O que fazer em Santa Clara, a cidade de Che Guevara em Cuba

Antes de falar sobre o que fazer em Santa Clara, Cuba, vamos a um esclarecimento histórico: Che Guevara não é cubano. O líder revolucionário nasceu na Argentina e morreu na aldeia de La Higuera, Bolívia, onde lutava pela unificação dos países da América Latina.

Então por que Santa Clara se autointitula “a cidade de Che em Cuba“?

Porque foi ali que em 29 de dezembro de 1958 ele fez história ao comandar um grupo de dezoito guerrilheiros que juntos conseguiram descarrilhar um trem blindado com toneladas de armamento e mais de quatrocentos soldados da tropa de Fulgêncio Batista, fato que foi decisivo para o triunfo da Revolução Cubana, inaugurando os quase 50 anos do governo de Fidel Castro.

É essa idolatria à figura de Che Guevara que leva turistas a Santa Clara, uma cidadezinha pacata do centro de Cuba, desprovida de belezas naturais e com poucas obras arquitetônicas de encher os olhos.

O roteiro que apresento aqui pode ser cumprido em um dia. Acrescente mais uma diária se você quiser descansar o corpo e a mente nas águas calmas de Cayo Santa Maria.

Para saber antes de ir a Cuba

É importante estar ciente de que o visto para Cuba é obrigatório, assim como o seguro viagem e o certificado internacional de vacinação comprovando que você está imune contra a febre amarela.

Além disso, publicamos aqui no Viajei Bonito um artigo sobre qual moeda levar para Cuba e outro com os golpes mais comuns no país. Leia atentamente antes de embarcar.

O que fazer em Santa Clara, Cuba?

Agora sim, vamos à lista de pontos turísticos para você descobrir o que fazer em Santa Clara durante um dia ou mais. Criei este mapa que você pode baixar e usar offline no celular, tendo em vista que a internet em Cuba ainda é escassa e cara. Se você estiver interessado apenas nos lugares que remetem ao Che, eles estão assinalados em vermelho. 🙂

Monumento a la Toma del Tren Blindado

Nosso roteiro em Santa Clara começa no lugar mais importante da cidade, onde Che Guevara fez história junto a outros revolucionários que usaram uma escavadeira emprestada para descarrilar um trem com quatrocentros soldados armados até os dentes que seguia para Havana. A batalha durou cerca de 1 hora e meia e foi decisiva para a queda do governo de Fulgêncio Batista, que fugiu para os Estados Unidos e abriu caminho para Fidel Castro, inaugurando um mandato que durou 49 anos.

As próprias funcionárias do monumento nos disseram que a escavadeira e os vagões que abrigam o museu são originais. Dentro deles você encontra fotos, recortes de jornais, uniformes e objetos pessoais dos guerrilheiros que mudaram os rumos do país naquele dia.

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 9h às 17h30.
Preço: grátis para visitar o espaço, 1 CUC para entrar no museu e mais um 1 CUC para fotografá-lo.

Estatua Che y Niño

Saindo do Monumento del Tren Blindado, vire à direita e siga pela Avenida Liberación. Depois de 4 quadras você chegará ao escritório central do Partido Comunista e verá, do lado de fora, a estátua em tamanho real de Che Guevara com uma criança no colo.

Não é só mais uma estátua. Repare bem nos detalhes da escultura e verá pequenos bonecos que representam momentos importantes da vida do médico que virou guerrilheiro. Em meio ao uniforme você vai encontrar a representação da motocicleta na qual ele fez sua viagem com Alberto Granados pela América do Sul; no cinto estão 38 bonequinhos que aludem aos combatentes que morreram com ele na Bolívia; no ombro há uma ilustração de Che ainda menino montado em uma cabra, e por aí vai…

Loma del Capiro

Continue andando na Avenida Liberación por mais duas quadras e vire à direita na Ana Pegudo para subir até a Loma del Capiro, um mirante natural que foi usado como ponto de observação pelas tropas de Che Guevara durante a Batalha de Santa Clara.

Hoje o lugar abriga o Monumento Nacional da República de Cuba. Em uma parte da escultura você verá a representação de um rosto que só poderia ser de quem? Ele mesmo, Che Guevara!

Memorial e Mausoléu Che Guevara

A caminhada entre a Loma del Capiro e o Memorial Comandante Ernesto Che Guevara dura cerca de 1 hora, mas um taxista pode fazer o percurso em 15 minutos cobranco aproximadamente 10 CUC.

