O que fazer em Cienfuegos, Cuba, e para onde ir depois

A intenção era passar um dia inteiro na cidade, saindo de Trindad e seguindo depois para Cayo Guillermo em um táxi compartilhado, mas no meio do caminho fomos surpreendidos por um aguaceiro causado pelo ciclone subtropical Alberto, que fez com que todas as estradas fossem fechadas por motivos de alagamento e quedas de árvores. Nosso passeio que duraria algumas horas virou uma estadia de três dias! Sim, 72 horas ilhados! Mas o que fazer em Cienfuegos mesmo nessas condições?

Onde se hospedar em Cienfuegos

Antes de mais nada, é muito importante escolher bem onde se hospedar em Cienfuegos, já que a cidade é pequena e não vale a pena ficar longe dos pontos turísticos.

Você pode escolher entre duas alternativas: ficar no Centro Histórico ou perto do Malecón, na metade do caminho entre o centro e Punta Gorda. Acidentalmente nós escolhemos a segunda opção e no fim das contas achamos que foi melhor assim, pois era possível ir caminhando para qualquer canto da cidade. Ficando no Centro Histórico, acabaríamos recorrendo a um táxi para nos levar e buscar em Punta Gorda, onde cada corrida não sai por menos de 7 CUC.

Se ainda assim você quiser se hospedar no Centro Histórico, recomendo a Casa Norma y Arcia ou a Casa Angel y Hortensia, ambas são casas particulares, bem localizadas e arrumadas.

Se preferir seguir a dica de ficar próximo ao Malecón, hospede-se Hostal Deysi & Paquito.

O que fazer em Cienfuegos?

A baía de Cienfuegos ganhou o apelido carinhoso de “Pérola do Sul” graças à elegância presente na arquitetura, resultante da colonização francesa que começou no século 19.

Se Cuba tem uma Paris, com certeza é essa cidade! Nem o embargo econômico que empobreceu o país foi capaz de apagar a beleza de Cienfuegos. Os edifícios históricos lhe renderam o título de Patrimônio Mundial da Unesco em 2005 e é com o dinheiro recebido por essa entidade que as construções estão sendo restauradas, ficando cada vez mais bonitas.

A cidade é dividida em duas partes: o Centro Histórico e Punta Gorda, bairro onde viviam as famílias mais ricas. Usei essa divisão para montar a lista de pontos turísticos para você saber o que fazer em Cienfuegos. Este mapa pode ser usado offline, basta baixá-lo no seu celular antes de viajar.

Centro Histórico de Cienfuegos

Boa parte dos pontos turísticos de Cienfuegos se concentra nos arredores do Parque José Martí. Começamos pelo Palacio Ferrer, que hoje abriga a Casa de la Cultura. Sua fachada azul claro é inconfundível, sobretudo pela escada em caracol que leva até a cúpula de ferro. Lá do alto você terá a vista mais incrível da cidade e poderá tirar as melhores fotos. Infelizmente não conseguimos subir devido à chuva. Aliás, é importante que você saiba que em dias chuvosos todos os museus permanecerão de portas fechadas para evitar que a umidade deteriore o acervo.

Seguindo à esquerda (andando de frente para a praça), você chegará ao Arco do Triunfo, o único no país inteiro! Ele é dedicado aos heróis da independência de Cuba, não é à toa que no meio do parque foi colocada uma estátua de José Martí, criador do Partido Revolucionário Cubano.

Fusca estacionado em frente ao Arco do Triunfo de Cienfuegos, Cuba

Fusca estacionado em frente ao Arco do Triunfo de Cienfuegos, Cuba. Créditos: Gisele Rocha

Seguindo ainda pelo lado esquerdo do parque, a poucos passos da estátua você vai ver o Teatro Tomás Terry, construído para homenagear o industrial venezuelano que dá nome ao espaço. O auditório tem capacidade para 950 pessoas e foi embelezado com mármore Carrara, madeiras cubanas entalhadas e extravagantes afrescos no teto. É realmente grandioso.

O lado do teatro está o Colegio San Lorenzo, um belo edifício sustentado por colunas. Pena que só é possível admirá-lo do lado de fora.

Saia de lá e caminhe alguns metros até chegar à Catedral de la Purísima Concepción, uma joia edificada em 1869, enfeitada com vitrais franceses e frases em chinês. As missas acontecem às 7h30 de segunda a sexta e às 10h aos domingos, mas a igreja permanece aberta praticamente o dia todo.

Atravesse a rua no sentido oposto ao que você chegou e encontrará o Museo Provincial, que tem em seu acervo peças de mobiliários e enfeites diversos que pertenceram a personalidades ilustres da sociedade franco-cubana do século 19. Pare no El Palatino se já estiver no clima de tomar um café ou um mojito ao som de ritmos cubanos.

Ao lado do Museo Provincial está o Palacio de Gobierno, que infelizmente não é aberto à visitação. Vale a pena conhecer ao menos seu hall de entrada, com preciosos relevos e peças decorativas muito bem conservadas.

Na esquina, entrando no calçadão (ou boulevard, como chamam em Cuba) está a Casa del Fundador, onde morou Don Louis D’Clouet, fundador de Cienfuegos. Essa é a construção mais antiga da cidade e hoje funciona como loja de lembrancinhas.

Se estiver com pique para visitar o museu mais legal da cidade, volte à calle San Carlo (a que corta o Parque José Martí) e suba até o final da calle 19, onde irá encontrar o Museo Historico Naval Nacional, um lindo castelinho azul. A caminhada dura menos de 10 minutos e lá você poderá ver máquinas, caminhões e armamento utilizado pelo antigo quartel-general do distrito naval. Foi nesse lugar que em 1957 um grupo de marinheiros e civis fizeram levante contra o ditador Fulgêncio Batista, fato que é narrado em detalhes no museu.

Caminhe pela calle Santa Cruz até o Paseo El Prado e você verá a Casa de Los Leones, uma linda construção em estilo neoclássico datada do século 19 que ganhou esse apelido por causa das estátuas de leões que adornam a entrada. Ainda não é possível visitar o interior, mas vale a pena parar alguns segundos e admirar a fachada daquela que é reconhecida como uma das relíquias do patrimônio local.

Continue descendo pelo Paseo El Prado por mais duas quadras até chegar a estátua de Benny Moré, um ilustre cantor que era apaixonado pela cidade de Cienfuegos. Os cubanos são fãs dessa figura, então não faça gracinhas com a escultura se não quiser ofendê-los.

Continuando pelo Paseo El Prado, a rua se transforma no Malecón a partir do ponto que cruza a baía natural mais bonita de Cuba, proporcionando deliciosas caminhadas com lindas vistas. A certo ponto você vai encontrar outro painel com a figura do cantor Benny Moré, dessa vez com os dizeres: “Cienfuegos, la ciudad que más me gusta a mí” (Cienfuegos, a cidade de que eu mais gosto).

A caminhada duraria cerca de 10 minutos até chegar a Punta Gorda, mas certamente se estenderá por alguns mais, já que é inevitável parar e fotografar a beleza da baía e das construções que a cercam.

Siga nossa página no Facebook

Punta Gorda

Quando o muro do Malecón terminar, você vai saber que chegou a Punta Gorda, o bairro da elite, com suas casas de madeira coloridas e palácios monumentais do século passado. Destacam entre essas construções o Palacio Azul, construído em 1921 pelo arquiteto Alfredo Fontana para ser a casa de um barão. Acabou virando um hotel em 2004, mudando seu nome para Hostal Palacio Azul.

Outro lugar imperdível é o Club Cienfuegos, antigo Yacht Club, que foi inaugurado em 1920 e até hoje é um dos edifícios mais emblemáticos da cidade. Está às margens da baía e por isso é o lugar escolhido pelos casais para assistir ao espetáculo diário do pôr do sol.

Caminhando mais alguns metros você vai chegar ao Parque de la Esculturas, uma galeria a céu aberto com obras de diversos artistas, feitas em estilos diferentes e com matérias-primas variadas. Lembra bastante o Smither Park (em Houston, Estados Unidos), que por sua vez lembra o Park Güell, em Barcelona.

A última parada na zona de Punta Gorda é o Palacio de Valle, a construção mais curiosa em Cienfuegos. Trata-se de um edifício que lembra um casbá marroquino, cheio de detalhes.

Palacio de Valle, Cienfuegos, Cuba

Palacio de Valle, Cienfuegos, Cuba. Créditos: Gisele Rocha

Castillo de Jagua

Esta foi a lista as principais atrações turísticas para você saber o que fazer em Cienfuegos durante um dia. Se a sua permanência na cidade for durar mais tempo, não deixe de visitar o Castillo de Jagua, uma fortaleza construída em 1738 com o intuito de manter os piratas longe daqui. Foi a terceira fortaleza mais importante do país, ficando atrás apenas da fortaleza de Havana e de Santiago de Cuba.

Andando por aproximadamente 20 minutos você chegará aos portões da Ciudad Nuclear, com usinas construídas através de um consórcio entre Cuba e a União Soviética. A construção foi duramente criticada pelos EUA e acabou abandonada por falta de recursos financeiros depois do colapso do comunismo. Estrangeiros não podem visitá-la, mas podem vê-la à distância.

Outra opção é pegar um barco e fazer a travessia de 15 minutos até a praia de Rancho Luna e passar o resto do dia lá. O bilhete custa 50 centavos de CUC.

Como chegar:

Para chegar ao Castillo de Jagua você precisará tomar uma balsa nas docas de Cienfuegos. A viagem custa 1 CUC e dura 40 minutos. Os horários de saída são às 8h e 13h e os barcos de volta saem do castelo às 10h e 13h. É prudente verificar os horários no pier porque eles podem ser alterados de acordo com as condições climáticas.

De Cienfuegos para onde?

Está perdido com o planejamento e ainda não sabe quais cidades visitar em Cuba? Os roteiros convencionais, para quem não tem muito tempo, incluem 1 dia em Santa Clara (a cidade onde Che Guevara fez história) e 4 dias em Trinidad, incluindo Playa Ancón.

Se quiser fugir ao óbvio, você pode combinar algumas horas de praia em Rancho Luna com avistamento de aves na Laguna Guanaroca, um lago salino coroado de mangues. Faça a trilha para ver flamingos, pelicanos, garças e tocororos, a ave-símbolo de Cuba. Você pode pedir para um taxista te levar ou agendar uma excursão com a empresa estatal Cubanacan.

Quer ir mais longe? Programe um passeio pelo El Nicho, uma área deslumbrante do Parque Natural Topes de Collantes, com paisagem diferente de tudo aquilo que se imagina sobre Cuba, cheio de cachoeiras, lagoas e natureza virgem. Outra opção é conhecer a Cueva Martín Infierno, localizado no município de Cumanayagua, a 60 quilômetros de Cienfuegos. Na caverna encontra-se a estalagmite mais alta de Cuba e uma das maiores do mundo, com 67,2 metros de altura.

Leia mais sobre Cuba

Cuba flag
Cuba

Cuba flag
Havana

Cuba flag
Cienfuegos

Cuba flag
Santa Clara

Panama flag
Cidade do Panamá

Vídeos

Prepare-se para sua viagem

BR& Hostal Sunrise

Calle 41 #5005 entre 50 y 52

Descrição baseada em avaliações do Booking

A partir de revisões observadas no Booking,

Diárias a partir de R$215,00 (preço atualizado em 07 de novembro de 2018)

Quando você utiliza o botão abaixo para procurar sua hospedagem, o Viajei Bonito ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. É uma forma de ajudar nosso blog a continuar vivo, trazendo informações valiosas para sua viagem.

Verificar disponibilidade

Em Cienfuegos, nossa sugestão de hospedagem é o BR& Hostal Sunrise. Aprenda a reservar um hotel pela internet aqui. Você pode procurar outros hotéis através do Booking, ou então se sua preferência é por albergues, acesse o Hostelworld.

Vai alugar um carro? Na Rentcars você compara preços em diversas locadoras no mundo todo com muita segurança, sem taxas no cartão de crédito, 5% de desconto no boleto, parcelamento em até 12 vezes e isenção de IOF. Veja como é simples fazer sua cotação e reservar um carro pela internet.

Receba um desconto de R$10 em sua primeira viagem com a Uber ao utilizar o cupom 9udns9 durante o cadastro pelo aplicativo ou então através deste link.

testamos o chip internacional da Easysim4u e aprovamos tanto o serviço quanto a qualidade da internet no exterior. Clique aqui para ver todas as opções de coberturas disponíveis nos EUA e em mais de 210 países! Ainda, utilize o cupom RBBVGRATIS para garantir frete grátis em seu pedido!

É altamente recomendável contratar um seguro viagem para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiroE se liga que tá rolando promoção! Se a sua viagem for de 18/12/18 até 04/02/19 você pode usar o cupom FERIAS para garantir 10% de desconto em sua apólice! Aproveite esse descontão porque ele é por tempo limitado!

Descubra quanto custam os voos para Cienfuegos, ou então pesquise por preços de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais na plataforma da Passagens Promo.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo. Créditos da imagem de capa: Gisele Rocha