Existe WiFi público no Brasil para os viajantes usarem?

Viajar é uma delícia e é difícil encontrar quem não goste, mas antes de começar uma jornada, é sempre bom estar ciente de alguns cuidados. A internet, hoje em dia, é tão importante quanto a própria mala. Necessária para que a comunicação com os amigos e familiares aconteça, ela também permite consultas de última hora no itinerário, compra de ingressos, retificação de planos e afins.

Viajar sem acesso à internet é algo praticamente impensável atualmente e por isso resolvemos investigar um pouco mais sobre como funciona este acesso para os viajantes que vêm nos conhecer.

Você tem ideia de como um estrangeiro faz para usar o Wi-Fi no Brasil? Como consegue se comunicar, como faz as suas navegações em geral? Acompanhe conosco e desvende essa incógnita que os visitantes têm antes de virem para cá.

Onde acessar Wi-Fi público no Brasil

Seja para conferir a reserva do hotel ou para encontrar a balada da noite; ou para acessar o 10bet cassino online Brasil jogos ou mandar uma mensagem para a mãe, todo viajante quer estar conectado. Para tentar ajudar nesta missão enquanto estiver em terras tupiniquins, selecionamos alguns lugares onde o WiFi pode ser utilizado quase sempre sem nenhum empecilho – ou cobrança.

Shoppings

É super comum os locais comerciais fornecerem uma rede privada de internet para os seus visitantes. Os shoppings, sendo um conglomerado de lojas, não poderiam agir de forma distinta.

Dificilmente um turista ficará desamparado de internet em um shopping, especialmente nas grandes capitais e/ou pontos turísticos. Fica mais fácil, assim, pedir um Uber ou mesmo conferir se a loja que ele tanto busca realmente fica naquele local. É uma chance que o local tem de garantir uma permanência maior do cliente por lá.

Restaurantes

Também já com o hábito bastante consolidado, hoje em dia há uma série de restaurantes que inclusive contam com a conexão do cliente na rede para que, assim, façam o pedido. Entre cardápios e até mesmo pagamento de conta, nestes lugares é possível conferir absolutamente tudo online, com o Wi-Fi entregue.

Sabiamente, a internet não costuma ser bloqueada para uso exclusivo do menu. Os clientes podem, além de navegar pelas ofertas do restaurante, fazer tudo mais o que desejarem utilizando a rede fornecida.

Bibliotecas

Na mesma linha dos restaurantes, as bibliotecas oferecem Wi-Fi inicialmente para facilitar a consulta no próprio acervo. Mas claro que não termina por aí. O usuário pode se aprofundar na pesquisa que estiver fazendo, além de checar o que mais desejar via internet pública, na maioria dos casos.

Museus

Os museus, hoje em dia, possuem tanta conectividade que em alguns deles já é possível até mesmo interagir com as obras através da internet. Para isso, claro, eles dispõem de Wi-Fi para todos os visitantes. Apesar de terem algumas liberações para além do tema do museu, não é tudo que pode (nem que deve) ser acessado com estas redes.

Parques

Nos parques, é possível que a rede não seja das melhores… não por ser um parque, mas sim pela quantidade de pessoas que geralmente acessam ao mesmo tempo. Também há o fator espaço, que pode dificultar um pouco o alcance do Wi-Fi em todos os cantos.

Mas é muito útil poder utilizar uma rede pública em um espaço ao ar livre. Você pode estudar, jogar online ou mesmo trabalhar sem que necessariamente esteja em casa. Para os viajantes, é muito bem vindo como fonte de informação e dados sobre os pontos que veem ao vivo.

Hotéis

Já nos hotéis, é pacificada a disponibilidade de Wi-Fi. Não apenas aqui no Brasil, mas em todo o mundo – afinal, é neles que são organizadas as questões da viagem, realizados os checkins de voos e muitos outros detalhes ligados ao turismo propriamente dito.

Durante a viagem, o hotel é a casa do viajante e é nele que há a maior necessidade de possuir acesso à navegação online. Nem faria sentido um hotel não oferecer isso ao seu hóspede na era moderna, certo?

Use VPN quando se conectar à uma rede pública
Use VPN quando se conectar à uma rede pública. Créditos: Petter Lagson / Fonte: Unsplash

Atenção! Nem sempre o grátis é seguro!

Apesar de serem muito úteis, muitas destas redes podem ser uma verdadeira cilada. Isso se dá em decorrência da susceptibilidade aos ataques virtuais que elas oferecem. As redes gratuitas não possuem uma blindagem maior e, por serem acessadas por muitas pessoas, deixam o dispositivo mais aberto; a malwares e hackers.

Se você não tem certeza de que a rede que irá utilizar é realmente segura, não hesite em usar uma VPN como forma de proteção. Elas melhoram a sua segurança criptografando dados e blindando o seu espaço. Manter seus dados ilesos e distantes de possíveis ataques é a melhor forma de não cair em um phishing ou mesmo ter suas informações roubadas enquanto faz algo completamente inofensivo como pedir uma batata frita em um restaurante. Todo cuidado vale!

Existe WiFi público no Brasil para os viajantes usarem?

Essas informações foram úteis para você?

Ajude-nos a continuar compartilhando histórias incríveis e dicas úteis! Escaneie o QR code abaixo com o seu app para pagamentos e faça uma contribuição voluntária para manter nosso blog de viagens vivo. Obrigada pelo seu apoio!

PIX para viajeibonito

Prepare-se para viajar

Ícone seguro viagem

Use o cupom SAUDE23 para adquirir o seguro viagem com até 23% de desconto, pagando via PIX ou boleto bancário. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 200 países utilizando o chip da America Chip, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. 

Compre passagens aéreas com até 35% de desconto usando o comparador de preços ou utilize a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Viajei Bonito

Somos duas pessoas apaixonadas por movimento. Para nós, cair na estrada é mais importante do que um projeto futuro de estabilidade e quaisquer oportunidades de novas viagens, por mais remotas e loucas que pareçam ser, a gente tá pegando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo