Seguro Viagem no Brasil vale a pena?

Quando planejamos uma viagem internacional, sabemos que além de hospedagem, passagens e passeios, também temos que providenciar o seguro viagem. Para boa parte dos destinos internacionais (os países que integram o Tratado de Schengen), o seguro viagem é obrigatório. E para os destinos nacionais? O seguro viagem no Brasil não é obrigatório, mas é extremamente recomendável.

Infelizmente não temos como prever o futuro e todos sabemos que imprevistos podem acontecer a qualquer momento. E os riscos de uma surpresa desagradável acontecer em viagens nacionais são bem parecidos com os de uma viagem internacional. Já fizemos aqui no Viajei Bonito um guia passo-a-passo de como fazer o seguro viagem. Hoje vou pontuar as principais particularidades para analisarmos os motivos pelos quais o seguro viagem no Brasil vale a pena.

Quais são as vantagens do seguro viagem no Brasil?

Quando pensamos em imprevistos, vêm logo à nossa mente problemas de saúde ou algum possível acidente. Ainda mais que é sabido que nem sempre podemos contar com a assistência de hospitais e postos de saúde públicos. É claro que o seguro viagem cobre assistências médicas, farmacêuticas e odontológicas, mas saiba que ele cobre muito mais do que isso. Caso sua bagagem extravie ou você precise de assistência na localização das malas, o seguro pode ser acionado. Cancelamento de viagem, assistências jurídicas e orientação em caso de perda de cartão de créditos e/ou documentos pessoais são outros itens cobertos pelo seguro.

Já tenho um plano de saúde. Preciso de um seguro viagem mesmo assim?

Certamente sim. É sempre bom lembrar que o plano de saúde não é um seguro viagem, assim como o seguro viagem não é um plano de saúde. São produtos distintos. É muito comum que as apólices do plano de saúde não cubram nenhum ocorrido fora do estado de origem. Alguns planos não oferecem cobertura nem quando acontece algum imprevisto fora do próprio município, então é sempre bom ficar atento. Mas o mais importante é a cobertura do seguro viagem que citamos no item anterior.

Siga nossa página no Facebook

Como foi dito, além de despesas médicas, o seguro cobre vários itens não relacionados com saúde de fato, tais como: extravio de bagagens, perda/cancelamento de vôo, perda de cartões/documentos, etc. E é sempre bom lembrar que, além do atendimento emergencial, a maioria dos seguros viagem também tem cobertura para consultas, internações, fisioterapia, translado médico e medicamentos.

Quais são os requisitos para se contratar um seguro viagem nacional?

O único requisito normalmente imposto é que seu destino esteja a pelo menos 100km de distância do seu local de partida (mas isso pode variar de acordo com o plano e a cobertura). Então é sempre bom ficar de olho nisso no momento que estiver cotando o melhor seguro para você. Você também deve analisar se o seguro viagem que está sendo contratado supre as suas necessidades ou se ele apresenta alguma restrição. Veja, por exemplo, se ele cobre internações, medicamentos e consultas médicas. Outra dica muito importante está relacionada com os grupos específicos. Se você pretende praticar esportes de aventura ou é gestante, por exemplo, pode ser que haja necessidade de contratar uma cobertura direcionada. Alguns seguros também oferecem o acompanhamento, por parte de um profissional, a grupos específicos: crianças, diabéticos, hipertensos e gestantes.

Pelo valor normalmente oferecido, contratar um seguro viagem no Brasil vale muito a pena

Pelo valor normalmente oferecido, contratar um seguro viagem no Brasil vale muito a pena. Créditos: moreharmony / Fonte: Pixabay

O seguro viagem no Brasil é caro?

Não. Ele fica bem mais em conta do que o seguro contratado para uma viagem internacional (que também já não costuma ter um custo alto). O valor é calculado baseado em vários fatores: idade do segurado, destino da viagem, duração e tempo de deslocamento. São várias empresas que atuam hoje no segmento de seguro viagem: Affinity, Assist Card, GTA, Travel Ace, entre outras. É sempre interessante fazer uma simulação e avaliar os valores e coberturas de cada uma delas. O preço final do seguro pode variar baseado nos fatores acima citados e na seguradora escolhida. Porém, em termos de preço médio, um seguro viagem pode custar entre cerca de R$5,00 e R$10,00 por dia de viagem (preços vigentes até o fim de 2018). Para evitar surpresas desagradáveis e viajar com mais tranquilidade e segurança, é um valor consideravelmente baixo.

E como devo proceder para contratar o seguro?

A escolha e contratação do seguro é bem simples. No nosso guia passo-a-passo, nós detalhamos cada etapa do processo. Se você tem alguma particularidade, como seguro para grávidas, crianças, grupos ou praticantes de esportes radicais, pode ser interessante você dar uma olhada neste post aqui. Para comparação e contratação do seguro, nós indicamos a Seguros Promo, parceira do Viajei Bonito.

E é graças a essa parceria que disponibilizamos um cupom de desconto para todas as apólices. Caso queira maiores informações, clique aqui.

VIAJEIBONITO5

Se liga que tá rolando promoção! Nosso cupom dá 5% de desconto, mas se a sua viagem for de 18/12/18 até 04/02/19 você pode usar o cupom FERIAS para garantir 10% de desconto em sua apólice! Aproveite esse descontão porque ele é por tempo limitado!

O melhor de tudo é que você não paga nada a mais por isso, recebe um desconto ao utilizar nosso cupom e ainda ajuda nosso blog a continuar trabalhando em prol de sua viagem.

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre a escolha e contratação do seguro viagem no Brasil, utilize nosso espaço de comentários abaixo. Teremos o maior prazer em responder e ajudar um pouquinho na sua viagem.

Leia tudo que já escrevemos sobre seguro-viagem

Assista ao vídeo

Prepare-se para sua viagem

É altamente recomendável contratar um seguro viagem para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiroE se liga que tá rolando promoção! Se a sua viagem for de 18/12/18 até 04/02/19 você pode usar o cupom FERIAS para garantir 10% de desconto em sua apólice! Aproveite esse descontão porque ele é por tempo limitado!

Pesquise por preços de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais na plataforma da Passagens Promo.

Osmar Sexto

Formado em Ciência da Computação, ex-analista de sistemas e jogador profissional de poker desde 2013, vai levando a vida rodeado por músicas, esportes, jogos, séries e viagens. Créditos da imagem de capa: ckturistando / Fonte: Unsplash. Imagem utilizada nas redes sociais: Gisele Rocha.