Viajei Bonito

Planejamento de viagens e nomadismo digital

Onde ficar em Budapeste: os melhores bairros para se hospedar

Ao visitar uma cidade pela primeira vez, sempre bate uma dúvida sobre onde se hospedar, quais são os bairros mais próximos aos pontos turísticos, se existe alguma área perigosa que deve ser evitada, se é bem servida de transporte público, etc. Por isso estamos aqui, para ajudá-lo a escolher onde ficar em Budapeste.

A capital da Hungria é cortada pelo rio Danúbio, que a divide em duas partes: Buda e Peste. As duas já foram cidades autônomas antes de se tornarem uma só e o mais interessante é que cada uma delas preserva suas características particulares. E entender essa diferença é fundamental para escolher onde se hospedar em Budapeste.

E se o seu roteiro incluir outras cidades do leste Europeu, sugiro que leia os guias de hospedagem de Praga, Viena, Bratislava e Bucareste.

Onde ficar em Budapeste, Hungria
Onde ficar em Budapeste, Hungria. Créditos: Dan Novac / Fonte: Unsplash

Buda tem ares mais românticos, com cenários típicos de contos de fadas. Nas colinas serpenteiam ruas de pedras que levam a parques, castelos e palácios lindíssimos. É uma área tranquila, embora haja muito o que fazer.

Peste é uma área elegante, porém mais movimentada, já que a maior parte dos pontos turísticos estão localizadas nessa parte da cidade. É ideal para aqueles que procuram vida noturna agitada e querem se enturmar com outros viajantes dos quatro cantos do mundo.

Os melhores bairros para se hospedar em Budapeste

Budapeste é dividida em 23 distritos, todos numerados, assim como os distritos de Paris . Não vamos abordar cada um deles individualmente porque o objetivo aqui é ir direto ao ponto e mostrar-lhe os melhores bairros para se hospedar em Budapeste. Vamos lá!

Várkerület (Buda)

Matthias Church, Budapeste, Hungria
Matthias Church, Budapeste, Hungria. Créditos: MA FAB / Fonte: Unsplash

Localizado no “Distrito do Castelo”, Várkerület é o bairro mais antigo da cidade e concentra alguns dos principais pontos turísticos de Budapeste.

É bem conectado pelo transporte público e fica bastante movimentado durante o dia, mas se você resolver se hospedar aqui, poderá acordar um pouco mais cedo e encontrar lugares mais vazios se quiser tirar fotos melhores. A vista noturna também é um privilégio de quem opta por ficar aqui.

Pontos turísticos próximos: Castelo de Buda, Bastião dos Pescadores, Igreja de Matias, Galeria Nacional Húngara, Museu de História de Budapeste, Palácio Sándor (residência oficial do Presidente da Hungria), Monte Géllert, Funicular.

Onde ficar em Budapeste no distrito de Várkerület

Víziváros (Buda)

Chain Bridge ou Ponte das Correntes, Budapeste
Chain Bridge ou Ponte das Correntes, Budapeste. Créditos: Lucas Davies / Fonte: Unsplash

Na Idade Média, essa parte de Buda era chamada de “Cidade das Águas” devido à existência de numerosas fontes termais. É uma área residencial tranquila, fácil de se deslocar para os pontos turísticos. Um ótimo lugar onde ficar em Budapeste se você quiser viver alguns dias como um morador local de alto padrão.

Pontos turísticos próximos: Ponte Széchenyi Lánchíd, Termas Király, Igreja dos Capuchinhos, Igreja de São Francisco de Sebei, Igreja de Sant’Ana.

Onde ficar em Budapeste no distrito de Víziváros

🤑 ECONOMIZE NAS VIAGENS INTERNAS!

Já faz mais de 10 anos que confio no site da OMIO para comparar preços e comprar passagens de trem, ônibus, avião e ferry.

A plataforma está em português e oferece a praticidade de ver as tarifas de várias empresas e diferentes tipos de transporte em um só lugar. Isso economiza meu tempo e me dá a garantia de que estou comprando passagens com o melhor custo-benefício.

Belváros (Peste)

Ponte Szabadság, Budapeste, Hungria
Ponte Szabadság, Budapeste, Hungria. Créditos: Bence Boros / Fonte: Unsplash

Belváros é o verdadeiro coração de Budapeste, e o nome traduzido significa literalmente “centro”.

É o distrito ideal para quem visita a cidade pela primeira vez, especialmente para os que gostam de explorar a pé, já que muitos dos principais pontos turísticos estão a uma curta caminhada.

Se o seu objetivo for fazer compras, a Fashion Street (Deák Ferenc u.) e a Váci u. são os melhores lugares para isso.

Embora a localização privilegiada resulte em preços mais altos e maior movimentação, especialmente na alta temporada, a conveniência faz valer a pena.

Pontos turísticos próximos: Ponte da Liberdade, Ponte Elizabeth, Pilvax Café (onde teve início a Revolução Húngara de 1848), Rua Váci, Vigadó, Igreja Matriz da Santíssima Virgem, Igreja da Universidade, Igreja de São Francisco, Catedral Ortodoxa de Nossa Senhora, Museu Literário de Petöfi, Cinema Puskin.

Onde ficar em Budapeste no distrito de Belváros

Lipótváros (Peste)

Parlamento Húngaro, Budapeste
Parlamento Húngaro, Budapeste. Créditos: photo.ua / Fonte: Pixabay

Lipótváros é uma continuação do centro de Belváros, é até difícil saber onde começa um e termina o outro.

Este é centro político e financeiro da Hungria, uma aérea bem conectada com a rede de transporte público.

Aqui você vai encontrar uma ampla variedade de restaurantes, cafés e bares, além de oferecer opções de hospedagens para todas as categorias de viajantes, dos mochileiros aos mais exigentes, que não abrem mão de luxo e conforto.

Um lugar a ser considerado quando estiver escolhendo onde ficar em Budapeste.

Pontos turísticos próximos: Parlamento Húngaro, Memorial Sapatos às Margens do Danúbio, Praça da Liberdade (Szabadság tér), Basílica de Santo Estêvão, Ponte Széchenyi Lánchíd, Palácio Gresham, Banco Nacional da Hungria.

Onde ficar em Budapeste no distrito de Lipótváros

Erzsébetváros (Peste)

Grande Sinagoga de Budapeste, Hungria
Grande Sinagoga de Budapeste, Hungria. Créditos: Evgeniya Telennaya / Fonte: Shutterstock

Erzsébetváros é o Bairro Judeu, uma região que havia sido devastada pela guerra, mas começou a se reinventar e ganhar ares mais modernos nas últimas duas décadas.

É aqui que se encontram os bares em ruínas que os viajantes tanto adoram. É um ótimo lugar onde se hospedar em Budapeste se você procura vida noturna pulsante.

Aqui estão os melhores hostels de Budapeste, com opções mais tranquilas e também alguns que promovem festas e atividades para integração entre os hóspedes.

Pontos turísticos próximos: Grande Sinagoga de Budapeste (a segunda maior do mundo), Sinagoga da rua Rumbach, Museu Róth e Teatro Magyar.

Onde ficar em Budapeste no distrito de Erzsébetváros

Terézváros (Peste)

Avenida Andrássy, Budapeste, Hungria
Avenida Andrássy, Budapeste, Hungria. Créditos: RossHelen / Fonte: Shutterstock

Se você é apaixonado por arquitetura, Terézváros é um dos melhores lugares para ficar em Budapeste. 

A Avenida Andrássy é é reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO e muitas vezes é comparada à Champs-Élysées de Paris, tamanha a sua beleza.

Nos arredores, você encontrará desde hotéis cinco estrelas até B&B econômicos, como também apartamentos com preços acessíveis.

Em suma, Terézváros é uma excelente escolha no centro de Budapeste, com algo para todos os bolsos. A área é segura, mas vale ter um pouco mais de atenção durante a noite, especialmente nas proximidades da estação de trem Nyugati.

Pontos turísticos próximos: Avenida Andrássy, Praça dos Heróis, Ópera Estatal Húngara, Academia de Música Franz Liszt, Casa do Terror, Termas de Szechényi, Estação de Trem Nyugati, Museu de Artes Asiáticas, New Theatre, Zeneakadémia.

Onde ficar em Budapeste no distrito de Terézváros

Outras opções de hospedagem em Budapeste

Este guia de hospedagem em Budapeste traz uma seleção criteriosa de hotéis, albergues e B&Bs nos bairros mais recomendados da capital húngara. No entanto, há diversas outras opções disponíveis no Booking e Hostelworld.

Além disso, você pode utilizar o mapa interativo para localizar acomodações próximas à estação de trem, ao aeroporto, a pontos turísticos específicos ou qualquer outro local de sua preferência.

O que você achou deste guia de hospedagem?

O que você achou desse guia de bairros para se hospedar em Budapeste? Tem sugestões para aprimorá-lo? Deixe a sua opinião, ela é muito importante para que possamos sempre melhorar o nosso trabalho!

Ah! Não esqueça de adquirir o seu seguro viagem para a Europa, porque ele é obrigatório! Faça uma cotação na Seguros Promo e na Real Seguro Viagem, os dois comparadores de seguros viagem internacional mais utilizados por viajantes brasileiros.

VOUDE28

Esse cupom dá direito a 28% de desconto.

  1. Acesse a página da Seguros Promo
  2. Preencha as datas de sua viagem e escolha um destino
  3. Selecione a apólice
  4. Utilize o cupom na etapa de pagamento

Cupom temporário válido até 30/11/2024

PROMO10

Esse cupom dá direito a 10% de desconto.

  1. Acesse a página da Real Seguro Viagem
  2. Preencha as datas de sua viagem e escolha um destino
  3. Selecione a apólice
  4. Utilize o cupom na etapa de pagamento

Cupom permanente

[vb_post_list tag="budapeste" limit="5" title="Leia mais sobre Budapeste"]

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo