Onde ficar em Viena: os melhores bairros e hotéis
Ao escolher onde ficar em Viena, não se deixe levar apenas pelo preço da hospedagem. Apesar de a cidade ser bem abastecida pelo transporte público, ficar em um lugar mal localizado ou com infraestrutura ruim pode transformar uma viagem que tinha tudo para ser inesquecível em uma série de perrengues e estresse.
Neste artigo, vou compartilhar tudo o que aprendi com os meus amigos locais sobre os melhores bairros para se hospedar em Viena, levando em conta as características de cada um e os pontos turísticos que recomendo que você visite.
Para facilitar ainda mais, vou incluir uma lista dividida em hostels, hotéis econômicos e hotéis de luxo em cada uma das áreas sugeridas. Assim, você pode ir direto ao ponto e poupar tempo no planejamento da sua viagem.
Falando nisso, se você estiver planejando viajar por outros países do leste europeu, vale a pena ler os guias de onde ficar em Budapeste, Praga e Bratislava.
Navegue pelo post
Onde ficar em Viena: os melhores bairros
A seguir, listarei os seis melhores bairros para se hospedar em Viena, de acordo com amigos meus que moram na cidade.
Ao todo, a capital austríaca conta com 23 distritos e por lá eles usam a numeração para facilitar a localização (1° distrito, 2° distrito e assim por diante).
Vale ressaltar que a cidade possui um sistema de transporte público muito eficiente, com horários regulares e opções variadas que permitem acessar praticamente qualquer ponto da cidade. Além disso, nas estações há instruções em inglês, o que é uma mão na roda para nós, turistas estrangeiros.
Agora, para não desviar muito do assunto, volto a falar sobre onde ficar em Viena durante uma viagem a turismo.
Innere Stadt (1º distrito)
O Innere Stadt é o Centro Histórico de Viena, antiga área murada da cidade. Todo o distrito é tombado pelo Patrimônio Mundial da UNESCO, dada a riqueza de seus palácios, igrejas e jardins.
É a localização perfeita para quem está visitando a cidade pela primeira vez e para aqueles que têm pouco tempo para desfrutá-la, uma vez que os principais pontos turísticos podem ser alcançados a pé.
No entanto, a comodidade tem o seu preço. Aqui você encontrará alguns dos melhores hotéis em Viena, mas também os mais caros.
Pontos turísticos próximos: Palácio Imperial de Hofburg, Parlamento Austríaco, Ópera de Viena, Biblioteca Nacional Austríaca, Catedral de Santo Estevão, Kunsthistorisches Museum (Museu de História da Arte), Weltmuseum Wien (antigo Museu de Etnologia), Kunsthistorisches Museum (Museu da Arte), Kunsthistorisches (História da Arte), MAK (Museu de Artes Aplicadas), Museu Judaico de Viena, Universität (Universidade de Viena), Stadtpark (Parque da Cidade), Volksgarten (Jardim do Povo), Heldenplatz (praça) e Burggarten (parque público).
Onde se hospedar em Viena no distrito de Innere Stadt
Hostel:
Hotéis econômicos:
Hotéis luxuosos:
Leopoldstadt (2º distrito)
Leopoldstadt é uma ilha situada no coração de Viena, separada do Centro pelo Rio Danúbio e do restante da cidade pelo Canal Donaukanal.
O bairro é bastante procurado principalmente no verão, devido às praias e aos bares ao seu redor, além da possibilidade de fazer trilhas em meio à natureza exuberante.
O grande atrativo do 2º Distrito é o Prater, o famoso parque que abriga a Wiener Riesenrad, uma roda-gigante datada de 1897, com 65 metros de altura e aproximadamente 430 toneladas!
Se comparados ao Distrito 1, aqui os hotéis tendem a ser mais baratos. Sendo assim, essa é uma ótima localização para quem busca onde ficar em Viena sem gastar muito, em uma área menos turística, mas bem abastecida pelo transporte público.
Pontos turísticos próximos: Augarten (parque público), Prater (parque de diversão), Schweizerhaus Beer Garden (cervejaria), Madame Tussauds (museu de cera), Museu do Chocolate de Viena, Igreja de São Francisco de Assis, Ernst Happel Stadium (estádio de futebol) e Stadionbad (piscina pública).
Onde se hospedar em Viena no distrito de Leopoldstadt
Hostels:
Hotéis econômicos:
Hotéis luxuosos:
Landstrasse (3º distrito)
Landstrasse entra na lista de melhores bairros para se hospedar em Viena porque fica perto do centro, mas oferece opções econômicas e é muito bem conectado pelo transporte público, facilitando o acesso tanto ao centro quanto ao aeroporto.
Essa região é o verdadeiro coração da arte e cultura de Viena. Aqui, você encontrará embaixadas de vários países, localizadas em palácios deslumbrantes. A arquitetura do distrito é um espetáculo à parte, com jardins impressionantes e construções no estilo Barroco, como o Palácio Belvedere, além de edifícios extravagantes, como o KunstHaus Wien e o Hundertwasserhaus.
Recomendo essa área especialmente para os jovens que gostam de festas, já que Landstrasse abriga excelentes bares e uma vida noturna vibrante.
Pontos turísticos próximos: Palácio Belvedere, Schweizer Garten (parque público), Remise (museu que conta a história do transporte público da capital), Museu de História Militar de Viena e Cemitério de São Marcos, onde descansam os restos mortais de Mozart.
Onde se hospedar em Viena no distrito de Landstrasse
Hotéis econômicos:
Hotéis luxuosos:
Wieden (4º distrito)
Unindo o moderno ao antigo na medida exata, este distrito de Viena é bastante procurado por jovens, devido aos inúmeros e badalados bares, pubs e cafés, além de ser um local perfeito para apreciadores da moda e arte modernas. Além disso, é em Wieden que estão alguns dos melhores hostels de Viena.
Um dos lugares mais visitados desse distrito é a Praça Karlsplatz, que abriga festivais e mostras de cinema regularmente, atraindo o público amante da sétima arte.
Mas o melhor motivo para se hospedar neste bairro é a sua localização próxima ao Innere Stadt e os principais pontos turísticos de Viena.
Pontos turísticos: Karlskirche (a Igreja de São Carlos Borromeu), Palácio de Schönbrun, um dos principais monumentos do país, também conhecido como “Palácio de Versalhes de Viena”.
Onde se hospedar em Viena no distrito de Wieden
Hostels:
Hotéis econômicos:
Hotéis luxuosos:
💸 DICA PARA ECONOMIZAR NA EUROPA!
Antes mesmo de embarcar para o Velho Continente, comecei a usar o site da OMIO para comparar preços e comprar passagens de trem, ônibus, avião e ferry. Funciona muito bem na Áustria e em outros países europeus.
A plataforma conta com uma versão em português e a grande vantagem é conseguir comparar as tarifas de diferentes empresas e diferentes meios de transporte em uma única página, sem demandar horas de pesquisa, poupando tempo e dinheiro.
Mariahilf (6º distrito)
Para os amantes de gastronomia e moda, este distrito é a escolha ideal de hospedagem em Viena. Ao longo da Mariahilfer Strasse, você encontrará boutiques para todos os gostos, com uma vasta oferta de itens de moda incríveis.
Além disso, Mariahilf abriga o Naschmarkt, o maior mercado a céu aberto da cidade, um verdadeiro paraíso para quem quer comprar alimentos frescos e degustar as iguarias vienenses nos diversos restaurantes da região.
O distrito também se destaca pela forte cena teatral, com muitos teatros e espetáculos que valem a pena conferir.
Pontos turísticos próximos: Raimund Theater (teatro), Esterházypark (parque), Majolikahaus of Otto Wagner (Arquitetura), Wien Museum Haydnhaus (museu e música), Naschmarkt (mercado de alimentos) e Flohmarkt (mercado de pulgas que funciona aos sábados).
Onde se hospedar em Viena no distrito de Mariahilf
Hostel:
Hotéis econômicos:
Hotéis luxuosos:
Neubau (7º distrito)
Por último, mas não menos importante, este é o bairro mais vibrante e um ótimo lugar para ficar em Viena se você quer acompanhar a vida local.
Os prédios com traços dos estilos Barrocos e Biedermeier se misturam à arte presente nas ruas, com pinturas e grafites por toda a localidade, verdadeiras obras de arte a céu aberto.
Com boutiques e brechós sofisticados, aqui você encontrará uma infinidade de artigos de moda com estilos dos anos 60 até 90, além de cafés e restaurantes vienenses que farão você repensar sobre usar a passagem de volta.
As baladas de Viena adotam um visual “detonado chique” e temas de techno, que mostraram uma vida noturna intensa e de experiência única. Além de tudo isso, o distrito abriga o MuseumsQuartier, um conjunto de museus com 60 mil metros quadrados, sendo a oitava maior extensão cultural do mundo. No local também podem ser apreciadas a moda e gastronomia de Viena.
Pontos turísticos próximos: Museumsquartier, ZOOM Kindermuseum (museu para crianças), Centro Arquitetônico de Viena (história da Arquitetura e Urbanismo), Möbelmuseum Wien (museu com móveis de pessoas importantes), WestLicht (galeria de arte e fotografia) e MUMOK (galeria de arte moderna).
Onde se hospedar em Viena no distrito de Neubau
Hotel econômico:
Hotéis luxuosos:
Outras opções de hospedagem em Viena
Preparamos este guia de hospedagem em Viena com uma seleção cuidadosa de hotéis, albergues e B&Bs nos melhores bairros da capital austríaca. No entanto, você pode encontrar muitas outras opções no Booking e Hostelworld.
Você também pode usar o mapa interativo para encontrar onde ficar perto da estação de trem, do aeroporto, de um ponto turístico específico ou qualquer outro lugar da sua preferência.
Seguro viagem obrigatório
A essa altura você já deve saber que o seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros é obrigatório em todos os países do Espaço Schengen, entre eles a Áustria. Além de garantir atendimento médico-hospitalar, o seguro também cobre fisioterapia, bem como despesas odontológicas e farmacêuticas.
Quem contrata o seguro também está amparado em casos de atraso e cancelamento de voo, desvio ou atraso de bagagem, perda de documentos e também tem direito a assistência jurídica para acidentes de trânsito. Use os nossos cupons de desconto e adquira o serviço pelo melhor preço!
- Acesse a página da Seguros Promo
- Preencha as datas de sua viagem e escolha um destino
- Selecione a apólice
- Utilize o cupom na etapa de pagamento
Cupom temporário válido até 30/11/2024
- Acesse a página da Real Seguro Viagem
- Preencha as datas de sua viagem e escolha um destino
- Selecione a apólice
- Utilize o cupom na etapa de pagamento
Cupom permanente
Gisele Rocha
Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.