Viajei Bonito

Planejamento de viagens e nomadismo digital

Bed bugs: como identificar e se livrar do seu pior pesadelo

Coisa boa é poder viajar, conhecer gente diferente, rodar por toda a cidade tirando fotos incríveis e, ao final do dia, dormir o sono dos justos. O que poderia estragar um dia assim? Talvez isto:

Bed bug, um bicho tão pequeno que pode arruinar a sua viagem.
Bed bug, um bicho tão pequeno que pode arruinar a sua viagem. Créditos: AFPMB / Fonte: Flickr

Esses bichos são encontrados em acomodações e lugares de alta rotatividade, principalmente porque se transportam nas malas, roupas e até nos cabelos das pessoas. Não importa se você está em albergues ou hotéis luxuosos, poderá encontrá-los em qualquer lugar.

Como são esses bed bugs? Onde eles ficam?

Bed bugs é o nome mais conhecido dos percevejos. Aqui no Brasil não são tão comuns assim, mas alguns hotéis europeus e norte-americanos estão infestados deles.

São bichinhos pequenos, do tamanho de uma semente de maçã, com corpo arredondado e de cor marrom avermelhado. Parecem piolhos, só que maiores. Eles se reproduzem rapidamente e adoram ficar no canto da cama, nas costuras do colchão, nos estofados, nas cortinas e tapetes. Vez ou outra ficam escondidos nos móveis também, só esperando você dormir pra sugar o seu sangue. Use a lanterna do seu celular para encontrá-los.

As mudanças em um bed bug ao se alimentar.
As mudanças em um bed bug ao se alimentar. Créditos: UGA College of Ag & Environmental Sciences – OCCS / Fonte: Flickr

Antes de se deitar, dê uma olhada nos lençóis e travesseiros pra ver se acha algum indício de manchas marrons ou até pontinhos de sangue. Roupas de cama escuras ou muito estampadas são um sinal de que o staff do hotel ou albergue possa estar tentando escondê-los. Nos sofás, prefira sempre o acento do meio, mas dê uma conferida antes mesmo assim.

Por via das dúvidas, sempre coloque as roupas e sapatos usados em um saco com aquelas bordas de lacrar, separando-os dos demais itens. Assim, se algum inseto ou ovinho estiver escondido ali, ele não vai se alastrar pelo resto das suas coisas.

Achei bed bugs, o que fazer?

Imediatamente, informe aos funcionários da casa. Com o advento das redes sociais e da facilidade de provar tudo com fotos, todo mundo fica com medo de escândalos. Assim, não arrumarão empecilhos para mudá-lo de quarto ou reembolsá-lo, conforme a sua vontade.

Vá tomar banho quente e use bastante sabão. Lave até os cabelos para tirar qualquer vestígio dos bichos. Verifique se a toalha também não está contaminada antes de se secar.

Em relação à bagagem, tire TUDO de dentro dela e lave o que for possível, depois seque na secadora ou passe com ferro quente para matar possíveis ovo que possam ter ficado agarrados. Inclusive as malas e mochilas precisam ser aspiradas e dedetizadas, com atenção redobrada às costuras. Cadernos e livros também devem passar por uma inspeção rigorosa, já que os bed bugs podem acampar nos seus pertences e depois da viagem se espalharem pela sua casa. Já pensou que tragédia essa praga se reproduzindo no seu quarto? Adeus sossego!

[vb_gallery ids=”2433,2432,2429″]

É necessário dedetizar todos os cômodos e móveis afetados pelos bed bugs ou percevejos.
É necessário dedetizar todos os cômodos e móveis afetados pelos bed bugs ou percevejos. Créditos: michael_swan / Fonte: Flickr

Tratando as feridas

A picada não dói na hora, mas em pouco tempo as áreas afetadas começam a ficar bem vermelhas e a coceira é infernal. Pelo menos os bed bugs não transmitem doenças.

Como não sou médica, seria uma irresponsabilidade receitar remédios aqui. No entando, existem algumas medidas simples para minimizar o problema. Se a alergia estiver se agravando, é melhor procurar um hospital.

  • Pomadas com hidrocortisona, livremente vendidas em farmácias e drogarias, diminuem a coceira e facilitam a cicatrização das feridas.
  • Limpar as picadas com água e sabão ajudam a diminuir a coceira. Não esfregue o sabão na área afetada. Basta fazer bastante espuma nas mãos e passá-las ali. Deixe um tempo antes de enxaguar.
  • Aguente firme e não coce as feridas, já que a sujeira armazenada debaixo da unha vai acabar infeccionando a pele e isso pode deixar umas marcas horrorosas, que vão custar a sair. Colocar um pano com água fria ou gelo ajuda a aliviar a coceira.
  • Gel e pomada com Aloe Vera podem ser bons, uma vez que possuem propriedades antifúngicas e antibióticas e evitam que a infecção se alastre.
  • Limão é um adstringente natural e pode ajudar a secar os machucadinhos. Mas não use se você for se expor ao sol, porque sua pele pode manchar.

[vb_gallery ids=”2438,2435″]

Ajude outras pessoas

Já que você já se lascou com os bed bugs, faça com que outras pessoas não passem pela mesma situação. Faça avaliações sobre o lugar em todas as plataformas possíveis, entre elas a Fanpage do Facebook, TripAdvisor, Booking, Hostelworld (e similares). Assim os proprietários darão a devida importância ao caso e os próximos hóspedes ficarão atentos.

Você já teve algum problema com bed bugs? Onde foi? Conte pra gente!

[vb_post_list tag=”dicas” limit=”25″ title=”Leia outras dicas para a sua viagem”]

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

Um pensamento em “Bed bugs: como identificar e se livrar do seu pior pesadelo

  1. Pessoal, tomem muito cuidado e fiquem atentos caso apareça no seu corpo picadas em linha, como se fosse pontos de costura, procure imediatamente uma empresa especializada em dedetização porque o problema é mais sério que agente imagina.. Pois por desconhecer sobre a gravidade fiquei 2 meses aplicando diversos venenos vendido em agropecuária para o controle de pulgas, sem sucesso, apelei para profissionais especialistas no assunto que detectaram a infestação em toda minha casa.
    Gente, não quero assustar ninguém, mas o assunto é preocupante sim, chegou ao ponto de eu botar no lixo todas roupas de cama, sofá, cama box e todos colchões para garantir o extermínio do dito cujo, fiquei com trauma e demorei a superar o medo da infestação retornar. Meu alerta é só para ajudar a que tomem providências cedo, não cometam o mesmo erro que cometi tentando controlar com venenos amadores que é perda de tempo e a praga se reproduz muito rápido. (UMA ÚNICA FÊMEA PODE BOTAR MAIS DE 300 OVOS NUMA VEZ).
    Sou de SANTA MARIA-RS e procurei alertar as órgãos públicas “responsáveis” para tomarem medidas preventivas, infelizmente fizeram pouca caso.
    MUITO OBRIGADO POR ME DAREM ATENÇÃO NO ASSUNTO! FIQUEM COM DEUS!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo