Viajei Bonito

Planejamento de viagens e nomadismo digital

10 lugares para passar o Réveillon em Minas Gerais

Existem muitos lugares para passar o Réveillon em Minas Gerais e curtir o recesso de fim de ano. O desafio é encontrar informações que ajudem a escolher aonde ir.

Neste post, trago sugestões para diversos perfis de viajantes: desde opções econômicas até as mais luxuosas, atendendo famílias com crianças, casais românticos e grupos de amigos. Quer você prefira estar imerso na natureza ou em uma festa animada que vai até o amanhecer, há alternativas para todos os gostos.

Além das atrações de cada destino, mostrarei também sugestões de hospedagem que combinam com o estilo de cada lugar, para que você possa comemorar a chegada do novo ano da forma que mais gosta.

A Lagoa da Pampulha é palco da principal festa de Réveillon em Belo Horizonte
A Lagoa da Pampulha é palco da principal festa de Réveillon em Belo Horizonte. Créditos: Divino Advincula / Fonte: Flickr

A capital mineira abre a nossa lista de lugares para passar o Ano Novo em Minas Gerais e não poderia ser diferente.

Na Lagoa da Pampulha acontece uma das festas mais tradicionais. O evento é gratuito e conta com uma estrutura grandiosa, incluindo shows de bandas locais e de artistas nacionalmente conhecidos. À meia-noite acontece a tão esperada queima de fogos, que reflete no espelho d’água e cria um efeito visual espetacular.

Outros eventos abertos ao público acontecem na Praça da Liberdade e na Praça da Estação .

Considere usar o tempo do feriado prolongado para explorar os pontos turísticos da cidade, como o Museu de Arte da Pampulha, a icônica Igreja São Francisco de Assis (obra de Oscar Niemeyer) e o Parque das Mangabeiras, que oferece belas trilhas e vistas incríveis de BH.

Onde se hospedar durante o Réveillon em Belo Horizonte

2. Ouro Preto

As comemorações de Ano Novo em Ouro Preto acontecem na Praça Tiradentes
As comemorações de Ano Novo em Ouro Preto acontecem na Praça Tiradentes. Créditos: Gisele Rocha

Em Ouro Preto, a principal festa de Réveillon acontece na Praça Tiradentes, com apresentações de artistas locais e uma bela queima de fogos. A virada é marcada pelas badaladas do relógio da antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica, que hoje abriga o Museu da Inconfidência, tornando o momento ainda mais simbólico e especial.

Quem deseja visitar as famosas igrejas barrocas pode aproveitar a época, já que algumas estarão abertas para as missas de fim de ano. Para mais informações, é importante consultar o site da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição próximo à data.

Além disso, as repúblicas de estudantes da UFOP costumam organizar festas, então vale a pena ficar de olho na programação.

Aproveite também para explorar a cidade, Patrimônio Cultural da Humanidade, visitando museus, basílicas e antigas minas. Se houver tempo, conheça a Cachoeira das Andorinhas ou estenda a viagem até os charmosos distritos de Itatiaia e Lavras Novas, mas esteja preparado para o grande fluxo de carros típico desse período.

Onde se hospedar durante o Réveillon em Ouro Preto

3. Diamantina

Diamantina é uma das opções de destinos para passar o Réveillon em Minas Gerais
Diamantina é uma das opções de destinos para passar o Réveillon em Minas Gerais. Créditos: Pedro Vilela / Fonte: Mtur

Embora Diamantina já tenha brilhado muito durante os Carnavais, hoje a cidade histórica se vê mais sossegada.
Mesmo assim, é um ótimo destino para passar o Réveillon em Minas Gerais, seja nas comemorações públicas no Largo Dom João ou em pousadas que promovam pequenas festas e ceias.

Se você já estiver na cidade no sábado que antecede a virada do ano, tire um tempo para ir à Feira do Mercado Velho, com venda de artesanatos, gastronomia local e música.

Explore também as igrejas barrocas da cidade e visite a Casa de Juscelino Kubitschek. As cachoeiras próximas, como a Cachoeira da Sentinela, são ótimas opções para se refrescar durante o dia.

Onde se hospedar durante o Réveillon em Diamantina

4. Brumadinho

Inhotim é o principal atrativo de Brumadinho, Minas Gerais. Créditos: Embratur Sebrae / Fonte: Flickr
Inhotim é o principal atrativo de Brumadinho, Minas Gerais. Créditos: Embratur Sebrae / Fonte: Flickr

Brumadinho tem muitas coisas para fazer além de ir ao Inhotim! E se você estiver buscando calmaria e contato com a natureza para começar o ano fluindo boas energias, esse pode ser um dos melhores lugares para passar o Ano Novo em Minas Gerais.

Esse é um destino recomendado para quem viaja de carro (ou pensa em alugar um), pois os atrativos são distantes entre si e não há transporte urbano conectando esses pontos.

Tire um dia para fazer a trilha do Forte de Brumadinho, de bicicleta ou a pé. No outro, visite o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça para boas caminhadas, trilhas ecológicas, passeios de bicicleta, observação de aves e um lindo pôr do sol para encerrar o ano.

E, claro, não deixe de visitar as exposições do Inhotim. Apenas atente-se ao fato de que o instituto costuma não abrir nos dias 24 e 25 de dezembro, tampouco no dia 1º de janeiro.

Para a noite de Réveillon, há shows na Praça de Eventos Antônio do Carmo Neto, mas há tantas pousadas incríveis em Brumadinho que pode ser mais interessante passar a virada em uma delas, aproveitando a piscina e as outras comodidades que esses lugares oferecem.

Onde se hospedar durante o Réveillon em Brumadinho

5. Ibitipoca

Ibitipoca é um dos melhores destinos para passar o Ano Novo em Minas Gerais cercado pela natureza. Créditos: Andre Vasconcelos

Mais um destino para passar a virada de ano em Minas Gerais em meio à natureza. O Parque Estadual do Ibitipoca é famoso por suas trilhas que levam a cânions, grutas e cachoeiras deslumbrantes.

Os ingressos são limitados e costumam esgotar rapidamente nessa época do ano, por isso é tão importante comprar com antecedência e chegar cedo para evitar filas.

Você pode passar o Ano Novo dentro do Parque do Ibitipoca, desde que consiga reservar uma das 30 vagas para barraca de camping nesse mesmo site no qual se adquire os ingressos. Mas também há opções de pousadas adoráveis para casais ou casas de temporada, para quem vai celebrar a chegada do novo ano em grupo.

Nesse destino você também pode aproveitar um Réveillon com uma gastronomia de dar água na boca e um belo show de luzes no céu no Alpha Ville chalés, com open bar e food.

Onde se hospedar durante o Réveillon em Ibitipoca

6. Capitólio

Os passeios de lancha são um dos principais atrativos de Capitólio
Os passeios de lancha são um dos principais atrativos de Capitólio. Créditos: Rodrigo Santana

Se a sua ideia for passar o Réveillon em Minas Gerais em lugar de natureza abundante, mas com muitas festas boas, Capitólio é o destino ideal.

A virada do ano aqui é marcada por festas particulares em ranchos à beira do Lago de Furnas e shows em bares, mas sem queima de fogos, em respeito às pessoas sensíveis e animais que habitam a região.

As festas mais cotadas são a Nossa Praia e a da Choperia Colonial. Ambas são open bar, e enquanto a primeira conta com shows de grandes artistas, a segunda oferece comida liberada.

Antes das festas, aproveite para explorar os famosos cânions e as cachoeiras da região, além de curtir passeios de lancha pelas águas cristalinas de Furnas.

Onde se hospedar durante o Réveillon em Capitólio

7. Monte Verde

O que fazer em Monte Verde, Minas Gerais
O que fazer em Monte Verde, Minas Gerais. Créditos: Gisele Rocha

Saindo da vibe de Ano Novo em meio à natureza, temos Monte Verde, que apesar de oferecer belas paisagens naturais, tem outra proposta, mais reservada e intimista, perfeita para casais.

A cidade que ganhou o apelido de Suíça Mineira, é lindamente decorada durante essa época do ano, se enchendo de luzes e enfeites. Só por isso já valeria a visita.

Mas para aproveitar o Réveillon em Monte Verde, a melhor opção é se hospedar em uma das magníficas pousadas locais que organizam festas particulares com direito a ceia e, quem sabe, champanhe para brindar à meia-noite. Abaixo, citarei algumas que usualmente oferecem esse tipo de pacote.

Se preferir uma experiência mais local e econômica, as comemorações acontecem nos bares e restaurantes ao longo da Av. Monte Verde, principal via da cidade, e as queimas de fogos acontecem no Aeroporto de Monte Verde e na Praça da Árvore, que podem ser vistas gratuitamente, sem a necessidade de compra de ingressos.

Onde se hospedar durante o Réveillon em Monte Verde

8. Lambari

Lambari faz parte do Circuito das Águas e é um ótimo lugar para passar o Ano Novo em Minas Gerais com sossego
Lambari faz parte do Circuito das Águas e é um ótimo lugar para passar o Ano Novo em Minas Gerais com sossego. Créditos: Victor Alencar / Fonte: Flickr

Lambari é uma das cidades que fazem parte do Circuito das Águas de Minas Gerais, porém menos concorrida que as vizinhas São Lourenço e Caxambu, o que faz dela uma ótima opção para quem busca sossego.

A cidade conta com eventos discretos e festas em hotéis e pousadas. Além disso, a Prefeitura Municipal organiza eventos gratuitos no Centro da cidade para que a população possa celebrar a chegada do Ano Novo. A queima de fogos, no entanto, não aconteceu nos últimos anos, visando reduzir o impacto do barulho na fauna local e em pessoas sensíveis.

Use os dias de recesso para passear pelo Parque das Águas, conhecer seus lindos jardins, as diversas fontes de águas minerais com propriedades medicinais e experimente os banhos terapeuticos. Aproveite para visitar o Lago Guanabara e passar pelo Cassino do Lago, dois cartões-postais de Lambari.

Onde se hospedar durante o Réveillon em Lambari

9. Poços de Caldas

A Praça Pedro Sanches sedia a principal festa de Réveillon em Poços de Caldas
A Praça Pedro Sanches sedia a principal festa de Réveillon em Poços de Caldas. Créditos: Fagner Martins / Créditos: Adobe Stock

Poços de Caldas é uma estância hidromineral bastante popular por suas águas termais e também está localizada na região do sul de Minas.

O clima tranquilo e familiar predomina na cidade em qualquer época do ano, sendo ideal para quem busca uma celebração mais serena, com opções para se divertir e relaxar.

A Prefeitura organiza eventos gratuitos no centro da cidade, com shows ao vivo na Praça Pedro Sanches, e uma queima de fogos silenciosa de 5 minutos, promovendo uma festa inclusiva e respeitosa.

Em relação aos eventos privados, o Réveillon Casa Sales é o mais popular entre eles e conta com a presença de artistas locais, sistema open bar e buffet de comida incluído no valor do ingresso, com opções que vão de sushi a massas, mesa de frios e café da manhã.

Além disso, diversos hotéis oferecem pacotes de Réveillon no estilo all inclusive, com bebidas e refeições à vontade, além de entretenimento para todas as idades. A seguir, menciono algumas dessas opções.

Onde se hospedar durante o Réveillon em Poços de Caldas

10. Uberlândia

O Mercado Municipal é um dos principais pontos turísticos de Uberlândia
O Mercado Municipal é um dos principais pontos turísticos de Uberlândia. Créditos: Prefeitura Municipal

Encerrando esta lista de lugares para passar o Réveillon em Minas Gerais, chegamos a Uberlândia, a maior cidade do Triângulo Mineiro, repleta de opções para celebrar a virada.

A cidade comemora o Ano Novo com diversas festas, que agradam a todos os estilos de público. Entre as mais tradicionais estão o Réveillon Castelli e a festa no Palácio de Cristal. Ambos os eventos são all inclusive, oferecendo um buffet completo de comidas e bebidas variadas, além de atrações musicais com bandas e DJs que garantem a animação dos convidados.

Nos dias de recesso, recomendamos explorar os pontos turísticos de Uberlândia. Comece pelo Parque do Sabiá, um dos espaços de lazer mais populares da cidade e ideal para passeios em família. Em seguida, visite o Mercado Municipal, onde você poderá saborear iguarias locais e conhecer um pouco da cultura mineira.

Para quem estiver de carro, vale a pena uma visita à Cachoeira Sucupira, um belíssimo refúgio natural a poucos quilômetros do centro da cidade.

Onde se hospedar durante o Réveillon em Uberlândia

Conheça outros destinos em Minas Gerais

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

6 pensou em “10 lugares para passar o Réveillon em Minas Gerais

  1. Adorei essas dicas de lugares para passar o reveillon em Minas, Gisele! Adoro viajar nessa época mas sempre busco lugares mais sossegados, e essa sua lista me deu várias ideias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo