10 templos em Bangkok que valem a visita

Explorar os templos em Bangkok é uma experiência única e enriquecedora que revela a profunda espiritualidade e a rica herança cultural desta cidade. À medida que você se aventura pelas ruas movimentadas da capital tailandesa, será envolvido pelo aroma de incenso, pelos sons suaves de cânticos budistas e pela arquitetura magnífica que pontua o horizonte da cidade.

Bangkok, conhecida como a “Cidade dos Anjos”, abriga uma miríade de templos, cada um com sua própria história, simbolismo e beleza. Com cerca de 94% da população da Tailândia identificada como budista, não é surpresa que a capital do país tenha nada menos que 400 templos, desde os majestosos e imponentes templos reais até os mais modestos e tranquilos santuários locais. Há algo para todos os gostos e interesses.

Neste guia, convidamos você a conhecer os templos mais bonitos de Bangkok. Contaremos tudo que você precisa saber para visitá-los e como se vestir de maneira respeitosa.

Depois disso, aconselho que você também se informe sobre tradições e comportamentos tailandeses que você deve entender antes de viajar.

Boa leitura!

Onde se hospedar em Bangkok

Para conhecer os templos e outros pontos turísticos em Bangkok, Sukhumvit é, sem dúvidas, a melhor região para se hospedar. Esse é um bairro seguro, com grande oferta de serviços e próximo dos principais pontos turísticos da capital tailandesa.

Além disso, é uma área bem abastecida pelo tratanto BTS quanto MRT, oferecendo fácil acesso a outras partes de Bangkok.

Existem muitos hotéis e albergues nessa região, mas é bom ficar de olho nas fotos e avaliações de antigos hóspedes. Aqui vão algumas sugestões de acomodações que não vão decepcionar.

Mapa dos templos de Bangkok

Fica muito mais fácil organizar o roteiro quando visualizamos quais pontos turísticos estão próximos uns dos outros. Para isso, criei um mapa com os templos em Bangkok que você pode baixar e usar no seu celular.

Templos em Bangkok para visitar

Agora que você já sabe a localização dos principais templos de Bangkok, é hora de conhecer alguns detalhes sobre cada um deles e assim planejar sua visita.

1. Wat Phra Kaew (Grande Palácio Real)

O Grande Palácio é um dos principais pontos turísticos de Bangkok por diversas razões. Historicamente importante, arquitetonicamente belo e espiritualmente significativo, este local que não pode ficar de fora do roteiro.

Após a queda de Ayutthaya para os birmaneses, a capital do reino da Tailândia foi transferida para Bangkok. Assim, o rei Rama I construiu o Grande Palácio no coração da cidade como residência real e centro administrativo, mantendo essa função por 150 anos. Embora a família real tailandesa não resida mais aqui, alguns edifícios ainda são usados para cerimônias reais e para receber chefes de estado e figuras importantes.

O Grande Palácio é um dos principais pontos turísticos de Bangkok

Dentro dos limites do Grande Palácio, você encontrará uma impressionante variedade de estruturas budistas, incluindo templos, estupas e pagodes. Os terrenos meticulosamente cuidados do palácio estão repletos de detalhes intrincados e simbolismo do Budismo, bem como narrativas dos contos Jataka, que retratam as vidas anteriores do Buda. É realmente impressionante!

No complexo, você também encontrará o templo Wat Phra Kaew, que abriga a famosa estátua do Buda de Esmeralda, considerada um talismã de boa sorte.

Horário de visitação: todos os dias, das 8h30 às 15h30.
Preço: 500 baht.

O suntuoso Wat Phra Kaew, templo em Bangkok
O suntuoso Wat Phra Kaew, templo em Bangkok. Créditos: Marietta / Fonte: Flickr
Esculturas embelezam o Wat Phra Kaew, o Grande Palácio Real de Bangkok
Esculturas embelezam o Wat Phra Kaew, o Grande Palácio Real de Bangkok. Créditos: Marietta / Fonte: Flickr
Visita ao Wat Phra Kaew, o Grande Palácio Real de Bangkok
Visita ao Wat Phra Kaew, o Grande Palácio Real de Bangkok. Créditos: Jeff Stoltzfus / Fonte: Flickr

2. Wat Pho (Templo do Buda Reclinado)

Existem muitos templos em Bangkok, mas este é especial! Fundado no século VII com o nome de Wat Phodharam, o Wat Pho é o templo mais antigo de Bangkok, precedendo à própria cidade.

Ele recebeu a alcunha de “Templo do Buda Reclinado” por causa da estátua de 46 metros de comprimento, que mostra a posição no momento da morte física do Buda, quando ele atinge o nirvana, que para os budistas significa o estado de libertação atingido pelo ser humano ao percorrer sua busca espiritual.

A estátua do Buda Reclinado de Bangkok tem 46 metros de comprimento
A estátua do Buda Reclinado de Bangkok tem 46 metros de comprimento. Créditos: Gisele Rocha

Na frente da estátua, encontram-se 108 tigelas enfileiradas. Dizem que atraímos boa sorte se depositarmos uma moedinha em cada uma. O negócio é conseguir juntar essa quantidade de moedinhas!!

Bem, o grande destaque é, sem dúvida, a estátua, mas o templo como um todo oferece muitas outras atrações igualmente interessantes. Não deixe de explorar o resto do complexo, que é imperdível. Você encontrará belos Chedis, Prangs e inúmeras estátuas douradas de Buda, tornando a visita ainda mais especial.

Ah! Um fato muito interessante é que antes de se tornar um local religioso, esse espaço abrigava uma escola de medicina tradicional, e esse legado permanece vivo até hoje. Wat Pho é reconhecido como um dos principais centros de medicina tradicional da Tailândia, destacando-se, em especial, pela prática da massagem tailandesa. Depois de um dia andando por vários pontos turísticos em Bangkok, isso é tudo o que o seu corpo precisa! Leia mais sobre o Wat Pho.

Horário de visitação: todos os dias, das 8h às 18h30.
Preço: 200 baht.

3. Wat Arun (Templo do Amanhecer)

Wat Arun é considerado por muitos como um dos templos mais bonitos de Bangkok. Ele é dedicado ao deus hindu Aruna, conhecido como o deus do amanhecer, daí o nome “Templo do Amanhecer”.

Uma coisa interessante que aprendemos ao visitá-lo é que o Wat Arun é uma representação arquitetônica do Monte Meru, que é considerado o centro do mundo na filosofia budista. O enorme pagode central e a disposição dos pagodes laterais, com suas imagens guardiãs voltadas para as quatro direções, reforçam o simbolismo do templo.

Wat Arun é um dos principais pontos turísticos de Bangkok
Wat Arun é um dos principais pontos turísticos de Bangkok. Créditos: Tanja Marzluf / Fonte: Flickr
Wat Arun é um dos templos mais visitados em Bangkok
Wat Arun é um dos templos mais visitados em Bangkok. Créditos: Adriano Castro
Torre central do Wat Arun, o Templo do Amanhecer de Bangkok
Torre central do Wat Arun, o Templo do Amanhecer de Bangkok. Créditos: Thoungkung
Detalhes de cerâmica no Wat Arun, Bangkok
Detalhes de cerâmica no Wat Arun, Bangkok. Créditos: Pavel Muravev / Fonte: iStock

Por muitos séculos, o Wat Arun reinou como a construção mais alta de Bangkok, até que os arranha-céus dominaram o horizonte da cidade. Quanto à sua altura, alguns relatos mencionam que a torre central tem 70 metros, enquanto outros afirmam que ultrapassa os 80 metros. Mas, no final das contas, o que realmente importa é observar a rica decoração com pedaços de porcelana chinesa, conchas e vidros coloridos, que conferem uma beleza surreal ao templo.

A melhor forma de chegar lá é de barco, partindo do cais Tha Tien, que fica pertinho do Wat Pho. A travessia é rápida, mas o cenário que você presenciará ficará gravado na sua memória para sempre! Leia mais sobre o Wat Arun.

Horário de visitação: todos os dias, das 8h às 17h30.
Preço: 100 baht.

⚠️ CUIDADO COM GOLPES NA PORTA DOS TEMPLOS!

Esteja sempre bem informado sobre os horários de funcionamento dos templos na data da sua viagem e quanto à forma de aquisição dos ingressos, quando for o caso. Há muitos trambiqueiros nas proximidades dos templos mais frequentados por turistas (Wat Phra Kaew, Wat Pho e Wat Arun)!

Eles se aproximam informando que o lugar está fechado e se prontificam a apresentar outros templos interessantes por um preço amigável. O problema é que eles também vão parar em lojas e ateliês onde recebem comissões por vendas e a abordagem dos vendedores é muito intimidadora. Imagina como seria chato sair para um passeio e ficar horas tentando se desvencilhar dessas pessoas.

Se você quiser mesmo fazer um passeio guiado, é melhor contratar pela Civitatis ou GetYourGuide, que são confiáveis.

No mais, conheça esse e outros golpes mais comuns na Tailândia para não cair em cilada!

4. Wat Saket (Templo do Monte Dourado)

Deixe a visita ao Wat Saket para o fim da tarde, pois esse é um dos melhores lugares para assistir ao pôr do sol em Bangkok!

O Wat Saket é conhecido como Templo do Monte Dourado porque está no topo de uma colina. Para chegar lá, será necessário um pouco de fôlego para subir cerca de 330 degraus, porém você receberá como recompensa a vista de 360° da cidade.

Wat Saket, o templo do Monte Dourado
Wat Saket, o templo do Monte Dourado. Créditos: World of Travolution360 / Fonte: Flickr

À medida que vamos subindo as escadas, notamos várias fileiras de sinos pendurados e vários gongos grandes. Há também alto-falantes ao longo do caminho, de onde podemos ouvir os cântigos dos monges. Isso cria uma energia muito forte, de arrepiar. É indescritível!

Sala de meditação no Wat Saket, Bangkok
Sala de meditação no Wat Saket, Bangkok. Créditos: Thanathip Moolvong / Fonte: Flickr
Monge subindo as escadas do Wak Saket durante o pôr do sol
Monge subindo as escadas do Wak Saket durante o pôr do sol. Créditos: Glenn Sundeen / Fonte: Flickr

Mas não acaba aí! Na descida, existe um cemitério onde as vítimas da peste de cólera que assolou a Tailândia no século 18 eram largadas. Como o templo serviu como crematório principal durante este período, o cemitério e a vizinhança ficaram conhecidos como “ghost gate”. As estátuas que estão nessa parte são assustadoras, principalmente à noite. Não pode ficar de fora da lista dos templos em Bangkok para visitar!

Horário de visitação: todos os dias, das 7h às 19h.
Preço: 100 baht.

5. Wat Traimit (Templo do Buda de Ouro)

A Chinatown de Bangkok é uma coisa de louco! E vale muito a pena visitá-la, principalmente pela oportunidade de conhecer o Wat Traimit.

Wat Traimit, o Templo do Buda de Ouro em Bangkok
Wat Traimit, o Templo do Buda de Ouro em Bangkok. Créditos: Gisele Rocha

Ele é conhecido como “Templo do Buda de Ouro” por causa da escultura de 3 metros de altura de ouro maciço. A história que está por trás dessa peça é muito interessante.

Estima-se que essa estátua tenha mais de 700 anos. Uma vez que a Tailândia esteve em guerra com a Birmânia durante vários séculos, resolveram proteger a estátua cobrindo-a com uma espessa camada de gesso e escondê-la em um templo no norte da Tailândia, que ficou abandonado.

Conta a lenda que ao transportar a imagem para Bangkok, acedentalmente o gesso se partiu, revelando o tesouro que estava escondido. Aliás, o pedaço de gesso que protegia a estátua também está exposto ao público no templo.

O Buda de 250 milhões de dólares em um dos templos de Bangkok
O Buda de 250 milhões de dólares em um dos templos de Bangkok. Créditos: Gisele Rocha

Por fim, sabe quanto vale o Buda de Ouro? Nada menos de 250 milhões de dólares! O branco dos olhos é feito de pérola e as pupilas são safiras pretas. Vá ver de perto enquanto ele ainda está lá!

Horário de visitação: todos os dias, das 8h às 17h.
Preço: 40 baht.

6. Wat Benchamabophit (Templo de Mármore)

O Wat Benchamabophit é uma obra-prima da arquitetura tradicional tailandesa! Não sei nem por onde começar!

O portal de entrada cria uma moldura perfeita para o templo, decorado com detalhes dourados e mármore carrara italiano, que se estende desde os pilares até as paredes, além dos dois grandes leões que guardam a entrada principal. Daí o nome Templo de Mármore.

Wat Benchamabophit, o Yemplo de Mármore de Bangkok
Wat Benchamabophit, o Yemplo de Mármore de Bangkok. Créditos: Yvan Rouxel / Fonte: Flickr

No fundo do complexo, encontramos 52 estátuas de Buda em diferentes posições. Nesse momento, eu desejaria estar em um passeio guiado para compreender melhor o significado de cada uma delas. Mas um dia, certamente voltarei lá para sanar essa lacuna!

O complexo apresenta uma interessante combinação de influências de design tailandesas e europeias. Por exemplo, o telhado vermelho e dourado assemelha-se a muitos outros templos de Bangkok, mas também há vitrais, o que é mais comum nas igrejas do Velho Continente.

Por último, mas não menos importante, uma curiosidade: o Wat Benchamabophit é o templo representado na moeda de 5 baht. Se tiver a oportunidade, guarde a moeda e tire uma foto no mesmo ângulo para fazer uma comparação interessante.

Wat Traimit é o templo ilustrado na moeda de 5 baht
Wat Traimit é o templo ilustrado na moeda de 5 baht. Créditos: Jakkarin Charoennitikul

Horário de visitação: das 8h às 17h30.
Preço: 50 baht.

7. Wat Intharawihan (Templo do Buda em Pé)

Wat Intharawihan é um templo muito antigo anterior à fundação da cidade de Bangkok. O que torna esse lugar tão especial é a estátua de Buda de 32 metros de altura e 10 de largura, chamada de Luang Pho Tho.

Para se ter uma ideia, a escultura demorou 60 anos para ficar pronta! Isso porque, além de toda a complexidade de construir um monumento dessa envergadura, ela é toda decorada com mosaico de vidro e ouro batido. Se você está interessado na cultura e nos templos de Bangkok, definitivamente não pode perder este!

Horário de visitação: todos os dias, das 8h às 20h.
Preço: entrada gratuita.

Wat Intharawihan, templo do Buda em pé
Wat Intharawihan, templo do Buda em pé. Créditos: Laia Cera / Fonte: Flickr
Detalhes do Buda no Wat Intharawihan, Bangkok
Detalhes do Buda no Wat Intharawihan, Bangkok. Créditos: Canvan Images
Pés Buda no Wat Intharawihan
Pés Buda no Wat Intharawihan. Créditos: Jeremy Horner

8. Wat Pathum Wanaram (Templo de Lótus)

Wat Pathum Wanaram é um refúgio em meio à confusão típica do centro comercial de Bangkok. Quase engolido pelos arranha-céus, ele se destaca. Em volta dele, encontram-se dois grandes shopping centers, o Siam Paragon e o CentralWorld.

Wat Pathum Wanaram, o Templo de Lótus
Wat Pathum Wanaram, o Templo de Lótus. Créditos: Pradeep Swaminathan / Fonte: Flickr

Apesar de ser menor do que outros templos de Bangkok, Wat Pathum Wanaram possui uma arquitetura impressionante!

Caminhando na parte externa, você verá um grande número de imagens de Buda debaixo de uma árvore Bodhi que veio do Sri Lanka, e isso é a coisa mais linda. Além disso, o jardim é decorado com flores de lótus, o que dá nome ao local.

Wat Pathum Wanaram é um templo de Bangkok
Wat Pathum Wanaram é um templo de Bangkok. Créditos: Pradeep Swaminathan / Fonte: Flickr
Detalhes do Wat Pathum Wanaram, em Bangkok
Detalhes do Wat Pathum Wanaram, em Bangkok. Créditos: Pradeep Swaminathan / Fonte: Flickr
Buda dourado no Wat Pathum Wanaram, Bangkok
Buda dourado no Wat Pathum Wanaram, Bangkok. Créditos: Srirath Somsawat / Fonte: Flickr

Dentro da sala de orações, o que chama a atenção é o buda dourado. No entanto, se você prestar atenção, vai ver que as paredes são decoradas com belos desenhos que retratam detalhadamente a vida na antiga Bangkok. É realmente imperdível!

Horário de visitação: todos os dias, das 7h às 21h.
Preço: entrada gratuita.

9. Wat Suthat

O Wat Suthat também é um dos que muita gente deixa passar batido. Mas acredite, ele merece atenção como sendo um dos principais templos de Bangkok. Quando você entrar lá, será surpreendido pela beleza e riqueza de detalhes.

Wat Suthat e o balanço gigante em Bangkok, Tailândia
Wat Suthat e o balanço gigante em Bangkok, Tailândia. Créditos: PxHere

Para se ter ideia, este templo guarda uma das mais ricas representações budistas na cidade, uma estátua de bronze com 8 metros de altura e 800 anos de existência. Conta a história que ela estava em um templo abandonado em Sukhothai e foi transportada para Bangkok. Quando a estátua chegou à capital, rolou uma festança que durou uma semana e a imagem do Buda desfilou pela cidade toda.

Além da estátua, a sala principal de orações é adornada com murais que ilustram as 24 encarnações do Buda. É lindo demais! Já na parte externa, 156 estátuas de Buda em meditação ocupam o pátio.

Estátuas douradas no templo Wat Sathat, em Bangkok
Estátuas douradas no templo Wat Sathat, em Bangkok. Créditos: Artemis Desteredes / Fonte: Flickr
Estátua com 800 anos de existência no Wat Suthat, templo em Bangkok
Estátua com 800 anos de existência no Wat Suthat, templo em Bangkok. Créditos: Ben The Man / Fonte: Flickr

No entanto, o grande destaque para muitos visitantes é o famoso Balanço Gigante, conhecido como Sao Ching-Cha. Sua história remonta a 1784, quando jovens se aventuravam perigosamente a 24 metros de altura para agarrar um saco de moedas de prata com os dentes como parte das festividades da cerimônia de Ação de Graças dos brâmanes. Foram tantos acidentes fatais que a “brincadeira” passou a ser proibida na década de 1930. Loucura, né?

Horário de visitação: todos os dias, das 8h30 às 21h.
Preço: 20 baht.

10. Wat Yannawa (Templo do Barco)

Se você tiver tempo de explorar os arredores de Bangkok, vale a pena ir até o distrito de Sathorn para visitar este templo tão singular que fica às margens do rio Chao Phraya.

Wat Yannawa também é chamado de “Templo do Barco” por causa da sua estrutura em formato de junco chinês. Curiosamente, este é um dos templos mais antigos de Bangkok.

A respeito do curioso formato, o rei Nangklao o quis assim para homenagear os juncos chineses que desempenharam um papel crucial no comércio com a China, trazendo muita riqueza ao Reino.

Wat Yannava, o templo em formato de barco em Bangkok
Wat Yannava, o templo em formato de barco em Bangkok. Créditos: Joe628 / Fonte: Wikimmedia Commons

A réplica do barco é imensa, tem mais de 40 metros de comprimento! Ela é toda feita de concreto, e onde normalmente estariam os mastros, foram colocados dois chedis brancos. Na popa (a parte traseira) há uma sala contendo várias imagens de Buda, onde os visitantes podem fazer orações e meditar.

E para coroar, no topo da escadaria que leva ao barco, você pode encontrar uma estátua do Rei Nangklao. Vale a visita, com certeza!

Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. Sábados e domingos, das 8h às 18h.
Preço: entrada gratuita.

Antes de continuar a leitura, que tal ver as nossas fotos no Instagram?

Tour pelos templos de Bangkok

Você não precisa contratar um guia para ter acesso aos templos de Bangkok, mas estar com alguém que conhece a fundo a história local vai enriquecer sua experiência cultural, além de tornar o passeio mais divertido.

Como se vestir nos templos de Bangkok

Se você não leu o guia de como se vestir na Tailândia, aqui vai um breve resumo sobre as roupas que são aceitas nos templos budistas. Isso não é frescura. Seguir o código de vestimenta apropriado demonstra consideração pela cultura local e pelas crenças religiosas.

No mais, esteja preparado para o calor. Prefira peças leves feitas de tecidos naturais, como linho e algodão. Quando estiver entrando em um espaço sagrado, deixe os calçados do lado de fora em sinal de respeito.

Quais roupas usar nos templos de Bangkok

Homens

Homens podem entrar com bermuda e camiseta, porém é bom ter cuidado com as estampas. Não use imagens ou mensagens ofensivas, políticas ou religiosas que possam provocar outras pessoas.

Chapéus e bonés também não são adequados para este momento, embora o sol escaldante faça parecer que sim.

Mulheres

Ombros, joelhos e barriga devem estar sempre cobertos. Você pode estar vestindo uma blusa de alcinhas, desde que tenha um lenço ou pashmina para se cobrir.

Vestidos curtos, roupas que marcam o corpo, decote e transparência são proibidos. Deixe para usá-los à noite, quando sair para curtir na Khao San Road.

Como fazer uma Sak Yant em um templo em Bangkok

A Sak Yant, um amuleto em forma de tatuagem. Ela é considerada sagrada e só pode ser realizada por monges ou ajarns (mestres) em templos ou locais específicos na Tailândia.

A minha eu fiz no Wat Bang Phra, que um templo que fica a 45 km do centro de Bangkok. Contei todos os detalhes sobre como chegar, como se comportar e quanto custa no post sobre como consegui uma sak yant em Bangkok.

Seguro viagem para a Tailândia

Embora não seja obrigatório, contratar um seguro viagem para a Tailândia  é uma forma de garantir que você esteja preparado para lidar com quaisquer situações inesperadas que possam surgir, desde uma intoxicação alimentar até perda de documentos.

Além da cobertura médica, o seguro viagem também garante assistência em caso de extravio ou danos à bagagem, atraso ou cancelamento de voo, perda de documentos e até assessoria jurídica em casos de acidente de trânsito.

Use o nosso cupom e garanta um desconto especial!

DELAS23

Esse cupom dá direito a 23% de desconto.

  1. Acesse a página da Seguros Promo
  2. Preencha as datas de sua viagem e escolha um destino
  3. Selecione a apólice
  4. Utilize o cupom na etapa de pagamento

Cupom temporário válido até 13/03/2024

10 templos em Bangkok que valem a visita

Essas informações foram úteis para você?

Ajude-nos a continuar compartilhando histórias incríveis e dicas úteis! Escaneie o QR code abaixo com o seu app para pagamentos e faça uma contribuição voluntária para manter nosso blog de viagens vivo. Obrigada pelo seu apoio!

PIX para viajeibonito

Prepare-se para viajar

Ícone seguro viagem

Use o cupom DELAS23 para adquirir o seguro viagem com até 23% de desconto, pagando via PIX ou boleto bancário. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 200 países utilizando o chip da America Chip, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. 

Compre passagens aéreas com até 35% de desconto usando o comparador de preços ou utilize a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

8 pensou em “10 templos em Bangkok que valem a visita

  1. Que incríveis esses templos de Bangkok, um mais impressionante que o outro! Fiquei encantada com os detalhes todos, tudo tão cheio de significado e tão diferente dos símbolos religiosos ocidentais. Imagino que seja uma emoção ver tudo isso de perto.

  2. A Tailândia está nos meus planos de viagem para o ano que vem e eu não vejo a hora. Já estou pesquisando sobre Bangkok e seu blog tá ajudando muito. Esses templos são incríveis e já coloquei na lista de lugares para visitar. Obrigada por compartilhar :)

  3. Oi, Gisele, tudo bem? Nossa quantas informações sobre a Tailândia no seu blog! Tenho muita vontade de ir e nenhuma de fazer o roteiro, mas aqui está tudo bem organizadinho, vai me ajudar. Começando pelos templos de Bangkok ehehe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo