Os abrigos secretos de Milão

As cidades estão cheias de detalhes que nós, na correria do dia a dia, nunca notamos, sobretudo depois do advento dos smartphones, que roubam toda nossa atenção.

O artista italiano Biancoshock se aproveitou de um desses espaços menosprezados para criar a sua mais recente intervenção urbana a qual batizou de “Boderlife“. Neste projeto, ele criou três tipos de instalações reproduzindo espaços domésticos em bueiros desativados no distrito de Lodi, em Milão, na Itália.

Como de praxe, a intervenção tem como objetivo reabilitar ou dar novas funções a espaços sem uso e, muitas vezes, tratar de maneira impactante questões sociais de visual. Neste caso, Biancoshock dá um novo significado às caixas de esgoto no meio da rua para lembrar a todos que milhares de pessoas não têm onde morar e acabam se abrigando em lugares degradantes, citando as mais de 600 pessoas que vivem nos canais de esgoto em Bucareste*, na Romênia.

* Atualização: em 29 de maio de 2019, identificamos que o site da matéria sobre as 600 pessoas que vivem nos canais de esgoto de Bucareste não estava mais disponível e por isso seu link foi removido.

Sala em miniatura em um bueiro no distrito de Lodi, em Milão, na Itália

Sala em miniatura em um bueiro no distrito de Lodi, em Milão, na Itália. Créditos: Biancoshock

Cozinha montada em um bueiro no bairro de Lodi, em Milão, na Itália

Cozinha montada em um bueiro no bairro de Lodi, em Milão, na Itália. Créditos: Biancoshock

Banheiro reproduzido em um bueiro de Lodi, distrito de Milão, na Itália

Banheiro reproduzido em um bueiro de Lodi, distrito de Milão, na Itália. Créditos: Biancoshock

Um dos cômodos representa um sala com uma reprodução da tão famosa obra renascentista de Rafael Sanzio com dois anjos. O outro trata-se de uma perfeita cozinha com utensílios em miniaturas. O terceiro, por sua vez, é um banheiro com ducha e toalha. Pelo tamanho, podemos observar que trata-se apenas de reproduções, inviáveis para uso real.

As obras podem ser vistas em Lodi, a 14 minutos de metrô saindo do centro de Milão. Gostou?

Os abrigos secretos de Milão

Prepare-se para viajar

Use o cupom SAUDE para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom SPRING e garanta 50% de desconto.

Economize em passagens aéreas usando o comparador de preços ou a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus,  a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

Um pensamento em “Os abrigos secretos de Milão

  1. Adorei a dica Gisele, deve ter sido super legal conhecer estes abrigos secretos. Quando voltar à Milão certamente irei conhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo