O que fazer em Aguas Calientes, Peru
Se você estiver planejando uma viagem a [link tag=”machu-picchu”]Machu Picchu[/link], já deve saber que Aguas Calientes (também conhecida como Machupicchu Pueblo) é a última parada antes de chegar até a Cidade Sagrada dos Incas. Muita gente passa pelo povoado apenas para pernoitar antes de conhecer o principal cartão postal peruano, e embora Aguas Calientes seja só a coadjuvante do passeio, vale a pena prorrogar a estadia por mais um ou dois dias, já que há muito o que ver e fazer nos arredores da cidadezinha.
Navegue pelo post
Onde ficar em Machu Picchu e Águas Calientes
Nossa indicação de hospedagem em Machu Picchu e Águas Calientes é o [bookinglink id=”2050589″ text=”Andino Hotel”]. Ele fica a 300m dos banhos termais e a 6km de Huayna Picchu. Oferece wi-fi gratuito e um lounge compartilhado. Todos os quartos possuem banheiro privativo, ar-condicionado e TV de tela plana. Também são oferecidos lava-louças, microondas e chaleira. Um café da manhã é servido na pousada. Há um ponto de ônibus a 200m de distância.
[su_dropcap]1[/su_dropcap] Plaza Manco Capac e arredores
/ Fonte: Wikimedia Commons
Apesar de simples, a Plaza Manco Capac é parada obrigatória para os turistas que queiram tirar aquela foto clássica com a placa “Bienvenidos a Machupicchu”. Invariavelmente você vai acabar passando por ela no caminho para o hostel ou para o ponto de ônibus, então vale dar uma paradinha.
Depois de fotografar a placa, que tal aproveitar para comer alguma coisa ou tomar uma birita? Ao redor da Plaza Manco Capac há um tanto de restaurantes e bares para aproveitar a estadia em Aguas Calientes. Só não abuse do álcool. Você não vai querer ir a Machu Picchu com ressaca, pode apostar.
[su_dropcap]2[/su_dropcap] Museo de Sitio Manuel Chávez Ballón
Já mencionei o Museo de Sitio Manuel Chávez Ballon no post sobre os segredos de Machu Picchu (um guia exclusivo feito pelo Viajei Bonito). Pouca gente se permite visitar um dos acervos mais valiosos sobre a cultura inca, seja por pressa ou por desconhecimento.
Esse museu que fica entre Aguas Calientes e Machu Picchu, está aos pés da cidade sagrada. Lá você terá a chance de ver peças produzidas pelos povos pré-colombianos, como joias, ferramentas, espelhos e agulhas, além de poder entender melhor a maravilhosa arquitetura Inca e a habilidade daquele povo em fazer construções de pedras. Todo o acervo está disponível em plataformas multimídias, deixando o museu menos massante e mais dinâmico.
Para deixar o passeio ainda mais interessante, do lado de fora existe um jardim botânico com espécies da região.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 16h.
Preço: 20 soles ([vb_rate from=”PEN” to=”BRL” value=”20″]). Menores de 12 não pagam.
[su_dropcap]3[/su_dropcap] Banhos termais
[vb_gallery ids=”10873,10874″]
Você já deve ter deduzido que o nome Aguas Calientes tem a ver com as termas da região e eu juro que não há nada mais relaxante que um banho nessas águas morninhas que, segundo dizem, tem propriedades medicinais, capazes de tratar problemas musculares e nervosos, regular a pressão arterial, aliviar o estresse e até acelerar o metabolismo. O cheiro de enxofre e a cor da água espantam no primeiro momento, mas dá para acostumar.
Baños Termales estão a uma curta caminhada de 10 minutos a partir da praça. Leve roupa de banho, toalha e chinelos! É possível alugar, mas você teria coragem de vestir biquínis ou sunga que já foram usados por um monte de gente, sem nem saber como/se foram lavados? Eu tô fora!
Horário de funcionamento: todos os dias, entre 5h da manhã e 8h da noite.
Preço: 10 soles ([vb_rate from=”PEN” to=”BRL” value=”10″]).
[xyz-ihs snippet=”facebook”]
[su_dropcap]4[/su_dropcap] Mercado de artesanatos
Pertinho da estação ferroviária está o Mercado de Artesanias de Aguas Calientes. Sinceramente, não é o lugar mais barato para comprar souvenires e artesanatos. Nas feiras de Cusco e adjacências pode sair mais em conta, no entanto, a variedade de produtos é grande e se você não tem muito tempo para bater perna nas duas cidades, vale a pena investir em algum item desse mercado. Apesar de a maioria dos produtos ser industrializada, é possível achar peças artesanais e feitas pelos próprios moradores de Aguas Calientes. Pedir descontos é uma prática comum e os vendedores já estão acostumados com isso, não se intimide quando eles torcerem o nariz.
[su_dropcap]5[/su_dropcap] Los Jardines de Mandor
[vb_gallery ids=”10872,10871″]
Ainda desconhecido pela maioria dos turistas, os Jardines de Mandor são um lugar de descanso em meio à mata, onde se pode avistar várias espécies de pássaros, mamíferos e répteis, além de plantas típicas da região. O ponto alto do parque certamente é a Cascata de Mandor, que além de ser belíssima, proporciona banhos deliciosos, mas muito gelados.
Para acessar os jardins é preciso caminhar cerca de 1h às margens da linha do trem. A estrada é plana e não exige preparo físico. No caminho, temos a vista das ruínas de Machu Picchu de um lado e do outro a mata nativa, praticamente intocada. Antes mesmo de chegar ao destino, já vale a aventura. Uma oportunidade para se conectar com a energia da natureza e sair do roteiro comum.
Você pode optar por levar os seus próprios lanches ou se deliciar com os pratos servidos no restaurante Mamá Angélica. O menu completo (com entrada, prato principal, sobremesa e bebida) sai por míseros 15 soles ([vb_rate from=”PEN” to=”BRL” value=”15″]). Há também uma área de camping e um lodge para quem quiser pernoitar ali.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 6h às 17h; sábados e domingos, das 10h às 21h.
Preços: 10 soles
Leia mais sobre Machu Picchu
Adorei as termas, eu acho extremamente relaxante tirar um dia pra esse tipo de coisa, principalmente que quem chega lá geralmente vem de outros lugares e já está viajando faz algum tempo, excelente lugar para fazer uma aparada!
Concordo, Paula. Os pés e as costas imploram por descanso depois da trilha.
Nossa que viagem legal que vocês fizeram né, o post está bem detalhado parabéns
Essa viagem aconteceu há bastante tempo, mas o Peru sempre rende muito assunto. Todos os lugares são mágicos e lindíssimos.
Quando for de novo para o Peru quero conseguir aproveitar mais Águas Calientes e seguir as dicas que você enviou. Fiquei apenas uma noite e nem aproveitei direito o hotel. Boas dicas.
Vale a pena, Leo! Aproveite para conhecer Choquequirao também.
Adorei as dicas. Peru é um país que está na minha lista e com certeza vou colocar pelo menos um dia em Águas Calientes!
Mariana, vai ser a viagem da sua vida. O Peru é um país fascinante!
Pois é Gisele, eu queria ter ficado em Águas Calientes, mas ela foi só uma passagem na vez em que fui a Machu Picchu. Quem sabe em uma próxima. Parabéns pelo post! Abraços.
Vale a pena voltar e conhecer o resto, Carolina. Obrigada pelo comentário.
Adorei as dicas. Nunca visitei o Perú, mas tá na minha lista!
Quando vc for, vai se perguntar por que demorou tanto.
Muito bom o relato. Estou pensando em ir pro Peru final do ano e já salvei as dicas aqui.
Obrigado por compartilhar
Não consegui visitar as águas termais! Ficou para a próxima!
Já tem um bom motivo pra voltar la, Gê.
O Peru é um destino que ainda não conheço e que é muito falado. Penso que ainda não tinha lido nada sobre Aguas Calientes…. Gostei de saber!
Catarina, o Peru é um país muito rico em cultura e belezas naturais. Vale a pena dedicar uns 20 ou 30 dias para desbravá-lo. Abraços.
Que saudades do Peru, foi nosso primeiro mochilão lááá atrás… muito bom rever com vocês.
Gostei demais desta dica e deste post. Estou aqui sonhando com o banho termal… ai, deve ser uma delícia! E o mercados de artesanatos, adorooo. Beijos.
Adorei o post e as dicas! Ainda não conheço o Peru e não tive a oportunidade de conhecer esse lugar, mas vou incluir no meu roteiro quando for lá. Bjs
Muito interessante saber que existem aguas geotermais pertinho de Macchu Pichu. Faz tempo que tenho vontade de conhecer o Peru. Meus pais moraram em Lima por quase 3 anos antes de eu nascer..
Oi Gisele… nossa que texto bacana e informativo. Eu sempre achei que não tinha nada em Aguas Calientes justamente porque as pessoas a fazem apenas como pouso. Bom saber para quando planejar minha viagem ao Peru. ???
Seu post me fez morrer de vontade de voltar a Machu Picchu, e Águas calientes e a porta de entrada para esse passeio lindo.
Obrigada pelas dicas :)
Adoraria conhecer Águas Calientes, ainda mais depois desse post. Machu Picchu povoa meus sonhos faz bastante tempo!
o que seria Choquequirao? aguas calientes até la nas ruínas de Machupicchu é longe? não é tudo ali pertinho?
Eu me enquadro no grupo de turistas que passaram por Aguas Calientes só para pernoitar e conhecer Machu Picchu. Pra falar a verdade, nem sabia que a cidadezinha oferecia opções tão interessantes!
Achei incrível a ideia de visitar os Jardines de Mandor. Como pouca gente conhece, deve ser realmente um passeio exclusivo e autentico. Fora o contato com a natureza, que é super rica naquela região, né? Esse é exatamente o nosso tipo de passeio!
Espero visitar Machu Picchu em breve, e dessa vez a Geisi e eu daremos uma atenção maior para Aguas Calientes.
Abraços
Sensacional, Flavio! Quando for, compartilha os posts do Viajando na Janela com a gente! Um grande abraço!!