O Memorial é a principal atração de Santa Clara, mas se você começar o seu roteiro por ele, todas as outras coisas ficarão sem graça. A estátua de 7 metros foi inaugurada em 1987 para relembrar os 20 anos do assassinato de Che Guevara, cujo corpo só foi encontrado por pesquisadores dez anos depois em uma vala na cidade de Vallegrandea, cerca de 50 km de onde ocorreu a sua morte. Sua ossada estava sem as mãos, que foram friamente amputadas logo após a sua morte e enviadas pelo Exército boliviano à CIA para que sua identidade pudesse ser confirmada com a análise das impressões digitais.

Em outubro de 1997 os restos mortais de Che foram transferidos para Cuba, onde finalmente houve uma cerimônia de sepultamento acompanhada pela família e pelo antigo companheiro de revolução, o então presidente Fidel Castro. No mesmo mausoléu repousam também os corpos de outros guerrilheiros mortos na Bolívia.

Ao lado do mausoléu há um museu que expõe fotografias, cartas, objetos pessoais e cópias do famoso diário de Che Guevara. Só é permitido fotografar na parte externa.

Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 8h às 21h; domingo, das 8h às 17h. Fechado as segundas-feiras.
Preço: gratuito

Fábrica de Tabacos Constantino Pérez Carrodegua

Agora que você já conheceu os principais pontos turísticos ligados a Che Guevara, é hora de descobrir o que fazer em Santa Clara se sobrar tempo. Se você ainda não visitou nenhuma fábrica de charutos em Cuba, essa pode ser uma boa oportunidade. Na Fábrica de Tabacos Constantino Pérez Carrodegua são produzidos charutos das melhores marcas cubanas, entre elas: Partagás, Montecristo e Romeo y Julieta.

Dizem que aqui o passeio é muito mais completo que nas fábricas de Havana e Viñales, mas como já havíamos feito outra excursão desse tipo, resolvemos pular para o próximo lugar, só que não sem antes olhar os preços lojinha oficial La Veguita, que fica exatamente em frente à fábrica, do outro lado da rua.

Se você aprecia bons charutos ou apenas quer comprar alguns como lembrança, aprenda a identificar charutos falsos e não caia em conversas fiadas!

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 11h e das 13h às 15h.
Preço: 4 CUC

Fachada da Fábrica de Tabacos Constantino Pérez Carrodegua, em Santa Clara, Cuba

Fachada da Fábrica de Tabacos Constantino Pérez Carrodegua, em Santa Clara, Cuba. Créditos: Gisele Rocha

Iglesia de Nuestra Señora del Carmen

Santa Clara foi fundada neste lugar e aqui foi erguida sua primeira igreja. Durante a Guerra da Independência a Iglesia de Nuestra Señora del Carmen foi usada como prisão para patriotas rebeldes. Fica a apenas duas quadras da fábrica de charutos.

Museo Provincial

Não é um museu imperdível, mas se você tiver tempo e disposição, vale a pena visitar. Fica instalado em um edifício que um dia abrigou o quartel militar onde as tropas de Fulgêncio Batista se entregaram a Che.

Seu acervo é bem hetereogêneo, com um salão de história que conta a história de Santa Clara, indo dos povos indígenas até o desenrolar da Revolução Cubana. Outra sala é dedicada às ciências naturais, expondo algumas espécies da fauna cubana. Um terceiro salão é dedicado ao escritor e pintor Samuel Feijó e, por fim, um salão dedicado à cultura cubana.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 17; aos sábados fica aberto até às 13h.
Preço: 1 CUC

Parque Leoncio Vidal

O Parque Leoncio Vidal tem uma atmosfera muito agradável para um fim de tarde. É o ponto de encontro dos cubanos. Ficam ali batendo papo, ouvindo música, fumando charuto, jogando dominó, navegando na internet (certifique-se de ter o cartão da ETECSA) ou tomando uma coisinha em algum bar dos arredores.

Edifícios históricos cercam o parque, incluindo o Teatro la Caridad, o Museo de Artes Decorativas e o Palacio Provincial. Vale a pena sentar em um banquinho e ficar só admirando enquanto recarrega as energias para andar mais um pouco.

Catedral de Santa Clara de Asís

A dois quarteirões do parque fica uma bela igreja construída em 1923. Sua fachada foi inspirada na Catedral de Notre Dame de Paris, embora seja muito mais simplória. A beleza desse templo vem da sua coleção de vitrais, porém sua joia mais preciosa é uma estátua branca da Virgem Maria, que desapareceu em 1954 e foi reencontrada em um fosso na década de 1980. Retornou para abençoar a igreja e se encontra lá até hoje.

