5 cidades onde vale a pena fazer um Walking Tour no Brasil

O Walking Tour em Salvador passa pelo Pelourinho

Uma vertente turística que ainda é pouco explorada no Brasil é a Walking Tour. No entanto, aos poucos, está crescendo o número de cidades onde acontecem os grupos de caminhadas, com o objetivo de conhecer a história, a arquitetura, a cultura e as belezas dos locais. Veja nossa lista de cidades brasileiros que oferecem esta modalidade turística e já vá se preparando para quando a pandemia acabar:

1 Recife

O Walking Tour no Recife começa no Marco Zero
O Walking Tour no Recife começa no Marco Zero. Créditos: Alex Batista / Fonte: Flickr

Qualquer um que passe apenas poucos minutos no centro de Recife já percebe como a cidade é repleta de locais que instigam a curiosidade e causam grande vontade de conhecer mais sobre a história. Por isso, a capital pernambucana é uma das cidades brasileiras onde vale a pena fazer um Walking Tour. Por lá, a caminhada começa no Marco Zero e tem aproximadamente duas horas de duração, passando pelos principais pontos artísticos e históricos da região.

2 Curitiba

Em Curitiba o Walking Tour é gratuito aos sábados
Em Curitiba o Walking Tour é gratuito aos sábados. Créditos: Gisele Rocha

A capital paranaense também tem um centro histórico cheio de curiosidades. Para explicá-las, um grupo de voluntários promove Walking Tours gratuitos todos os sábados, partindo da escadaria da Universidade Federal do Paraná, na praça Santos Andrade. O passeio tem duração de duas horas. Você também pode ler o nosso guia de Museus em Curitiba para complementar a sua experiência na cidade.

3 Salvador

O Walking Tour em Salvador passa pelo Pelourinho
O Walking Tour em Salvador passa pelo Pelourinho. Créditos: ¡Carlitos / Fonte: Flickr

Salvador é uma cidade que respira turismo, mas as buscas de passagens para a cidade diminuíram quase 40% em relação a antes da pandemia, de acordo com um levantamento do site GUIA55. Por isso, vale a pena escolher a capital da Bahia para ser o destino de sua próxima viagem. Se você é fã das caminhadas, melhor ainda: a cidade conta com várias opções de Walking Tour. A mais famosa é a que apresenta o Pelourinho, mas existem outros passeios temáticos sobre a cultura e a história local.

4 São Paulo

Há três roteiros de Walking Tours em São Paulo
Há três roteiros de Walking Tours em São Paulo. Créditos: victortsu / Fonte: Flickr

A maior cidade do país não é tão reconhecida pelo turismo, mas um Walking Tour pode fazer com que você enxergue São Paulo com outros olhos. Inclusive foi lá que essa prática começou a ser realizada no Brasil, em 2012. Hoje em dia, existem três rotas principais: a que caminha pelo centro histórico, a que leva os turistas para conhecer a Avenida Paulista e a que passeia pela Vila Madalena.

5 Paraty

O Walking Tour em Paraty aborda curiosidades sobre o Centro Histórico e a fundação da cidade
O Walking Tour em Paraty aborda curiosidades sobre o Centro Histórico e a fundação da cidade. Créditos: Gisele Rocha

Para quem quer algo mais aconchegante e charmoso, com várias possibilidades de passeios (e também de locais para comer muito bem pagando pouco), Paraty é a cidade certa. A descrição do Walking Tour no município é muito atrativa e mostra como vale a pena se aventurar por lá. O objetivo da caminhada é mostrar aos visitantes todos os segredos escondidos do centro histórico e fazer com que os turistas se sintam viajando no tempo, há 250 anos. Outro ponto positivo é que lá o passeio é realizado todos os dias.

5 cidades onde vale a pena fazer um Walking Tour no Brasil

Viajei Bonito

Somos duas pessoas apaixonadas por movimento. Para nós, cair na estrada é mais importante do que um projeto futuro de estabilidade e quaisquer oportunidades de novas viagens, por mais remotas e loucas que pareçam ser, a gente tá pegando!

6 pensou em “5 cidades onde vale a pena fazer um Walking Tour no Brasil

  1. Ótimas dicas de cidades para fazer walking tour no Brasil! A gente está tão acostumado a usar esse sistema no exterior, mas infelizmente não vê muito aqui no país…

  2. Eu adoro passeios de walking tour e, sempre que possível, faço nas viagens. Pena que aqui no Brasil não são tão comuns e nas cidades que oferecem essa modalidade de passeio a divulgação não é muito ampla. Por exemplo: eu que moro em Curitiba descobri há pouco tempo o walking tour que tem aqui. Inclusive fiz e recomendo.

  3. Eu amo walking tour! Acho que aprendemos muito mais em passeios guiados do que passeando por conta. Adoraria fazer o de Recife, que conheço só de passagem.

  4. Adoro fazer Walking Tour em minhas viagens mas sempre achei uma pena não ser tão difundido aqui no Brasil. Amei saber dessas 5 cidades onde vale a pena e já vou me programar para fazer. Torcendo por mais destinos no Brasil com Walking Tour. Muito obrigada por compartilhar.

  5. Concordo inteiramente com você, há cidades onde vale a pena mesmo fazer um Walking Tour no Brasil. E aposto também minhas fichas em Paraty. Se tivesse que escolher só uma, seria essa. Porém, estou completamente de acordo com as suas escolhas. É obrigatório conhecer esses lugares a pé.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo