O dinheiro em Cuba é composto de duas moedas: o CUP e o CUC. Esse primeiro é usado apenas pelos cubanos e o CUC, ou peso conversível, é o que você carregará em sua carteira durante uma viagem pelo país. Mas afinal de contas, qual moeda levar para Cuba?

Não é difícil trocar dinheiro na ilha, todavia, fora de lá você provavelmente não encontrará casas de câmbio que trabalhem com o CUC para que seja possível viajar com o dinheiro já trocado. Pra você ter uma ideia, rodei o aeroporto do Panamá inteiro durante nossa conexão procurando trocar pelo menos parte de nossos Euros para chegar com mais conforto em Havana, e a única casa de câmbio que fazia essa troca cobrava uma taxa absurda, além de ter disponível apenas o equivalente a 180 CUC.

Vale dizer que o CUC é equiparado ao Dólar americano (USD). Isto é, 1 Dólar = 1 CUC = R$5,38. Assim falando, o Dólar é a melhor moeda a se levar para Cuba? Não! Pelo menos até meados de 2018, não. Devido aos embargos econômicos pelos Estados Unidos, toda casa de câmbio desconta 10% além das taxas aplicáveis se você estiver trocando dólares por CUCs.

Mas então qual moeda levar para Cuba?

Dinheiro em Cuba: pesos convertíveis, ou, CUC
Dinheiro em Cuba: pesos convertíveis, ou, CUC. Créditos: Adriano Castro

Durante nossa viagem, fomos instruídos a levar Euros (EUR) ou Dólares canadenses (CAD), já que eles são bem valorizados com relação ao CUC e, obviamente, para fugir dos 10% descontados na troca do dólar americano pelos pesos convertíveis.

Confesso que fiquei muito surpreso com as taxas de conversão aplicadas nas casas de câmbio em Cuba. Geralmente faço cálculos antes, utilizando cotações atualizadas, e considerando também um valor máximo de taxas para não aceitar qualquer proposta desvantajosa. Mas nas casas de câmbio que visitei no país, as taxas estavam muito próximas das que o Google informava. De qualquer forma é bom saber algumas coisas antes de trocar dinheiro em Cuba.

Vale a pena levar dólares para Cuba?

Varadero, Cuba
Varadero, Cuba. Créditos: Gisele Rocha

Sim. Mas, peraí, mesmo com os 10%? Na verdade digo que vale a pena porque se você estiver indo do Brasil, existe uma chance enorme que seu voo faça uma conexão na Cidade do Panamá. E por lá o Dólar é amplamente aceito na cidade e no aeroporto, evitando que você precise trocar dinheiro se também for passar um dia na cidade.

Além disso, ter dólares para fins emergenciais é sempre importante. Até porque se você não gastar tudo, poderá trazer para casa e guardá-lo para as próximas viagens. O Dólar tem valorizado cada vez mais perante o Real e, a não ser que esse cenário mude, você não perderá tanto dinheiro no longo prazo.

O dinheiro em Cuba: os cubanos aceitam Dólares e Euros no comércio?

Café Fortuna em Trinidad, Cuba
Café Fortuna em Trinidad, Cuba. Créditos: Gisele Rocha

Olha, para ser bem sincero eu não vi nenhuma oportunidade de usar essas moedas no comércio. Já tive viagens onde os comerciantes tentavam vender produtos cobrando em Dólares ou Euros, mas isso não acontecia em Cuba.

Em nosso deslocamento de Cienfuegos para Havana, feito de táxi privado, oferecemos ao taxista pagar em Euros, já que queríamos evitar precisar visitar mais uma casa de câmbio antes de voltar ao Brasil, e ele recusou. Parecia não ter nenhuma vantagem, mesmo com a possibilidade do Euro valorizar perante o Dólar e, consequentemente, perante o CUC.

Então é isso, não tem muito segredo, leve Euros (EUR) ou Dólares canadenses (CAD) e você conseguirá se virar muito bem com dinheiro em Cuba. Se estiver interessado em consultar as cotações do Real para essas moedas pela internet, recomendamos o site da TransferWise.

Mas e você? Já foi à Cuba? Que moeda levou e como foi sua experiência com ela por lá? Deixe também qualquer dúvida que tenha restado nos comentários abaixo e será um prazer enorme poder ajudar em seu planejamento.

Leia mais sobre nossa viagem por Cuba

Cuba

Havana

Cienfuegos

Santa Clara

Cidade do Panamá

Vídeos

Adriano Castro
Formado em Ciência da Computação pela UFJF, trabalhou durante 10 anos como analista de sistemas até chutar o balde e tocar a vida como freelancer, carregando seus projetos para onde quer que vá. Ver mais artigos de Adriano Castro Créditos da imagem de capa: Adriano Castro
Um comentário em “Qual moeda levar para Cuba?”
  1. Olá, Adriano!

    Tudo bem? Espero que sim. Meu nome é João e daqui a 2 semanas irei conhecer Cuba. Ficarei 18 dias por lá, viajarei sozinho. Por isso, tenho lido bastante sobre o assunto e conversado com amigos que já foram. Mas estou com alguns receios, principalmente no que diz respeito ao custo diário considerando os deslocamentos por Cuba. Meu roteiro, a priori, é Havana(4 dias) – Cienfuegos(3 dias) – Santiago de Cuba(3 dias) – Trinidad(3 dias) – Santa Clara(3 dias) – Varadero (2 dias) – Havana (2 dias) – Rio de Janeiro. Já fechei todas as estadias e pretendo já comprar as passagens da Via Azul.

    Você me faria alguma recomendação em especial?

    Muito obrigado e parabéns pelo trabalho.

    Abs,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *