Uma vertente turística que ainda é pouco explorada no Brasil é a Walking Tour. No entanto, aos poucos, está crescendo o número de cidades onde acontecem os grupos de caminhadas, com o objetivo de conhecer a história, a arquitetura, a cultura e as belezas dos locais. Veja nossa lista de cidades brasileiros que oferecem esta modalidade turística e já vá se preparando para quando a pandemia acabar:
1 Recife

Qualquer um que passe apenas poucos minutos no centro de Recife já percebe como a cidade é repleta de locais que instigam a curiosidade e causam grande vontade de conhecer mais sobre a história. Por isso, a capital pernambucana é uma das cidades brasileiras onde vale a pena fazer um Walking Tour. Por lá, a caminhada começa no Marco Zero e tem aproximadamente duas horas de duração, passando pelos principais pontos artísticos e históricos da região.
2 Curitiba

A capital paranaense também tem um centro histórico cheio de curiosidades. Para explicá-las, um grupo de voluntários promove Walking Tours gratuitos todos os sábados, partindo da escadaria da Universidade Federal do Paraná, na praça Santos Andrade. O passeio tem duração de duas horas. Você também pode ler o nosso guia de Museus em Curitiba para complementar a sua experiência na cidade.
3 Salvador

Salvador é uma cidade que respira turismo, mas as buscas de passagens para a cidade diminuíram quase 40% em relação a antes da pandemia, de acordo com um levantamento do site GUIA55. Por isso, vale a pena escolher a capital da Bahia para ser o destino de sua próxima viagem. Se você é fã das caminhadas, melhor ainda: a cidade conta com várias opções de Walking Tour. A mais famosa é a que apresenta o Pelourinho, mas existem outros passeios temáticos sobre a cultura e a história local.
4 São Paulo

A maior cidade do país não é tão reconhecida pelo turismo, mas um Walking Tour pode fazer com que você enxergue São Paulo com outros olhos. Inclusive foi lá que essa prática começou a ser realizada no Brasil, em 2012. Hoje em dia, existem três rotas principais: a que caminha pelo centro histórico, a que leva os turistas para conhecer a Avenida Paulista e a que passeia pela Vila Madalena.
5 Paraty

Para quem quer algo mais aconchegante e charmoso, com várias possibilidades de passeios (e também de locais para comer muito bem pagando pouco), Paraty é a cidade certa. A descrição do Walking Tour no município é muito atrativa e mostra como vale a pena se aventurar por lá. O objetivo da caminhada é mostrar aos visitantes todos os segredos escondidos do centro histórico e fazer com que os turistas se sintam viajando no tempo, há 250 anos. Outro ponto positivo é que lá o passeio é realizado todos os dias.
Ótimas dicas de cidades para fazer walking tour no Brasil! A gente está tão acostumado a usar esse sistema no exterior, mas infelizmente não vê muito aqui no país…
É verdade, Marina. Aqui no Brasil ainda são pouco divulgadas.
Eu adoro passeios de walking tour e, sempre que possível, faço nas viagens. Pena que aqui no Brasil não são tão comuns e nas cidades que oferecem essa modalidade de passeio a divulgação não é muito ampla. Por exemplo: eu que moro em Curitiba descobri há pouco tempo o walking tour que tem aqui. Inclusive fiz e recomendo.
Eu amo walking tour! Acho que aprendemos muito mais em passeios guiados do que passeando por conta. Adoraria fazer o de Recife, que conheço só de passagem.
Adoro fazer Walking Tour em minhas viagens mas sempre achei uma pena não ser tão difundido aqui no Brasil. Amei saber dessas 5 cidades onde vale a pena e já vou me programar para fazer. Torcendo por mais destinos no Brasil com Walking Tour. Muito obrigada por compartilhar.
Concordo inteiramente com você, há cidades onde vale a pena mesmo fazer um Walking Tour no Brasil. E aposto também minhas fichas em Paraty. Se tivesse que escolher só uma, seria essa. Porém, estou completamente de acordo com as suas escolhas. É obrigatório conhecer esses lugares a pé.