Durante nossa viagem à Bangkok, tiramos um dia para visitar a famosa cidade de Ayutthaya, capital do antigo Reino de Ayutthaya há mais de 600 anos. O local ainda guarda ruínas fascinantes, cheias de mistérios e histórias, nem todas elas com veracidade confirmada.
Neste artigo falaremos sobre como chegar à Ayutthaya a partir de Bangkok, explicaremos como fizemos pra reservar um tour que nos foi muito vantajoso, resumiremos cada atração que visitamos e no final você ainda poderá assistir a um vídeo completo com todas as filmagens registradas durante esse passeio. Pra completar, você ainda confere dicas sobre onde se hospedar. Foi um material coletado com muito carinho que nós agora disponibilizamos no Viajei Bonito para que você conheça mais sobre a Tailândia.
Para ler em seguidaUm pouco sobre Ayutthaya
Considerado um dos principais destinos para quem visita o país, a cidade de Ayutthaya teve grande importância comercial no passado, sendo seu porto peça-chave no comércio internacional de açúcar, couro, sedas e vários outros produtos. Como dito no início do artigo, a cidade foi destruída pelo exército birmanês em 1767 e por conta disso grande parte de seus pontos turísticos estão em forma de ruínas.
Como consequência da guerra, seus templos guardam até hoje estátuas de Buda sem cabeça e construções em destroços. Pode parecer triste, mas suas paisagens fantásticas são um prato cheio aos fotógrafos. Ao todo são quase 200 templos, sendo apenas 50 reconhecidos pela UNESCO. Estamos falando de um pedacinho da Tailândia que traz seus visitantes ao passado em uma viagem inesquecível sobre a qual contamos a partir de agora.
Como ir de Bangkok à Ayutthaya
Aproximadamente 80 km separam Bangkok de Ayutthaya. Uma opção é ir andando: segundo o Google Maps, 15 horas são necessárias aos turistas que desejam ir caminhando, mas ela será descartada, tudo bem? Supondo que você não tenha alugado um carro e ainda assim queira visitar a cidade, é possível ir a partir de tours contratados em qualquer agência turística de Bangkok. A Khao San Road é repleta dessas agências, o que lhe permite negociar e comparar entre os vários pacotes e preços.
Mas por que recomendamos um tour? Você pode simplesmente pegar um trem ou um ônibus, mas uma vez em Ayutthaya, todo o deslocamento interno entre os templos, que são afastados, terá de ser feito com táxis, ônibus urbanos e tuk-tuks. Além de custo adicional, você acabará perdendo tempo procurando a melhor forma de chegar a esses lugares. Por isso recomendamos uma excursão, já que os preços dos tours para Ayutthaya, assim como quase tudo em Bangkok, são muito atrativos.
Veja bem, reservamos um tour que incluía:
- Ônibus de ida que nos buscou no albergue às oito da manhã e na volta nos deixou na Khao San Road por volta das quatro da tarde;
- Visita a cinco templos:
- Wat Yai Chai Mongkhon
- Wat Mahathat
- Wat Lokkayasutharam
- Wat Phukhao Thong
- Wat Phra Si Sanphet
- Almoço;
- Guia em inglês.
E quanto pagamos? O equivalente a R$ 50,00 por pessoa. Parece piada. Parece pegadinha. Mas não era. Ficamos apreensivos quando contratamos o tour porque tudo parecia bom demais pra ser verdade. E era!
Não temos uma empresa em específico para recomendar, mas saiba que caminhando pela Khao San Road é possível negociar, chorar descontos e comparar itinerários nas várias agências espalhadas ao longo da rua.
Templos visitados em Ayutthaya
Nosso tour contou com quatro templos na parte da manhã e um templo enorme logo após o almoço. A partir daqui você confere um resumo dessas atrações, bem como algumas das imagens que registramos nesse dia.
“wat”?
Wat nada mais é do que templo. E por essa razão, praticamente o nome de todos os templos budistas que visitamos começam com Wat. Não é à toa que os templos em Bangkok sobre os quais já escrevemos também seguem a regra: Wat Pho e Wat Arun.
Wat Yai Chai Mongkhon
O primeiro templo visitado na parte da manhã nos surpreendeu pela beleza das estátuas de Buda cobertas com mantas amarelas ao redor da principal construção. As enormes imagens esculpidas em pedra e os fortes ventos que balançavam suas vestimentas traziam uma atmosfera única ao lugar. Ficávamos dividos entre fotografar tudo que víamos ou apreciar as belas construções cujas idades são contadas em séculos.
O monastério foi construído em 1357 e utilizado para acomodar monges ainda durante o reinado de U-Thong, primeiro rei de Ayutthaya. Na área do templo é possível encontrar ainda uma grande imagem do Buda Reclinado. Você sabe o que representa a estátua do Buda Reclinado? Leia em nosso artigo sobre o Wat Pho.
-
Wat Yai Chai Mongkhon em Ayutthaya, Tailândia. Gisele Rocha -
Wat Yai Chai Mongkhon em Ayutthaya, Tailândia. Gisele Rocha -
Wat Yai Chai Mongkhon em Ayutthaya, Tailândia. Gisele Rocha -
Wat Yai Chai Mongkhon em Ayutthaya, Tailândia. Gisele Rocha -
Wat Yai Chai Mongkhon em Ayutthaya, Tailândia. Gisele Rocha -
Wat Yai Chai Mongkhon em Ayutthaya, Tailândia. Gisele Rocha -
Wat Yai Chai Mongkhon em Ayutthaya, Tailândia. Gisele Rocha -
Wat Yai Chai Mongkhon em Ayutthaya, Tailândia. Gisele Rocha -
Wat Yai Chai Mongkhon em Ayutthaya, Tailândia. Gisele Rocha -
Wat Yai Chai Mongkhon em Ayutthaya, Tailândia. Gisele Rocha
Wat Mahathat
Também conhecido como o Templo das Grandes Relíquias, o Wat Mahathat está localizado no centro de Ayutthaya e foi a segunda atração visitada nesse dia. Acredita-se que o templo foi construído no século XIV A.D. O que se vê hoje são apenas ruínas gigantescas. Cenários perfeitos para fotografias e apreciação. Se não fosse nosso tempo curto até que o guia nos levasse para o próximo destino teríamos gastado horas explorando os arredores do templo e os longos gramados verdes que se estendiam no horizonte.
Segundo a guia, no passado houve uma guerra que destruíu praticamente todas as construções pertencentes ao templo. Pelo que entendemos a partir de sua explicação, nos pescoços das estátuas de Buda havia colares de ouro, e por essa razão os invasores arrancavam suas cabeças, que eram vendidas posteriormente.
-
Wat Mahathat em Ayutthaya, Tailândia. Gisele Rocha -
Wat Mahathat em Ayutthaya, Tailândia. Gisele Rocha -
Wat Mahathat em Ayutthaya, Tailândia. Gisele Rocha -
Wat Mahathat em Ayutthaya, Tailândia. Gisele Rocha -
Wat Mahathat em Ayutthaya, Tailândia. Gisele Rocha -
Wat Mahathat em Ayutthaya, Tailândia. Gisele Rocha -
Wat Mahathat em Ayutthaya, Tailândia. Gisele Rocha -
Wat Mahathat em Ayutthaya, Tailândia. Gisele Rocha -
Wat Mahathat em Ayutthaya, Tailândia. Gisele Rocha -
Wat Mahathat em Ayutthaya, Tailândia. Gisele Rocha
Segundo as histórias do local, durante um roubo o ladrão foi pego e a cabeça da estátua deixada no pé de uma árvore. Como era proibido manusear a cabeça de uma estátua de Buda na época, ela foi deixada ali e com o passar dos anos as raízes da árvore “abraçaram” o artefato, que se encontra lá até hoje.
-
Wat Mahathat em Ayutthaya, Tailândia. Gisele Rocha -
Wat Mahathat em Ayutthaya, Tailândia. Gisele Rocha
Durante nossa viagem, a foto da cabeça de Buda nas raízes da árvore foi postada em nosso Instagram e rendeu boas repercussões. Que tal nos seguir por lá e acompanhar as imagens de nossas próximas viagens?
Wat Lokkayasutharam
Uma das maiores imagens do Buda Reclinado da Tailândia, com 42 metros de comprimento, se encontra justamente em Wat Lokkayasutharam. A idade do templo ainda é desconhecida, uma vez que ele já foi restaurado várias vezes durante os anos e provavelmente os registros se perderam.
Além da grande estátua, uma prang tombada como a Torre de Pisa se destaca alguns metros depois. Não há muito no entorno dessas ruínas além das duas contruções. De qualquer forma a visita ao local é válida.
Dica: chegando às ruínas é comum ser abordado por vendedoras de flores e incensos. Elas são simpáticas e nós acabamos acompanhando. Fomos até uma fogueira em frente à estátua do Buda Reclinado e queimamos alguns incensos, depositando as flores em seguida, uma homenagem tradicional a Buda vista em praticamente todos os templos. Demos alguns trocados mas ela iniciou tentativas insistentes de vender medalhas com imagens de Buda que, segundo ela, serviriam de proteção. Não compramos, mas deu trabalho sair dessa sem parecer rude.
-
Wat Lokkayasutharam em Ayutthaya, Tailândia. Gisele Rocha -
Wat Lokkayasutharam em Ayutthaya, Tailândia. Gisele Rocha -
Wat Lokkayasutharam em Ayutthaya, Tailândia. Gisele Rocha -
Wat Lokkayasutharam em Ayutthaya, Tailândia. Gisele Rocha -
Wat Lokkayasutharam em Ayutthaya, Tailândia. Gisele Rocha -
Wat Lokkayasutharam em Ayutthaya, Tailândia. Gisele Rocha -
Wat Lokkayasutharam em Ayutthaya, Tailândia. Gisele Rocha -
Wat Lokkayasutharam em Ayutthaya, Tailândia. Gisele Rocha -
Wat Lokkayasutharam em Ayutthaya, Tailândia. Gisele Rocha
Wat Phukhao Thong
O último templo antes do almoço foi o Wat Phukhao Thong e tudo que pensávamos nessa hora era em…? Sim, no almoço. O calor do meio dia e a fome faziam com que olhássemos as longas escadarias lançando longos bocejos e roncos na barriga que entoavam canções tailandesas tradicionais. Mas como bons turistas que somos, subimos as dezenas de degraus. Lentamente, mas subimos.
Na entrada do templo havia várias estátuas de galos em um pequeno monumento. Os galos são levados até ali pela própria população porque o antigo rei da Tailândia, que viveu justamente nesse local, gostava muito de rinhas, sendo as de galos as favoritas. Há então uma lenda de que se um pedido seu for realizado, você deverá deixar um galinho em frente ao templo como forma de agradecimento. Essas informações foram dadas pela guia.

No alto do templo, uma porta muito apertada leva até a pequena câmara onde os fiéis vão para suas orações e meditações. Entretanto, o espaço é minúsculo. No túnel após a entrada é difícil até mesmo ficar em pé ou passar quando alguém vem no sentido oposto. A subida valeu mesmo a pena pela vista e pelos ventos que sopravam generosamente no lado de fora.
-
Wat Phukhao Thong em Ayutthaya, Tailândia. Gisele Rocha -
Wat Phukhao Thong em Ayutthaya, Tailândia. Gisele Rocha -
Wat Phukhao Thong em Ayutthaya, Tailândia. Gisele Rocha -
Wat Phukhao Thong em Ayutthaya, Tailândia. Gisele Rocha
Ufa, enfim, o almoço! Mas não espere encontrar imagens aqui: estávamos com fome demais pra fotografar.
Wat Phra Si Sanphet
Terminado o almoço, pensamos que o último templo seria qualquer coisinha pra agradar a galera antes de retornar à Bangkok. Que nada, ele foi um dos mais interessantes. Dessa vez, estávamos em um local onde havia um templo em atividade ao lado de um templo em ruínas. Vários pontos com sombra permitiam que tirássemos as fotos sem fritar.
-
Wat Phra Si Sanphet em Ayutthaya, Tailândia. Gisele Rocha -
Wat Phra Si Sanphet em Ayutthaya, Tailândia. Gisele Rocha -
Wat Phra Si Sanphet em Ayutthaya, Tailândia. Gisele Rocha -
Wat Phra Si Sanphet em Ayutthaya, Tailândia. Gisele Rocha -
Wat Phra Si Sanphet em Ayutthaya, Tailândia. Gisele Rocha -
Wat Phra Si Sanphet em Ayutthaya, Tailândia. Gisele Rocha -
Wat Phra Si Sanphet em Ayutthaya, Tailândia. Gisele Rocha -
Wat Phra Si Sanphet em Ayutthaya, Tailândia. Gisele Rocha -
Wat Phra Si Sanphet em Ayutthaya, Tailândia. Gisele Rocha
Fomos descobrir então que o templo foi o antigo Palácio Real antes da destruição de Ayutthaya.
Terminamos o passeio sabendo que visitamos muita coisa boa em um dia. A sensação de ter aproveitado bem nosso tempo em Ayutthaya foi muito importante para nós, uma vez que em várias das cidades pelas quais passamos ficamos com a impressão de que faltou ver muita coisa.
O que vimos nesse dia em Ayutthaya?
Se as galerias que postamos acima não foram suficientes, aqui vai um vídeo que gravamos ao longo do dia. Aproveite para seguir nosso canal no YouTube e ter acesso a vários outros vídeos postados durante nossas viagens.
Onde se hospedar em Ayutthaya
Como dissemos no início, visitamos Ayutthaya a partir de um tour em Bangkok. Sabemos que a grande maioria das pessoas estarão na capital tailandesa, mas se por acaso você preferir se hospedar na própria cidade de Ayutthaya, há alguns bons albergues por lá. A recomendação do Viajei Bonito é o Luang Chumni Village (69).
Fazendo a reserva a partir do link acima você garante uma pequena comissão para nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Se você gostou de conhecer Ayutthaya conosco, ou se já conhece e quer compartilhar suas experiências, não deixe de participar do artigo utilizando os comentários logo abaixo!
Até a próxima!
Ler mais sobre o nosso Mochilão Asiático
Se você gostou deste artigo e gostaria de ler outros sobre o nosso mochilão pela Ásia, veja abaixo por onde passamos e boa leitura.
- Quanto custa viajar pelo sudeste asiático?
- Seguro viagem para a Ásia não é obrigatório, mas é essencial
Estados Unidos
Tailândia
- Mochilão na Tailândia: quantos dias ficar em cada cidade?
- Wat Pho, o Templo do Buda Reclinado
- Wat Arun, um templo completo com a cara Bangkok
- Bangkok é realmente uma cidade barata?
- Visitando Ayutthaya em um dia
- 15 coisas para fazer na Khao San Road, em Bangkok
- Como consegui fazer uma Sak Yant em Bangkok
- Tradições e comportamentos tailandeses que você deve entender antes de viajar
- Como é voar pela Air Asia
- Como é a vigilância sanitária nos aeroportos da Tailândia
- Krabi ou Phuket e por quê?
- O que fazer em Krabi Town, no sul da Tailândia
- Os principais mercados de Bangkok e o que vale a pena comprar neles
- Ilhas Phi Phi na Tailândia: pacotes e tours
Vietnã
- Como é atravessar uma rua em Ho Chi Minh, no Vietnã?
- A visita enriquecedora ao Museu de Memórias da Guerra, Vietnã
- Como tirar o visto para o Vietnã pela internet
- 14 cenas curiosas que presenciei no Vietnã
Malásia
- O que fazer em Kuala Lumpur: 20 atrações gratuitas
- Lugares para ver e fotografar as Petronas Towers em Kuala Lumpur
Singapura
Prepare-se para sua viagem Em Ayutthaya, nossa sugestão de hospedagem é o Luang Chumni Village (69, diárias a partir de R$139,00). Aprenda a reservar um hotel pela internet aqui. Você pode procurar outros hotéis através do Booking, casas e quartos no Airbnb ou então se sua preferência é por albergues, acesse o Hostelworld. Quer economizar em sua viagem? Conheça então os cupons de desconto oferecidos pelo Viajei Bonito. Comidas exóticas, fenômenos climáticos e furtos: veja alguns dos motivos pelos quais recomendamos o seguro viagem para os países da Ásia. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiro. E se liga que tá rolando promoção! Até o dia 08/02/21 você pode usar o cupom VERAO para garantir 15% de desconto em sua apólice! Aproveite esse descontão porque ele é por tempo limitado! Como alternativa, nós sugerimos que você também faça uma cotação na Real Seguro Viagem. Já testamos o chip internacional da Easysim4u e aprovamos tanto o serviço quanto a qualidade da internet no exterior. Clique aqui para ver todas as opções de coberturas disponíveis nos EUA e em mais de 210 países! Ainda, utilize o cupom VIAJEIBONITO10 para garantir 10% de desconto em seu pedido! Recomendamos que você dê uma olhada no plano Dados Mundi que sai a partir de R$359,01. O Viajei Bonito indica também como alternativa o chip da America Chip. Clique aqui para ler nosso tutorial sobre como comprar um chip internacional pela internet. Pesquise por preços de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais nas plataformas da Kayak e da Skyscanner. Aprenda a criar um alerta de passagens aéreas em promoção. Se você teve algum voo cancelado, atrasado, perda de conexão, overbooking, extravio de bagagem ou outros tipos de imprevisto com companhias aéreas, faça aqui uma consulta e descubra se você tem direito a indenizações. A Resolvvi cuida de toda a burocracia e você recebe o valor sem sair de casa, além de pagar apenas se ganhar. TransferWise é o serviço de transferência de moedas para dentro e para fora do Brasil que utilizamos sempre que precisamos efetuar ou receber pagamentos internacionais. De todos no mercado, ele é o que garante até o momento a taxa de câmbio mais próxima da conversão atual. Já para compra de moeda em espécie e cartões pré-pagos em dólar e euro, nós indicamos a Confidence Câmbio. Receba um desconto em sua primeira viagem com a Uber ao utilizar o cupom 9udns9 durante o cadastro pelo aplicativo ou então através deste link.Adicione ao Pinterest
Clique na imagem para adicionar este artigo em seu Pinterest e veja também nossos painéis. Foto por: Gisele Rocha

Mto bom…. Mas as entradas aos templo estavam incluido no preço do turs?
Mto informativo seu blog. obrigado
Estavam sim, João. A única coisa que pagamos foi uma garrafa d’água e um picolé depois do almoço.
Saudade daqueles picolés… R$ 1,00 cada!
Legal, to fazendo um planejamento para ir no fim do ano que vem, pretendo ficar um ano visitando uns 21 países da Asia. Fiz isso em 2011, fiquei um ano na Europa.
Vc esta onde agora?
Qual seu proximo destino?
Abraço e boa sorte
Muito bom seu blog. Eu fui na Tailândia em 2013. Queria saber o nome e pra que serve um cartao de alumínio dourado que fica dentro dos templos . Ele ê todo escrito em tailandês . Ficarei feliz se vcs me responderem. Eu posso mandar até a foto para vcs. Obrigada