Port Antonio, na Jamaica, é um convite para dias tranquilos, em um paraíso tropical pouco conhecido e fora da rota de turismo de massa. Possui praias idílicas, com areia branca e fofa, mar azul de águas cristalinas, cachoeiras deslumbrantes, áreas de florestas intocadas e o melhor jerk chicken do país!

Através deste artigo você descobrirá o que fazer em Port Antonio, quais são os pontos turísticos imperdíveis, o melhor lugar para se hospedar, onde experimentar pratos da culinária local, fazer compras e como escapar de ciladas na Jamaica.

Boa leitura!

Para ler em seguida

Documentos necessários para viajar para a Jamaica

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Jamaica. Os documentos que poderão ser solicitados na imigração são estes:

Quando ir a Port Antonio

A Jamaica tem um clima tropical, quente e úmido. A estação chuvosa vai de maio a novembro, justamente durante a temporada de furacões no Caribe.

De dezembro a abril a probabilidade de enfrentar dias chuvosos é muito menor, exceto em Port Antonio, onde costuma chover todos os dias. Não se desanime se você acordar com o tempo fechado, é normal que aconteçam pancadas de chuvas durante parte da manhã. Depois o sol aparece para deixar o dia mais bonito e potencializar o azul do mar.

Casinha colorida em Winnifred Beach, Port Antonio, Jamaic
Casinha colorida em Winnifred Beach, Port Antonio, Jamaica. Créditos: Gisele Rocha

Como chegar a Port Antonio

Avião

O aeroporto mais próximo é o Norman Manley, que fica em Kingston, a 190 km de distância. Já o aeroporto Sangster, em Montego Bay, está localizado a 200 km de Port Antonio.

O tempo de deslocamento da capital até Port Antonio é de aproximadamente 2h50. Chegando por MoBay a viagem dura cerca de 3h40.

Carro

Alugar um carro na Jamaica é a melhor opção para quem preza por autonomia e não gosta de ficar negociando valores com taxistas.

O país adotou a mão inglesa, mas dirigir do lado direito do veículo não é tão complicado quanto parece.

Ah! É importante ter um chip de internet funcionando para contar com a ajuda do GPS, pois as estradas não são bem sinalizadas.

Ônibus

A Knutsford Express é a única empresa de ônibus intermunicipais da Jamaica. Consulte preços e horários no site.

Route Taxis

É uma espécie de Uber Pool dos Jamaicanos. Você paga um valor pré-estabelecido, espera o carro lotar e vai embora. Aconselhável só para os destemidos e desapegados, que viajam com pouca bagagem e sem pressa de chegar no lugar de destino.

Onde ficar em Port Antonio

Nós nos hospedamos no Mocking Bird Hill (79), um hotel localizado em um paraíso tropical exuberante, com vistas deslumbrantes do mar do Caribe. Possui um imenso jardim, de onde podemos ouvir o cantar dos passarinhos. O menu do café da manhã também merece destaque por ser diversificado, com opções fit e veganas.

Onde ficar em Port Antonio
Onde ficar em Port Antonio. Créditos: Adriano Castro

Quantos dias ficar em Port Antonio

Para desfrutar dos principais pontos turísticos de Port Antonio, recomendamos uma estadia mínima de 3 dias inteiros, sem contar os dias de chegada e saída da cidade. Para explorar os arredores, acrescente mais um dia.

O que fazer em Port Antonio

Neste roteiro você vai descobrir o que fazer em Port Antonio durante 4 dias inteiros. Se você não dispuser de todo esse tempo, concentre-se nas praias e nas cachoeiras, que são os pontos turísticos imperdíveis. Começaremos por elas.

Frenchman’s Cove

Ouvimos dizer que Frenchman’s Cove é a praia mais bonita da Jamaica, alguns falavam até que ela é a mais bonita do mundo. São tantas praias surreais no país que fica até difícil afirmar alguma coisa, mas certamente essa é imperdível.

Neste lugar, uma bela lagoa esverdeada se encontra com o mar azul turquesa, proporcionando diversão para adultos e crianças. Você vai reconhecer a Frenchman’s Cove pelos icônicos balancinhos pendurados nas árvores. Eles são muito disputados, todos querem tirar fotos ali, então seja legal e não “alugue” o brinquedo.

Frenchman’s Cove faz parte uma propriedade de 48 hectares pertencente a um resort que já recebeu figuras ilustres, como Marlon Brando, Elizabeth Taylor, os Beatles e até a Rainha Elizabeth II. Mas não se preocupe, não-hóspedes podem desfrutar do espaço mediante pagamento de uma taxa. Hóspedes do Mocking Bird Hill (79) também ganham ingresso!

Horário de funcionamento: das 9h às 17h
Preço: $10 por pessoa

San San Beach

San San Beach é um reduto de paz que fica a apenas 10 minutos de caminhada a partir da Frenchman’s Cove. É uma praia privativa, usada por hóspedes de hotéis luxuosos dos arredores, porém aberta ao público mediante pagamento de ingresso.

O mar azul turquesa contrasta com a areia branca e só não é perfeita devido às rochas que machucam os pés e às algas que mancham a beleza das águas cristalinas. Da praia é possível ver a Monkey Island, uma ilhota cercada por corais, perfeita para passeios de barco e snorkeling.

A área possui estacionamento, banheiros e algumas espreguiçadeiras. Não há salva-vidas e as opções de comidas são escassas, é melhor levar o seu alimento ou deixar para comer em outro lugar.

Horário de funcionamento: das 10h às 16h
Preço: $5 por pessoa

Blue Lagoon

Blue Lagoon é um dos principais pontos turísticos de Port Antonio. Conhecê-lo nos causou um misto de deslumbramento, decepção e tristeza.

⚠️ NÃO CAIA EM CILADAS! Começar o passeio pode ser uma tarefa difícil, sobretudo aos finais de semana e feriados. Não é fácil encontrar um lugar para estacionar o carro e fica difícil raciocinar com dezenas de pessoas tentando chamar a sua atenção para oferecer vagas privativas e passeios. Eles dão a entender que é necessário pagar para entrar na Blue Lagoon, mas a entrada é gratuita.

Se você quiser pagar $20 para deixar o veículo com eles, vá em frente, mas esse valor é absurdo! Vivemos uma situação semelhante a caminho do Blue Hole, em Ocho Rios, e já estávamos astutos com essa pegadinha.

Para escapar dos transtornos, optamos por visitar a lagoa durante uma manhã de segunda-feira e de fato o assédio foi muito menor. Apenas um jangadeiro insistiu em vender seus passeios, e embora a gente não tivesse o menor interesse, entendemos que esse é o ganha-pão do cara e apenas recusamos os serviços insistentemente, até que ele se cansasse e procurasse outros turistas com um orçamento menos limitado que o nosso.

Entrada da Blue Lagoon, em Port Antonio, Jamaica. Consegue vê-la ao fundo
Entrada da Blue Lagoon, em Port Antonio, Jamaica. Consegue vê-la ao fundo? Créditos: Gisele Rocha

Passado esse entrave inicial, fomos em direção a Blue Lagoon e o que vimos foi de tirar o fôlego: uma imensidão de água em degradê de verde e azul cercada por vegetação abundante! É difícil descrever tanta beleza!

A feição de deslumbramento deu lugar à cara de decepção quando passamos os primeiros minutos dentro da água. Começamos a sentir a nossa pele grudando e quando percebemos, a água estava turva! Estamos convictos de que isso acontece por causa do volume de barcos a motor que circulam por aqui. É provável que o combustível esteja poluindo a água e mais cedo ou mais tarde a lagoa perderá sua exuberância.

Se optar pelo passeio, escolha a jangada. O valor cobrado inicialmente é de 8.000 JMD (R$222,40), mas negociando pacientemente você consegue fazer pela metade do preço.

Se quiser mais detalhes sobre este passeio, incluindo a melhor forma de desfrutar do lugar sem pagar nada, leia o post completo que escrevemos sobre a Blue Lagoon de Port Antonio, Jamaica.

Horário de funcionamento: 24 horas por dia (recomendável não ficar após o anoitecer).
Preço: GRATUITO (escrito em letras garrafais para você não se deixar enganar pelos espertos)

Winnifred Beach

Essa foi a nossa melhor surpresa na cidade e não pode ficar de fora da sua lista quando estiver procurando o que fazer em Port Antonio. Winnifred Beach não é tão bonita quanto a Frenchman’s Cove, mas é muito melhor que San San Beach.

Ela não costuma ser citada nos guias de Port Antonio, então talvez seja por isso que ela estivesse pouco movimentada quando fomos. Tem estacionamento gratuito, restaurante com banheiro e uma larga faixa de areia protegida por árvores que fornecem sombra aos visitantes.

Horário de funcionamento: 24 horas por dia
Preço: gratuito

Reach Falls

Se tem um lugar que definitivamente não pode ficar de fora do roteiro de Port Antonio, esse lugar são as Reach Falls! Um verdadeiro santuário ecológico formado por densa floresta tropical, cavernas, piscinas naturais e um conjunto de cascatas que formam a maior cachoeira da Jamaica, com 7 metros de altura e 20 de largura.

Você provavelmente já assistiu a um vídeo que viralizou anos atrás, no qual uma mulher pula em um buraco e sai do outro lado da cachoeira. Pois então, esse vídeo foi filmado na propriedade de Reach Falls, em um lugar apelidado de “Rabbit Hole” (“toca do coelho”, em português).

Dicas importantes!

  • Traga a sua sapatilha com solado antiderrapante, visto que as pedras são escorregadias;
  • Um estojo à prova d’água ou mochila impermeável é essencial para proteger câmera, celular, chaves e outros pertences que você precise levar para o passeio;
  • Se for mulher, vestir maiô pode ser mais confortável, pois não há biquíni que se mantenha no lugar com a pressão da água.

Horário de funcionamento: de quarta a domingo, das 8h30 às 16h.
Preço: $10 adultos e $5 para crianças

Somerset Falls

Com tantas cachoeiras incríveis na Jamaica, as Somerset Falls acabam sendo esquecidas, principalmente porque estão afastadas dos principais pontos turísticos de Port Antonio.

Esse paraíso escondido às margens da rodovia A4, entre Port Antonio e Ocho Rios, guarda verdadeiros tesouros centenários, como barragens e aquedutos construídos por colonos espanhóis há mais de 400 anos.

As cachoeiras estão envoltas por uma floresta tropical, repleta de samambaias, lírios e orquídeas. Para chegar até as quedas é necessário cruzar o rio de barco, passeio este que já está incluso no valor da entrada.

O passeio também leva às Hidden Falls (Cachoeiras Escondidas) que ficam dentro de uma caverna, formando um cenário sem igual! Coloque sua câmera ou celular em um estojo impermeável, pois você sairá encharcado, mesmo se escolher não cair na água.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h às 17h.
Preço: $15 por pessoa

Rio Grande Rafting

Se a Blue Lagoon nos decepcionou um pouco pela turvação da água, esse problema não acontece no Rio Grande, onde somente as icônicas jangadas de bambu e barco sem motor podem circular. Ao menos é o que dizem.

O Rio Grande é um dos maiores rios da Jamaica e ele também tem águas cristalinas, típicas das cachoeiras, piscinas naturais e praias da ilha. Guias locais oferecem passeios de jangada que começam nas McKenzie Falls e seguem pelo rio com pausas para banho, alguns incluem almoço e Red Stripes no valor do ingresso.

⚠️ PARA NÃO CAIR EM CILADAS: peça referências na recepção do hotel e, antes de embarcar, passe a limpo com o guia tudo que o passeio oferece e então combine o preço final, incluindo as gorjetas. Não faça pagamento antecipado, a não ser que haja um intermediário confiável como GetYourGuide ou Airbnb, que agora também oferece tours (que no site são chamados de “experiências”).  

Preços: a partir de $60 por 1 hora e meia de passeio até $150 por 4 horas, incluindo almoço.

Rafting no Rio Grande em Port Antonio, Jamaica
Rafting no Rio Grande em Port Antonio, Jamaica. Créditos: Kevin / Fonte: Flickr

Outros pontos turísticos em Port Antonio

Você já sabe o que fazer em Port Antonio, mas entre um ponto turístico e outro poderá passar por construções monumentais que prenderão a sua atenção. Para sanar a sua curiosidade, falaremos brevemente sobre cada uma delas.

