O que fazer em Santa Clara, a cidade de Che Guevara em Cuba
Antes de falar sobre o que fazer em Santa Clara, Cuba, vamos a um esclarecimento histórico: Che Guevara não é cubano. O líder revolucionário nasceu na Argentina e morreu na aldeia de La Higuera, Bolívia, onde lutava pela unificação dos países da América Latina.
Então por que Santa Clara se autointitula “a cidade de Che em Cuba“?
Porque foi ali que em 29 de dezembro de 1958 ele fez história ao comandar um grupo de dezoito guerrilheiros que juntos conseguiram descarrilhar um trem blindado com toneladas de armamento e mais de quatrocentos soldados da tropa de Fulgêncio Batista, fato que foi decisivo para o triunfo da Revolução Cubana, inaugurando os quase 50 anos do governo de Fidel Castro.
É essa idolatria à figura de Che Guevara que leva turistas a Santa Clara, uma cidadezinha pacata do centro de Cuba, desprovida de belezas naturais e com poucas obras arquitetônicas de encher os olhos.
O roteiro que apresento aqui pode ser cumprido em um dia. Acrescente mais uma diária se você quiser descansar o corpo e a mente nas águas calmas de Cayo Santa Maria.
[vb_gallery ids=”16263,16264,16262″]
Navegue pelo post
Para saber antes de ir a Cuba
É importante estar ciente de que o visto para Cuba é obrigatório, assim como o [vb_product_link code=”SEGUROS_PROMO” text=”seguro viagem”] e o certificado internacional de vacinação comprovando que você está imune contra a febre amarela.
Além disso, publicamos aqui no Viajei Bonito um artigo sobre qual moeda levar para Cuba e outro com os golpes mais comuns no país. Leia atentamente antes de embarcar.
O que fazer em Santa Clara, Cuba?
Agora sim, vamos à lista de pontos turísticos para você descobrir o que fazer em Santa Clara durante um dia ou mais. Criei este mapa que você pode baixar e usar offline no celular, tendo em vista que a internet em Cuba ainda é escassa e cara. Se você estiver interessado apenas nos lugares que remetem ao Che, eles estão assinalados em vermelho. :)
[vb_gmap mid=”1ga8eKWeC8FrgzjBD3Ac_HSOsR8OX0SBC”]
Monumento a la Toma del Tren Blindado
Nosso roteiro em Santa Clara começa no lugar mais importante da cidade, onde Che Guevara fez história junto a outros revolucionários que usaram uma escavadeira emprestada para descarrilar um trem com quatrocentros soldados armados até os dentes que seguia para Havana. A batalha durou cerca de 1 hora e meia e foi decisiva para a queda do governo de Fulgêncio Batista, que fugiu para os Estados Unidos e abriu caminho para Fidel Castro, inaugurando um mandato que durou 49 anos.
As próprias funcionárias do monumento nos disseram que a escavadeira e os vagões que abrigam o museu são originais. Dentro deles você encontra fotos, recortes de jornais, uniformes e objetos pessoais dos guerrilheiros que mudaram os rumos do país naquele dia.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 9h às 17h30.
Preço: grátis para visitar o espaço, 1 CUC para entrar no museu e mais um 1 CUC para fotografá-lo.
[vb_gallery ids=”16238,16240,16239″]
Estatua Che y Niño
Saindo do Monumento del Tren Blindado, vire à direita e siga pela Avenida Liberación. Depois de 4 quadras você chegará ao escritório central do Partido Comunista e verá, do lado de fora, a estátua em tamanho real de Che Guevara com uma criança no colo.
Não é só mais uma estátua. Repare bem nos detalhes da escultura e verá pequenos bonecos que representam momentos importantes da vida do médico que virou guerrilheiro. Em meio ao uniforme você vai encontrar a representação da motocicleta na qual ele fez sua viagem com Alberto Granados pela América do Sul; no cinto estão 38 bonequinhos que aludem aos combatentes que morreram com ele na Bolívia; no ombro há uma ilustração de Che ainda menino montado em uma cabra, e por aí vai…
[vb_gallery ids=”16241,16242,16250,16249,16244,16248,16247,16245″]
Loma del Capiro
Continue andando na Avenida Liberación por mais duas quadras e vire à direita na Ana Pegudo para subir até a Loma del Capiro, um mirante natural que foi usado como ponto de observação pelas tropas de Che Guevara durante a Batalha de Santa Clara.
Hoje o lugar abriga o Monumento Nacional da República de Cuba. Em uma parte da escultura você verá a representação de um rosto que só poderia ser de quem? Ele mesmo, Che Guevara!
Memorial e Mausoléu Che Guevara
A caminhada entre a Loma del Capiro e o Memorial Comandante Ernesto Che Guevara dura cerca de 1 hora, mas um taxista pode fazer o percurso em 15 minutos cobranco aproximadamente 10 CUC.
O Memorial é a principal atração de Santa Clara, mas se você começar o seu roteiro por ele, todas as outras coisas ficarão sem graça. A estátua de 7 metros foi inaugurada em 1987 para relembrar os 20 anos do assassinato de Che Guevara, cujo corpo só foi encontrado por pesquisadores dez anos depois em uma vala na cidade de Vallegrandea, cerca de 50 km de onde ocorreu a sua morte. Sua ossada estava sem as mãos, que foram friamente amputadas logo após a sua morte e enviadas pelo Exército boliviano à CIA para que sua identidade pudesse ser confirmada com a análise das impressões digitais.
Em outubro de 1997 os restos mortais de Che foram transferidos para Cuba, onde finalmente houve uma cerimônia de sepultamento acompanhada pela família e pelo antigo companheiro de revolução, o então presidente Fidel Castro. No mesmo mausoléu repousam também os corpos de outros guerrilheiros mortos na Bolívia.
Ao lado do mausoléu há um museu que expõe fotografias, cartas, objetos pessoais e cópias do famoso diário de Che Guevara. Só é permitido fotografar na parte externa.
Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 8h às 21h; domingo, das 8h às 17h. Fechado as segundas-feiras.
Preço: gratuito
[vb_gallery ids=”16256,16255,16258″]
Fábrica de Tabacos Constantino Pérez Carrodegua
Agora que você já conheceu os principais pontos turísticos ligados a Che Guevara, é hora de descobrir o que fazer em Santa Clara se sobrar tempo. Se você ainda não visitou nenhuma fábrica de charutos em Cuba, essa pode ser uma boa oportunidade. Na Fábrica de Tabacos Constantino Pérez Carrodegua são produzidos charutos das melhores marcas cubanas, entre elas: Partagás, Montecristo e Romeo y Julieta.
Dizem que aqui o passeio é muito mais completo que nas fábricas de [link tag=”havana”]Havana[/link] e [link tag=”vinales”]Viñales[/link], mas como já havíamos feito outra excursão desse tipo, resolvemos pular para o próximo lugar, só que não sem antes olhar os preços lojinha oficial La Veguita, que fica exatamente em frente à fábrica, do outro lado da rua.
Se você aprecia bons charutos ou apenas quer comprar alguns como lembrança, aprenda a identificar charutos falsos e não caia em conversas fiadas!
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 11h e das 13h às 15h.
Preço: 4 CUC
Iglesia de Nuestra Señora del Carmen
Santa Clara foi fundada neste lugar e aqui foi erguida sua primeira igreja. Durante a Guerra da Independência a Iglesia de Nuestra Señora del Carmen foi usada como prisão para patriotas rebeldes. Fica a apenas duas quadras da fábrica de charutos.
Museo Provincial
Não é um museu imperdível, mas se você tiver tempo e disposição, vale a pena visitar. Fica instalado em um edifício que um dia abrigou o quartel militar onde as tropas de Fulgêncio Batista se entregaram a Che.
Seu acervo é bem hetereogêneo, com um salão de história que conta a história de Santa Clara, indo dos povos indígenas até o desenrolar da Revolução Cubana. Outra sala é dedicada às ciências naturais, expondo algumas espécies da fauna cubana. Um terceiro salão é dedicado ao escritor e pintor Samuel Feijó e, por fim, um salão dedicado à cultura cubana.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 17; aos sábados fica aberto até às 13h.
Preço: 1 CUC
Parque Leoncio Vidal
O Parque Leoncio Vidal tem uma atmosfera muito agradável para um fim de tarde. É o ponto de encontro dos cubanos. Ficam ali batendo papo, ouvindo música, fumando charuto, jogando dominó, navegando na internet (certifique-se de ter o cartão da ETECSA) ou tomando uma coisinha em algum bar dos arredores.
Edifícios históricos cercam o parque, incluindo o Teatro la Caridad, o Museo de Artes Decorativas e o Palacio Provincial. Vale a pena sentar em um banquinho e ficar só admirando enquanto recarrega as energias para andar mais um pouco.
[vb_gallery ids=”16232,16231,16230″]
Catedral de Santa Clara de Asís
A dois quarteirões do parque fica uma bela igreja construída em 1923. Sua fachada foi inspirada na Catedral de Notre Dame de Paris, embora seja muito mais simplória. A beleza desse templo vem da sua coleção de vitrais, porém sua joia mais preciosa é uma estátua branca da Virgem Maria, que desapareceu em 1954 e foi reencontrada em um fosso na década de 1980. Retornou para abençoar a igreja e se encontra lá até hoje.
Iglesia de Nuestra Señora del Buen Viaje
Esta simpática igrejinha fica a duas quadras do Monumento del Tren Blindado, mas se não estiver no seu caminho, não vale a pena desviar a rota só para vê-la. Foi fundada em 1907, mas passou por reconstruções e reformas. A estrutura atual é uma mistura de arquitetura gótica, românica e neoclássica.
Onde se hospedar em Santa Clara?
Ficar em casas particulares é sempre uma boa opção para quem quer economizar. Escolhemos a nossa através do [vb_product_link code=”AIRBNB”] com um mês de antecedência para garantir um espaço bem localizado, com boas avaliações e preço mais baixos.
Para quem busca mais conforto e privacidade, recomendo a [bookinglink id=”3203460″ text=”Casa Mercy”] e a [bookinglink id=”3408260″ text=”Suite Florencia”], que também estão muito bem localizadas.
Como chegar a Santa Clara?
Excursões
Havanatur, Cubanacan e Cubatur são agências de turismo estatais presentes em várias cidades que fazem passeios de um dia em Santa Clara. Os preços não variam entre elas, então pode escolher a primeira que encontrar.
Ônibus
A Viazul conecta Santa Clara aos principais destinos turísticos do país e você pode comprar as passagens com antecedência pela internet sem medo. Nós fizemos um guia especial sobre como se deslocar de ônibus em Cuba para tirar todas as dúvidas que possam aparecer.
Trem
Essa deve ser a sua última opção. Os próprios cubanos nos disseram que as condições dos trens são muito precárias e que as viagens são canceladas sem mais nem menos. Se mesmo assim você quiser insistir para experimentar, os trens que partem em sentido a Havana saem nos dias pares, enquanto os que vão em sentido a Santiago de Cuba partem nos dias ímpares. A bilheteria fica na calle Estévez Norte, 323.
Táxi compartilhado
Nossas experiências com táxis compartilhados também não foram boas, pois um motorista cancelou depois de três horas de atraso e o outro simplesmente não apareceu e nem ligou para dar satisfações. No entanto, se você estiver em um grupo de 4 pessoas para viajar com carro completo sem precisar esperar que o próprio motorista arrume outros passageiros, pode ser uma boa opção.
O lugar mais fácil de achar motoristas de táxis compartilhados é o terminal rodoviário, mas geralmente os anfitriões de casas particulares têm contatos de confiança para indicar. Dê preferência a eles.
Leia mais sobre a nossa viagem a Cuba
Cuba
- Como é viver em Cuba: nossas primeiras impressões sobre o país
- Nossas experiências com Casas Particulares em Cuba
- Viagem de ônibus em Cuba: dicas rápidas
- Como tirar o visto para Cuba de forma rápida e simples
- Seguro viagem para Cuba é obrigatório? Qual é o melhor?
- Qual moeda levar para Cuba?
- Como trocar dinheiro em Cuba
- 11 coisas que turistas não podem fazer em Cuba
- Os 9 golpes mais comuns em Cuba e como evitá-los
- Qual é a melhor (e pior) época do ano para viajar para Cuba
- As 10 praias mais bonitas em Cuba (com fotos!)
Havana
Cienfuegos
Santa Clara
- O que fazer em Santa Clara, a cidade de Che Guevara em Cuba
- Cayo Santa María, Cuba: o que fazer, como chegar e onde ficar
Cidade do Panamá
- 6 formas de ir do Aeroporto da Cidade do Panamá ao Casco Viejo
- Conhecendo o Casco Viejo durante uma conexão na Cidade do Panamá
- Easysim4u funciona no aeroporto da Cidade do Panamá?