no 3º Distrito

📌 PASSEIOS EM VIENA

Não falta o que fazer em Praga! E se você procura algo além dos passeios autoguiados, não deixe de conhecer as experiências que a GetYourGuide oferece na cidade. Há cruzeiros diurnos e noturnos, visitas guiadas, concertos, ingressos corta-fila e muto mais! Veja todos os passeios

Wieden (4º distrito): 

Palácio Schönbrunn, Wieden, 4º distrito de Viena
Palácio Schönbrunn, Wieden, 4º distrito de Viena. Créditos: George Ivanov / Fonte: Unsplash

Unindo o moderno ao antigo na medida exata, este distrito de Viena é bastante procurado por jovens, devido aos inúmeros e badalados bares, pubs e cafés, além de ser um local perfeito para apreciadores da moda e arte modernas. Um dos pontos mais procurados por eles é a Praça Karlsplatz, que abriga festivais e mostras de cinema regularmente, atraindo o público amante da sétima arte. 

Mas o melhor motivo para se hospedar neste bairro é a sua localização próxima ao Innere Stadt e os principais pontos turísticos de Viena.

Pontos turísticos: Karlskirche (a Igreja de São Carlos Borromeu), Palácio de Schönbrun, um dos principais monumentos do país, também conhecido como “Palácio de Versalhes de Viena”.

Onde se hospedar em Viena no distrito de Wieden:

Albergues:

Hotéis:

Outras opções no 4º Distrito

Mariahilf (6º distrito)

Naschmarkt, Mariahilf, 6º distrito de Viena
Naschmarkt, Mariahilf, 6º distrito de Viena. Créditos: Diruwi / Fonte: fotocommunity

Para os amantes de gastronomia e moda que buscam onde ficar em Viena, este é o distrito perfeito: por toda a extensão da via Mariahilfer Strasse você irá encontrar boutiques que servem a todos os gostos, com uma infinita oferta de itens de moda maravilhosos. Além disso, o Mariahilf abriga o maior mercado a céu aberto de Viena, o Naschmarkt: um paraíso para quem deseja comprar alimentos frescos e provar as iguarias que Viena tem a oferecer através dos inúmeros restaurantes presentes no local. A cena teatral também é bastante forte no distrito, com inúmeros teatros e peças que valem a pena serem vistos.

Pontos turísticos próximos: Raimund Theater (teatro), Esterházypark (parque), Majolikahaus of Otto Wagner (Arquitetura), Wien Museum Haydnhaus (museu e música), Naschmarkt (mercado de alimentos) e Flohmarkt (mercado de pulgas que funciona aos sábados).

Onde se hospedar em Viena no distrito de Mariahilf:

Albergues:

Hotéis:

Outras opções no 6º Distrito

Neubau (7º distrito)

Museumsquartier, Neubau, 7º distrito e Viena
Museumsquartier, Neubau, 7º distrito e Viena. Créditos: Ingrid Jaegering / Fonte: fotocommunity

Por último, mas não menos importante, este é o bairro mais vibrante e um ótimo lugar para ficar em Viena se você quer acompanhar a vida local. Os prédios com traços dos estilos Barrocos e Biedermeier se misturam à arte presente nas ruas, com pinturas e grafites por toda a localidade, verdadeiras obras de arte a céu aberto. Com boutiques e brechós sofisticados, aqui você encontrará uma infinidade de artigos de moda com estilos dos anos 60 até 90, além de cafés e restaurantes vienenses que farão você repensar sobre usar a passagem de volta.

As baladas de Viena adotam um visual “detonado chique” e temas de techno, que mostraram uma vida noturna intensa e de experiência única. Além de tudo isso, o distrito abriga o MuseumsQuartier, um conjunto de museus com 60 mil metros quadrados, sendo a oitava maior extensão cultural do mundo. No local também podem ser apreciadas a moda e gastronomia de Viena.

Pontos turísticos próximos: Museumsquartier, ZOOM Kindermuseum (museu para crianças), Centro Arquitetônico de Viena (história da Arquitetura e Urbanismo), Möbelmuseum Wien (museu com móveis de pessoas importantes), WestLicht (galeria de arte e fotografia) e MUMOK (galeria de arte moderna).

Onde se hospedar em Viena no distrito de Neubau:

Albergues:

Hotéis:

Outras opções no 7º Distrito

Outras opções de hospedagem em Viena

Formulamos este guia de hospedagem em Viena com hotéis, albergues e B&B selecionados a dedos nos melhores bairros da capital austríaca, mas existem outras milhares de opções no Booking, Hostelworld e Airbnb. Use o nosso cupom de desconto para economizar na sua primeira reserva de hospedagem ou passeio em qualquer lugar do mundo!

Airbnb
giseler55
Cupom que dá direito a até R$200 para sua primeira viagem Ver todos os cupons Enviar por e-mail

Como utilizar este cupom
  1. Acesse o convite clicando aqui
  2. Cadastre-se na plataforma a partir do link
  3. Siga as instruções e restrições do convite presentes na página do Airbnb

Informe abaixo seu e-mail para receber este cupom em sua caixa postal. Ele não será armazenado, nem utilizado para enviar campanhas de marketing.

Seguro viagem obrigatório

A essa altura você já deve saber que o seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros é obrigatório em todos os países do Espaço Schengen, entre eles a Áustria. Além de garantir atendimento médico-hospitalar, o seguro também cobre fisioterapia, bem como despesas odontológicas e farmacêuticas. 

Quem contrata o seguro também está amparado em casos de atraso e cancelamento de voo, desvio ou atraso de bagagem, perda de documentos e também tem direito a assistência jurídica para acidentes de trânsito. Use os nossos cupons de desconto e adquira o serviço pelo melhor preço!

Seguros Promo
VIAJEIBONITO5
Cupom que dá direito a 5% de desconto Ver todos os cupons Enviar por e-mail

Como utilizar este cupom
  1. Acesse a página da Seguros Promo
  2. Preencha as datas de sua viagem e escolha um destino
  3. Selecione a apólice
  4. Utilize o cupom na etapa de pagamento

Informe abaixo seu e-mail para receber este cupom em sua caixa postal. Ele não será armazenado, nem utilizado para enviar campanhas de marketing.
Real Seguro Viagem
PROMO10
Cupom que dá direito a 10% de desconto Ver todos os cupons Enviar por e-mail

Como utilizar este cupom
  1. Basta utilizar este link
  2. No momento da conclusão da compra, o valor do desconto será automaticamente aplicado ao total

Informe abaixo seu e-mail para receber este cupom em sua caixa postal. Ele não será armazenado, nem utilizado para enviar campanhas de marketing.

Leia mais sobre Viena e a Áustria

Onde ficar em Viena: os melhores bairros e hotéis

Prepare-se para viajar

Use o cupom PAI para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom SPRING e garanta 50% de desconto.

Economize em passagens aéreas usando o comparador de preços ou a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus,  a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Geara Franco

Sou uma jornalista apaixonada por escrever. Busco, cada vez mais, ser contemplada fazendo o que amo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo