Viajei Bonito

Planejamento de viagens e nomadismo digital

15 cidades para visitar no Peru (e o que fazer em cada uma delas)

Montanhas imponentes, ruínas incas, desertos surreais, passeios na selva e uma das gastronomias mais premiadas do mundo. Peru é um destino que atrai visitantes por inúmeros motivos.

Você está planejando uma viagem mas não sabe exatamente quais destinos visitar? Então se inspire nesta lista de 15 cidades para visitar no Peru e acrescentar ainda mais emoção, encantamento e misticismo em seu roteiro.

Além dos pontos turísticos de cada lugar, deixamos sugestões de onde se hospedar (hostels e hotéis), além de um mapa para você conseguir visualizar a localização dos destinos mencionados. Assim fica mais fácil montar o roteiro e planejar os deslocamentos. Aproveite para ler sobre como é viajar de ônibus pelo Peru.

Naturalmente, a capital está entre as principais cidades do Peru, e esse é mais um motivo para que sua visita seja indispensável. Localizada na costa centro-oeste do país, Lima oferece uma série de atrativos para turistas que desejam mergulhar no cenário local.

Entre os pontos turísticos, estão o Parque del Amor, em Miraflores, a Casa da Gastronomia Peruana, que abriga registros de mais de meio século de uma trajetória culinária que fez fama por todo o mundo, a Plaza Mayor, onde ficam atrações como o Palácio do Governo e a Catedral de Lima.

Não deixe de conhecer o Parque La Muralla, assim batizado por ainda conservar parte da muralha que, por muitos anos, protegeu a cidade de saques e invasões, e que agora resiste em forma de monumento histórico.

Antes de embarcar, veja como ir do aeroporto de Lima para Miraflores, além do que fazer na cidade durante algumas horas de conexão.

Onde se hospedar em Lima

Miraflores é a melhor opção de bairro para se hospedar na capital peruana se você estiver visitando a cidade pela primeira vez. Mas há outras áreas com bom custo-benefício, seguras e com fácil acesso aos pontos turísticos. Leia o nosso guia de hospedagem em Lima, ou escolha alguma das opções abaixo.

Powered by GetYourGuide

2. Cusco

Já na região sul do país está Cusco, uma das cidades para visitar no Peru e conhecer mais sobre os costumes, tradições e legado dos povos pré-colombianos.

Em Cusco, ainda resistem traços da cultura inca, o que confere um ar místico especial às ruas e pontos turísticos do local.

Com um roteiro de três dias, é possível conhecer as principais atrações turísticas, como a Plaza de Armas, erguida em um local simbólico, no qual era celebrada a festa ritualística Inti Raymi (Festa do Sol) nos tempos incas, o Templo de São Brás, datado de 1560, com seu famoso púlpito barroco entalhado com a maior riqueza de detalhes, além de uma coleção notável de pinturas que retratam a vida do santo que empresta o nome à paróquia, e os sítios arqueológicos localizados em torno da cidade.

Como o nosso objetivo aqui no Viajei Bonito é viajar gastando pouco, selecionamos vários restaurantes onde você pode comer bem sem gastar muito em Cusco.

Onde se hospedar em Cusco

3. Valle Sagrado

Localizado em uma das regiões mais deslumbrantes do Peru, o Valle Sagrado estende-se às margens do rio Urubamba, a apenas 35 km de Cusco. Além de ser um dos destinos mais fascinantes do país, faz parte da lista de lugares para conhecer no Peru que nenhum viajante deveria deixar de fora do roteiro.

As principais cidades são: Pisaq, Ollantaytambo, Maras, Moray, Chinchero, Tipón e Urubamba.

O ideal é dedicar três dias para visitar o Valle Sagrado com calma, mas se não der, vale a pena fazer pelo menos um tour de um dia. Comece por Chinchero, uma antiga aldeia inca repleta de ruínas e mercados de artesanato que preservam as tradições dos povos andinos.

Em seguida, explore os sítios arqueológicos de Pisaq, que se estendem por 4 km² e abrigam impressionantes vestígios de aquedutos, muralhas, fachadas, cemitérios e pontes. Finalize o passeio em Ollantaytambo, uma cidade ainda habitada que conserva escadarias, muralhas, fontes e grandes salões herdados do Império Inca.

Onde se hospedar no Valle Sagrado

Alguns preferem se hospedar em Cusco, outros vão para Águas Calientes (a cidade-base para Machu Picchu), mas se você quer fazer o passeio pelo Valle Sagrado sem pressa, pode se hospedar em alguma cidade pelo caminho, como Pisaq, Ollantaytambo e Urubamba.

Hotéis luxuosos:

Hotéis econômicos:

4. Machu Picchu (e Aguas Calientes)

Declarada patrimônio cultural da humanidade em 1983, Machu Picchu exala misticismo e encanto, e, não por acaso, também é uma das principais cidades do Peru.

Localizada a mais de 2 mil metros de altitude, a cidade foi o berço do império inca, e ainda guarda muitos dos tesouros dessa civilização tão evoluída.

O rico complexo arquitetônico abriga casas, templos, escadarias, terraços e cemitérios, atualmente divididos historicamente segundo suas funções — agrícola, urbana ou sagrada.

Antes de embarcar, leia sobre os segredos e mistérios de Machu Picchu, assim a visita será muito mais enriquecedora.

Se tiver dúvidas sobre como ir a Machu Picchu, nós te apresentamos sete possibilidades, custando a partir de 1 dólar.

Águas Calientes, por sua vez, pode ser apenas uma “parada” antes de chegar à atração principal. Mas a verdade é que ali também há muito o que se conhecer, como o Museo de Sitio Manuel Chávez Ballón, aos pés da cidade sagrada, a Plaza Manco Capac e, claro, os banhos termais que dão nome à cidade. Veja o o que fazer em Águas Calientes.

Onde se hospedar em Águas Calientes

Já que não há hotéis dentro do Machu Picchu (ainda bem), a solução é ficar em Águas Calientes, que é a cidadezinha mais próxima.

Powered by GetYourGuide

5. Choquequirao

Também localizada nos andes peruanos, está a cidade-surpresa: Choquequirao, ou “Berço de Ouro”, em quíchua, é, também, uma cidade remanescente do império inca, e guarda tantos segredos quanto a famosa Macchu Picchu.

Para quem encara a trilha e as condições adversas a recompensa é certa: ruínas, templos e construções colossais permeiam a cidade, quase mil metros mais alta que Macchu Picchu e que, para alimentar a aura de mistério, ainda não foi totalmente revelada pelas escavações dos historiadores e arqueólogos.

Leia o roteiro de Choquequirao para descobrir o que te espera e como ir até lá.

Powered by GetYourGuide

6. Vinicunca (Montanha das Sete Cores)

Se você acha que, até agora, nossa lista de cidades para conhecer no Peru já agregou emoção ao seu roteiro, prepare-se: aí vem uma dica de cair o queixo.

Vinicunca é o ponto de partida para explorar a Rainbow Mountain, também conhecida como Montanha das 7 Cores.

Sua aparência é resultado de um processo natural fascinante. O intemperismo e as reações químicas dos sedimentos ricos em ferro, quando expostos ao oxigênio e à água, combinados à inclinação natural da montanha, criaram listras coloridas que se misturam e contrastam de maneira impressionante. O resultado é um verdadeiro espetáculo visual, tornando esse destino um dos mais fotogênicos do Peru.

No entanto, o acesso não é dos mais fáceis. Para chegar à cadeia de montanhas, é necessário primeiro percorrer um trajeto de ônibus, partindo de Cusco até Vinicunca.

Depois, vem o desafio: uma trilha de aproximadamente quatro horas a 5.200 metros acima do nível do mar, exigindo preparo físico e aclimatação à altitude. Por isso, optar por um passeio com agência pode tornar a experiência mais confortável e segura. E também é muito importante saber como evitar o soroche, uma vez que ele pode até matar!

Powered by GetYourGuide

7. Puno

Localizada a 4 mil metros de altitude, Puno é conhecida como a “cidade folclórica do Peru”. Entre as atrações da pequena cidade, estão a Plaza de Armas, a Catedral, o Museu Municipal Dreyer e os complexos arqueológicos de Kalasaya (ou Pucará) e Sillustani, localizado numa península na lagoa Umayo.

Por fim, mas não menos importante, quem vai a Puno não pode deixar de conhecer as Ilhas flutuantes de Uros, feitas à base de junco e habitadas por nativos que se dedicam ao artesanato e à cerâmica. Elas ficam no Lago Titicaca, tido como o lago navegável mais alto do planeta.

Onde se hospedar em Puno

8. Arequipa (e Vale do Colca)

Conhecida como “Cidade Branca”, por conta do silhar (pedra vulcânica também de cor branca) presente em suas construções e vias, e da neve que encobre os vulcões Misti e Chachani, Arequipa é uma cidade desenvolvida e com a segunda maior força econômica do país — atrás apenas da capital, Lima.

Para os turistas, Arequipa é um prato cheio. Valem visitas à Catedral da cidade, ao Monastério de Santa Catalina, ao Museu Histórico Municipal, às nobres casas coloniais, como a Casa do Moral e a Casa Goyeneche, na qual funciona o Banco Central de Reserva do Peru.

É claro que, em se tratando de Peru, a natureza também não pode ficar de fora. A visita ao Vale do Colca é obrigatória! Lá encontram-se piscinas termais, terraços pré-colombianos e o mirante do qual se avista o voo do condor, um dos mais belos espetáculos naturais. Leia mais sobre o passeio pelo Vale do Colca e o voo do condor.

Onde se hospedar em Arequipa

9. Nazca

Nazca é o berço das terras desérticas sobre as quais foram traçados alguns dos desenhos mais enigmáticos do mundo. Por isso, precisa estar na sua lista de cidades para visitar no Peru!

As Linhas de Nazca estão localizadas numa área rochosa e árida de Ica, onde a chuva é escassa. Lá, estão traçadas no chão cerca de 10 mil linhas estreitas e cuidadosamente calculadas, formando desenhos de animais, figuras geométricas e sinalizações sobre as quais muito pouco se sabe até os dias de hoje.

Além de conhecer os desenhos monumentais, vale a pena dar um passeio no centro da cidade e conhecer as lojas de artesanato e cerâmica (e reparar que, sempre que possível, as emblemáticas linhas aparecem adornando peças e enfeites, como marcas registradas da cidade), bem como as joalherias.

Onde se hospedar em Nazca

10. Huacachina

Pequeno vilarejo às margens do vasto deserto de Ica, Huacachina entra na lista dos lugares que impressionam pela força e magnitude na natureza.

Turismo de aventura não falta para quem tem disposição: sandboard, buggy e caminhadas pelas areias desérticas são algumas das ofertas disponíveis.

E para quem quer se surpreender, um pequeno spoiler pra aguçar a curiosidade: o oásis de Huacachina é a versão real de tudo aquilo que vimos em filmes e desenhos! Leia o roteiro para dois dias no Deserto da Huacachina e divirta-se!

Onde se hospedar em Huacachina

Powered by GetYourGuide

11. Paracas

Localizada a 4h de Lima, Paracas é conhecida como uma cidade ensolarada e charmosa, por isso não poderia ficar de fora da nossa lista de cidades para visitar no Peru.

A Reserva Nacional de Paracas, fundada em 1975, abriga um dos maiores desertos protegidos da América, e que, curiosamente, desembocam no mar!

Além das belezas naturais, ali também se encontra mais um dos suntuosos e misteriosos desenhos no estilo das linhas de Nazca: o candelabro, com mais de 200 metros de altura.

As Ilhas Balestas também merecem destaque: um arquipélago habitado por animais como leões marinhos, pinguins, pelicanos e gaivotas, e conhecida por lá como a “Mini Galápagos”.

Por serem parte de uma reserva protegida, não é permitido nadar ou andar pelas formações rochosas. Veja o roteiro para desbravar Paracas com pouca grana.

Onde se hospedar em Paracas

Powered by GetYourGuide

12. Huaraz

Huaraz, localizada a uma distância aproximada de 7h de Lima, é uma charmosa cidade com alguns atrativos especiais e também está fora do circuito turístico popular.

O Callejón de Huaylas, vale andino de 180km formado pelas cordilheiras Branca e Negra é rico em belezas naturais e riquezas culturais, graças aos povos das províncias que o compõem, a lagoa de Llaganuco e suas águas surpreendentemente azuis, o mirante natural de Winchus e as piscinas termais de Monterrey são alguns dos pontos turísticos a se considerar.

Leia o roteiro de Huaraz, ele pode facilitar o seu planejamento de viagem.

Onde se hospedar em Huaraz

Powered by GetYourGuide

13. Piura

Um lugares para visitar no Peru fora do roteiro tradicional é Piura, uma base estratégica para explorar algumas das melhores faixas de areia do país, como Máncora, Vichayito e Punta Sal, onde o mar azul-turquesa e o pôr do sol dourado criam um cenário paradisíaco.

A gastronomia com forte influência afro-peruana também é uma ótima razão para visitar o lugar. Além disso, é conhecida por ser a terra do ceviche peruano, então já sabe: comer bem por aqui é praticamente obrigatório!

Mas Piura não é só praia e comida boa. No centro histórico, me encantei com a Plaza de Armas, rodeada por edifícios coloniais e pela Catedral de Piura, que abriga uma bela imagem da Virgen de Fátima trazida de Portugal.

Outra parada imperdível é o Museu Vicús, onde pude conhecer um pouco mais sobre as antigas civilizações que habitaram a região antes dos incas.

Para quem curte experiências autênticas, vale visitar Catacaos, um povoado pertinho dali, famoso por seu artesanato em ouro e prata, além dos chapéus de palha trançada, típicos da cultura local.

Onde se hospedar em Piura

Powered by GetYourGuide

14. Cajamarca

Cajamarca foi palco de um dos episódios mais marcantes da conquista espanhola: a captura do último imperador inca, Atahualpa.

Caminhar pelo centro histórico é como voltar no tempo, com suas igrejas coloniais imponentes, casarões de época e a famosa Sala do Resgate, onde o líder inca teria oferecido ouro e prata em troca de sua liberdade. 

O que mais me surpreendeu por lá foi a combinação perfeita entre história e natureza. A poucos minutos do centro, visitei as Ventanillas de Otuzco, um sítio arqueológico com nichos funerários esculpidos em rocha vulcânica, e depois fui relaxar nas Baños del Inca, um complexo de águas termais que dizem ter sido frequentado pelo próprio Atahualpa.

Para quem curte paisagens deslumbrantes, o Mirante Santa Apolonia oferece uma vista panorâmica incrível da cidade e das montanhas ao redor. Sem falar no Mercado Central, onde provei queijos e o tradicional manjar blanco, um doce de leite cremoso irresistível!

Onde se hospedar em Cajamarca

Powered by GetYourGuide

15. Chanchamayo

Fechando a lista de cidades para conhecer no Peru, mais um destino inusitado: Chanchamayo, localizado na selva peruana.
A uma distância de 482km de Lima, Chanchamayo é um verdadeiro paraíso para quem gosta de estar em contato com a Natureza.

Cataratas acessíveis, como a Bayoz, El Tirol, Boca Tigre e Velo de la Novia (na qual não se pode nadar por conta da força da queda d’água, mas cuja vista merece ser fotografada) e rotas com desafios diversos (como a rota Indiana Jones, que leva os turistas a cruzarem obstáculos como descidas em córregos e caminhos entre árvores frutíferas) ajudam a tornar o passeio pela selva peruana ainda mais deslumbrante.

Mas nem só de aventura vive o turista, não é mesmo? Além de se exercitar, vale a pena também dedicar um tempinho às iguarias gastronômicas de Chanchamayo: banana assada, o tradicional Tamale e, claro, um bom café encerram com chave de ouro esse tour que mistura aventura e conforto.

Mapa de cidades turísticas do Peru

Como prometido, depois de listar as principais cidades turísticas do Peru, deixo aqui um mapa para você visualizar a localização de cada uma delas e assim planejar o seu próprio roteiro.

Descubra outras cidades para visitar no Peru

A lista não para por aqui! O Peru guarda muitos outros tesouros desconhecidos pela maioria dos turistas. Entre no Portal de Turismo do governo peruano para descobrir novos destinos e festas tradicionais que vão enriquecer a sua estadia nesse país extraordinário.

Prepare-se para viajar

Ícone seguro viagem

Use o cupom CONSUMIDOR20 para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto, pagando via PIX ou boleto bancário. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel
Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.
Garanta internet em mais de 200 países utilizando o chip da America Chip, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas.
Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.
Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

Um pensamento em “15 cidades para visitar no Peru (e o que fazer em cada uma delas)

  1. Obrigada pelas infos fantásticas sobre o Peru. Só tenho dezembro2019 (Natal, Rrveillon) . Aha muito arriscado ir nessa época por causa das chuvas? Queria muito conhecer mas nao temos disponibilidade em outros meses. Gratidão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo