Pousadas nos Lençóis Maranhenses: onde se hospedar em Barreirinhas, Atins e Santo Amaro
O maior dilema ao buscar pousadas nos Lençóis Maranhenses é saber em qual vila se hospedar. Isso porque o Parque Nacional, conhecido por suas dunas e lagoas de águas cristalinas, está distribuído entre várias cidades e povoados. Porém, nem todos possuem boa infraestrutura para receber turistas.
Ao escolher onde ficar nos Lençóis Maranhenses, não vá pelo preço, nem se deixe levar apenas pelas fotos mais bonitas. Neste artigo, vamos apresentar uma seleção de pousadas com ótimo custo-benefício, de fácil acesso e localizadas nos vilarejos de onde saem passeios guiados que percorrem as belezas naturais da região.
Navegue pelo post
Onde ficar nos Lençóis Maranhenses: Barreirinhas, Atins ou Santo Amaro
Para escolher onde ficar nos Lençóis Maranhenses, você precisa conhecer as características das três principais cidades-base da região: Barreirinhas, Atins e Santo Amaro.
Barreirinhas: é a cidade mais turística e a que possui melhor infraestrutura, mas não é a mais bonita. Daqui saem passeios de barco e veículos 4×4 rumo às dunas e lagoas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Atins: é uma vila de pescadores, distrito de Barreirinhas. Um lugar de beleza ímpar, pessoas simples e construções rústicas. Ideal para amantes de praia e natureza que fogem dos aglomerados de turistas.
Santo Amaro: também é um lugar rústico, porém com estrutura hoteleira melhor que a de Atins. Para chegar, é necessário deixar o carro em um estacionamento fora do povoado e fazer a travessia de barco, passando por paisagens idílicas.
Pousadas nos Lençóis Maranhenses em Barreirinhas
Das cidades da região, Barreirinhas é a mais bem estruturada para receber turistas. Por isso é o melhor ponto para encontrar veículos 4×4 e barcos para fazer os circuitos turísticos e conhecer a área.
Cercada por muita natureza, oferece vários passeios, sossego e muita cultura, além de algumas atrações sazonais como a tradicional Festa do Vaqueiro, em julho, e o Festival de Jazz e Blues, em agosto. Veja as pousadas que selecionamos para essa parte dos Lençóis Maranhenses.
Encantes do Nordeste
Não existe nada melhor do que dormir em uma cama confortável e começar o dia com um café da manhã reforçado, em um lugar cercado por natureza e flores coloridas.
Tem de tudo Pousada Encantes do Nordeste. Piscinas para todas as idades, bar, restaurante e até spa!
O serviço e a atenção aos detalhes são impecáveis. Se hospedando aqui, você corre um sério risco de só querer ficar na pousada e ignorar os passeios. Cuidado!
Pousada do Riacho
Feche os olhos e imagine-se balançando na rede, em um chalé de tijolinhos, cercados por palmeiras. Essa é a visão de quem se hospeda na Pousada do Riacho, que leva esse nome por causa do pequeno curso d’água que passa pelos fundos da propriedade.
A pousada está bem localizada, a poucos passos de restaurantes, agências de turismo, farmácias, entre outros serviços essenciais ao turista. O café da manhã é bem farto e inclui alguns pratos e sucos típicos da região. Uma delícia!
Pousada Lins
Situada em uma localização privilegiada, bem no centro de Barreirinhas, a Pousada Lins se destaca pela sua conveniência e preços acessíveis.
Os quartos são modestos, mas acolhedores e bem equipados, com o kit básico composto por televisão, frigobar e ar-condicionado.
Na área externas os hóspedes podem tomar sol e relaxar na piscina apreciando a natureza. O café da manhã está incluído e contém opções para todos, até mesmo para quem não sai da dieta enquanto está viajando.
Chalés Marina
Localizado às margens do Rio Preguiça, o Chalé Marinas oferece atividades como caiaque, boia e stand up paddle. Além de uma vista belíssima do nascer do sol.
Por estar em uma área afastada do centro, acaba sendo conveniente para aqueles que viajam de carro, ou que não se importam de caminhar por cerca de 800 metros.
Os quartos são climatizados, amplos e bem arrumados. O café da manhã também não deixa a desejar, com frutas regionais, cuscuz e tapioca.
Pousada D'Areia
A Pousada D’Areia possui ótimos quartos espaçosos, decorados com um toque de rusticidade e equipados com tudo o que você precisa para uma estadia confortável, incluindo ar-condicionado, TV, frigobar e Wi-Fi.
Desfrute de momentos de lazer na área externa, com piscina, espreguiçadeiras e um lindo jardim.
Como a pousada fica a poucos passos do centro, você pode deixar o carro no estacionamento gratuito e fazer tudo a pé. Muito cômodo!
Pousada do Buriti
Para quem viaja com crianças, esta é a melhor pousada nos Lençóis Maranhenses, tendo em vista que é a única que possui espaço recreativo, com cama elástica, escorregador, entre outros brinquedos que enchem os olhos da garotada.
A Pousada do Buriti possui área de lazer e também conta com piscinas infantil e adulto, lago artificial, redário e uma enorme área verde. Os quartos possuem o kit básico que você encontra nas outras pousadas: ar-condicionado, TV e frigobar.
Mas o ponto alto é o café da manhã, com muitas frutas e quitutes regionais, de lamber os dedos!
Pousadas nos Lençóis Maranhenses em Atins
Atins é uma pequena vila de pescadores localizada na foz do Rio Preguiças que fica entre o rio, o mar e o oceano e que guarda praias deliciosas, uma ótima culinária e artesanato primoroso. As opções de hospedagem variam entre pousadas bem em conta (bom para quem curte fazer mochilão) e estadias suntuosas.
Jandaia Atins
As fotos do anúncio não traduzem com precisão a beleza da pousada Jandaia Atins.
O lugar é cercado por vegetação e é muito bem decorado, com materiais naturais e peças artesanais. Até o café da manhã segue essa linha, trazendo frutas e pratos regionais fresquinhos.
As instalações são novas e tudo foi pensado para proporcionar o máximo conforto aos hóspedes, do colchão ao travesseiro, passando pelo enxoval que é de excelente qualidade.
Pousada Maresia
Composta por bangalôs com vista para o mar e quartos finamente decorados, a Maresia é considerada uma das melhores pousadas dos Lençóis Maranhenses.
Mesmo com toda a sofisticação, o espaço não perde a atmosfera rústica, que se percebe através dos móveis de madeira, no enxoval de tecelagem e nos tapetes de fibra. Do piso ao teto, tudo é lindo.
Nas dependências da pousada existe um restaurante italiano com comidas irresistíveis, e o atendimento é ligeiro.
Pousada Vila de Pescador
Você vai ter a vida que pediu a deus ficando na Pousada Vila de Pescador, um lugar lindamente decorado, pertinho da praia.
A simpatia dos funcionários faz a gente se sentir como se estivesse na casa de familiares, eles estão sempre disponíveis para tirar dúvidas e ajudar com o que for necessário.
A respeito dos quartos, eles são amplos, climatizados e silenciosos. À noite você dormirá como um anjo, e ao acordar será recebido com um café da manhã dos deuses.
Pousadas nos Lençóis Maranhenses em Santo Amaro
Apesar do difícil acesso por carros comuns, Santo Amaro tem as lagoas mais bonitas da região. Tudo lá é bem pertinho, então se locomover a pé é a melhor opção para conhecer o local e a cultura.
Por ser uma das entradas menos exploradas para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, é considerada como “o paraíso escondido dos Lençóis”.
Vila do Junco
Este é o nosso lugar favorito em Santo Amaro. Uma das melhores pousadas nos Lençóis Maranhenses, que de tão bonita, parece cenário de novela.
Os chalés de madeira cobertos de sapê dão a sensação de que estamos em um paraíso perdido. As camas possuem véu para manter os hóspedes livres de mosquitos, o acessório tem o seu charme.
No mais, a Vila do Junco stá a uma curta distância das dunas, são apenas 5 minutos a bordo do 4×4.
Rancho das Dunas
O Rancho das Dunas oferece não apenas acomodações confortáveis, mas também um atendimento caloroso que fará você se sentir em casa. Aqui, você está cercado pela natureza intocada da região, vivendo uma experiência memorável.
As suítes são decoradas em tons claros, que variam do off-white ao marrom, cores que trazem bem-estar e acolhimento.
Todas possuem TV smart, frigobar, ar-condicionado e móveis básicos, como cabideiro, poltrona e espelho.
Ciamat Camp
Embora não se autointitulem dessa forma, podemos dizer que o Ciamat Camp é um glamping nos Lençóis Maranhenses.
Esta é uma pousada totalmente sustentável, pensada para proporcionar uma experiência de hospedagem consciente e responsável, os chalés são construídos de maneira ecológica e forrados com palha para poder desfrutar da ventilação natural.
Há também uma praia privativa, onde se pode praticar esportes aquáticos. Um sonho!
Vila Capininga
Fique isolado do mundo e aproveite dias de puro descanso na Vila Capininga Ecopousada, um conjunto de chalés coloridos, com o conforto que todo viajante merece.
Cada quarto possui uma rede de descanso do lado de fora, além de camas macias e bons travesseiros, ar-condicionado, televisão, frigobar e cofre.
A pousada está afastada do centro de Santo Amaro, porém é oferecido o serviço de transfer. Se não quiser sair, aproveite o restaurante com refeições muito saborosas.
Pousada Reflexo das Águas
A Pousada Reflexo das Águas é conhecida por sua acolhida gentil e pela tranquilidade. Está em uma ótima localização, pois fica próxima ao Rio Alegre e bem perto do centro.
Oferece quartos limpos e bem cuidados com frigobar, wi-fi e TV, além de um café da manhã bastante variado e super gostoso.
Leia mais sobre a nossa experiência na Pousada Bellas Águas nesse post que fizemos sobre onde se hospedar em Santo Amaro.
Como encontrar pousadas baratas nos Lençóis Maranhenses
Encontrar pousadas baratas nos Lençóis Maranhenses não é uma tarefa fácil se você viajar na alta temporada e deixar para cima da hora. Aqui vão algumas dicas para você se dar bem:
- Vá entre junho e setembro, quando as lagoas ainda estão cheias, mas evite feriados nacionais.
- Viaje durante a semana, se possível.
- Reserve com ao menos dois meses de antecedência, assim você terá maiores chances de encontrar as pousadas com o melhor custo-benefício com quartos disponíveis.
- Use o programa Genius da Booking, com ele você consegue descontos e upgrade de quarto.
Selecionamos algumas pousadas cujas diárias custam menos de R$ 150 para 2 pessoas. Ambas ficam em Barreirinhas: Vila Nômade e Pousada Marlene.
Quantos dias ficar nos Lençóis Maranhenses
3 dias são suficientes para conhecer algumas lagoas nos arredores de Barreirinhas e fazer o passeio pelo Rio Preguiças passando por Atins. Porém, se você quiser visitar a parte mais bonita do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, recomendo que também vá a Santo Amaro.
A princípio, um roteiro enxuto ficaria desta forma:
- Barreirinhas: 2 dias
- Atins: 1 dia
- Santo Amaro: 2 dias
Seguro viagem nacional
O seguro viagem nacional se torna indispensável quando viajamos a lugares remotos, com estrutura hospitalar precária.
O serviço custa menos de R$ 5 por dia e garante atendimento nos melhores hospitais do país, ainda que seja necessário transoprte de urgência. Além disso, o seguro cobre despesas em casos de cancelamento de viagem, atraso de voo e extravio de bagagem. Use os nossos cupons de desconto!
- Acesse a página da Seguros Promo
- Preencha as datas de sua viagem e escolha um destino
- Selecione a apólice
- Utilize o cupom na etapa de pagamento
Cupom temporário válido até 30/11/2024
Leia mais sobre a nossa viagem pelo Maranhão
- As principais estradas do Maranhão
- Como ir de São Luís para os Lençóis Maranhenses
- Lençóis Maranhenses no período de seca, vale a pena?
- O que levar e o que usar nos Lençóis Maranhenses
- Pousadas nos Lençóis Maranhenses: onde se hospedar em Barreirinhas, Atins e Santo Amaro
- Turismo no Maranhão: praias, passeios e traslados
Barreirinhas
- Como ir de Barreirinhas para Paulino Neves
- Passeios em Barreirinhas, a porta de entrada dos Lençóis Maranhenses
- Passeio de lancha voadeira pelo Rio Preguiças, no Maranhão
- Circuito Lagoa Bonita, o passeio de boas-vindas nos Lençóis Maranhenses
Carolina / Chapada das Mesas
Santo Amaro do Maranhão
- Onde se hospedar em Santo Amaro do Maranhão
- Santo Amaro do Maranhão, o lado alternativo dos Lençóis Maranhenses
São Luís do Maranhão / Alcântara
- Visitando o Museu do Reggae em São Luís do Maranhão
- Como ir de São Luís para Alcântara (e vice-versa)
- O que fazer em Alcântara, como chegar e onde ficar
Vídeos
Viajei Bonito
Somos duas pessoas apaixonadas por movimento. Para nós, cair na estrada é mais importante do que um projeto futuro de estabilidade e quaisquer oportunidades de novas viagens, por mais remotas e loucas que pareçam ser, a gente tá pegando!