Uma experiência inesquecível no Pantanal Sul
No nono dia de nosso roteiro por Bonito e pelo Pantanal, participamos de duas atrações na Fazenda São Francisco, em Miranda: Chalana com a Pesca de Piranha na parte da manhã, Safari Fotográfico com a Trilha do Carandá após o almoço.
Ambas superaram nossas expectativas. Tudo que lemos semanas antes em blogs de viagens nos passou a ideia de que veríamos apenas alguns bichinhos aqui e ali, mas estando lá, foi possível ter uma leve noção do que é a vida selvagem do Pantanal. Você entenderá quando ver as imagens abaixo.
Ainda na recepção, já é possível observar bem de perto emas, papagaios e outras aves que pertencem ao ecossistema do Pantanal.
[vb_gallery ids=”1004,1005″]
Navegue pelo post
Chalana com a Pesca de Piranha
As paisagens que se formam ao longo do Corixo São Domingos (braço do Rio Miranda) são fantásticas!
[vb_gallery ids=”947,949,946,948,945″]
E ficam melhores ainda quando você as aprecia no conforto da chalana!
A Pesca de Piranha não nos agradou muito, pois ambos compartilhamos de um mesmo sentimento: pescaria não é a nossa praia. Por isso aproveitamos o tempo em que o barco “estacionou” pra tirar algumas fotos e um cochilo rápido.
[vb_gallery ids=”939,937,936″]
Já os outros turistas que compartilhavam a chalana conosco conseguiram pescar várias piranhas. Algumas foram jogadas aos jacarés e pássaros que nos acompanhavam durante parte do passeio e as restantes viraram caldo no final do safari que nos aguardava após o almoço.
[vb_gallery ids=”967,969,983,982,972,971″]
Nem todos os jacarés são alimentados durante as saídas da chalana, segundo a guia. Afinal de contas não é propósito do passeio sair jogando comida para os animais a título de espetáculo.
Terminado o Passeio de Chalana, era hora de voltar pra fazenda e saborear um farto almoço pantaneiro, com direito a muita carne e comida caseira. Mas nada de carne de jacaré, como muitos pensam.
Almoço
Voltamos do passeio famintos e depois de comer até não caber mais, nos deitamos nas redes disponibilizadas pelo receptivo da Fazenda San Francisco para um cochilo breve.
[vb_gallery ids=”977,978″]
E olha quem nos fez uma surpresa depois do cochilo:
Safari Fotográfico e Trilha do Carandá
Feita a digestão, embarcamos em uma caminhonete adaptada com bancos longos para encerrar o dia com um safari fotográfico que percorreria estradas de chão cortando a Fazenda San Francisco em busca de animais pertencentes à fauna do Pantanal.
Quando achávamos que já tínhamos visto todos os jacarés do dia, nos deparamos com centenas deles ao longo dos canais que cortam a fazenda. Até um ninho com vários filhotinhos apareceu no caminho. Se pisar num formigueiro já é tenso, imagine pisar ali!
[vb_gallery ids=”990,991″]
Durante o safari, nenhum turista era autorizado a descer do veículo, salvo no momento em que fizemos a Trilha do Carandá: uma trilha feita de madeira que corta parte da mata fechada ainda dentro do perímetro de preservação da Fazenda San Francisco.
[vb_gallery ids=”963,964″]
De repente os cervos do pantanal começaram a dar as caras, muito ariscos, mas não tanto o suficiente para que tirássemos algumas fotos.
[vb_gallery ids=”994,993,995″]
O Jaburu, mais conhecido como Tuiuiú, é um dos animais mais representativos do Pantanal. Por sorte, quase no final do safari pudemos encontrar alguns.
As capivaras apareciam aos montes, nadando em meio aos jacarés. Descobrimos que eles se dão muito bem, ao contrário do que pensávamos.
Os Gaviões também nos acompanharam durante boa parte do caminho, principalmente quando o sol começou a se por.
[vb_gallery ids=”999,1000″]
O tamanduá-bandeira foi o animal mais arisco de todos e com muito custo conseguimos capturar um. Acalme-se, capturamos apenas em imagens.
Ao final do dia, fomos presenteados com um espetáculo de por-do-sol, diferente de todos que já tínhamos visto na vida. Sem sombra de dúvidas, um passeio completo, com muita natureza e belezas naturais a serem apreciadas.
Seria muito egoísmo de nossa parte guardar todas as fotos do por-do-sol que tiramos naquela tarde. Então aqui vão mais algumas:
[vb_gallery ids=”957,956,961,959,958″]
Não há como negar, os passeios da Fazenda San Francisco valem o investimento. Pelo day-use de R$ 178,00 por pessoa (valor vigente em maio de 2015) foi possível:
- Conhecer parte do ecossistema pantaneiro;
- Navegar por um corixo;
- Ver de perto jacarés saltando da água para abocanhar piranhas;
- Apreciar a comida típica pantaneira;
- Percorrer quilômetros e quilômetros de estradas por dentro da fazenda, fotografando vários animais típicos do Pantanal;
- Presenciar um dos pores-do-sol mais bonitos do Brasil (quem sabe do mundo) em meio à vida selvagem;
E aí? Conseguimos passar pelo menos um pouco do que é feito o Pantanal? Deixe seus comentários abaixo e tire todas as suas dúvidas com o Viajei Bonito!
[xyz-ihs snippet=”viagem-bonito-pantanal”]