DeMontevin Lodge

Declarado como Patrimônio Nacional, o Hotel DeMontevin é um elegante palacete construído no século XIX em estilo vitoriano. Durante o seu período áureo, hospedou grandes personalidades, incluindo membros da Família Real britânica. No entanto, o glamour de outrora foi se deteriorando com o passar dos anos e suas avaliações recentes não são mais tão positivas. Ainda assim, vale a pena admirar a beleza da fachada, que se mantém muito bem preservada.

DeMontevin Lodge, Port Antonio, Jamaica
DeMontevin Lodge, Port Antonio, Jamaica. Créditos: Divulgação

Folly Ruins

Em 1900, um milionário americano chamado Alfred Mitchell desembarcou na ilha com sua esposa Annie Tiffany, herdeira da poderosa empresa de joias Tiffany & Co. À época a ilha ainda era uma colônia britânica e Folly Point era uma península intocada, banhada pelo mar azul do Caribe e rica em matas verdejantes.

Ambos se apaixonaram pelo lugar. Foi então que o magnata resolveu construir uma mansão e presentear sua amada. Nela foi colocado tudo o que havia de mais luxuoso, incluindo uma piscina abastecida com água do mar, jardim tropical, piso de mármore, cúpula com vista para a praia, luzes elétricas, água encanada e até estação de energia particular, coisas muito modernas para o início do século XX.

Reza a lenda que Annie Tiffany partiu o coração de Mitchell e ao mesmo tempo a casa começou a desmoronar, como o casamento dos dois. A versão mais sensata da história conta que o ricaço morreu 12 anos depois de se mudar para a ilha e que em decorrência da Primeira Guerra Mundial, a viúva resolveu vender a propriedade e se mudar de volta para os Estados Unidos.

A mansão passou por vários donos até que foi parar nas mãos do Estado.

O fato de ter sido negligenciada pelo governo e saqueada por moradores da região acelerou o processo de desgaste do imóvel, que acabou em ruínas.

Folly Point Lighthouse

Nós somos apaixonados por faróis e esse é uma graça! Folly Point Lighthouse tem 12 metros de altura e foi construído em 1885. Aparentemente não está aberto ao público, mas pode ser visto e admirado por fora.

Folly Lighthouse, Port Antonio, Jamaica
Folly Lighthouse, Port Antonio, Jamaica. Créditos: Stéphane Damour / Fonte: Flickr

Tident Castle

A caminho de Port Antonio você verá um lindo castelo branco se debruçando sobre o mar. É o Trident Castle, o único castelo do Caribe!

A propriedade foi projetada pelo arquiteto Earl Levy para ser a residência da baronesa alemã Elizabeth Siglindy Stephan von Thyssen. Possui oito suítes, salão de festas, piscina românica, quadras de tênis, capela, praia privativa e até heliporto!

Depois de longas disputas judiciais entre o arquiteto e a baronesa, Levy tomou posse do castelo, o qual vendeu para o bilionário jamaicano Michael Lee Chin.

Ao longo dos anos, muitas celebridades já se hospedaram aqui. Entre elas: Johnny Depp e sua então namorada Kate Moss, Tom Cruise, Robin Williams, Denzel Washington e Kevin Kline. Atualmente o castelo pode ser alugado para festas de casamento e outros eventos especiais.

Trident Castle, Port Antonio, Jamaica
Trident Castle, Port Antonio, Jamaica. Créditos: baidawi / Fonte: Flickr

Onde e o que comer em Port Antonio

Agora que você já sabe o que fazer em Port Antonio, é hora de descobrir onde comer nos arredores da cidade.

Boston Bay

O prato mais tradicional da culinária jamaicana é o “Jerk Chicken” e foi em Boston Bay, nos arredores de Port Antonio, que essa iguaria surgiu.

Jerk refere-se ao nome do molho usado na preparação da carne, seja ela de frango, porco, cabra ou peixe. A base do tempero é pimenta e sal, mas o toque especial vem da mistura de tomilho, alho, canela, cebolinha e noz-moscada.

Se você quiser experimentar o prato legítimo, vá ao Boston Jerk Center. A refeição custa cerca de 1.500 JMD (R$41,70) e vem acompanhada de batata frita, arroz, feijão e salada. Serve duas pessoas tranquilamente.

Jerck Chicken em Boston Bay, Jamaica
Jerck Chicken em Boston Bay, Jamaica. Créditos: Gisele Rocha

Compras em Port Antonio

The Village

Toda cidade jamaicana tem o seu “Craft Market” e em Port Antonio ele se chama The Village. Como o nome sugere, ela é uma espécie de vila de artistas e artesãos que vendem de tudo um pouco: roupas, acessórios, lembrancinhas, pinturas, esculturas, cerâmicas, objetos de madeira, e o que mais você conseguir imaginar relacionado à produtos feitos à mão.

⚠️ COMO ESCAPAR DAS CILADAS: Tenha em mente o que quer comprar e o quanto está disposto a pagar. Os jamaicanos são muito insistentes e suas abordagens são bastante incisivas, às vezes até agressivas. Não existe “estou apenas dando uma olhadinha”, eles vão ficar atrás de você e vão te encher de perguntas.

É importante negociar o preço e não se render. Eu, por exemplo, comprei uma saída de praia por $18, porém inicialmente a vendedora me pediu $40, alegando que era feito à mão por ela mesma (enquanto uma etiqueta bem grande com os dizeres “made in China” desmentia o que ela dizia). Adriano também comprou um souvenir cujo preço inicial era $15, mas ele barganhou até reduzir para $5. Essas dicas são válidas para todos os “craft markets” da Jamaica!

Horário de funcionamento: de segunda a quinta, das 9h às 22h; sextas e sábados, das 9h à meia-noite; domingo, das 11h às 23h.

Leia mais sobre a Jamaica

Montego Bay

Negril

Ocho Rios

Port Antonio

Prepare-se para sua viagem

Em Port Antonio, nossa sugestão de hospedagem é o Hotel Mocking Bird Hill (79, diárias a partir de R$988,00). Aprenda a reservar um hotel pela internet aqui. Você pode procurar outros hotéis através do Booking, ou então se sua preferência é por albergues, acesse o Hostelworld.

Quer economizar em sua viagem? Conheça então os cupons de desconto oferecidos pelo Viajei Bonito.

Vai alugar um carro? Na Rentcars você compara preços em diversas locadoras no mundo todo com muita segurança, sem taxas no cartão de crédito, 5% de desconto no boleto, parcelamento em até 12 vezes e isenção de IOFTem cupom de desconto rolando! Até o dia 31/07/2019 você garante R$ 30 de desconto ao utilizar o cupom FERIAS30 (confira as condições aqui). Veja como é simples fazer sua cotação e reservar um carro pela internet.

Receba um desconto em sua primeira viagem com a Uber ao utilizar o cupom 9udns9 durante o cadastro pelo aplicativo ou então através deste link.

testamos o chip internacional da Easysim4u na Jamaica e aprovamos o serviço. Clique aqui para ver todas as opções de coberturas disponíveis nos EUA e em mais de 210 países! Ainda, utilize o cupom VIAJEIBONITO10 para garantir 10% de desconto em seu pedido! Recomendamos que você dê uma olhada no plano Dados Mundi que sai a partir de R$194,32. O Viajei Bonito indica também como alternativa o chip da Yes Brasil.

Se você teve algum voo cancelado, atrasado, perda de conexão, overbooking, extravio de bagagem ou outros tipos de imprevisto com companhias aéreas, faça aqui uma consulta e descubra se você tem direito a indenizações. A Resolvvi cuida de toda a burocracia e você recebe o valor sem sair de casa, além de pagar apenas se ganhar.

É altamente recomendável contratar um seguro viagem para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiro.

Pesquise por preços de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais na plataforma da Passagens Promo.

Com base em cotações atualizadas diariamente do Alpha Vantage, a proporção entre o Dólar jamaicano e o Real é de 1 JMD para 0,0278 BRL. Utilizando o voucher VIAJEIBONITO você garante em sua primeira compra 10% de desconto no spread da BeeCâmbio e 25% de desconto no spread da Remessa Online, além de garantir as melhores taxas para câmbio de moeda. Confira nosso passo-a-passo para enviar e receber dinheiro do exterior durante uma viagem.

Adicione ao Pinterest

Clique na imagem para adicionar este artigo em seu Pinterest e veja também nossos painéis. Foto por: Gisele Rocha

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

Ver mais artigos de Gisele Rocha

Créditos da imagem de capa: KKulikov / Fonte: Shutterstock. Imagem utilizada nas redes sociais: Travelling Thilo / Fonte: Shutterstock.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *