Certificado Internacional de Vacinação: países que exigem e como tirar o seu
Atualizado em fevereiro de 2019 – Antes de partir para a próxima viagem, certifique-se de estar com a documentação em dia. Além do passaporte válido por um período mínimo de seis meses, dos vistos que por ventura possam ser solicitados e do [vb_product_link code=”SEGUROS_PROMO” text=”seguro viagem”], é importante tomar conhecimento sobre todos os países que exigem vacina contra febre amarela e o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) emitido pela Anvisa, que agora já pode ser retirado pela internet.
Esse foi um dos itens cruciais do nosso planejamento para o [link tag=”asia”]Mochilão pela Ásia[/link] e das viagens que fizemos pelo [link tag=”america-central”]Caribe[/link]. Os agentes de imigração são implacáveis e se você não tiver o certificado internacional de vacinação em mãos, corre o risco de ser deportado sem choro e nem vela.
Por esse motivo, achamos que compartilhar essas informações poderia ajudar a muitos viajantes, então vamos lá!
Navegue pelo post
Onde tomar a vacina
A vacina contra a febre amarela pode ser tomada gratuitamente em postos de saúde de todos os municípios do país. O procedimento deve ser feito em até dez dias antes do embarque e, segundo a Organização Mundial da Saúde(OMS) e o Ministério da Saúde, uma só aplicação da dose padrão oferece imunidade por toda a vida. Sendo assim, vale a pena tomá-la ainda que você não esteja com viagens programadas, para não ter de se preocupar com isso depois.
Isenção de vacinação
Caso você não possa receber a vacina exigida por contraindicação médica, deverá levar consigo o Atestado de Isenção de Vacinação. A própria Anvisa disponibiliza um modelo para este documento.
Cartão de Vacinação
Todo mundo tem ao menos um cartão indicando as doses que já foram tomadas ao longo da vida. Entretanto, se você não achar o seu, não se preocupe, pois eles lhe darão outro na hora. Guarde este documento, pois você precisará dele para emitir o seu Certificado Internacional de Vacinação.
Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia pela internet
Até pouco tempo atrás era imprescindível procurar um posto da Anvisa em portos, aeroportos e passagens de fronteiras para garantir o papel, porém, desde o dia 29 de janeiro de 2019 passou a ser possível emitir o Certificado Internacional de Vacinação contra febre amarela pela internet, sem precisar sair de casa.
Para solicitar o certificado, basta se cadastrar no Portal de Serviços do Governo Federal, preenchendo seu nome completo, número de CPF e um e-mail. Depois disso, basta anexar uma foto da carteira de identidade e do comprovante nacional de vacinação. Se a solicitação for aprovada, o documento chegará em sua caixa de e-mails em até 5 dias úteis, aí é só imprimir e guardar junto com o passaporte.
Documentos necessários para retirar o Certificado Internacional de Vacinação pessoalmente
Caso tenha dificuldades para emitir o Certificado Internacional de Vacinação pela internet, você ainda pode se dirigir pessoalmente a um posto da Anvisa. Veja aqui todos os endereços de unidades emissoras credenciadas. É necessário levar os seguintes documentos:
- Documento oficial com fotografia (carteira de identidade ou passaporte).
- Cartão nacional de vacinação (que comprove que você tomou a referida vacina).
- Certidão de nascimento para menores de idade.
É bom lembrar que somente o requerente e titular dos documentos poderá solicitar o Certificado Internacional de Vacinação.
Lista de países que exigem vacina contra febre amarela
[table]
,,
Afeganistão, África do Sul, Albânia
Arábia Saudita, Argélia, Aruba
Antígua e Barbuda, Austrália, Bahamas
Barein, Bangladesh, Barbados
Belize, Benin, Butão
Bolívia, Bonaire, Botsuana
Brunei, Burkina Faso, Cabo Verde
Camarões, Camboja, Cazaquistão
Chade, China, Cingapura
Colômbia, Coreia do Norte, Costa Rica
Cuba, Curaçao, Djibuti
Dominica, Egito, El Salvador
Equador, Eritreia, Etiópia
Fiji, Filipinas, Gâmbia
Granada, Guadalupe, Guatemala
Guiné, Guiné Equatorial, Guiana
Haiti, Honduras, Ilhas Pitcairn
Ilhas Salomão, Indonésia, Irã
Iraque, Jamaica, Jordânia
Laos, Lesoto, Líbia
Madagascar, Malawi, Malásia
Maldivas, Malta, Martinica
Mauritânia, Maurício, Mayotte
Montserrat, Moçambique, Myanmar
Namíbia, Nauru, Nepal
Nicarágua, Nova Caledônia, Nigéria
Niue, Omã, Panamá
Paquistão, Paraguai, Polinésia Francesa
Quênia, Quirguistão, Quiribati
Reunião, Ruanda, São Bartolomeu
São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, Saint Martin
São Vicente e Granadinas, Samoa, São Tomé e Príncipe
Santa Helena, Senegal, Seychelles
Somália, Sri Lanka, Sudão
Suriname, Suazilândia, Tailândia
Timor-Leste, Trinidad e Tobago, Tristan da Cunha
Tanzânia, Uganda, Vietnã
Wallis e Futuna, Zâmbia e Zimbábue
[/table]
Vacina contra sarampo
Ainda que não seja obrigatório, a vacina contra o sarampo é recomendável a quem estiver planejando uma viagem pelos [link tag=”estados-unidos”]Estados Unidos[/link] ou pela [link tag=”europe”]Europa[/link], já que há poucos anos o número de casos da doença subiu bastante. A aplicação deve ser feita em até 15 dias antes do embarque.
Quem já tomou a vacina quando criança, está imunizado pelo resto da vida.
Eaí pessoal! Muito bom o artigo!
Minha vacina de febre amarela venceu(10anos) porém tenho um segundo espaço em branco no CIVP mas troquei de passaporte e no CIVP tá o antigo. Isso gera algum problema? Posso tomar outra vacina e continuar usando o mesmo CIVP com o numero de passaporte antigo?
Oi, Júlio! Desculpas pela demora em responder à sua pergunta. Desconhecíamos essa questão porque sinceramente não havíamos sequer notado que o número do passaporte estava registrado no CIVP.
Telefonei para a CVS do Rio e a resposta que obtive foi que você pode levar o passaporte antigo ou solicitar a segunda via do documento pela internet, colocando o passaporte novo.
Se precisar de mais alguma informação, estamos aqui!
Por que no título diz que tem a lista de países que exigem o certificado internacional mas na postagem só tem uma lista de países que exigem vacina contra a febre amarela?
Porque os países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia são justamente aqueles que exigem imunização contra febre amarela. :)
Se houver mais alguma dúvida, estamos à disposição!
EUA e Chile não é necessário o certificado internacional contra a febre amarela?
Até o momento não, Ancelmo. Mas não se esqueça do seguro viagem!