Catedral de Santa Clara de Asís, Santa Clara, Cuba

Catedral de Santa Clara de Asís, Santa Clara, Cuba. Créditos: Gisele Rocha

Iglesia de Nuestra Señora del Buen Viaje

Esta simpática igrejinha fica a duas quadras do Monumento del Tren Blindado, mas se não estiver no seu caminho, não vale a pena desviar a rota só para vê-la. Foi fundada em 1907, mas passou por reconstruções e reformas. A estrutura atual é uma mistura de arquitetura gótica, românica e neoclássica.

Siga nossa página no Facebook

Onde se hospedar em Santa Clara?

Ficar em casas particulares é sempre uma boa opção para quem quer economizar. Escolhemos a nossa através do Airbnb com um mês de antecedência para garantir um espaço bem localizado, com boas avaliações e preço mais baixos.

Para quem busca mais conforto e privacidade, recomendo a Casa Mercy e a Suite Florencia, que também estão muito bem localizadas.

Como chegar a Santa Clara?

Excursões

Havanatur, Cubanacan e Cubatur são agências de turismo estatais presentes em várias cidades que fazem passeios de um dia em Santa Clara. Os preços não variam entre elas, então pode escolher a primeira que encontrar.

Ônibus

A Viazul conecta Santa Clara aos principais destinos turísticos do país e você pode comprar as passagens com antecedência pela internet sem medo. Nós fizemos um guia especial sobre como se deslocar de ônibus em Cuba para tirar todas as dúvidas que possam aparecer.

Trem

Essa deve ser a sua última opção. Os próprios cubanos nos disseram que as condições dos trens são muito precárias e que as viagens são canceladas sem mais nem menos. Se mesmo assim você quiser insistir para experimentar, os trens que partem em sentido a Havana saem nos dias pares, enquanto os que vão em sentido a Santiago de Cuba partem nos dias ímpares. A bilheteria fica na calle Estévez Norte, 323.

Táxi compartilhado

Nossas experiências com táxis compartilhados também não foram boas, pois um motorista cancelou depois de três horas de atraso e o outro simplesmente não apareceu e nem ligou para dar satisfações. No entanto, se você estiver em um grupo de 4 pessoas para viajar com carro completo sem precisar esperar que o próprio motorista arrume outros passageiros, pode ser uma boa opção.

O lugar mais fácil de achar motoristas de táxis compartilhados é o terminal rodoviário, mas geralmente os anfitriões de casas particulares têm contatos de confiança para indicar. Dê preferência a eles.

Leia mais sobre a nossa viagem a Cuba

Cuba flag
Cuba

Cuba flag
Havana

Cuba flag
Cienfuegos

Cuba flag
Santa Clara

Panama flag
Cidade do Panamá

Vídeos

Prepare-se para sua viagem

Hostal Cary Y Lazaro

Luis Estevez 203, entre Berenguer y Conyedo

Descrição baseada em avaliações do Booking

Analisando as revisões dos usuários do Booking,

Diárias a partir de R$103,00 (preço atualizado em 04 de dezembro de 2018)

Quando você utiliza o botão abaixo para procurar sua hospedagem, o Viajei Bonito ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. É uma forma de ajudar nosso blog a continuar vivo, trazendo informações valiosas para sua viagem.

Verificar disponibilidade

Em Santa Clara, nossa sugestão de hospedagem é o Hostal Cary Y Lazaro. Aprenda a reservar um hotel pela internet aqui. Você pode procurar outros hotéis através do Booking, ou então se sua preferência é por albergues, acesse o Hostelworld.

Vai alugar um carro? Na Rentcars você compara preços em diversas locadoras no mundo todo com muita segurança, sem taxas no cartão de crédito, 5% de desconto no boleto, parcelamento em até 12 vezes e isenção de IOF. Veja como é simples fazer sua cotação e reservar um carro pela internet.

Receba um desconto de R$10 em sua primeira viagem com a Uber ao utilizar o cupom adrianoc135ue durante o cadastro pelo aplicativo ou então através deste link.

testamos o chip internacional da Easysim4u e aprovamos tanto o serviço quanto a qualidade da internet no exterior. Clique aqui para ver todas as opções de coberturas disponíveis nos EUA e em mais de 210 países! Ainda, utilize o cupom RBBVGRATIS para garantir frete grátis em seu pedido!

É altamente recomendável contratar um seguro viagem para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiroE se liga que tá rolando promoção! Se a sua viagem for de 18/12/18 até 04/02/19 você pode usar o cupom FERIAS para garantir 10% de desconto em sua apólice! Aproveite esse descontão porque ele é por tempo limitado!

Descubra quanto custam os voos para Santa Clara, ou então pesquise por preços de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais na plataforma da Passagens Promo.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo. Créditos da imagem de capa: Gisele Rocha