10 melhores hotéis fazenda em Minas Gerais para relaxar

Relaxar é preciso, e encontrar um lugarzinho para chamar de seu entre as várias opções de hotéis fazenda em Minas Gerais pode te ajudar. Minas tem fama de acolhedora e não é exagero dizer que ao pisar nessas terras você se sentirá como em um abraço. Com o estresse do dia a dia, que somado à pandemia se intensificou para a maioria das pessoas, encontrar esse ponto onde é possível recarregar as energias é mais do que bem-vindo.

Esta lista de hotéis fazenda em Minas Gerais contempla opções em todo o estado, alguns com áreas de recreação para as crianças, outros com chalés perfeitos para viagens românticas. O que todos têm em comum é a oportunidade de contato profundo com a natureza.

1. Hotel Fazenda Itapuá - Monte Verde

Continua após a publicidade

Localizado no município de Camanducaia, mais especificamente no distrito de Monte Verde (um dos destinos mais românticos em Minas Gerais), este é um hotel fazenda no sul de Minas tem que uma série de atrativos, como trilhas guiadas, piscina aquecida e hidromassagem e, por isso, o Fazenda Hotel Itapuá é considerado por muitos hóspedes como um dos melhores hotéis fazenda em Minas Gerais. Os 20 chalés – divididos em três categorias – ficam afastados um dos outros, o que garante privacidade aos hóspedes na Serra da Mantiqueira.

Já no preço da diária, o lugar oferece café da manhã. Além disso, possui um restaurante e um bar extras, com cardápio variado, incluindo pratos da gastronomia alemã. Esse é um hotel fazenda pet friendly e animais com mais de um ano e sociáveis são bem-vindos, até mesmo os de porte grande, como o labrador. Para as crianças, o hotel tem piscina especial, parque infantil e salão de jogos, além das atividades mistas com adultos, como as caminhadas. Por um custo extra, é possível ainda pedir um menu especial para os pequenos.

2. Hotel Fazenda Recanto das Hortênsias - Passa Quatro

Bem no meio do eixo Rio-São Paulo, na cidade de Passa Quatro, o Hotel Recanto das Hortênsias está entre os melhores hotéis fazenda em Minas Gerais. Piscina aquecida, quadras para a prática de esportes variados e trilhas ecológicas com monitores são algumas das atividades que o lugar, que tem 112 apartamentos, oferece para que crianças e adultos possam se divertir em meio à exuberância da Serra da Mantiqueira. Por conta da pandemia, saunas e jacuzzis estão inabilitadas.

A culinária mineira é o que dá o tom no restaurante, que também prepara pratos vegetarianos e veganos. O sistema é de pensão completa, com café, almoço e jantar, sendo as bebidas cobradas à parte. A hospitalidade dos funcionários é destacada como um dos principais pontos positivos.

3. Hotel Fazenda Vale da Mantiqueira - Virgínia

Cercado de montanhas, essa é mais uma das opções de hotel fazenda no sul de Minas. Localizado no pequeno município de Virgínia, o local possui quatro tipos de acomodações. Aventura e diversão são garantidas no Hotel Fazenda Vale Da Mantiqueira, que tem mais de 30 atividades, como trilha na mata, tirolesa e uma cachoeira com piscina natural. Esta pode ser uma boa opção de hotel fazenda para ir com crianças, já que o espaço também tem uma vasta estrutura para os pequenos, com parquinhos, recreação diária com monitores e piscinas com brinquedos infantis.

Para dar conta de tanta atividade, quem se hospeda por lá tem garantidas quatro refeições no valor das diárias (café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar), com o típico tempero mineiro. Para evitar a circulação do coronavírus, o Hotel Fazenda Vale da Mantiqueira montou uma série de protocolos sanitários, entre eles a redução de 40% do número de mesas para refeições e a ampliação dos horários, testagens diárias dos funcionários e desinfecção frequente de apartamentos e áreas comuns.

4. Hotel Fazenda Bavária - São Lourenço

Sombra, água fresca e muita tranquilidade: esse pode ser um bom resumo desse hotel fazenda no interior de Minas, muito recomendado pelos hóspedes como uma boa opção para casais. A leveza de uma vida no campo garante boas noites de sono – em uma das três categorias de acomodação – aliadas a trilhas e passeios de pedalinho, por exemplo.

Para recuperar as energias, o Hotel Fazenda Bavaria, que fica na simpática São Lourenço, oferece sistema pensão completa, com café da manhã, almoço e jantar. E com um detalhe: tudo preparado no fogão a lenha. Para quem tem a intenção de viajar com animal de estimação, esse é um hotel fazenda pet friendly, sendo apenas necessário acordar com o local o pedido e o preço.

Antes de continuar a leitura, que tal ver as nossas fotos no Instagram?

5. Hotel Fazenda Poços de Caldas - Poços de Caldas

Localizado na cidade das águas termais, essa hospedagem é mais uma da lista de hotéis fazenda em Minas Gerais que tem atividade para todas as idades e realiza eventos especialmente pensados para algumas épocas do ano, como o Baile da Primavera, o Festival do Torresmo e o Festival de Verão. Para garantir o entretenimento de todos, o Hotel Fazenda Poços de Caldas tem programações divididas por faixas etárias aos finais de semana, como passeios ecológicos, circuito de trenzinho pela fazenda, atividades nas piscinas (uma delas aquecida) e até apresentações teatrais.

A tradicional culinária mineira também se faz presente aqui e os hóspedes estão habilitados a ficar à vontade. Para descansar, o local tem sete tipos de acomodações – algumas com lareira e até três ambientes. O Hotel Fazenda Poços de Caldas é pet friendly, e animais com até 15 quilos são aceitos, por um preço fixo, e sempre que todas as necessidades do animal estejam a cargo dos tutores. Ah: a carteira de vacinação do amigo peludo também deve ser apresentada no ato de entrada. O próprio hotel tem sete cães que caminham livres e interagem com quem se aproxima.

6. Hotel Fazenda Santa Helena - Matias Barbosa

Bem na divisa de Rio de Janeiro e Minas Gerais, pertencendo ao pequeno município de Matias Barbosa, o Hotel Fazenda Santa Helena é um oásis de paz e uma opção de hotel fazenda no sul de Minas. Com três tipos de acomodações – standard, luxo e chalé -, a propriedade oferece tranquilidade para os hóspedes, além de um belíssimo espaço cercado de verde.

As refeições são servidas no esquema de pensão completa (apenas as bebidas são à parte), sempre variadas e abundantes, incluindo pratos vegetarianos, veganos e sem glúten. Tudo feito em fogão a lenha. As atividades agradam desde os mais calmos até os que estão em busca de uma dose extra de adrenalina, como uma trilha de bicicleta ou a pé, com guia especializado, que promete uma vista cinematográfica a partir da Pedra de Paraibuna, a 890 metros de altitude.

7. Hotel Fazenda Cheiro Verde - Mercês

Sabe a música que diz “era uma vez, um lugarzinho no meio do nada, com sabor de chocolate e cheiro de terra molhada”? A letra escrita por Álvaro Socci e Cláudio DaMatta e cantada por Sandy & Junior bem poderia ser uma tradução do que pretende proporcionar o Hotel Fazenda Cheiro Verde, que fica no município de Mercês, no interior de Minas. Reconhecido pelos hóspedes como um dos melhores hotéis fazenda em Minas Gerais e também muito bom para casais, o local possui três categorias de acomodações, sendo duas delas (Ala das Flores e Bangalôs) habilitadas a receber animais de estimação.

Entre as atividades oferecidas estão tirolesa, arvorismo e pelo menos outras três exclusivas para as crianças – em feriados nacionais, durante os períodos de férias e ainda de sexta a domingo, o hotel tem recreação infantil. Para os que querem incrementar ainda mais a experiência, o Hotel Fazenda Cheiro Verde tem serviços extras, como sessão de fotos, massagem relaxante e jantar romântico. A alimentação é no sistema all inclusive, que oferece a possibilidade de seis refeições diárias, das 7h30 às 22h, incluindo bebidas.

8. Hotel Fazenda Bela Vista - Tiradentes

Lembrando um grande casarão antigo de fazenda, o Hotel Fazenda Bela Vista, que tem mais de duas décadas de funcionamento, está no distrito de César de Pina, que pertence a Tiradentes, e fica bem perto dos municípios de Coronel Xavier Chaves e São João del Rei. Com duas lagoas, quadra de tênis e piscina, por exemplo, quem ficar em um dos 19 confortáveis apartamentos dessa hospedagem terá bastante para aproveitar, incluindo uma fábrica de cachaça artesanal localizada junto ao hotel.

Situado na zona rural, em meio a muita área verde e de grande tranquilidade, ele é muito recomendado para casais e funciona tanto durante a semana quanto aos finais de semana. Diferentemente de outros hotéis, no Bela Vista, o visitante pode escolher se prefere a hospedagem apenas com café da manhã, com almoço também ou ainda as três refeições, cada modalidade com um valor específico. A amabilidade da equipe é um dos pontos fortes. Animais de porte pequeno e sociáveis são aceitos, considerando todos os cuidados necessários com o pet.

9. Hotel Fazenda Igarapés - Igarapé

Grande e acolhedor, ao mesmo tempo, o Hotel Fazenda Igarapés reúne praticamente tudo que alguém pode pensar quando a ideia de “conforto” dos hotéis fazenda em Minas Gerais vem à cabeça. Localizado no município de Igarapé, bem próximo a BH (a cerca de 50km de distância da capital mineira), o espaço oferece sete tipos de acomodações – de suítes de madeira a casas inteiras, incluindo um bangalô nas alturas – e uma série de atividades – com e sem monitores – para todas as idades em meio ao verde.

A alimentação é no sistema de pensão completa e toda pensada com base na tradicional cozinha mineira. Um dos fatores mais destacados pelos hóspedes, além da atenção dos funcionários, é a variedade de atrações para crianças. Animais de estimação não são permitidos.

10. Pousada Fazenda do Engenho - Serra do Cipó

A cerca de 100 quilômetros de Belo Horizonte, essa pousada é um misto de simplicidade e aconchego. Localizada no município de Santana do Riacho, a Pousada Fazenda do Engenho oferece 14 apartamentos, em duas categorias – standard e premium -, de onde os hóspedes podem ver a Serra do Cipó, que fica muito perto do local.

Quem animar, pode fazer um trekking pelo Parque Nacional da Serra do Cipó, caminhar pelos 650 mil metros quadrados de terreno ou ainda desfrutar da tranquilidade dos jardins, do pomar e da piscina. O atendimento dos funcionários e a localização são dos pontos altos deste local, que também é bastante recomendado para uma viagem a dois. O café da manhã é por conta da casa. O almoço é à parte e também há a opção de petiscos na piscina, por conta do cliente.

Conheça outros destinos mineiros

Agora que você já conhece os melhores hotéis fazenda em Minas Gerais, que tal ler sobre outros destinos do estado?

SALVE ESTA IMAGEM NO SEU PINTEREST!

Clique na imagem para adicionar este artigo ao seu Pinterest e viaje pelos nossos painéis.

Melhores hotéis fazenda em Minas Gerais
10 melhores hotéis fazenda em Minas Gerais para relaxar

Prepare-se para viajar

Use o cupom FRIDAY para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto, pagando via PIX ou boleto bancário. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom BLACKEASY4U e garanta 60% de desconto.

Compre passagens aéreas com até 35% de desconto usando o comparador de preços ou utilize a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus, a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Carolina Radu

Formada em Jornalismo pela Facha e pós-graduada em Economia e Gestão da Sustentabilidade pela UFRJ, está sempre disposta a viajar, seja pra cidade vizinha ou pro outro lado do planeta. Tem uma queda por América Latina e Europa. É imensamente agradecida à Glória Kalil por ter lhe ensinado a montar uma mala.

14 pensou em “10 melhores hotéis fazenda em Minas Gerais para relaxar

  1. Achei muito interessante as pousadas, hotéis e cidades onde ainda não conheço. Gostaria de receber em meu email lugares baratos e bonitos p ficar.

    1. Oi, Silmara! Fico feliz que tenha gostado!

      Os preços variam de acordo com o dia da semana e a época da sua viagem. Para simular os preços, basta clicar no botão verde que aparece abaixo de cada hotel fazenda.

      Abraços!

  2. Estou planejando uma viagem por Minas Gerais e estava em dúvida se ia valer a pena ou não ficar em um hotel fazenda, mas depois do seu texto já decidi que vou. Muito obrigada pelas dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo