Hostelworld é confiável?

Quando você pesquisa sobre hostels no Google, é possível que apareça um link do Hostelworld nas primeiras posições e também é provável que o algoritmo das suas redes sociais comece a mostrar anúncios dessa empresa. E aí você se pergunta: “Hostelworld é confiável?”, “é seguro reservar hospedagem, preencher meus dados e usar meu cartão de crédito nessa plataforma”?

O primeiro passo para não ser enganado é buscar o histórico da empresa, além de opiniões e relatos de quem já utilizou a plataforma. Acredito que seja por isso que você tenha chegado a este post.

Neste artigo responderei às principais dúvidas de quem ainda não conhece a plataforma. Se depois de ler todos os tópicos você quiser fazer alguma pergunta, fique à vontade para usar a nossa caixa de comentários. Ela poderá ajudar outros leitores também.

Hostelworld é uma empresa que foi fundada em 1999 por um profissional de TI e um proprietário de hostel, que juntos tinham o objetivo de criar um canal para divulgar hospedagens de baixo custo, com foco no público jovem, para que eles pudessem conhecer novos lugares e pessoas de maneira divertida, barata e segura.

Rapidamente a plataforma ficou conhecida na Europa e não demorou para que se espalhasse em outros continentes, abrindo escritórios em Sydney, Seul, Xangai, Londres e no Porto.

Em 2015 a empresa passou por uma grande reformulação e começou a oferecer experiências como uma forma de complementar a vivência que os mochileiros tinham nos hostels. Desde então, o slogan da Hostelworld é “Meet the World“, ou em bom português: “conheça o mundo”.

Atualmente a plataforma conta com 36 mil hospedagens cadastradas em 180 países, tornando-se o maior provedor de reservas on-line para a indústria de acomodação econômica!

Como funciona o Hostelworld?

A plataforma é muito intuitiva, navegar por ela é muito fácil. Antes de começar a procurar hospedagem e passeios, recomendo que você faça o seu cadastro gratuitamente seguindo o passo a passo que eu vou te mostrar agora:

  • Na página inicial do Hostelworld — tanto faz se for no computador, no tablet ou no celular —, você vai clicar no ícone com três barras horizontais que fica no canto superior direito da tela.
  • Em seguida, clique na segunda opção do menu, que é “entrar/criar conta”.
  • Abaixo do botão de login, você verá em letras miúdas a opção “criar conta”.
  • Você só vai precisar inserir os seus dados, ler e aceitar os “Termos e Condições” e clicar em “Inscrição”.

Pronto! Seu cadastro foi feito em menos de 5 minutos!

Agora começa a melhor parte, que é desbravar o universo das acomodações e passeios. Basta inserir o nome da cidade e analisar as opções.

Busca por hospedagens

Na página inicial, você vai clicar em “acomodação” e em seguida escrever o nome da cidade para onde você quer ir, (por exemplo: Cusco, Peru) e indicar a data de chegada, a data programada para a saída e o número de pessoas que estão viajando juntas (contando com você). Clica em buscar e pronto!

É possível filtrar as opções por valor de diária, nota dos hóspedes, tipo de estabelecimento, tipo de quarto e comodidades (café da manhã, conexão à internet, estacionamento gratuito, piscina, depósito de bagagens, etc).

Decida-se com calma, leia as descrições com atenção, observe as fotos do lugar e leia a revisão dos usuários, essa é a parte mais importante para fazer a escolha certa. Depois é só fazer o pagamento da reserva e cortar essa pendência do seu checklist!

Busca por experiências

Para quem busca imersão cultural, agendar um tour coletivo por meio do Hostelworld é a melhor escolha, já que a maior parte dos passeios foge aos clássicos turísticos vendidos pelas agências. É uma forma de explorar a cidade sob a ótica local e conhecer gente disposta a expandir seus horizontes.

Para ver a lista de passeios, volte à página inicial e clique em “experiências”, em seguida, coloque o nome da cidade e indique a data da viagem. Alguns passeios são sazonais ou só acontecem em alguns dias da semana.

Após clicar em “procurar”, um grande leque de opções se abrirá na sua tela. Clique na experiência escolhida e veja os detalhes sobre ela, incluindo tempo de duração, ponto de encontro, idiomas falados pelo guia e revisões de pessoas que já fizeram o passeio.

Garantia do menor preço

Outro diferencial do Hostelworld é a garantia de melhor preço. Se você encontrar o mesmo estabelecimento com valor de diária mais barato em outro site, basta preencher um formulário para receber o reembolso da diferença. Dessa forma você não corre o risco de cair em ciladas se aventurando em empresas sem credibilidade enquanto tenta economizar.

Para usufruir desse benefício, você precisa solicitar o reembolso em até 24 horas após a reserva ter sido feita no Hostelworld. Além disso, a oferta do concorrente precisa estar em vigor no momento da contestação.

Reserva 100% garantida

No caso de você ter algum problema com o check-in por culpa do estabelecimento, além de receber todo o seu dinheiro de volta, o Hostelworld ainda vai te dar um crédito de 50 dólares para reservas futuras. Até hoje nenhuma outra plataforma de reserva de hospedagem oferece essa segurança aos clientes.

Políticas de cancelamento

Como a plataforma abriga milhares de acomodações em centenas de países diferentes, as políticas de cancelamento de reservas acabam variando. As opções disponíveis neste momento são as seguintes:

  • reserva de cancelamento grátis;
  • reserva flexível;
  • reserva não flexível;
  • reserva não reembolsável.

Você encontra o tipo de cancelamento na página do respectivo estabelecimento na aba “regras da casa”.

Afinal, Hostelworld é confiável?

Sim, o Hostelworld é confiável. Mais que isso, ele é líder global no mercado de reservas online para hospedagens econômicas. 

São mais de 20 anos de existência, com mais de 36 mil propriedades cadastradas em 180 países e mais de 13 milhões de usuários. A plataforma oferece suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, em 19 idiomas. Todas as informações inseridas no site são criptografadas usando SSL, isso garante que os dados de cada pessoa sejam armazenados de forma segura e protegidos de terceiros.

Minhas experiências com o Hostelworld

A primeira vez que reservei uma cama de hostel através da Hostelworld foi em 2009, na Argentina. Em 2012, durante o meu intercâmbio seguido de mochilão pela Europa, também utilizei o site para encontrar os preços mais baixos, sempre atenta às revisões para não ser pega de surpresa com ratos e bed bugs, comuns em instalações que não recebem manutenção e limpeza adequadas.

A única vez que precisei acionar o suporte para intervir em uma disputa foi após me hospedar em um quarto privativo sem janela e com roupas de cama mofadas em Kuala Lumpur, na Malásia. A foto da página era diferente do quarto que me deram e o gerente no albergue não queria me mudar de quarto e nem me reembolsar o que já havia sido pago para que eu pudesse ir para outro lugar.

Abri uma reclamação pelo site, expliquei o que havia acontecido e mandei fotos do quarto onde me alocaram. Recebi o reembolso algumas semanas depois. Se tivesse reservado diretamente com o hostel, teria me estressado muito mais e o dinheiro jamais teria sido devolvido. É por essas e outras que nunca reservo hospedagem direto com o estabelecimento.

Hostelworld é confiável?

Prepare-se para viajar

Use o cupom FERIAS para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom SPRING e garanta 50% de desconto.

Economize em passagens aéreas usando o comparador de preços ou a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus,  a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo