Wat Pho, o Templo do Buda Reclinado

Em nosso primeiro dia de caminhadas por Bangkok decidimos visitar o Grand Palace – uma das principais atrações da cidade. Devido à temperatura muito acima do normal e ao tamanho da fila que parecia ter sido formada por metade da população da China, resolvemos deixar a visita de lado e procurar algo próximo pra não perder a viagem. O que não esperávamos é que esta teria sido uma decisão muito bem tomada: o Wat Pho, ou o Templo do Buda Reclinado, foi o passeio de uma tarde inteira que nos fez ter contato com os primeiros templos budistas dessa viagem pela Ásia.

O Buda Reclinado

Antes de apresentar o templo, para você se situar no contexto da atração, várias religiões no mundo utilizam simbolismos para iconizar passagens importantes de seus deuses e figuras importantes. A Santa Ceia, por exemplo, é um quadro muito representativo do Cristianismo. No Budismo, um “Buda Reclinado” é a representação dos últimos momentos da vida de Buda, deitado de lado com a cabeça escorada em sua própria mão. Nesse momento, ele atingia o paranirvana, que é o estado de nirvana profundo alcançado após a morte do corpo físico por alguém que tenha atingido a iluminação durante a vida.

O Wat Pho

Alguns templos budistas tailandeses são famosos por conter imagens enormes do Buda Reclinado. É o caso do Wat Pho, cuja estátua tem 43 metros de comprimento.

Templo do Buda Reclinado, Wat Pho, em Bangkok, Tailândia
Templo do Buda Reclinado, Wat Pho, em Bangkok, Tailândia. Créditos: Gisele Rocha

O templo é muito mais do que uma simples sala com a estátua no meio. Na verdade, diríamos que se trata de um complexo de templos. Há vários templos menores e em cada um deles é possível ver diferentes imagens de Buda, geralmente nas tradicionais posições de meditação. Alguns desses templos são menos frequentados por turistas e é possível passar alguns minutos em silêncio, meditando ou apenas relaxando.

Vale lembrar que tirar os calçados ao entrar nos templos é necessário. Por mais que alguns deles estejam abrindo exceções por conta do turismo, devemos sempre demonstrar respeito, independente de ser algo em que acreditamos ou não. As pernas também não devem estar à mostra, assim como os ombros, mas isso não significa que você precisa ir vestido como se estivesse indo para o Alasca: em Bangkok é possível comprar calças compridas bem finas que se adequam até mesmo aos dias mais quentes.

Dentro do Wat Pho ainda é possível encontrar as famosas massagens tailandeses a preços menores do que os praticados nas casas de massagem espalhadas pela cidade de Bangkok. Acontece que uma das escolas mais tradicionais da Tailândia se encontra dentro do templo, e os próprios alunos é que a aplicam. Lugar melhor pra isso não há.

Caminhando pelo Wat Pho

Compilamos tomadas curtas feitas no interior dos templos no vídeo abaixo para que você possa ter uma ideia melhor da grandiosidade do lugar. A visita ao Wat Pho é o passeio pra uma tarde inteira caso você queira explorar cada pedacinho dele com calma e atenção a todos os detalhes, afinal de conta, de nada adiantaria visitar uma atração budista se estivéssemos acelerados. Ao final do dia, nos encontrávamos em paz e voltando pra casa com as boas energias que todo aquele espaço nos proporcionou.

Você já visitou o Wat Pho? Compartilhe conosco suas experiências, fotos e quaisquer outras opiniões a respeito do que falamos neste artigo. A propósito, listamos algumas das melhores opções de hospedagem na capital tailandesa nesse link que podem ser muito úteis a você.

Até o próximo artigo!

Ler mais sobre o nosso Mochilão Asiático

Se você gostou deste artigo e gostaria de ler outros sobre o nosso mochilão pela Ásia, veja abaixo por onde passamos e boa leitura.

Estados Unidos

Tailândia

Outras notícias sobre a Tailândia

Vietnã

Malásia

Singapura

Wat Pho, o Templo do Buda Reclinado

Prepare-se para viajar

Use o cupom FERIAS para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom SPRING e garanta 50% de desconto.

Economize em passagens aéreas usando o comparador de preços ou a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus,  a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Viajei Bonito

Somos duas pessoas apaixonadas por movimento. Para nós, cair na estrada é mais importante do que um projeto futuro de estabilidade e quaisquer oportunidades de novas viagens, por mais remotas e loucas que pareçam ser, a gente tá pegando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo