Viajei Bonito

Planejamento de viagens e nomadismo digital

Onde se hospedar durante o Carnaval do Rio de Janeiro

Chegou o momento de tirar as fantasias do armário, fazer as malas e cair na folia. Mas e aí, já decidiu onde se hospedar durante o Carnaval no Rio de Janeiro?

Para os que deixaram a busca por hospedagem para a última hora, as perspectivas não são as melhores. Os hotéis, pousadas e hostels com diárias mais acessíveis tendem a desaparecer como confetes ao vento, sobrando apenas opções mais caras ou localizações pouco seguras.

Para quem não tem a sorte de contar com amigos ou parentes na cidade, a missão de encontrar um lugar para passar a noite se torna ainda mais desafiadora. Foi pensando nisso que decidimos criar este guia de hospedagem, focando em opções para todos os bolsos e localizações estratégicas próximas aos melhores blocos de rua.

Então, prepara a serpentina e vem com a gente descobrir onde a diversão e o descanso se encontram neste Carnaval carioca!

Onde se hospedar no Rio de Janeiro durante o Carnaval
Onde se hospedar no Rio de Janeiro durante o Carnaval. Créditos: Fernando Maia / Fonte: Riotur

Sem rodeios, vamos direto ao ponto para te ajudar a decidir onde se hospedar durante o Carnaval no Rio de Janeiro. Vamos listar opções de hotéis e albergues, para que você possa escolher o que mais combina com o seu jeito de viajar.

1. Copacabana

Bloco de Carnaval em Copacabana. Créditos: Wagner Meier / Fonte: Riotur

Esqueçam a alcunha de “Princezinha do Mar”, ao menos durante o Carnaval. Infelizmente, muitos visitantes têm o hábito repugnante de largar lixo e “regar” a areia após alguns goles de cerveja. O resultado disso são praias sujas e fedorentas, para a tristeza dos banhistas.

Para quem quer apenas aproveitar os blocos de rua, Copacabana pode ser uma boa alternativa, já que está entre os bairros mais seguros da cidade e é bem abastecido de transporte público.

Melhores blocos de Carnaval em Copacabana: Empolga às 9, Banda do Peru Pelado e Banda do Lido.

2. Ipanema

Imortalizado na canção de Vinicius de Moraes e Tom Jobim há 60 anos, até hoje Ipanema é bem frequentada. Embora ali predominem hotéis e restaurantes luxuosos, também é possível encontrar albergues com diárias econômicos.

Esse é, de fato, um dos melhores lugares para ficar no Rio de Janeiro durante o Carnaval, pois está bem abastecido de transporte público e é palco de alguns dos maiores blocos da cidade. Perfeito para quem curte uma bagunça!

Melhores blocos de Carnaval em Ipanema: Banda de Ipanema, Simpatia é Quase Amor e Bloco Afroreggae.

3. Leblon

Este bairro é conhecido por sua atmosfera elegante, sendo o metro mais caro do Rio de Janeiro. Isso reflete diretamente nos preços das estadias, mas em compensação, conta com excelente rede de transportes e é uma área segura.

Melhores blocos de Carnaval no Leblon: Imaginô Agora Amassa e Corre Atrás

Antes de continuar a leitura, que tal ver as nossas fotos no Instagram?

4. Leme

A proximidade com Copacabana permite fácil acesso aos famosos blocos de rua que desfilam durante o Carnaval. É uma área predominantemente residencial, mas também tem os seus próprios bloquinhos de rua e uma praia deliciosa!

Melhores blocos de Carnaval no Leme: Mulheres de Chico, Virtual e Bloco Brasil.

5. Botafogo

Pouco conhecido pelos turistas, o bairro Botafogo é perfeito para quem procura onde ficar durante o Carnaval no Rio de Janeiro porque está em uma posição estratégica, entre a Zona Sul e o Centro.

Aqui você encontrará shoppings, restaurantes, lojas e, claro, alguns ótimos blocos para se divertir.

Melhores blocos de Carnaval em Botafogo: Bloco dos Barbas e Sem Saída

6. Flamengo

Orquestra Voadora no Aterro do Flamengo durante o Carnaval
Orquestra Voadora no Aterro do Flamengo durante o Carnaval. Créditos: Fernando Maia / Fonte: Flickr

Considerado um bairro nobre do Rio de Janeiro, o Flamengo é uma excelente localização para quem quer curtir os megablocos do Aterro do Flamengo e aproveitar o burburinho da Praça São Salvador, além de ter fácil acesso aos blocos do Centro.

A única desvantagem é que não há muitas opções de hospedagem, então só terá o privilégio de ficar aqui quem se antecipar muito.

Melhores blocos de Carnaval no Flamengo: Sargento Pimenta, Amigos da Onça, Bagunça meu Coreto, Cachorro Cansado

7. Catete

Se hospedar no Catete durante o Carnaval no Rio de Janeiro oferece vantagens como uma atmosfera histórica, proximidade e acesso facilitado aos megablocos da Glória, além de uma experiência mais autêntica, misturando alegria carnavalesca com a riqueza cultural do bairro.

Por ser muito próximo ao Flamengo, engloba os benefícios de se hospedar lá, porém com mais opções de hotéis e albergues. Seus blocos, no entanto, não são os mais cobiçados, sendo uma vantagem para quem prefere se divertir em um ambiente mais familiar.

Melhores blocos de Carnaval no Catete: Senta Que Eu Empurro, Balança Meu Catete e Amigos do Catete.

8. Laranjeiras

Laranjeiras é um bairro predominantemente residencial, com belas construções antigas, entre elas o Palácio Guanabara, sede do governo do Rio. Por estar em uma área menos badalada, é mais fácil encontrar hospedagem barata.

A localização está entre as melhores, bem perto do Aterro e de Santa Teresa. Considerando esses pontos, se você busca uma combinação de conveniência, proximidade com eventos carnavalescos e um bairro mais tranquilo, o bairro das Laranjeiras é onde você deve se hospedar no Carnaval do Rio de Janeiro.

Melhores blocos de rua: Cardosão de Laranjeiras e Volta Alice

9. Lapa

Nas vielas estreitas e mal iluminadas da Lapa, o perigo é eminente, mas nas proximidades dos Arcos a polícia se faz presente, sobretudo no Carnaval.

Algumas vantagens incluem proximidade com blocos de rua, vida noturna animada, fácil acesso ao transporte público e atmosfera vibrante de festa, com eventos na rua e em alguns hostels.

É uma ótima opção de onde ficar no Rio de Janeiro durante o Carnaval para os foliões que gostam de farra dia e noite, noite e dia.

Melhores blocos de Carnaval na Lapa: Carioca da Gema e Nossobloco.

10. Santa Teresa

Céu na Terra, bloco de carnaval em Santa Teresa, Rio de Janeiro
Céu na Terra, bloco de carnaval em Santa Teresa, Rio de Janeiro. Créditos: Foto Gabriel Monteiro / Fonte: Riotur

Santa Teresa é o bairro das ladeiras e do charme, lotado de bares, de casarões centenários e espaços culturais. A ele dedicamos um artigo inteiro, com dicas sobre o que ver e fazer durante o ano inteiro.

Este é um ótimo lugar para se hospedar durante o Carnaval no Rio de Janeiro, porque as ruas são tomadas pelos blocos mais inusitados, entre eles o Carmelitas, de onde surgiu a lenda de que uma freira pula o muro do convento todos os anos para curtir a folia. Para ajudá-la, os foliões se vestem como irmãs de caridade e assim ninguém consegue descobrir quem é a fujona.

O ponto negativo é a falta de transporte público. Não há metrô no bairro, então vale a pena calcular o tempo de caminhada até a estação mais próxima ou dividir corrida de aplicativo com outros viajantes.

Melhores blocos de rua: Carmelitas, Céu na Terra e Aconteceu.

Áreas onde você NÃO deve se hospedar durante o Carnaval no Rio de Janeiro

Apesar de ser palco dos melhores megablocos durante o dia, à noite o Centro do Rio vira uma cidade fantasma e apresenta um índice considerável de criminalidade. Se hospedar nessa região não é a melhor pedida.

Ainda, se a ideia é se jogar nos blocos de rua, a dica é evitar os bairros mais afastados, como Barra da Tijuca e Recreio. Não é por questões de segurança, mas sim pela logística. Ninguém merece encarar horas de transporte público para chegar cair na farra. A não ser que sua vibe seja aproveitar bloquinhos mais locais e menos turísticos. A escolha é sua!

⚠️ AVISO IMPORTANTE!

Garanta sua hospedagem no Rio de Janeiro com antecedência para TODOS OS DIAS de Carnaval.

Alguns turistas costumam reservar apenas a primeira noite para saber se vão gostar do lugar ou tentar chorar um desconto pessoalmente, mas durante o Carnaval, a situação é outra. Hotéis e hostels ficam lotados, e conseguir algo de última hora pode virar uma missão impossível.

Um colega que precisou dormir na praia de Copacabana por não ter onde passar a noite disse que foi uma experiência traumática. Não coloque sua vida em risco!

Agenda dos blocos de rua no Rio de Janeiro

Agora que você já sabe onde ficar no Rio de Janeiro durante o Carnaval, é hora de olhar a agenda de blocos de rua e se organizar.

Dicas de segurança

A essa altura você já deve ter lido o nosso manual de sobrevivência para o Carnaval do Rio de Janeiro e já sabe como aproveitar a festa sem se colocar em perigo. Isso não basta! Saber se virar em hostel é crucial para ter uma experiência agradável e sair de lá com novos amigos e todos os seus bens.

Aqui vão algumas dicas baseadas nas minhas vivências em albergues nos últimos 11 anos:

  • Leve dois cadeados: um para trancar a mochila e outro para o armário.
  • Não conte dinheiro na frente de outras pessoas. Faça isso dentro do banheiro ou em outro lugar seguro.
  • Saia de casa apenas com um documento de identificação, carteira do plano de saúde e uma quantia que cubra as despesas do dia. Guarde o restante dentro da bolsa que ficará no armário individual, dentro do quarto.
  • Leve um celular antigo para os blocos, sem aplicativos de banco. Ou reajuste o limite para pix, pagamentos com cartão de créditos e transferências bancárias, assim seu dinheiro estará a salvo.
  • Configure o app “Celular Seguro” e cadastre o aparelho, tanto no celular antigo que você vai levar para os blocos quanto no seu telefone do dia a dia.
  • Não leve pessoas desconhecidas para o hotel ou hostel, em prol dasua segurança e dos demais hóspedes .
  • Alguns hostels disponibilizam quartos exclusivos para mulheres, mais seguros para aquelas que viajam sozinhas.
  • Se possível, escolha a cama de baixo do beliche. Assim você consegue ver melhor a movimentação no quarto e evita o risco de cair da escada quando tiver tentando subir depois de uns gorós.
  • Use plugs nos ouvidos. Não é bem uma dica de segurança, mas ajuda muito na hora de dormir, principalmente durante o Carnaval, quando os hóspedes estão mais animados.

Esperamos que este post lhe ajude a encontrar o melhor lugar para passar o Carnaval no Rio de Janeiro. Se ainda houver alguma dúvida, sinta-se livre para entrar em contato através dos comentários.

Aproveite a festa!

Dicas de segurança para o Carnaval no Rio de Janeiro
Siga as nossas dicas de segurança para o Carnaval do Rio de Janeiro, pois o seu anjo da guarda está trabalhando demais. Créditos: Gustavo Stephan / Fonte: Riotur
[vb_post_list tag="rio-de-janeiro" limit="13" title="Leia mais sobre o Rio de Janeiro"]

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo